Técnicas de copywriting: boas práticas para atrair, persuadir e vender mais

tecnicas de copywriting: imagem de um homem e uma mulher, ambos em pé, conversando, ela segura um papel, enquanto ele aponta com a mão para a tela de um notebook

Se você trabalha na área ou só se interessa por marketing digital, com certeza já ouviu falar de técnicas de copywriting por aí, não é mesmo?

Bom, nos dias de hoje, um bom copy é simplesmente primordial para estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo.

Aqueles que conhecem o tema têm lugar garantido no mercado, já que esse tipo de redator é peça fundamental para o sucesso de um projeto.

Mas, se você ainda não entende do assunto, não se preocupe, neste post vamos mostrar o que é copywriting, sua importância e boas práticas para implementar nas suas campanhas.

O que é copywriting

Copywriting é a prática de produzir qualquer tipo de escrita de caráter publicitário, relações públicas e marketing — incluindo, mas não se limitando, a posts em blogs, tuítes, postagens no Facebook, newsletters e slogans.

Portanto, o “copy”, nesse caso, tem a ver com difusão: é uma escrita que será amplamente reproduzida por uma grande variedade de canais.

Na prática, porém, não se trata apenas de escrever. As técnicas de copywriting são responsáveis pelo que há de mais poderoso no marketing, a persuasão.

Banner Marketing de Conteúdo: Imagem anunciando uma aula grátis sobre marketing de conteúdo para as redes sociais com fotos dos especialistas Rafael Rez e Rafael Kiso

O principal objetivo do Copywriting

Seu objetivo é, por meio das palavras, levar o consumidor a executar ações específicas. Essas ações podem culminar tanto na aquisição do produto ou serviço ofertado pela marca quanto na promoção de seu conteúdo.

Toda vez que você abriu um e-mail marketing promocional, compartilhou uma notícia nas redes sociais ou se inscreveu em uma newsletter, você foi induzido por um copywriting eficaz.

Já deu para entender sua importância dentro do marketing, não é mesmo?

A diferença entre Copywriting e redação publicitária

Outro ponto importante que você também precisa entender é que uma existe diferença desse tipo de escrita em relação à escrita editorial ou de notícias.

As duas técnicas de escrita são complementares e suas abordagens estão sempre se misturando, nos mais variados canais.

Porém, o copywriting preza pela ação que o leitor deve tomar, ele é persuasivo e tem o objetivo de levar o usuário a executar uma ação.

As outras formas de redação publicitária focam em expor informações ou opiniões, sem ter a preocupação com o próximo passo a ser tomado pelo usuário.

E, como ter certeza de que o copy cumprirá o seu papel e que a ação pretendida será tomada? Comece aplicando nossas dicas para criar um conteúdo atraente!

imagem de um banner publicitário com chamada para baixar o app mlabs

Como usar as técnicas de copywriting de maneira eficaz

Cada detalhe do seu texto importa na hora de conduzir o leitor a realizar uma ação, por maior ou menor que ela seja. Nesse sentido, algumas práticas são imprescindíveis. Confira!

1. Conheça seu público

Para saber como escrever, primeiro você precisa saber para quem vai escrever. Afinal, vários pontos relevantes, como linguagem, tom e personalidade do conteúdo, dependem do seu interlocutor.

Além disso, conhecendo as dores e necessidades de seu público, é possível criar um conteúdo rico, que vai proporcionar ainda mais autoridade para a marca que você representa. Portanto, tenha em mente que o copywriting é, acima de tudo, sobre comunicação.

Se você quer que sua mensagem seja clara e objetiva, é essencial conhecer quem está do outro lado dessa conversa. E, para saber isso, você precisa saber como criar buyer personas.

2. Desperte a curiosidade

O seu conteúdo pode ser incrível, extremamente detalhado e informativo, mas, a menos que chame a atenção, vai se perder em meio aos outros centenas de milhares de conteúdos que existem por aí.

Então, como se destacar e chamar a atenção do seu público? A resposta é: despertando a curiosidade dos leitores!

Para isso, é importante se atentar aos títulos e chamadas nas redes sociais. Quer ver um exemplo? Se essas duas opções aparecessem na sua timeline do Twitter, em qual você clicaria?

  1. Se você não sabe usar um gerenciador de Facebook para agendar seus posts, leia esse artigo;
  2. Agendamento de posts com um gerenciador de Facebook: veja 3 dicas de como usar bem a ferramenta!

A segunda opção desperta a curiosidade do leitor, introduz o tema do artigo em questão e ainda deixa claro que vai oferecer soluções. Ou seja, seu apelo é muito maior, certo?

Trazer a dor da sua persona para o Copy também é uma forma de prendê-la e gerar identificação.

Se você sabe que uma das necessidades dela é ganhar tempo e ter mais resultados, use isso a seu favor! Crie títulos que proponham uma solução prática para isso ou que gerem um alerta, como:

  • Conheça a mLabs e faça gestão das suas redes sociais pela metade do tempo
  • 10 consequências de não ter uma ferramenta de gestão redes sociais

Viu a diferença?

3. Use números

As pessoas gostam de números nos textos porque eles são exatos e porque sugerem listas. Se você escreve um texto propondo 10 dicas sobre qualquer tema, o leitor já sabe que vai encontrar 10 soluções, nem mais e nem menos.

Além disso, os números também estão associados às estatísticas, que favorecem — e muito! — a autoridade do seu conteúdo. Assim, além de chamarem a atenção, eles proporcionam segurança. Por isso, destaque-os! Dá uma olhada em como nós usamos os números para chamar a atenção dos usuários no em uma publicação do Instagram.

 
 
 
 
 
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4. Crie um senso de exclusividade

Uma das piores coisas que poderiam acontecer é o seu conteúdo passar aquela sensação de “mais do mesmo”, concorda?

Isso se estende ao público. Ele quer se sentir único, importante, e não “só mais um cliente”.

Se você conseguir trabalhar suas técnicas de copywriting para refletir essa ideia, verá como sua escrita se tornará muito mais persuasiva.

Ah, e existem várias formas de aplicar essa estratégia! Uma delas é tratar o interlocutor pelo nome nos e-mails, outra é usar uma linguagem mais pessoal nos blogs. Neste post, por exemplo, eu “me” refiro a “você”.

5. Estabeleça uma conexão emocional

Uma das formas mais eficientes de fisgar o público é se aproximando de sua realidade.

Nesse cenário, o storytelling — recurso através do qual você conta histórias que ilustram os objetivos da marca — é uma das melhores alternativas disponíveis no marketing.

Com ele, você apresenta a marca como parte do cotidiano dos consumidores e mostra que ela está interessada em contribuir com seu estilo de vida.

Um exemplo clássico é este comercial da Johnnie Walker. Além de inovador, traduz a personalidade do uísque e de seu público-alvo.

6. Aposte nos CTAs

O CTA (call-to-action) é o ponto central do copywriting. Afinal, como o próprio nome diz, ele é a “chamada para ação”. Um bom CTA é incisivo. Por isso, vá direto ao ponto.

O que você quer que o seu interlocutor faça? Compartilhar o post nas redes sociais? Se inscrever na newsletter? Baixar um e-book?

Diga isso a ele! E, para reforçar sua eficácia, não se esqueça de usar verbos no imperativo. Viu só quantas vantagens as técnicas de copywriting podem trazer para uma campanha de marketing? Não é à toa que sua relevância é incontestável nesse meio.

7. Escreva o copy como você fala

Ao escrever um copy da mesma maneira como você fala o texto fica mais natural, com menos formalidade e, melhor ainda, gera aproximação com o leitor que entende com mais facilidade a sua mensagem.

Sem contar que, um copy bem escrito, com naturalidade é menos agressivo e causa menos impacto de venda forçada (como se a marca estivesse querendo empurrar o produto “goela abaixo).

A abordagem é feita como se fosse uma conversa entre amigos ou pessoas próximas que compartilham do mesmo interesse.

Veja um exemplo de como nós conversamos com o nosso público através do copy, passando a sensação de proximidade e naturalidade na abordagem.

 
 
 
 
 
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Agora que você já sabe o que é copywriting e as melhores técnicas para colocá-lo em prática, que tal se aprofundar em estratégias mais avançadas de marketing digital?

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