Pesquisar

Descubra 3 ações simples para colocar o marketing de fidelização em prática

Descubra 3 ações simples para colocar o marketing de fidelização em prática
Avatar de Autor Convidado

Por

Publicado em

Um dos maiores objetivos de toda empresa é ter uma base de clientes recorrentes e fiéis, que pensem sempre em sua marca quando precisam de um determinado produto ou serviço. 

Conseguir esse feito, porém, não é um processo simples. Para isso, é preciso investir no relacionamento e conexão, sobretudo através do marketing de fidelização.  

Se você ainda não sabe como conquistar seus clientes ao ponto de torná-los grandes fãs da sua empresa, entenda agora como funciona o marketing de fidelização e algumas ações que podem proporcionar uma boa experiência para os consumidores.  

Afinal, o que é marketing de fidelização? 

O marketing de fidelização ou loyalty marketing é um viés da Gestão de Relacionamento com Cliente focado em transformar clientes eventuais em consumidores recorrentes.  

O grande objetivo do marketing de fidelização é fortalecer o relacionamento com a base de clientes, fazendo com que eles continuem consumindo das soluções da marca, aumentando consequentemente a receita da empresa.  

Segundo dados da Invesp, aumentar em 5% a lealdade de um cliente é o suficiente para garantir um aumento do lucro médio do consumidor de 25% até 100%.  

Essa fidelização, porém, não acontece de forma instantânea, mas em uma série de ações e práticas que fortalecem o relacionamento entre o cliente e a empresa.  

Veja, abaixo, algumas vantagens de investir em marketing para fidelizar clientes e ações práticas para implementar.  

Por que investir em marketing para fidelizar clientes? 

Conquistar novos clientes é essencial, mas estabelecer um bom relacionamento com a base atual é ainda mais poderoso.  

Isso quem comprova é o Gartner Group, empresa especializada em pesquisas e consultorias. Segundo eles, 80% da receita futura de uma empresa virá de 20% dos clientes já existentes.  

Ou seja, os clientes que já consomem de sua solução ou produto são os maiores responsáveis pelos ganhos financeiros de um negócio. 

Isso, porém, só é possível em uma organização que foca em reter clientes, que desenvolve estratégias de marketing de fidelização.  

Uma vez que a empresa se empenhe em trabalhar a comunicação e relacionamento com aqueles que já conhecem o seu negócio, algumas vantagens podem ser percebidas: 

Redução de custos 

Um dos dados mais conhecidos no marketing de fidelização é o apresentado por Philip Kotler, um dos autores contemporâneos mais respeitados no marketing.  

Segundo o autor, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.  

Isso significa que ao vender para um cliente que conhece o seu serviço e confia em sua empresa, a aquisição de um novo cliente deixa de ser um custo e passa a ser lucrativa, sem contar que as chances de concluir a venda são ainda maiores.   

Isso vale tanto para valores financeiros como para o investimento de tempo e esforço. Afinal, ao investir em estratégias para fidelizar clientes, o seu time não precisa investir tanta energia nas primeiras etapas do processo comercial. 

Aumento dos lucros

A base do marketing de fidelização é a retenção de clientes pautada na experiência do consumidor.  

Ou seja, quando um cliente tem uma boa experiência com uma empresa, é mais propício investir em novas soluções dessa mesma organização .  

Por isso, além de facilitar a venda, o marketing de fidelização garante negociações que não são baseadas em preço, mas, no valor que aquela marca, produto ou serviço tem para o cliente.  

Não acredita? Então, veja alguns dados da Dimensional Research que comprovam que investir em marketing de fidelização e marketing de relacionamento com a base de clientes pode impactar diretamente o lucro de uma organização

  • 52% das pessoas confirmam que continuaram a consumir produtos e serviços de uma empresa após uma experiência positiva; 
  • 51% afirmaram que indicariam a empresa para outras pessoas; 
  • 59% não fariam novos negócios com a empresa após uma experiência ruim. 

Motivos suficientes para investir em marketing de fidelização de clientes, certo? Então, confira abaixo algumas ações que podem ajudar na retenção da sua base de consumidores atual.  

3 ações práticas para implementar e fidelizar clientes 

Agora, que você sabe o que é marketing de fidelização e os seus benefícios, conheça algumas dicas simples de implementar, mas que podem fazer toda a diferença no momento de conquistar a preferência de um cliente.  

1. Invista em uma comunicação personalizada 

personalização pode parecer uma atitude simples, por vezes até indiferente, mas é um grande diferencial quando falamos em marketing de fidelização.  

Dado que a empresa trabalha uma comunicação humana e personalizada, essa estratégia fará o cliente se sentir especial, sentir que ele é importante para aquele negócio. 

Para ter sucesso nessa ação, porém, é preciso conhecer muito bem o seu público, entender quais são as suas necessidades e desejos, firmando uma relação. 

Assim, você pode desenvolver uma comunicação emocional que leve a uma tomada de decisão mais branda.  

Para isso, colete informações da sua base de clientes e ofereça mensagens, lembretes e conteúdos que são úteis e possam facilitar o dia a dia daqueles que utilizam as suas soluções. Aproveite o poder das redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn, para conectar e fortalecer esse relacionamento! 

Lembre-se que o marketing de fidelização é focado em gerar valor ao consumidor, estabelecendo uma conexão.  

2. Implemente um setor de customer marketing  

Não há como falar em marketing de fidelização sem citar o customer marketing. Isso porque estabelecer um relacionamento com a sua base de clientes é o passo primordial para fidelizar consumidores

E é sobre isso que o customer marketing se trata: melhorar a experiência dos clientes atuais para eles continuarem investindo em seus produtos ou serviços, na expectativa de retê-los por mais tempo. 

Uma empresa que já entende a importância de preservar a carteira de clientes sabe o valor que o consumidor atual tem para o crescimento do negócio, por isso investe em ações de marketing de fidelização.  

Para isso, você pode manter sua base atualizada com assuntos que sejam relevantes para eles, assim como informações sobre novos produtos, ferramentas, promoções, etc.  

Dessa forma, além de aprofundar o relacionamento entre cliente e empresa, você aumenta as chances de transformar sua base em verdadeiros advogados da sua marca.

3. Crie um programa de fidelidade 

Por fim, nosso último exemplo de ações para fidelizar clientes são os programas de fidelidade.  

Em geral, quando falamos em marketing de fidelização, a primeira estratégia que surge na mente da grande maioria das pessoas são os clubes de vantagens.  

Afinal, existe estratégia mais inteligente do que oferecer benefícios para que o cliente volte a comprar da sua marca

Pense nos programas de milhas aéreas, por exemplo, em que quanto mais a pessoa utiliza seus cartões de crédito, mais pontos são acumulados que podem ser trocados por produtos ou até mesmo viagens.  

Essa ação é muito comum em empresas que atuam sob o modelo B2C, mas nada impede que a marca B2B utilize o programa de vantagens como uma ação para estreitar o relacionamento e potencializar as vendas. 

Pronto para colocar o marketing de fidelização em prática?  

Agora que você entendeu o potencial do marketing para fidelizar clientes, chegou a hora de aplicar as melhores estratégias para fortalecer o relacionamento entre a sua empresa e seus consumidores.  

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso. 

 Este post foi escrito pela Agendor.

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis