Tutorial: saiba como criar uma página no Facebook

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Aproximadamente 100 milhões de brasileiros estão no Facebook, portanto, a empresa para a qual você trabalha precisa estar também. E o primeiro passo é como criar uma página no Facebook.

Trazemos aqui um passo a passo de como fazer isso, a começar por um ponto muito importante.

Qual é a diferença entre perfil e página?

Há um erro muito comum entre empresas que estão iniciando no Facebook: criar um perfil ao invés de uma página.

Um perfil é voltado para pessoas, por isso ele tem funções exclusivas como chat que lhe permite conversar em tempo real com outras pessoas. Já páginas são criadas para negócios, empresas, marcas ou produtos, figuras públicas, meios de entretenimento e até mesmo causas ou comunidades.

Portanto, empresas devem criar páginas e não perfis, essa informação consta, inclusive, nos termos de uso do Facebook. Por isso, se você usa um perfil empresarial, deve mudar para uma fanpage, até porque, a qualquer momento, o Facebook poderá lhe solicitar que faça isso.

E como criar uma página no Facebook?

Criar uma página é bem simples. O primeiro passo é fazer login no seu Facebook, clicar na seta que fica na parte superior direita e escolher a opção “criar página”.

Em seguida, você pode escolher que tipo de página quer criar:

  • Negócio local ou lugar;
  • Empresa, organização ou instituição;
  • Marca ou produto;
  • Artista, banda ou figura pública;
  • Entretenimento;
  • Causa ou comunidade.

Imaginemos que a opção escolhida seja empresa, organização ou instituição. O próximo passo é selecionar uma categoria e redigir o nome da empresa. A nível de exemplo, vamos escolher agência de consultoria. Antes de clicar em “começar”, é recomendável ler os termos das páginas do Facebook.

Pronto, a página está criada. Mas, agora é necessário inserir foto para o perfil e também a foto de capa. É importante que as duas sejam bem atrativas, pois é isso que o público vê em primeiro lugar quando encontra a sua fanpage. Também é preciso inserir uma breve descrição para que as pessoas saibam do que se trata a página toda vez que ela aparecer nos resultados de pesquisas no Facebook.

E, em seguida, vem a parte mais divertida: criar as publicações. É essencial que elas tenham uma periodicidade, pois, assim, o seu público sabe que a página sempre terá conteúdos e ela também ganhará mais visibilidade. Afinal, nem todos os fãs conseguem ver o que você publica, pois o algoritmo exibe as postagens apenas a algumas pessoas. Isso é feito para que todos que têm uma fanpage queiram comprar anúncios no Facebook Ads a fim de deixar suas páginas mais visíveis.

Portanto, para que a sua seja vista pelo seu público sem a necessidade de pagar ads, trate de postar de forma periódica, que os conteúdos sejam interessantes para o seu público, e que a interação com ele seja rápida e eficiente. Por isso, responda as mensagens que chegam ao seu inbox, os comentários que as pessoas deixam nos posts (tanto os positivos quanto os negativos), pois esses fatores farão com que você tenha uma fanpage cada vez melhor.

Agora que você sabe como criar uma página no Facebook, já pode começar! Mas, postar com constância é trabalhoso, não é mesmo? Então, confira neste artigo o que fazer para programar seus posts em redes sociais e ficar tranquilo.