Pesquisar

Tudo o que não te contaram sobre Shadowban no Instagram!

Tudo o que não te contaram sobre Shadowban no Instagram!
Avatar de Aline Cecília Santos

Por

Publicado em

De uns tempos para cá você percebeu que os seus posts no Instagram já não têm o mesmo engajamento, o alcance diminuiu e o número de seguidores parou de crescer no mesmo ritmo, apesar da sua frequência de postagens continuar a mesma?

O que pode ser? Quer fazer um teste para descobrir?

Faça uma pesquisa de hashtags, aquelas que você mais usa nos seus posts. Se as suas postagens não aparecerem na pesquisa, pode ser que sua conta tenha sido afetada pelo Shadowban.

Shadow o que? 😳 Vem com a gente e entenda o que isso significa, por que algumas contas são afetadas e como resolver o problema, se esse for o seu caso!

O que é Shadowban no Instagram?

A palavra Shadowban pode ser traduzida como “bloqueio fantasma”, e trata-se de uma ação de bloqueio do Instagram que impede o desempenho das postagens de forma não explícita.

Ou seja, um Shadowban acontece quando um usuário é penalizado no Instagram, mas ele não sabe disso. Somente depois de um tempo, por meio da análise de métricas é que ele começa a perceber que tem algo errado.

Quando uma conta recebe essa penalidade do Instagram, ela não aparece no feed de hashtags, na localização e nem mesmo na aba Explorar.

A conta continua funcionando, mas as suas postagens só aparecem para aqueles que já seguem o perfil. Assim, ainda que você use hashtags para alcançar novas pessoas, o seu post não é entregue.

O que causa essa punição?

Contas que se beneficiam de práticas indevidas para conseguir mais seguidores, curtidas e engajamento são reconhecidas e penalizadas pelo Instagram.

Veja alguns exemplos de ações indevidas na plataforma que causam o Shadowban:

  • compra de seguidores ou curtidas;
  • uso de bots para interação;
  • uso de hashtags irrelevantes ou que nada têm a ver com o conteúdo apenas com o intuito de promover maior alcance.

Um exemplo de hashtag que era bastante utilizada é a “#sextou”, que faz referência ao fato de que a sexta-feira chegou, ou mesmo a algum evento legal na sexta, como sair com os amigos.

Ela foi banida do Instagram porque faz alusão a uma outra hashtag em inglês que também se escreve “#sextou”, mas que se pronuncia “sex to you”.

Muitas contas estrangeiras passaram a utilizar a hashtag para publicação de vídeos e imagens de conteúdo sexual, prática que vai contra às diretrizes do Instagram.

O Instagram nunca admitiu publicamente que faz o “shadowbaning”, mas emitiu uma declaração abordando o problema que os usuários estavam tendo com publicações que não apareciam para determinadas hashtags.

No fim das contas, ficou parecendo uma confirmação, só que com outras palavras.

Shadowban: imagem da declaração oficial do Instagram

Quais são os impactos nos posts ou no perfil?

O Shadowban consegue reduzir consideravelmente o alcance das postagens e elas só aparecem para quem já segue o perfil.

Se a sua conta foi afetada, você não consegue ser visto por novos usuários, um dos motivos é que os seus posts não ficam mais disponíveis na pesquisa de hashtags e de localização.

Logo, as pessoas que seguem hashtags específicas não te encontram mais!

Além de não alcançar novos usuários, a conta pode até perder os que já possui, já que a quantidade de pessoas que vai visualizar a sua publicação tende a diminuir gradualmente.

Como saber se estou no Shadowban?

Se você está se perguntando se foi afetado pelo Shadowban no Instagram existe uma maneira de saber a resposta para essa dúvida. Confira o passo a passo:

  1. publique no perfil que você acha que foi afetado;
  2. use uma das hashtags que costuma inserir na maioria dos posts dando preferência para as menores (pois o post pode não aparecer por causa da competição por hashtags e não necessariamente pelo Shadowban);
  3. entre em contato com outros 5 perfis que não te seguem (pode ser de amigos, por exemplo) para fazer uma pesquisa de hashtag usando a que você inseriu na publicação;
  4. se você não está aparecendo para essas pessoas, tem grandes chances da sua conta ter sido afetada.

Se alguma delas, nem que seja apenas uma, conseguir visualizar o seu post, pode ficar tranquilo.

O problema é apenas uma queda de engajamento e que pode ser resolvida estudando melhor o algoritmo do Instagram e fazendo algumas mudanças na sua estratégia de conteúdo na rede social.

Como sair do Shabowban?

Confira as melhores práticas para sair de uma vez do Shadowban!

