Carreira em marketing digital: entenda como funciona

carreira-em-marketing-digital-entenda-como-funciona.jpeg

Assim como muitas profissões ligadas à internet, a carreira em marketing digital tem ótimas perspectivas, tanto para o presente quanto para o futuro. Essa área é muito dinâmica, exige atualização constante e oferece boas oportunidades no mercado. Legal, não?

Já que o cenário é favorável, é natural que mais pessoas se interessem por esse mercado. Esse também é o seu caso? Então, acompanhe neste post as principais informações que você deve saber sobre marketing digital!

Afinal, o que é a área de marketing digital?

A área de marketing digital tem como missão promover produtos, marcas e empresas, e estabelecer um relacionamento online com os clientes. Pode ser por meio de sites, blogs, redes sociais, email marketing e o que mais abranger esse completo e complexo ecossistema chamado internet.

Com todas essas possibilidades digitais, as empresas, agências e profissionais autônomos conseguem elaborar estratégias focadas em públicos muito específicos, ou seja, que vão direto ao ponto que o cliente necessita.

Além disso, é válido ressaltar que todo esse projeto não é elaborado apenas em suposições. Atualmente existem muitas ferramentas, estudos e pesquisas para apoiar e embasar o trabalho feito pela área de marketing digital. Com isso, é possível medir os resultados com maior precisão e rever o ponto exato da estratégia que deve ser alterado.

O mais interessante é que o marketing digital é muito democrático. O seu conjunto de serviços pode ser oferecido para empresas de todos os portes, inclusive, as iniciantes.

Por fim, ainda que em muitos estágios a execução seja feita de forma automatizada — com o auxílio de robôs e softwares avançados —, essa é uma área que está ligada a pessoas, e cada etapa deverá ser planejada visando aprimorar a experiência do usuário.

Isso quer dizer que é preciso pensar no relacionamento com os clientes e no objetivo de cada produção entregue. Sendo assim, a missão de quem escolheu atuar nessa área é conseguir equilibrar demandas técnicas e humanas.

Quais áreas abrangem a carreira em marketing digital?

O marketing digital é uma área ampla, com diferentes possibilidades de atuação, algo que contribui para boa empregabilidade dos profissionais do ramo. Porém, essa diversificação também representa um desafio para a carreira, uma vez que exige estudo e atualização em uma grande gama de assuntos.

Para você se inteirar mais sobre o tema, confira a seguir as principais carreiras em marketing digital. Vamos lá?

Marketing de conteúdo

Essa é uma carreira voltada para a produção e compartilhamento de conteúdo, sobretudo em blogs. O redator é responsável por criar textos que sigam uma estratégia, que levem em consideração a palavra-chave planejada e que atendam aos anseios da persona — um personagem semifictício que representa o consumidor ideal da empresa.

Para seguir essa área, é preciso gostar de escrever e pesquisar muito, porque os textos devem ter qualidade e expressar autoridade sobre o tema tratado.

Mídias Sociais

Atualmente quem é que não está no Facebook, Instagram, Twitter? Só quem não nasceu ainda, não é? Brincadeiras à parte, as empresas também usufruem desse grande tráfego das redes sociais para marcar território, mas com um diferencial: quem cuida da sua presença online são profissionais especializados em fazer esse tipo de gerenciamento.

E é essa missão de quem trabalha com mídias sociais, uma das carreiras em marketing digital. O profissional é responsável por criar conteúdo, gerenciar as redes, atualizar a presença, interagir com os usuários, monitorar a marca e acompanhar os resultados alcançados.

Essas tarefas exigem criatividade e dinamismo, porque, dependendo da marca gerenciada, o conteúdo gerado é imenso, e isso demanda rapidez na atuação.

SEO

O SEO (otimização para motores de buscas) é uma das áreas mais importantes dentro do marketing digital. Trata-se de um conjunto de regras que devem ser implementadas nos sites e nos conteúdos produzidos para blogs. O objetivo é que essas páginas obtenham bom posicionamento nos programas de busca, como o Google.

Sendo assim, os profissionais que vão atuar com marketing de conteúdo e mídias sociais precisam dominar as técnicas de SEO. Mas a atuação nesse segmento não se encerra por aí.

Há ainda a possibilidade de trabalhar como analista de SEO, que tem como missão analisar um site, identificar palavras-chave, verificar questões técnicas relacionados à busca, pesquisar a concorrência, entre outras funções.

Links patrocinados

Sabe quando você faz uma pesquisa no buscador e os primeiros resultados que aparecem são anúncios? Se nunca reparou nisso, corre lá, faz uma busca rápida e volta aqui para continuar a leitura — volta mesmo, tá?

Então, esses anúncios são os links patrocinados, uma forma de divulgação baseada em palavras-chaves. O profissional dessa área elabora no Adwords — um do sistema do Google — a estratégia com os termos importantes para o cliente e define o investimento e a melhor maneira para fazer essa divulgação.

Apesar da dinâmica razoavelmente simples, é preciso entender muito bem de busca de palavras-chaves e também de métricas para acompanhar o andamento das campanhas.

Quanto os profissionais ganham nessa área?

Um ponto que sempre desperta curiosidade, não só nas carreiras em marketing digital, mas também em muitas outras áreas de atuação, é quanto os profissionais ganham.

A grande verdade é que não existe uma resposta certa sobre isso. No mercado, há empresas pagando excelentes salários, enquanto outras deixam muito a desejar.

Porém, há uma coisa que é certa: quanto mais especialização, maiores as chances de receber uma boa remuneração. Além disso, quanto menos concorrida a área, maior a disputa por profissionais, e logo os vencimentos podem ser bastante interessantes.

Mas para ninguém ficar com muita curiosidade, fizemos uma pesquisa em busca da média salarial para alguns cargos. Veja a seguir!

  • Analista de Marketing Digital: R$ 2.400,00 a R$ 3.000,00
  • Analista de Mídias Sociais: R$ 2.300,00 a R$ 5.000,00
  • Analista de SEO: R$ 2.000,00 a R$5.000,00

Vale ressaltar que são apenas médias e podem variar dependendo da cidade, do porte da empresa e, claro, do tempo de atuação, que também influencia os ganhos. A título de informação, confira como é a divisão por período de experiência adotada por grande parte do mercado de trabalho.

  • Profissional Júnior: recém-formado até 5 anos de atuação
  • Profissional Pleno: de 05 a 10 anos de carreira
  • Profissional Sênior: mais de 10 anos.

Sem dúvidas, o mercado de marketing digital está crescendo a todo o vigor e tem se tornado um campo de atuação estratégico para os negócios. Por isso, as empresas buscam cada vez mais profissionais capacitados que saibam utilizar os melhores e mais avançados recursos tecnológicos para alcançar o seu público-alvo.

E você? Gostou de aprender mais sobre a carreira em marketing digital? Aproveite e compartilhe esse post nas suas redes sociais e compartilhe a informação com os amigos!