Confira passo a passo de como criar uma página no Facebook e os benefícios de ter uma Fanpage!

Como criar uma página no Facebook

As páginas do Facebook são importantes ferramentas de comunicação para as empresas, por meio delas é possível atualizar os usuários sobre todas as suas novidades, produtos, ofertas e conteúdo. 

Saber como criar uma página no Facebook é importante, pois ela dá acesso para uma série de dados e relatórios que ajudam a aperfeiçoar a estratégia de marketing na rede social. 

Como criar uma página no Facebook? 

Para criar uma página no Facebook, é importante que você tenha em mente a importância do uso da rede social na estratégia de marketing 

A partir de uma Fanpage, você pode elaborar campanhas no Facebook com diferentes objetivos, como reconhecimento da marca, aumento de tráfego no site ou blog, envolvimento e muito mais. 

E é muito fácil criar a sua página, apenas em 6 passos: 

1. Acesse o Facebook 

Para criar uma página no Facebook, você deve acessar o link: https://www.facebook.com/pages/create. 

Você será redirecionado para uma página que oferece dois caminhos: “negócios ou marca” e “comunidade ou figura pública”. 

Se você é uma empresa que busca fazer negócios pelo Facebook, a dica é seguir pela primeira opção. Agora, se você atua com uma ONG ou é um influencer, clique em “começar” abaixo da opção “comunidade ou figura pública”. como-criar-uma-pagina-no-facebook-passo-2

Cada uma das categorias, tem subcategorias bem específicas. A intenção é deixar claro aqui o objetivo da sua marca.  

A partir daqui, para continuar o processo, você precisará acessar a sua conta pessoal do Facebook. Ela se tornará administradora da Fanpage, tendo seu login conectado um ao outro. 

2. Defina o nome, o segmento e a descrição da página 

As primeiras informações que você deve oferecer para criar a sua página são: o nome, a categoria e uma descrição. 

As duas primeiras são obrigatórias, sendo que o nome precisa estar livre — o próprio Facebook sinaliza se sua opção está disponível. 

A descrição é a única parte optativa nesse formulário. São 255 caracteres disponíveis para informar às pessoas sobre a sua empresa, os seus serviços e a finalidade da página. 

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3. Escolha a imagem do seu perfil e capa da Fanpage 

Para seguir no processo, você deve clicar no botão “criar página” no canto esquerdo inferior. 

Agora, é o momento em que você vai escolher o visual da sua página. Você visualizará a prévia de como ficará a sua página no desktop e no mobile. 

É importante que essas artes sejam bem relacionadas com a sua marca, já gerando uma fácil relação entre sua empresa e o visitante.

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Depois que adicionadas, basta clicar em “Salvar” no canto esquerdo inferior. 

4. Edite as informações da página 

Agora a sua página já está criada, mas ainda é preciso avançar com as configurações! 

Você precisará adicionar: o número de telefone, o site da sua empresa, o e-mail de contato, o local do estabelecimento, a área de atendimento, o horário de atendimento, a faixa de preço e as outras contas em redes sociais. 

Ao configurar o horário, você receberá uma notificação se a empresa está aberta ou fechada. Uma informação muito importante para quem procurar fazer negócios com você, né?

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5. Adicione uma chamada para ação (call-to-action) 

Uma novidade bacana que o Facebook adicionou às páginas nos últimos anos foi a possibilidade de acrescentar um botão de chamada de ação no perfil. 

O administrador da empresa pode direcionar esse botão para as seguintes ações: 

  • seguir; 
  • vale-presente no site; 
  • iniciar um pedido; 
  • fazer uma reserva; 
  • ligar para o estabelecimento; 
  • fale conosco; 
  • enviar mensagem pelo Facebook Messenger; 
  • enviar mensagem pelo WhatsApp; 
  • enviar um e-mail; 
  • cadastrar; 
  • usar o aplicativo; 
  • assistir um vídeo; 
  • comprar agora. 

O botão aparece no canto direito do perfil. 

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6. Faça guias e abas no seu perfil 

O Facebook também oferece a possibilidade de adicionar abas personalizadas ou categorias. Elas vão aparecer logo abaixo da foto do seu perfil, em um formato de lista. É possível escolher entre quase 30 opções de guias. 

Essa função ajuda a direcionar as pessoas e clientes para opções específicas como uma apresentação de produtos, destaque de fotos, informações sobre o menu do seu estabelecimento, entre outras. 

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Por que ter uma Fanpage e não um perfil para sua empresa? 

Se você ainda está em dúvida sobre os motivos para fazer uma Fanpage, nós te ajudamos. 

Fizemos uma lista para apresentar os benefícios de ter uma conta comercial e não um perfil pessoal para a sua empresa no Facebook. 

Evitar punições e respeitar os termos de uso do Facebook 

Há muitos anos, as empresas que utilizavam um perfil pessoal para fazer amigos no Facebook era bastante comummas como a ideia da rede social é conectar as pessoas e amigos, a plataforma foi evoluindo para barrar e impedir o crescimento desse tipo de recurso. 

Segundo os termos de serviço do Facebook cada usuário pode ter um perfil pessoal na rede socialPara a rede social, a empresa não é considerada uma “pessoa” e, por isso, fere a norma de criação de perfis.  

Por esse motivo, uma conta de empresa pode ser bloqueada a qualquer momento, sem que aconteça um aviso prévio do Facebook. 

Ter um maior número de conexões possíveis 

Outro aspecto é que um perfil pessoal tem limite máximo de 5 mil amigos. Esse número pode parecer muito para quem quer se conectar aos amigos, mas é pequeno para uma empresa que quer ganhar reconhecimento nas redes sociais, não é mesmo? 

Além disso, quando você faz um perfil pessoal é preciso aceitar as “solicitações de amizades”. Já na Fanpage, basta a pessoa “curtir” a sua página para começar a receber os seus conteúdos e atualizações. 

Acessar o estúdio de criação do Facebook 

Uma das grandes vantagens de contar com a Fanpage é ter acesso ao Facebook Creator Studio! 

É uma ferramenta para criadores de conteúdo, com o objetivo de facilitar a vida dos profissionais e administradores de páginas. 

Com ela você tem acesso a biblioteca de posts, possibilidade de agendar publicações, acesso a todas as mensagens diretas e comentários, coleção de trilas sonoras e acompanhamento de dados e desempeno. 

Fazer anúncios e ampliar o seu alcance 

Uma questão importante para quem trabalha com marketing digital nas redes sociais é saber o funcionamento do algoritmo do Facebook. 

Patrocinar publicações e fazer anúncios são essenciais, pois ajudam a aumentar a entrega dos seus posts e conseguir fazer estratégias de segmentação de públicos para melhores abordagens. 

Com o Facebook Ads é possível: 

  • gerar leads; 
  • aumentar o envolvimento com a publicação; 
  • convidar mais pessoas para curtir a página. 

Adotar o Facebook Analytics no plano de marketing 

Marketing é dados, né? Não dá para fazer uma estratégia eficiente para atingir os seus objetivos sem conseguir acompanhar os indicadores de qualidade (KPIs) e as métricas. 

Por isso, o acesso ao Facebook Analytics faz toda a diferença para o sucesso da sua performance na rede social. 

Com o Facebook Analytics é possível alinhar os dados da audiência com a persona, otimizar o que deu certo e repensar as ações que não foram eficazes e melhorar a performance das publicações e do Facebook Ads. 

Habilitar o check-ins e as marcações para a sua empresa 

Com uma Fanpage, as pessoas podem fazer check-in e mencionar que estão no seu estabelecimento em publicações, fotos etc. Isso é ótimo para empresas que tem um estabelecimento físico, como bares, restaurantes, hotel e salão de beleza. 

Além disso, para um perfil pessoal apenas os amigos podem fazer marcações. Mas, no caso das Fanpage, todas as pessoas podem marcar a sua página em comentários, publicações ou qualquer outro recurso. 

Ter acessos múltiplos por muitos administradores 

Você pode envolver toda a sua equipe para administrar e gerir a sua Fanpage. Tudo isso se mantendo conectado à sua conta pessoal, ao mesmo tempo. 

Há diferentes níveis hierárquicos para escolher: administrador, editor, moderador, anunciante e analista. Cada uma tendo acesso a um grupo específico de funções. 

Com essa organização, você pode envolver todo o time que trabalhará na rede social, deixando as funções bem específicas e monitoradas. Dessa forma, fica mais fácil contar com um trabalho agilizado e organizado na rede social. 

Agora que você entendeu a importância e como criar uma página no Facebook não dá mais para deixar essa oportunidade de lado, não é mesmo?  

Ah, você já tem uma conta pessoal no Facebook e está pensando em criar uma página do zero? Calma, não precisa se antecipar, é possível transformar perfil em FanPage. E para deixar a sua Fanpage ainda mais atraente, confira 6 dicas fáceis e práticas que separamos para você! 

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