Aumente a performance da sua estratégia de marketing com o monitoramento de redes sociais

Gerenciamento de redes sociais

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Por Autor Convidado

Publicado em 28 de janeiro de 2021 | Atualizado em 13 de julho de 2021

Não se perder pelo caminho é fundamental, não é mesmo? 

Pensa na história de João e Maria que deixaram migalhas pela estrada para saber como voltar para casa, eles só não contavam com os pássaros famintos.

Fazer o monitoramento de redes sociais é parecido, uma de suas funções é ajudar a manter o rumo do seu plano de marketing digital e, caso algo esteja saindo fora do desejado, seja possível agir rapidamente para arrumar. 

O trabalho de monitorar as redes sociais pode ser um pouco puxado quando feito manualmente, mas existem ferramentas que podem automatizar esse processo e ajudar a trazer grandes benefícios para a marca.

O que é monitoramento de redes sociais?

Imagina trabalhar sem informação alguma da sua função, do que será feito ou do resultado que você precisa alcançar? 

Fica impossível saber o que é uma ação positiva ou negativa nesse cenário. E qualquer resultado possível de alcançar, já se torna suficiente.

O monitoramento de redes sociais ajuda o social media entender como o seu trabalho pode ser, de fato, estratégico e trazer resultados positivos e reais para a empresa.

Quando o social media não monitora os dados, como o sentimento das pessoas em relação à marca, fica mais difícil conseguir bater as metas estabelecidas pelo plano de marketing, gerando prejuízos e a sensação de um trabalho dispensável.

Um acompanhamento próximo das redes sociais ajuda a ter Insights para uma estratégia mais efetiva, melhorando as tomadas de decisões, as análises e a forma de conversar com o público.

Por exemplo, pode-se construir um documento com o tom de voz da empresa ao acompanhar o comportamento do público-alvo em determinada rede social. Dessa forma, as publicações tendem a conquistar maior envolvimento com público, oferecendo mais oportunidades de negócios e conversão.

Existem diversos tipos de monitoramentos possíveis, mas antes de falarmos deles é importante frisarmos uma questão que ainda gera confusão para muitos profissionais: monitoramento e gerenciamento de redes sociais são diferentes!

O gerenciamento de redes sociais é um processo mais amplo que compreende a estratégia nas redes sociais, elaboração do calendário editorial, agendamento de posts, interação com os usuários, geração de relatórios, análise de métricas etc.

Por ser uma atividade tããããão abrangente, contar com uma ferramenta de gerenciamento de rede social é fundamental para dar agilidade e segurança aos processos. 

A mLabs, por exemplo, é uma ferramenta de gerenciamento que oferece diversas funcionalidades para facilitar a sua vida! 🧡

Tipos de monitoramento de redes sociais

Se você acha que a única coisa que vale a pena acompanhar nas redes sociais é o que as pessoas falam sobre você, está enganado. 

Existem outros tipos de monitoramento que podem — e devem — serem feitos, tais como:

  • monitoramento de palavras-chave relacionadas ao core business, nome da marca e variações, concorrentes;
  • monitoramento de canais oficiais da marca, todos os comentários e mensagens diretas;
  • monitoramento de pessoas influentes do mercado, clientes chaves, clientes críticos;
  • monitoramento de imagens para identificação visual da marca ou elementos de interesse ao core business;
  • monitoramento de posts a partir de metadados como hashtags, localização, gênero, entre outros.

Todas essas informações ajudam a compreender melhor o seu negócio e o mercado. E você pode se tornar um profissional mais estratégico quanto realizada cada uma dessas análises. 

imagem de um banner publicitário com chamada para testar função de relatórios personalizados da mLabs

Por que fazer o monitoramento da sua marca?

Para e pensa como as migalhas deixadas no caminho poderiam ter salvado João e Maria das garras da bruxa. Tá que eles não iriam comer um monte de doces, mas né…

Eu nem estou sendo dramático e dizendo que o monitoramento da sua marca pode salvar a sua vida, mas certamente vai ajudar muito na performance das suas estratégias nas redes sociais.

Há informações que são dadas pelos usuários que ajudam elaborar uma estratégia mais eficiente. É possível até que você decida adicionar uma funcionalidade no seu serviço, corrigir um bug no seu aplicativo, lançar um novo serviço etc. Tudo isso a partir de uma análise apurada das informações monitoradas.

O que podemos monitorar?

“Ok… estou convencido, monitorar é importante. Mas o que eu vou monitorar? TUDO?”.

Se você tem perfil no Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram e TikTok com certeza tem diversas possibilidades de coleta de informações.

É bastante coisa, eu sei, mas tudo pode ficar mais fácil com uma ferramenta de monitoramento de redes e com a compreensão do que é preciso, de fato, acompanhar.

A percepção sobre a sua marca

Você já colocou o seu nome no Google para saber o que aparece sobre você? 

O monitoramento da marca é praticamente isso. Você busca pelo nome da sua empresa nas redes sociais — indo para além das marcações — a fim de descobrir o que o pessoal está falando sobre ela.

Acompanhar o que é falado sobre a sua marca nas redes sociais, dá a possibilidade de entender o sentimento das pessoas em relação aos seus produtos ou serviços. E a partir disso, criar ações para melhorar essa impressão ou fortalecer perfis promotores da marca.

