Entenda o que é Youtube Shorts e como criar o seu!

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10 min. de leitura

imagem: capa ilustrativa YouTube Shorts
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Por Redator da mLabs

Publicado em 12 de julho de 2021 | Atualizado em 2 de junho de 2022

O formato YouTube Shorts foi criado por conta do enorme sucesso que os vídeos curtos vêm fazendo nas redes sociais. 

Fonte de entretenimento de rápido consumo, este tipo de conteúdo já é velho conhecido de quem usa o Reels do Instagram, ou o próprio TikTok. 

Entenda o que é, como criar e as principais ferramentas do YouTube Shorts! 

O que é e como funciona o YouTube Shorts

O YouTube Shorts foi lançado no Brasil em junho de 2021, com a proposta de competir com os aplicativos rivais e permitir a gravação e edição de vídeo de até 60 segundos em formato vertical pelo celular. 

Qualquer usuário que tenha um canal no YouTube pode usá-lo. Para isso, é só gravar um vídeo dentro do aplicativo ou importar um arquivo. 

Os vídeos do YouTube Shorts aparecem na tela inicial do smartphone em formato de carrossel e também podem ser facilmente acessados na aba “Shorts” na barra inferior. 

As semelhanças com o Reels e com o TikTok são muitas, afinal, o YouTube Shorts conta com um editor de vídeos embutido e os criadores podem adicionar músicas, filtros, legendas manuais e automáticas e aumentar ou diminuir a velocidade das gravações. 

Já os usuários podem interagir com os conteúdos por meio das reações “gostei” ou “não gostei”, deixar comentários e compartilhar a publicação. 

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Como é a monetização do YouTube Shorts

Com foco na monetização dos vídeos, foi lançado o Shorts Fund, um fundo criado pela plataforma para distribuir até 100 milhões de dólares entre 2021 e 2022 aos produtores de conteúdo que se destacarem no novo recurso.  

Funciona assim: todos os meses, o YouTube recompensa criadores de conteúdo que receberem muitas visualizações e engajamento em seus vídeos.  

E o mais incrível deste programa é que qualquer pessoa está elegível a participar.  

Só existe um requisito: produzir conteúdo original. Então nada de reproduzir um vídeo publicado no TikTok ou no Reels. 

Além disso, os vídeos devem atender às diretrizes da comunidade do YouTube e não podem conter temas sensíveis, atos perigosos, violência ou linguagem imprópria. 

Como criar vídeos curtos no YouTube — passo a passo

Se liga no tutorial para criar um vídeo pelo YouTube Shorts!

1. Faça login no aplicativo pelo seu celular.

2. Na tela inicial, clique no “+”, localizado na barra inferior.

3. Selecione a opção “Criar um Short”.

4. Para gravar um vídeo, mantenha o botão de captura pressionado, ou toque uma vez para iniciar a gravação. É possível encadear várias sequências de vídeos em um só.

5. Vire a câmera, ajuste a velocidade, programe o temporizador (defina o ponto de parada para iniciar ou pausar uma gravação de forma automática), adicione filtros e uma música diretamente do catálogo do YouTube.

6. Ao finalizar, clique no ícone ✅ para visualizar uma prévia. Você pode adicionar legendas em pontos específicos e, novamente, existem as opções para inserir filtros e música à gravação.

7. Toque em “próxima” e adicione um título de até 100 caracteres ao seu Shorts;

8. Em seguida, escolha se o vídeo ficará visível para todos ou apenas para um público selecionado. Há também a opção de agendar a publicação do Shorts.

9. Selecione o tipo de público do seu vídeo. Este passo é obrigatório e você deve informar se o conteúdo da gravação é ou não destinado a crianças.

10. Por fim, clique em “Enviar”.

Formatos suportados pelo YouTube Shorts

O YouTube Shorts dá ao usuário a opção de subir um vídeo diretamente de sua galeria. Mas, antes de enviar o arquivo, tenha em mente que os formatos aceitos são:

  • MOV;
  • .MPEG4;
  • MP4;
  • .AVI;
  • .WMV;
  • .MPEGPS;
  • .FLV;
  • 3GPP;
  • WebM.

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Também é importante se atentar às dimensões recomendadas:

  • 240×426 (240p);
  • 360×640 (360p);
  • 480×854 (480p);
  • 720×1280 (720p);
  • 1080×1920 (1080p);
  • 1440×2560 (1440p);
  • 2160×3840 (2160p).

Ferramentas de edição para criar seu Shorts 

O formato possui várias ferramentas de criação para tonar o vídeo mais atrativo e estratégico. Veja quais são eles e como usá-los.  

Controle de Velocidade 

É possível gravar vídeos pelo Youtube Shorts em velocidades mais rápidas ou lentas, as opções disponíveis são: 

  • 0,3x; 
  • 0,5x; 
  • 1x; 
  • 2x; 
  • 3x. 
imagem: tela YouTube Shorts

 

Pausar e Retomar 

Para tornar a gravação mais dinâmica, o aplicativo ainda permite que você pause suas gravações e volte a gravar depois.  

