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Métricas do Instagram: veja no que você precisa estar de olho

Métricas do Instagram: veja no que você precisa estar de olho
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Prova surpresa! Responda sobre métricas do Instagram: como calcular taxa de engajamento? Qual a diferença entre impressões e alcance? O que são interações?

Se você sabe a resposta para as perguntas acima, me dá um abraço! Tenho orgulho de você.

Mas, se você ainda fica em dúvida com tudo isso, fique tranquilo. Nós também passamos por isso, às vezes.

Como não saber isso não é uma opção para quem trabalha com redes sociais, fizemos este post para te ajudar. Além de te ensinar o que são essas métricas, neste post, vamos te ajudar a descobrir quais métricas do Instagram você pode (e deve!) acompanhar!

Mas, antes de partir pro post em si , um lembrete: não basta apenas coletar dados, é preciso ser capaz de transformá-los em informação relevante para a tomada de decisões estratégicas, ok?

Dito isso, veja agora quais são as métricas do Instagram!

Por que preciso aprender a mensurar no Instagram?

Se você acompanha a gente aqui na mLabs, sabe que sempre batemos na mesma tecla: para gerenciar algo, primeiro é preciso medir.

Bom, essa máxima faz muuuuuito sentido, porque, na web, é impossível saber se algo está dando certo ou não sem acompanhar os números.

Que números? Número de seguidores, taxa de engajamento, quantidade de cliques e muito mais.

Ah! Mas isso tudo sem esquecer que existe uma grande diferença entre uma métrica e um KPI.

Uma métrica nada mais é do que um número em seu estado bruto. Já um KPI – do inglês Key Performance Indicator – é uma métrica que indica a performance de uma estratégia.

Ou seja, o KPI é uma métrica que indica se você está ou não alcançando seu objetivo ali. Logo, KPIs não são padrões, você é quem os define.

Então, vamos pensar em um exemplo prático: se você criou uma campanha e, com ela, quer aumentar a visibilidade de sua marca, os KPIs mais importante seriam alcance, impressões e engajamento.

Caso queira gerar tráfego para uma página, a taxa de conversão faz mais sentido como indicador de desempenho. Entendeu a diferença?

Quais métricas do Instagram preciso acompanhar?

As métricas do Instagram que você precisa acompanhar dependem diretamente dos seus objetivos.
De qualquer forma, vamos te dar um overview das mais importantes. Veja:

Alcance

O alcance nada mais é do que o número de pessoas que viram o seu post.

Há também a taxa de alcance, que é a razão entre o número de usuários que viram o post e o seu número de seguidores.

O alcance é uma métrica apresentada em números absolutos, já a taxa de alcance é um percentual.

Impressões

As impressões são a quantidade de vezes que um post, Stories ou seu perfil foram visualizados dentro de um determinado período de tempo.

Se um usuário viu seu post cinco vezes, você terá cinco impressões e um alcance.
Conseguiu entender a diferença entre eles? O post foi visto 5 vezes, mas pela mesma pessoa. É simples, mas buga o cérebro as vezes!

Interações

Para o Instagram, interações são:

  • curtidas;
  • comentários;
  • salvamentos de posts.

Entender essa métrica do Instagram é essencial para compreender o que vamos ensinar aqui embaixo, a taxa de engajamento.

Taxa de engajamento

A taxa de engajamento de um perfil pode ser calculada a partir do número médio de interações em um determinado período dividido pela quantidade de seguidores da página no mesmo período. Mas existe também o engajamento por post.

Engajamento por post

Se você entendeu a métrica que te ensinamos aqui em cima, com certeza já deve ter entendido essa aqui.
O engajamento por post é o número de interações do post dividido pelo alcance dele no período.

Cliques na URL

Hoje, a única maneira de inserir uma URL clicável no Instagram é por meio da bio, e é possível acessar o número de clicks desse link.

Infelizmente, URLs em legendas e comentários não podem ser clicados. Com exceção, é claro, dos anúncios, produtos do Instagram Shop e links do Stories (se você tiver mais de 10 mil seguidores ou uma conta verificada, é claro).