Dê um tempo da rede social

Saia da sua conta e espere cerca de 24 a 48 horas para logar novamente. Saia também de outros dispositivos como computador e tablet.

Essa é uma tentativa para fazer com que o Instagram pare de rastrear a sua conta.

Exclua algumas hashtags

Algumas hashtags podem estar prejudicando a sua conta no Instagram, por isso é bom retirá-las. Por exemplo, a hashtag “sextou” é uma delas.

Remova também aquelas que não têm qualquer relação com o conteúdo publicado.

Troque o tipo de conta

Outra dica é trocar o tipo de conta. Provavelmente, a sua é comercial ou de produtor de conteúdo, né?

Troque para uma conta pessoal e só depois de algum tempo, retorne para a que tinha antes.

Elimine os acessos de outros aplicativos

Muitas vezes permitimos o acesso de outros aplicativos na conta e é importante revogar essa permissão.

Revogue todos e retorne com a autorização apenas para aqueles que realmente precisa, como os utilizados para programar os seus posts.

Reporte o problema ao Instagram

Se você realmente acredita que foi penalizado injustamente e que suas publicações cumprem com o que é exigido pelo Instagram, então reclame sobre o problema.

Basta ir em “Configurações”, “Ajuda” e “Relatar um problema”. Por fim, escolha a opção “Algo não está funcionando”.

Como evitar a punição do Instagram?

Como usar hashtag no Instagram

Veja, agora, as medidas preventivas para evitar que o seu perfil caia no Shadowban!

Evite usar hashtags banidas ou em excesso

Faça uma pesquisa das hashtags que pretende usar antes de publicar. Veja se elas estão funcionando normalmente.

Tenha cuidado com a quantidade e o tipo de hashtag que usa. O próprio Instagram recomenda uma média de 5 hashtags por postagem sendo um máximo de 30.

Ultrapassar essa quantidade pode levantar suspeitas de que estão sendo usadas apenas para conseguir mais alcance, podendo atrapalhar os usuários na hora de fazer uma pesquisa.

Não exagere ao seguir ou deixar de seguir perfis

Comentar ou seguir novos usuários em um curto período pode resultar no Shadowban.

O contrário também é válido: dar “unfollow” em grande quantidade de perfis não é considerada uma boa prática pelo Instagram.

O Instagram entende que essas práticas são tentativas para aumentar o número de seguidores de forma maliciosa e, portanto, podem prejudicar a experiência dos outros usuários na rede.

Segundo informações do blog MonsterPost os limites e as restrições para as ações serem bloqueadas são:

  • contas antigas: máximo de 60 curtidas, comentários, novos seguidores e mensagens por hora;
  • contas novas: máximo de 30 curtidas, comentários, novos seguidores e mensagens por hora.

Evite logar na sua conta a partir de dispositivos diferentes

Caso você faça login em sua conta de diferentes dispositivos ou endereços de IP e não consiga comprovar sua identidade por SMS ou e-mail, o Instagram poderá bloqueá-la por suspeita de hackers ou vírus em seu perfil.

Se você está correndo esse risco, saiba mais sobre as principais medidas para proteger sua conta do Instagram tanto para perfis pessoais quanto para contas business.

Tenha cuidado para não ser denunciado por outros usuários

As denúncias recebidas de outros usuários na rede social fazem com que o Instagram fique de olho em seu perfil.  O excesso de denúncias pode levar ao Shadowban ou até ao bloqueio total da sua conta.

Para não ser denunciado, conheça a fundo as Diretrizes da comunidade, os Termos de uso e as Políticas do Instagram. Quanto mais conhecimento você tiver, menores serão as chances de violar as práticas.

Não use ferramentas de automação

O propósito do Instagram é promover a interação humana, ou seja, fazer com que as pessoas se relacionem de forma autêntica umas com as outras.

Por isso, a rede social proíbe o uso de ferramentas que promovem ações automatizadas, como seguir outros usuários, curtir e comentar em posts e enviar mensagens diretas automaticamente.

Sem contar que usar ferramentas de automação não te leva a lugar nenhum. Tudo o que você vai ganhar são seguidores falsos, redução da sua taxa de engajamento, perda de relevância para o algoritmo e métricas distorcidas.

Veja mais motivos para não comprar seguidores no Instagram.

E aí, curtiu o artigo? Para evitar que a sua conta seja afetada pelo Shadowban basta se colocar no lugar dos usuários e, é claro, seguir as dicas que acabamos de te dar. 😉

Aproveite e veja também Como ganhar seguidores no Instagram com estratégias que praticamos no nosso perfil e que se aplicam para qualquer negócio!

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis