Facebook Creator Studio: conheça as funcionalidades!

Facebook Creator Studio: imagem de duas mãos, uma digitando no notebook, apoiado na mesa, e outra segurando o celular. Todos os dispositivos estão com a página do Facebook aberta.

Facebook Creator Studio é uma novidade que Mark Zuckerberg tem muito que comemorar!

Ao longo de 15 anos, o Facebook acumulou mais de 2,3 bilhões de usuários ao redor do mundo. Mas tamanho sucesso não caiu de mãos beijadas no colo do criador.

A partir de análises e processos, são realizadas atualizações diárias na plataforma, o que mantém seus utilizadores com uma fidelidade quase canina. 

Por isso, é natural que as marcas queiram se aproveitar da rede social para interagir, engajar e vender. Em outras palavras, utilizá-la como uma ferramenta para atingir seus objetivos.

Uma das novidades que mais fez barulho nos últimos tempos foi a implementação do recurso conhecido como Estúdio de Criação do Facebook para nós, brasileiros. 

Isso mostra que a maior praça digital de interação do mundo quer que você continue a produzir conteúdo regular, uma ótima notícia para profissionais de social media

Por isso, no artigo de hoje vamos mostrar tudo sobre essa funcionalidade.  Então, pegue o seu cafézinho e prepare-se para a leitura! 

O que é e como funciona o Facebook Creator Studio? 

Como o próprio nome diz, o Facebook Creator Studio é uma ferramenta para criadores de conteúdo. A ideia é simples: facilitar a vida de profissionais e administradores de páginas.

Vale lembrar que ela também é integrada ao Instagram, aplicativo vinculado ao Facebook.

Seu recurso mais básico consiste na publicação de posts, mas você também pode organizá-los, responder a compromissos e analisar as métricas relevantes. Também é possível programar publicações ou usar datas retroativas.

Se você administra mais de uma página, pode selecionar uma ou mais para controlar por meio do recurso. Aqui são acumuladas todas as notificações referentes a elas. 

Isso pode facilitar muito a vida dos profissionais de marketing, já que não é preciso entrar e sair das Fanpages para publicar conteúdo.  

Mas não é só isso. Há filtros para tipos de conteúdo, como fotos, vídeos, links e textos. Assim, agiliza ações como edição, exclusão e impulsionamento. 

Outra novidade é que as mensagens enviadas pelo Facebook Messenger e comentários são respondidos de maneira instantânea. 

As páginas, quando qualificadas, podem também se inscrever para monetização. Nesse caso, os anúncios são realizados em vídeos ao vivo e por meio da assinatura de fãs. E, todas as demais informações acerca de pagamentos são agrupadas.

Muito se engana quem acha que a Internet é terra de ninguém. Por meio do Facebook Creator Studio, você fica sabendo quando o seu conteúdo em áudio e vídeo é reproduzido e tomar as devidas providências de direitos autorais. 

A criação de vídeos não foi esquecida. Há uma funcionalidade na qual há um acervo de músicas e efeitos sonoros gratuitos para incrementar seu conteúdo audiovisual. Show de bola, não é?

Por que o Estúdio de Criação é importante para o marketing? 

Há três razões principais para a importância dessa ferramenta para o marketing: ganho de tempo, produtividade e organização. 

Qualquer pessoa que já arriscou administrar perfis corporativos sabe que, sem nenhuma ferramenta, é difícil controlar múltiplas páginas. 

Com o Estúdio de Criação, todas as informações são reunidas em um só lugar e todas as ações estão à distância de alguns cliques. 

Como usar o Facebook Creator Studio?

Para acessar o Facebook Creator Studio, certifique-se de estar logado na sua conta e clique neste link.

A seguir, você verá a seguinte página:  

Facebook Creator Studio: imagem da página de criação de conteúdo do Facebook

Perceba que o design é bastante intuitivo. O menu à esquerda contém suas principais funcionalidades. Ao centro, há a caixa para publicação e alguns dados sobre os posts mais recentes. Por fim, do lado direito, temos algumas métricas relevantes. 

Você também pode conectar uma conta no Instagram ao Estúdio de Criação. Para isso, é só clicar no ícone do aplicativo no topo da tela. 

Biblioteca de conteúdo 

Na biblioteca de conteúdo, você verá uma série de informações sobre os posts de suas páginas, como status, data e detalhes de publicações patrocinadas.  Para observá-los por completo, simplesmente clique sobre eles. 

Facebook Creator Studio: imagem da página de criação de conteúdo do FacebookHá também uma aba para posts programados, além de filtros que facilitam a identificação deles.  Os ícones à esquerda das imagens representam o formato: links, textos, imagens ou vídeos. 

Agendamento de posts

O Estúdio de Criação da plataforma oferece a possibilidade de realizar agendamento de posts. Para realizar a ação, clique no ícone de “+” em qualquer uma das páginas no canto inferior direito. A seguir, crie o post normalmente. 

Por fim, no botão indicado com “Publicar”, há uma seta. Selecione-a e novas opções aparecerão, inclusive “Agendar”. 

Facebook Creator Studio: imagem da página de criação de conteúdo do Facebook
Depois, basta selecionar a data e horário desejado e ele será publicado automaticamente no momento certo. 

Acesso total a mensagens diretas e comentários 

Clique na aba “Caixa de Entrada”, para ter acesso às mensagens enviadas pelo Inbox ou comentários feitos na publicação. 

Facebook Creator Studio: imagem da página de criação de conteúdo do FacebookVocê também pode realizar ações massivas para as mensagens, como excluí-las, marcá-las como spam ou adicioná-las aos favoritos. 

Os filtros são realizados por meio de palavras-chave e são acessados pelo ícone de lupa. 

As informações sobre o usuário que enviou a mensagem estarão do lado direito da página. 

Coleção de trilhas sonoras

A coleção de trilhas sonoras é acessada na aba “Coleção de sons”, também no menu esquerdo da interface. Você pode inseri-los em seus vídeos e compartilhá-los sem problemas, livre de direitos autorais. 

Para alternar para a aba de “Efeitos sonoros”, simplesmente clique sobre ela na parte superior da tela.

Facebook Creator Studio: imagem da página de criação de conteúdo do FacebookTambém é possível realizar uma busca pelo nome do artista ou da música, além de filtrar os áudios por gênero, estilo, duração e vocais. 

Acompanhamento dos dados 

Por fim, o acompanhamento de dados é feito por meio da aba “Informações”. Ela possui um submenu, que divide as métricas em quatro categorias.

A primeira delas é “Desempenho”, que traz dados gerais sobre as publicações da página.

Depois, tem a aba “Fidelidade”, que mostra, por exemplo, o crescimento do número de seguidores, a taxa de retorno dos fãs e as pessoas que descurtiram a página.

No setor “Público”, você verá informações demográficas relacionadas à idade e gênero dos followers.

Já a última opção, com o marcador “Ganhos”, é possível verificar os lucros com a publicidade em vídeos ao vivo, disponível para uma pequena parcela de administradores.

Facebook Creator Studio: imagem da página de criação de conteúdo do FacebookNão há dúvidas que o Facebook Creator Studio é uma ferramenta que promete revolucionar a rotina dos profissionais de mídias sociais.

Experimente a ferramenta e conte pra gente o que achou!

Agora, além de organizar posts e analisar dados do Facebook você, provavelmente, precisa fazer a gestão da marca em outras redes sociais como YouTube, LinkedIn, Pinterest, Instagram, Twitter e Google Meu Negócio, não é mesmo?

Então, confira outra ferramenta completa de redes sociais para acabar de vez com todos os seus problemas!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!

Posts relacionados