Ao gravar frames diferentes, a barra de gravação ficará dividida em várias partes, como na imagem abaixo.  

imagem: tela YouTube Shorts

 

Inserir Textos 

Após a gravação, você pode fazer algumas edições e uma delas é a inserção de textos.  

Nesta função, é possível alterar cores, fontes, alinhamento e tamanho do seu texto.  

imagem: tela YouTube Shorts

Configurar áudio 

Ainda na parte de edição do vídeo, é possível incluir uma música selecionando a opção “áudio” na barra inferior.  

Ao clicar, aparecerá uma aba com possibilidade de buscar os sons disponíveis na plataforma.  

imagem: tela YouTube Shorts

Configurar Timeline 

Ainda existe a função “timeline” para que seja possível ajustar o momento em que cada elemento estará no ar!  

imagem: tela YouTube Shorts

Adicionar Filtros 

E por último, nós temos os filtros! Ele é perfeito para mudar a “vibe” dos seus vídeos.  

Existem 20 opções de filtros na plataforma e você só pode selecionar um por vídeo. 

imagem: tela YouTube Shorts

5 dicas de marketing para bombar no YouTube Shorts

O YouTube Shorts é mais uma forma de se comunicar e interagir com a audiência. Por isso, separamos algumas dicas para que você use o recurso de maneira estratégica e incremente suas ações de marketing digital. 😉

Mostre os bastidores da marca

As pessoas costumam gostar de ver o que acontece “por trás das câmeras”, por isso, mostrar os bastidores da produção é uma ideia com potencial de atrair o interesse da audiência.

Este tipo de conteúdo cria uma conexão entre a marca e os clientes, que se sentem incluídos no processo produtivo e criativo da empresa.

Uma hamburgueria, por exemplo, poderia criar Shorts para o YouTube mostrando a compra dos insumos, o preparo dos alimentos e como é feita a limpeza da cozinha. Esta é uma forma de humanizar a marca e mostrar que os processos são feitos por pessoas.

Faça tutoriais rápidos

Os vídeos curtos do YouTube são perfeitos para que as marcas mostrem o passo a passo de como usar os seus produtos.

Empresas que vendem softwares, por exemplo, podem gravar tutoriais curtos mostrando as principais funcionalidades da ferramenta e respondendo às dúvidas mais recorrentes dos clientes.

Marcas de cosméticos podem produzir vídeos mostrando a textura, pigmentação e diferenciais de um batom novo. São muitas as possibilidades para as marcas se comunicarem, se mostrarem útil aos consumidores e divulgarem seus produtos.

Precisa de ajuda com sugestões de temas para suas gravações? Dá uma olhada neste nosso outro artigo e confira 30 ideias de vídeos para gravar! 😉

Produza vídeos educativos

Investir na produção de vídeos educativos é uma excelente ideia para abordar assuntos relacionados à área de atuação da marca.

Imagine que você é dono de uma empresa de moda sustentável. Criar vídeos curtos relacionados a este setor é uma forma de educar o público com conteúdo relevante e, ao mesmo tempo, despertar o desejo e a necessidade de consumir seus produtos.

Vale lembrar que este é um dos principais preceitos do marketing de conteúdo: produzir conteúdo de qualidade, que sane as dúvidas dos potenciais clientes, nutrindo-os conforme caminham pelo funil de vendas.

Participe de desafios populares

Os desafios são muito comuns nas plataformas de vídeos curtos. Geralmente, eles contêm dancinhas, dublagens ou as famosas trollagens. Participar dos que estão em alta pode ajudar a aumentar o engajamento e alcance da marca entre os usuários.

Mas, antes de entrar na onda e fazer todos os desafios como se não houvesse amanhã, é importante analisar as tendências que realmente fazem sentido para a marca e que se relacionam ao propósito e estilo de comunicação da empresa.

Invista em parcerias de conteúdo

As empresas podem investir na produção de vídeos curtos com parceiros que tenham relevância dentro de seu nicho de mercado.

Esta é uma ação muito estratégica, já que os influenciadores digitais têm alto poder de persuasão e influenciam na tomada de decisão, aumentando o fortalecimento, autoridade e alcance da marca.

Conte com estes parceiros na divulgação ou lançamento de um produto no Shorts e você conseguirá potencializar os seus resultados.

Agende seus vídeos do YouTube Shorts pela mLabs

Depois de tudo que leu, você provavelmente já entendeu o enorme potencial que o YouTube Shorts pode proporcionar para sua estratégia de marketing digital, certo?  

Mas se você está se perguntando como dar conta de fazer a gestão de conteúdo de mais um formato, fica tranquilo(a) que eu tenho a solução!

imagem: banner publicitário

Com a mLabs você consegue agendar automaticamente os seus vídeos no YouTube Shorts e isso pode e vai te ajudar muito na produtividade e organização.  

Sim, é possível incluir mais um formato na sua estratégia. (: Bora viralizar no Shorts? Faça sua conta na mLabs, aproveite 7 dias gratuitos e agende seus vídeos no YouTube Shorts! 

 

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