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Conheça 3 ferramentas essenciais para Social Media

Conheça 3 ferramentas essenciais para Social Media
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As redes sociais estão em alta no marketing, pois possuem um sistema de interação dinâmico e uma base de usuários considerável. Além disso, mostram-se como excelentes ferramentas para as empresas, pois precisam de um baixo investimento, se comparado às tradicionais ferramentas de divulgação.

No entanto, para alcançar melhores resultados na web, a participação em mídias sociais deve passar antes por uma estratégia, de forma a entender quais os objetivos da empresa na internet, quem será o público impactado e qual rede social é a melhor para o negócio em questão.

Existem diversas ferramentas para Social Media que prometem auxiliar na gestão de uma estratégia eficiente. Continue a leitura para conhecer algumas dessas ferramentas e entender como elas podem contribuir para o seu planejamento de marketing. Boa leitura!

Por que uma estratégia de Social Media é importante?

Muitas empresas acreditam que, para ter presença online, basta apenas criar um perfil em alguma rede social e divulgar qualquer conteúdo que lhe pareça relevante. Esse erro, cometido pela maioria, demonstra a importância de se compreender melhor como deve acontecer a sua participação em uma mídia social.

Antes de sair postando a primeira coisa que lhe vier na cabeça, é fundamental traçar uma estratégia. Em outras palavras, busque compreender quais as personas envolvidas no seu negócio, qual o tipo de conteúdo tem mais impacto para cada uma delas e, principalmente, entenda o seu real objetivo com as redes sociais.

Para isso, é necessário contar com um mecanismo de monitoramento e acompanhamento da sua estratégia. São os dados gerados ao longo do processo que irão lhe orientar sobre os melhores caminhos para que o seu planejamento tenha sucesso.

Entenda a importância das ferramentas de gestão

Para exemplificar a importância de se conhecer o comportamento do público com quem pretende se comunicar separamos alguns dados relevantes:

  • 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de fazer grandes compras;
  • Em 2015, 51% dos usuários de smartphones descobriram uma nova empresa ou produto ao realizar pesquisas em seus aparelhos;
  • 42% das pessoas que interagem com alguma empresa esperam uma resposta dentro de 60 minutos.

A pesquisa na internet já é parte da rotina da maioria dos consumidores e essa consulta determina a preferência de compra por certas marcas. Além disso, é navegando na web que as pessoas estão descobrindo novidades e recomendando produtos e serviços.

E não para por aí: as insatisfações também encontram campo fértil nas timelines das mídias sociais. Uma simples crítica pode ganhar proporções gigantes graças às redes de compartilhamento, que também possuem o poder de derrubar toda uma campanha publicitária ou manchar a imagem de uma empresa. Portanto, essas plataformas assumem, hoje, grande importância nas relações de negócios.

Diante desse quadro faça um exercício de imaginação: um cliente, insatisfeito com o produto ou serviço da sua empresa, faz uma postagem em uma mídia social. Você só fica sabendo no dia seguinte quando os comentários e compartilhamentos já superam a marca dos milhares. O estrago na sua empresa está feito e é bastante difícil contornar essa situação.

Porém, quando uma empresa conta com uma ferramenta para Social Media, além de se ter uma série de facilidades ― como agendamento de postagens e relatórios sobre suas atividades e ações ―, é possível acompanhar as menções à sua empresa e compreender melhor como o seu público se relaciona com a sua marca.

Conheça algumas ferramentas para Social Media

A seguir apresentamos algumas das ferramentas que podem te ajudar a construir uma boa estratégia nas mídias sociais. Confira!

1. mLabs

Essa ferramenta oferece uma série de funcionalidades extremamente úteis para o social media, pois permite o gerenciamento de diversas redes sociais de maneira eficiente. Com a possibilidade de fazer testes gratuitos, a mLabs possui planos mensal, trimestral, semestral e anual para todos os clientes que você gerencia nas redes sociais.

De uma forma geral, a ferramenta é bastante eficiente para fazer agendamento de posts, responder mensagens directs e inbox e otimizar a aprovação e o controle de fluxo do post. Tudo isso pode ser feito por quantos profissionais da sua equipe precisar.

Além disso, o mLabs emite relatórios automatizados para Instagram, Facebook, Twitter e Google Analytics. Eles podem ser exportados em PDF, Power Point ou link. Uma série de informações que geram insights importantes para as diferentes mídias sociais.

2. Canva ou Trakto

O Canva é uma ferramenta gratuita e bastante interessante para a sua estratégia de geração de conteúdo, pois permite a criação de gráficos e imagens para as redes sociais que gerencia.

Já sabemos que o visual tem bastante influência na atração da audiência e quanto melhor for o trabalho na criação dessas imagens e gráficos melhor será o resultado.

O Canva te ajuda nesse processo ao oferecer uma plataforma bastante intuitiva e fácil de operar. Em poucos minutos é possível criar artes gráficas bastante interessantes.

Já a Trakto é uma ferramenta para edição de imagens e design para as redes sociais. Com ela é possível desenvolver diversas postagens para os seus perfis com templates criados por profissionais qualificados.

Além disso, também oferece modelos de propostas comerciais, desenvolvimento de e-books e apresentações corporativas. Para contar com esse serviço existe a possibilidade de teste gratuito por 15 dias e diferentes planos mensais.

O Google é uma empresa que oferece diversas ferramentas que auxiliam na construção da sua presença online. Muitas delas, com excelentes versões para uso gratuito, como é o caso do Google Trends, que permite pesquisar tendências entre os usuários da web.

Assim, é possível identificar quais as principais pesquisas feitas para determinados termos. Acesse a plataforma e experimente pesquisar pelo nome da sua empresa e verá o que as pessoas têm buscado, quando colocam a sua marca no Google.

As pesquisas no Google Trends podem ser ainda mais refinadas ao aplicar filtros nos resultados com base em fatores demográficas, períodos de tempo, fontes de busca e categoria. É possível acessar um grande número de informações importantes para o desenvolvimento do seu negócio.

Se bem utilizada, essa ferramenta pode ser bastante útil para gerar vantagem competitiva para a sua marca, pois os dados gerados podem te levar a ter insights significativos para suas campanhas, planejamentos de conteúdo e marketing, além de avaliar a imagem da sua empresa.

As ferramentas de Social Media são verdadeiras aliadas quando se está planejando uma estratégia para redes sociais. Através delas, você terá uma visão mais analítica do seu mercado e da sua marca, elevando a projeção da sua empresa na web com eficiência, colhendo, portanto, resultados cada vez mais significativos.

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