Portanto, a melhor estratégia aqui é sempre atualizar a URL da bio com novos conteúdos que você está produzindo e divulgando.

Não esqueça que essa taxa de cliques pode estar diretamente ligada com a taxa de conversão para o site.

Crescimento de seguidores

O crescimento de seguidores mostra quantos fãs seu perfil conquistou em um determinado período.
Para acompanhar de maneira realmente profissional, calcule também o saldo do crescimento, considerando a quantidade de unfollows do mesmo período.

Visualizações

Visualizações – ou views – é uma métrica do Instagram para vídeos e Stories e não é nada além da quantidade de vezes que aquele material foi visto.

Já a taxa de visualização é a quantidade de views no período dividido pelo número de impressões dele.

Lembrando que uma pessoa pode passar por um post com vídeo no feed, mas não assistir. Nessa situação, a conta vai para uma impressão, mas não uma visualização.

Como acessar métricas do Instagram?

Acessar as métricas do Instagram é muito fácil.

Basta ter uma conta comercial para usar todos os recursos do Instagram for Business.

Acessando o app você terá acesso à aba de Instagram Analytics, uma ferramenta nativa que fornece uma série de dados de maneira simples, fácil e intuitiva.

Os dados estão organizados da seguinte maneira na plataforma:

  • métricas de seguidores;
  • métricas de posts;
  • métricas de Stories.

Métricas de seguidores

Os dados sobre seguidores são algumas das métricas do Instagram mais poderosas.

Elas te ajudam a entender melhor quem é a sua persona permite que você avalie mudanças no perfil do seu público. Nesta aba, você encontrará informações como:

  • gênero: entenda se seu público é composto majoritariamente por homens ou mulheres;
  • Idade: descubra qual é a principal faixa etária desse público;
  • localização: saiba quais são as cidades e países de seus seguidores;
  • seguidores por hora: descubra quais são os horários do dia que seus seguidores estão online;
  • seguidores por dia: saiba quais são os dias da semana que seus seguidores mais estão online.

Métricas de posts

O Instagram Analytics te oferece algumas métricas para acompanhar a efetividade dos seus posts:

  • impressões;
  • alcance;
  • envolvimento – número de comentários e likes que o post recebeu;
  • salvo – número de usuários que salvou seu post.

Métricas de Stories

O recurso de Insights do Instagram mostra algumas métricas especialmente desenvolvidas para os Stories, veja:

  • Impressões: é o número total de vezes que a sua publicação foi vista por alguma pessoa. Se uma pessoa ver mais de 1 vez, também será contabilizado.
  • Alcance das Stories (neste caso, o alcance é um view).
  • Toques para voltar: quantidade de usuários que tocou para ver novamente uma história anterior.
  • Toques para avançar: quantidade de pessoas que clicou em uma Story para avançar e ver a próxima.
  • Saídas: quantidade de vezes que os usuários saíram de uma Story.
  • Respostas: número de directs que uma Story recebeu.

Você também poderá analisar esses dados filtrando períodos específicos.

Qual a melhor maneira de acompanhar as métricas do Instagram?

Bom, vamos ser sinceros: se você produz uma quantidade considerável de conteúdos, acompanhar todas essas métricas do Instagram na unha não vai ser nada fácil.

Não que seja difícil fazer a extração dos dados. O ponto aqui é: o que você vai fazer com eles depois?

A partir das informações que a plataforma te dá, você consegue descobrir qual formato te dá mais engajamento? Ou qual a média de interações por post?

Sério, isso dá trabalho, e muito. Maaaaas existem alternativas.

Com a DashGoo by mLabs você é capaz de acessar diversas métricas de stories de forma superintuitiva e facilitada com dashboards personalizáveis. Além disso, pode gerar relatórios para envio agendado e também pode baixar apresentações prontas com os dados já tratados.  

imagem: tela DashGoo by mLabs

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