Como promover o Instagram? Confira 5 estratégias certeiras!

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Por Autor Convidado

Publicado em 20 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de outubro de 2021

Eis uma verdade para aceitar que dói menos: quem sabe como promover o Instagram, com estratégias certeiras que aumentam reconhecimento a marca, não lamenta o fim da visualização das curtidas. Fato!

E, se você está aqui, querendo saber as melhores estratégias para o Instagram, parabéns! Você faz parte de um grupo seleto de profissionais que não se deixou abalar com isso.

Já conquistamos o seu coração? Relaxa, não queremos só te seduzir. A verdade é que sabemos que o Instagram é uma ferramenta poderosa para as estratégias de comunicação das marcas. E, queremos te ajudar a alcançar novas oportunidades através da rede social!

Vamos trocar umas ideias sobre isso? Então, se liga!

1. Produza conteúdo de impacto visual

O Instagram é uma rede social visual, isso significa que para se destacar em meio a tantas imagens que aparecem na timeline dos usuários, a marca precisa criar conteúdo visual de impacto.

Sabe aquela imagem que fala por si só? Então, esse tipo de conteúdo é ótimo para acabar com a “síndrome do dedo nervoso” e fazer com que as pessoas parem o dedo na tela.

Uma marca que posta bastante conteúdo de impacto visual é a MailChimp. A plataforma de automação de marketing marca presença no Instagram.

Em seu perfil, ela compartilha imagens encantadoras e divertidas, muitas vezes, fazendo alusão ao mascote da empresa (o macaquinho).

Como promover o Instagram - imagem de um post da marca Mailchimp no Instagram.

imagem: banner publicitário com chamada para teste grátis do agendamento para Instagram

2. Mostre a personalidade da marca

O reconhecimento da marca nas redes sociais é essencial, certo? E, para trabalhar o branding no Instagram, o perfil da marca precisa estar alinhado com todo o restante de sua estratégia.

Por isso, capriche nos conteúdos que fortaleçam a identidade da marca e que consigam expressar os valores e gerar identificação dos usuários.

É muito importante que a personalidade e identidade da marca estejam presentes nos conceitos, imagens, campanhas e promoções realizados nesse canal. Isso irá atrair o tipo de cliente que se identifica com a ideia.

Quer um ótimo exemplo de personalidade da marca escancarada no perfil do Instagram? Visite o perfil sincerão do Aff Thy Hype.

A marca consegue mostrar sua personalidade jovem e descontraída e expressar seus valores em posts criativos com muito humor.

Como promover o Instagram - imagem de um post da marca Aff The Hype no Instagram.

3. Aproveite o potencial dos Stories

O Instagram Stories é um formato sensacional as marcas colocarem em prática suas estratégias de marketing. E, dependendo do objetivo, utilizar os Stories pode ser mais atraente que usar o próprio feed.

Fizemos um estudo recente que comprovou o quanto os Stories são valiosos em termos de visualizações especialmente para perfis comerciais. Constatamos que Stories de empresas tem 30% mais visualizações que os de perfis pessoais.

Além de recursos como Stickers de localização, GIFs, enquetes, contagem regressiva, o formato permite direcionar os visitantes para uma página externa, seja ela e-commerce, landing page, blog, evento ou para o próprio site, por exemplo.

Uma marca que explora bastante os Stories para interagir com seus seguidores é a I need Brechó. De forma humanizada e criativa, a marca mostra as novidades, dicas de looks, os bastidores e muito mais.

Como promover o Instagram - imagem de três stories da marca I need brechó

4. Capriche na descrição do seu perfil

Seja você um profissional liberal ou social media, já deve saber que a bio do Instagram deve dizer ao visitante – em poucas e inteligentes palavras – tudo o que ele necessita saber sobre a marca.

Afinal a biografia é praticamente o primeiro contato que o seguidor tem ao acessar o perfil. Por isso, ela é tão importante para as marcas que querem se destacar nesse canal.

Não esqueça de inserir nome, site, telefone e e-mail de contato, descrição, hashtags do seu nicho, CTA e principalmente links estratégicos. Utilize um agrupador de links para que você tenha mais de um link divulgado na mesma página.

Dá uma olhada na bio da Farm no Instagram. A grife usou a estratégia na bio para promover sua hashtag #tonoadorofarm. E, com essa ação, incentivou os seguidores e usuários da marca a postarem fotos promovendo a hashtag.

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imagem de um banner publicitário com chamada para baixar gratuitamente o material produzido pela mLabs sobre Kit de Planejamento de Conteúdo para as redes sociais

5. Su casa, mi casa

Nada de “Instagramcentrismo” nesse mundo, tá, gente? Esqueça essa ideia de que “todos vêm a mim”. Para um Instagram bombar, a marca também precisa estar em constante interação nas redes sociais dos seus clientes.

Interagir com os seguidores nas redes sociais é um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio. Afinal de contas, eles são capazes de influenciar, gerar buzz e trazer retorno positivo para a marca.

A Netflix é umas das marcas que interage bastante com os seguidores nas redes sociais. Ela é um exemplo, explicito, de uma marca que não consegue deixar um fã sem resposta.

Como promover o Instagram - imagem de um post da marca Netflix no Instagram

E aí, curtiu nossas dicas sobre como promover o Instagram? Para ajudar te ajudar bombar na rede social, não paramos por aqui, temos também uma lista de boas ferramentas para gerenciar o Instagram e criar conteúdos incríveis. Confira os aplicativos para gestão de Instagram e depois nos conte o que achou!

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