As estratégias de conteúdo

O tom de voz, a construção de um copywriting atraente que leve a pessoa para uma conversão, uma interação positiva e não ofensiva… Tudo isso pode ser transformado a partir do monitoramento das estratégias de conteúdo.

O comportamento de uma pessoa no Facebook é diferente no Twitter, até por questões de características da própria rede social. A empresa também precisa se adaptar a essas questões e oferecer um diálogo diferente em cada canal.

Alguns indicadores podem ajudar a entender se a sua estratégia de conteúdo está dando certo: a taxa de engajamento nas publicações, e a conversão.

Imagina você fazer um tweet que “navega na onda” dos Trends Topics e não conseguir nenhum engajamento? Esse cenário diminui quando você realmente acompanha e conhece a forma de se comunicar com o seu público.

As tendências de mercado

O mercado está em constante transformação, e isso não é exclusividade do marketing digital. Todos os setores passam por profundas mudanças — principalmente após o período de isolamento social.

Acompanhar as tendências de mercado ajuda a compreender os futuros caminhos para a sua empresa. Mostrando quais são as possibilidades de crescimento, novas tecnologias que podem ser adotadas, mudanças no comportamento de consumidores etc.

Os concorrentes

Você simplesmente não quer ficar para trás dos seus concorrentes, não é mesmo? E mesmo que você seja a referência do seu setor, não acompanhar o que as empresas concorrentes estão fazendo pode ser prejudicial.

Isso porque cada empresa se desenvolve e gera uma relação com os clientes, estabelecendo estratégias diferentes e que podem servir como Insights para você.

Quando feito manualmente, acompanhar o crescimento e o trabalho desenvolvido pelos concorrentes pode ser árduo. Por isso, a mLabs possibilita que você cadastre até 5 concorrentes para monitorar automaticamente!

As pessoas referentes na área

Além de acompanhar os concorrentes, outra indicação bem interessante é monitorar o perfil de pessoas que são referências na área em que a sua empresa atua.

Essas pessoas podem ser profissionais que se destacam no mercado e oferecem conhecimento em seus perfis, mostrando as tendências, falando dos testes que fez no local de trabalho.

Ah, é importante perceber que esses profissionais não precisam ser, necessariamente, influenciadores nas redes sociais. O número de seguidores que eles têm pouco importa, mas sim o conteúdo que poderá ser relevante para você.

imagem: banner publicitário

Quais dados o monitoramento das redes sociais fornece?

Existem várias informações que podem ser encontradas por meio de um monitoramento apurado. Com eles, você pode elaborar uma estratégia mais precisa e ter ações mais eficazes.

Dados etnográficos

As redes sociais fornecem estatísticas de cada post publicado. A primeira camada de informações que você obtém são os dados etnográficos, que servem para definir o perfil de seu público e segmentá-lo de acordo com a sua necessidade. 

Aqui, você saberá idade, gênero, localização, hábitos de consumo, preferências e comportamento.

Estas informações são preciosas para direcionar suas estratégias nas redes sociais. 

Por exemplo, é possível tomar conhecimento de hábitos regionais, fazendo ofertas exclusivas que atendam a determinados clientes.

Hábitos de consumo

Quais são os melhores horários para chamar a atenção de seu público? Quando ele acessa mais a internet? Quais páginas o interessam? Que tipo de conteúdo mais o atrai?

Estas perguntas podem ser respondidas a partir dos dados coletados no monitoramento de redes sociais. Os hábitos de consumo dos clientes mostram mais do que a gente vê, podendo identificar com quais tipos de anúncios mais se relacionam, por exemplo. 

Com estas informações em mãos, é possível criar um relacionamento único, oferecendo soluções personalizadas no lugar e na hora certa.

Engajamento

A interação do consumidor com o conteúdo publicado demonstra o nível de engajamento dos clientes com sua marca. Isso é extremamente importante, pois sinaliza como anda a reputação, credibilidade e empatia da empresa na rede.

Este dado é importante também para identificar quem são os clientes mais fiéis e defensores da marca. São eles que irão elevar a imagem da sua empresa nos meios digitais. Portanto, tenha sempre um relacionamento especial e próximo a eles.

Retorno Sobre o Investimento (ROI)

As estratégias de marketing precisam ser consideradas como investimento dentro da empresa, não como custos de menor importância.

A sensação de gastos desnecessários vem quando não há uma maneira de enxergar valor real, ou seja, não há resultados mensuráveis e possíveis dentro da estratégia.

O retorno sobre o investimento (ROI) ajuda a calcular quais as medidas que foram positivas e quais foram negativas dentro de todo esse planejamento. 

É claro que você não quer perder dinheiro, não é mesmo? Por isso, há um cálculo para ajudar a você se manter informado sobre esse retorno:

  • ROI = (retorno do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.

Por que contar com uma ferramenta para ajudar no monitoramento das redes sociais?

Acompanhar em tempo real todos esses dados é algo humanamente impossível, imagina levantar todas as menções — diretas e indiretas — da sua marca no perfil do Twitter manualmente? 

Por isso, contar com ferramentas que automatizam esse processo é cada vez mais necessária. O monitoramento de redes sociais fica mais ágil, seguro e confiável. As informações não se perdem e podem ser combinadas de diferentes modos para gerar Insights.

Para ajudar você em todo o processo de monitoramento de redes sociais, preparamos um conteúdo que apresenta as 15 principais ferramentas de monitoramento!

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