Guia de produção de posts para Facebook Ads

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Você que trabalha com produção de conteúdo para as redes sociais, e precisa fazer posts para patrocinar, precisa ler este artigo até o final. Iremos detalhar todos os formatos, dimensões e regras para o seu anúncio dar certo e ser aceito pela plataforma Facebook Ads.

FORMATOS
Para quantidade de caracteres, iremos considerar a visualização em mobile já que esse comportamento é cada vez mais comum.

1- DARK POST
Este tópico merece uma explicação mais detalhada já que muitos profissionais, tanto de on quanto de off, não conhecem esse formato. Um dark post é uma postagem que fica “às escuras” e escondida. Ou seja, não aparece na sua Fan Page publicamente (embora haja a opção).

E qual a razão disso? Bom, o motivo é bem simples:
Com um dark post, você pode segmentar a mensagem apenas para o público que você quer e ainda escolher um objetivo: clique, alcance, venda etc.

Veja um exemplo abaixo. Ele é muito parecido com uma publicação tradicional, mas tem duas linhas texto a mais e um botão CTA (ou Call To Action, que significa chamada para uma ação) que leva para um link externo.

facebook ads

Texto de fora: até 300 caracteres;
Título: até 48 caracteres sem descrição e até 30 caracteres com descrição.
Descrição do título: até 30 caracteres.
Call to action tem as seguintes opções: saiba mais, comprar agora, fale conosco,
Imagem: 1200 x 628 px

2- LEAD ADS
O Lead Ads é apenas uma variação do Dark Post. O botão leva o usuário a um formulário dentro do próprio Facebook. Nesse formulário, você pode solicitar e-mail do usuário, telefone, nome etc. Assim, você continua o contato posteriormente.

-> Muitas incorporadoras utilizam esse formato para apresentar pré-lançamentos de prédios/condomínios e estimular a venda depois.
-> Como o botão não leva a um link externo para mais informações, capriche um pouco mais na descrição do produto ou serviço para evitar perder o cadastro.

lead ads - facebook ads

Texto de fora: até 300 caracteres;
Título: até 25 caracteres sem descrição e até 24 caracteres com descrição;
Descrição do título: até 36 caracteres.
Call to action: saiba mais, comprar agora
Imagem: 1200 x 628 px

3- Carrossel ou MPA (Multi Product Ads)
Este é um formato um pouco mais recente e que abre possibilidades para soltar a imaginação. O MPA é um anúncio composto de 6 pequenas imagens e com limite bem restrito de caracteres.

MPA facebook carrossel - facebook ads

Texto de fora: até 330 caracteres;
Título: até 34 caracteres;
Descrição do título: até 24 caracteres com botão CTA;
Call to action: saiba mais, comprar agora
Imagens: 600 x 600 px

4- Local awareness ou Divulgação nas imediações
Este é um anúncio ativado por geolocalização, via GPS do smartphone. A equipe de mídia determina um ponto geográfico (seu estabelecimento) e um raio de alcance (ruas próximas). Assim que pessoas com o perfil determinado entrarem nessa área, seu post aparece, gerando possibilidade de visita e vendas.

facebook ads

Texto de fora: até 330 caracteres
Título: até 45 caracteres sem descrição e 23 caracteres com descrição
Descrição do título: até 34 caracteres com botão
Call to action: como chegar, saiba mais, comprar agora
Imagens: 1200 x 628 px

5- Campanha de likes
O nome do post já diz tudo: você deve escolher esse formato se o seu objetivo for trazer mais usuários para curtirem sua página.

campanha de likes - facebook ads

Texto de fora: até 120 caracteres
Call to action: curtir página
Imagem: 1200 x 444 px

6- Canvas
O canvas é um anúncio imersivo, e em tela cheia, que foi adicionado recentemente à lista de formatos para Facebook Ads. As possibilidades são infinitas! Você pode incluir vídeos, imagens e textos variados em apenas um post. Ah! Esse formato funciona apenas em mobile, ok?

Veja um exemplo clicando AQUI!

Texto de fora: até 330 caracteres
Head: até 40 caracteres

7- App Ad
Se sua marca ou cliente tem um aplicativo e você quer gerar downloads, use esse formato!

facebook ads

Texto de fora: até 330 caracteres;
Título: até 25 caracteres;
Descrição do título: até 33 caracteres
Call to action: baixar agora
Imagem: 1200 x 628 px

8- Apresentação de slides / Slideshow 
Aqui, você cria slides com imagens e vídeos, de forma muito simples. É possível adicionar texto e som ao anúncio. Uma vantagem desse formato é o carregamento, que fica mais leve e rápido.

facebook ads

Texto de fora: até 90 caracteres
Imagem: 1280 x 720 px
Vídeo: .MOV ou .MP4

REQUISITOS
Todas as imagens dos anúncios têm um limite de texto. Há pouco tempo, a regra era de 20% apenas. Porém, hoje há uma classificação mais amena. Seu post é classificado com quantidade de texto ok, baixa, média ou alta. Você pode fazer o teste nesta ferramenta do próprio Facebook, o Text Overlay.

facebook ads

Se quiser entender um pouco mais sobre essa nova regra, leia nosso post AQUI.

DICAS EXTRAS

– Sobre dark posts: pesquisas mostram que a ordem de leitura e absorção do conteúdo é: imagem > título > descrição do título > texto de fora;
– Antes de começar qualquer anúncio, saiba saiba o objetivo da campanha e quem é o seu público.

É isso! Se você vai criar anúncios para o Facebook, consulte este nosso guia. Se for gerenciar os posts da Fan Page da sua marca ou cliente, use a mLabs!

Aproveite para testar por 7 dias grátis agora. É só clicar AQUI!
Um abraço e até a próxima :)