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[Kiso Insights] Descubra quais são as principais atividades de um social media

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[Kiso Insights] Descubra quais são as principais atividades de um social media
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Texto originalmente publicado na newsletter do LinkedIn de Rafael Kiso

Para o social media, tempo e estratégia são recursos essenciais. Com a crescente demanda por conteúdos e engajamento, o desafio de distribuir as horas de forma produtiva sem comprometer a qualidade do trabalho é cada vez maior…

E como você distribui seu tempo como social media?

Infográfico: como os social medias gastam seu tempo a cada semana?

De acordo com o levantamento demonstrado na imagem acima, grande parte do tempo de um social media vai para criação de conteúdo e aprovação, seguido de planejamento estratégico.

Com tantas tarefas, como reuniões e análises de dados, a gestão de tempo se torna essencial para evitar sobrecarga e garantir a qualidade em cada atividade.

Saber distribuir melhor as horas pode aumentar a produtividade, principalmente com um bom planejamento estratégico que deve ser revisitado a cada trimestre e não semanalmente. Algo que veremos na Mentoria Social Media Lab.

Outro ponto importante é otimizar atividades repetitivas com automação. Por exemplo, o envio de relatórios pode ser feito e agendado pela mLabs Dashgoo, liberando tempo para tarefas de maior impacto.

Foco nas atividades de alto impacto

Infográfico: Quais atividades de social você gostaria de ter mais tempo para fazer?1. Responder comentários2. Planejamento estratégico3. Criação de conteúdo/análise de dados

De acordo com a pesquisa detalhada acima, responder comentários, planejar estrategicamente, criar conteúdo e analisar dados estão no topo das atividades que os profissionais de mídias sociais mais gostariam de ter tempo para focar.

No entanto, a falta de tempo pode levar a oportunidades perdidas, como o engajamento com a audiência, essencial para o sucesso nas redes.

Com tantas responsabilidades, como análise de concorrência e gestão de influenciadores, é crucial priorizar o que traz resultados reais. Ferramentas como mLabs ajudam a otimizar esse processo, facilitando o agendamento de posts, análise de concorrência e a análise de métricas.

😞 Quase metade (48%) dos profissionais de mídias sociais sentem que às vezes ou raramente têm tempo suficiente para fazer seu trabalho.

Cada atividade na crescente lista de tarefas de um social media parece urgente. Com IA, gerenciamento de clientes e entendimento das tendências se tornando prioridades maiores, como equilibrar tudo isso?

Estratégia de engajamento: como responder aos comentários de forma autêntica

Precisamos lembrar que as mídias sociais são sobre diálogo, uma conversa em que seu conteúdo estimula a interação. Quando você cria um post que envolve as pessoas e as convida a participar, especialmente nos comentários, você abre a porta para um engajamento mais profundo. Mas como você pode usar os comentários de forma estratégica para fortalecer essa relação com seu público?

👉 Responder aos comentários é essencial, mas não se trata apenas de dar respostas genéricas como “ok” ou “obrigado”. O verdadeiro valor está em interagir de forma autêntica. Tire um tempo para conhecer quem está comentando. Visite o perfil da pessoa, descubra o que ela faz e faça uma pergunta que tenha a ver com o contexto dela. Ao fazer isso, você transforma cada comentário em uma oportunidade de criar uma conversa mais significativa.

Além disso, ao responder com uma pergunta, você incentiva o público a voltar ao seu post para continuar a interação. Isso não só aumenta o engajamento, mas também cria um mapa de empatia. Através dos comentários, você começa a entender melhor as necessidades, pensamentos e sentimentos dos seus seguidores, o que te dá insights valiosos para criar conteúdos mais alinhados com o que eles realmente querem ver.

Interações inteligentes como essa podem ser o diferencial para aumentar sua conexão com o público e fortalecer sua presença em plataformas como Instagram e TikTok. O segredo para se destacar está em transformar cada comentário em uma oportunidade de diálogo, ampliando a conversa e, consequentemente, o alcance do seu conteúdo.

A importância do equilíbrio entre ciência e arte nas redes sociais

Para estar à frente dos seus concorrentes e realmente dominar o jogo das mídias sociais, é fundamental entender que o sucesso nessas plataformas vai além de simples postagens. Ele é resultado de uma combinação estratégica entre ciência e arte.

A ciência, nesse contexto, se refere ao uso de dados e à compreensão da lógica por trás das mídias sociais. Se você não basear suas decisões em dados concretos e não entender como funcionam os algoritmos dessas plataformas, suas chances de sucesso diminuem drasticamente.

É um jogo, essencialmente, de retenção e relevância. Se o seu conteúdo não consegue manter os usuários engajados na rede, você não está jogando de acordo com o modelo de negócio dessas plataformas. E, consequentemente, seu conteúdo não será amplamente distribuído.

Por outro lado, a arte envolve a criatividade necessária para capturar a atenção do público e gerar engajamento. Criar vídeos e posts que apenas fazem propaganda pura não é caminho; esse tipo de conteúdo tende a interromper a experiência do usuário em vez de contribuir para ela, resultando em menor retenção e baixo alcance.

Portanto, a lógica está em criar conteúdo de valor – aquele que atrai, envolve e retém o público. Ao focar em entregar valor primeiro, você naturalmente extrai valor depois. E isso somado às técnicas de criação e edição para manter o usuário engajado no conteúdo, juntamente com a análise dos dados, permitirá que você esteja à frente de qualquer um.

2025 vem aí: você está pronto para ficar à frente?

A pesquisa global da Nielsen mostra que os profissionais de marketing planejam aumentar seu investimento em mídias sociais, search e display, com o foco voltado para canais digitais.

Em média, os profissionais de marketing globais planejam dedicar 63% de seus orçamentos a canais digitais, conforme detalhado na imagem abaixo.

Infográfico: Onde você vai apostar suas fichas em 2025?

E que isso significa para sua estratégia?

Concentrar investimentos em plataformas digitais, incluindo podcasts, pode garantir um alcance mais segmentado e efetivo, alinhado às tendências de consumo e ao comportamento do público moderno.

Em um cenário onde tempo e recursos são limitados, otimizar cada aspecto da sua estratégia de social media se torna um diferencial competitivo. A combinação entre planejamento estratégico, diversificação de conteúdo e engajamento autêntico com o público abre portas para um crescimento mais sólido e sustentável nas redes.

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