Community Manager: você sabe o que é e o que faz? Descubra aqui!
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Por Autor Convidado
Publicado em 23 de janeiro de 2019 | Atualizado em 16 de junho de 2021
Se você chegou até aqui procurando entender melhor o que é um community manager e o que faz, este artigo é para você.
Podemos dizer que um community manager é, em sua tradução, um gerente de comunidades e redes sociais — mas não é só isso!
O profissional que atua nessa área é responsável por desenvolver uma comunidade em torno da marca, criando e gerenciando um ambiente onde as pessoas possam se conectar entre si e se sentir parte de um todo.
Ele não somente vai cuidar daquela marca no mundo on-line, mas também vai criar e nutrir relacionamentos com os clientes, seguidores e interessados.
Quer saber mais a fundo sobre a profissão? Então leia este artigo e saiba tudo sobre o universo do community manager!
O que é e o que faz um Community Manager?
Esse tipo de profissional precisa ter sensibilidade e capacidade analítica para notar as oportunidades que surgem nas mídias sociais.
Ele precisa compreender o que os seguidores desejam e demandam, e conseguir ser capaz de transformar essas informações em ações úteis para o fortalecimento da marca.
Assim, o community manager deve estar antenado o tempo todo e ter bastante criatividade para propor soluções inovadoras e se conectar com as pessoas.
O seu trabalho é de grande importância estratégica para as empresas que buscam uma presença digital sólida e trabalham para captar clientes na internet.
Dentre as funções de um community manager, podemos citar:
- criação de conteúdo para sites, redes sociais, blog, newsletters, releases, etc;
- definição estratégica do conteúdo: quais os melhores horários para publicações, agendamento, frequência de postagem e tipos de conteúdos;
- análise do público-alvo e prospects;
- definição das estratégias de marketing nas redes sociais, criando, realizando e monitorando;
- monitoramento das publicações — veja as métricas mais importantes para Facebook e as métricas do Instagram;
- análise da concorrência e monitoramento das postagens e novidades do mundo. Isso é ideal para, por exemplo, ficar por dentro de virais na internet, como memes, etc;
- planejar eventos;
- construir e manter um relacionamento com os seguidores;
- gerenciar crises on-line.
A importância do Community Manager
Graças à importância das mídias sociais para a estruturação de uma estratégia digital, o Community Manager tem um papel essencial no desenvolvimento de processos na internet.
Além da estruturação do conteúdo, é o Community Manager quem ficará à frente de todo o processo de gerenciamento das redes sociais.
Ele irá será responsável por criar processos que garantam a comunicação adequada da marca com o público nos diferentes canais, com foco em gerar credibilidade, conversões, novos clientes e, consequentemente, promotores da marca.
Além disso, precisará gerenciar crises, administrar comentários nas redes sociais e analisar o sentimento de todas as menções à marca. Essas análises devem ser apresentadas em relatórios e insights de marketing e negócios.

Perfil do profissional: as habilidades para ser um Community Manager
Agora que você entendeu o que é um community manager e o que ele faz, chegou a hora de conhecer algumas características essenciais do perfil desse profissional:
- facilidade para gerenciar projetos paralelos;
- empatia;
- criatividade;
- ser detalhista;
- perfil analítico;
- perfil crítico para construir relações sólidas e confiáveis;
- ter boa comunicação interpessoal;
- curiosidade;
- vontade de aprender;
- ligado nas tendências e novidades do mundo e do mercado;
- ter jogo de cintura para lidar com as diversas situações;
- boa comunicação escrita;
- organização e proatividade;
- dedicação.
Obviamente, além das características de perfil, o Community Manager precisa de uma série de conhecimentos técnicos que envolvem conceitos do marketing digital e o uso de ferramentas. São eles:
- Ferramentas de Social Ads
- Ferramentas gráficas como Photoshop e Illustrator
- Ferramentas de monitoramento e gestão de redes sociais
- Ferramentas para gestão de projetos, como Trello, Asana
- Pacote Office e etc.
- Conhecimentos em Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO são diferenciais que elevam a capacidade desse profissional
Community Manager e o mercado de trabalho
As mídias sociais exigiram um novo comportamento das empresas, pois tratam-se de plataformas criadas para a construção de relacionamentos.
Não basta montar um perfil e tratá-lo como mais um canal corporativo. É preciso mais: as pessoas querem manifestar suas opiniões e dialogar com as marcas.
Dessa forma, as corporações têm buscado humanizar as suas marcas para construir relacionamentos próximos e duradouros com seus clientes.
O Community Manager é essencial nesse sentido, pois é capaz de aplicar a linguagem necessária e avaliar o resultado de cada uma das ações.
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