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Como usar o Direct do Instagram para Marketing?

Como usar o Direct do Instagram para Marketing?
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Você já sabe que o Instagram permite o envio de mensagens diretas entre usuários e empresas, tanto individuais quanto em grupos, certo? Mas você sabe como usar o Direct do Instagram para o marketing?

Mais do que um recurso para facilitar a interação entre os usuários, ele também pode – e deve – ser usado por empresas de forma estratégica.

Muitas marcas já aderiram ao Direct para ganhar visibilidade, se relacionar com o público e, é claro, gerar negócios. Para algumas, inclusive, ele chega a ser o principal canal de vendas da empresa.

Maaaas… Como toda ferramenta de marketing, para ter sucesso é preciso ter também estratégia e saber como implementá-la em suas ações digitais. É nisso que esse post vai te ajudar!

Aqui, você aprenderá como usar o Direct do Instagram no Marketing para:

  • se conectar com as pessoas certas;
  • ganhar mais visibilidade;
  • se relacionar com seguidores;
  • reconhecer e fidelizar clientes;
  • aumentar o engajamento.

Todas as dicas sobre como usar o Direct do Instagram no Marketing são simples, não demandam grandes investimentos e têm potencial de retorno diz aí, tudo o que você sempre sonhou, né?

Pegue o seu cafezinho e abra um rascunho para anotar as ideias que você terá com as nossas dicas! ☕

1. Conectar-se a influenciadores digitais

É fato que o Instagram é a rede social do momento. Com recordes em número de usuários ativos, acessos diários e tempo gasto no aplicativo, é uma ótima forma de se conectar com a audiência da marca.

Por lá, há perfis voltados aos mais diversos nichos, com pessoas que sabem exatamente como se comunicar com cada público: desde celebridades dos mundos dos games e YouTubers até políticos e referências acadêmicas.

Muitas marcas já descobriram isso e entenderam que utilizar influenciadores digitais nessa rede é um ótimo meio para conquistar alguns dos seus objetivos de marketing.

Inclusive, um estudo da Mediakix mostra o expressivo crescimento do número de marcas que investem em posts de influenciadores na rede:

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O Direct do Instagram é um excelente caminho de contato e relacionamento com esses influenciadores!

O recurso de buscas do APP ajuda a encontrar o influenciador digital perfeito para a marca, enquanto o Direct facilita o contato com ele de maneira simples e direta.

Assim, é possível solicitar media kits e negociar termos de divulgação de produtos e serviços para dar um boost nos negócios sem precisar sair do canal.

2. Enviar conteúdo exclusivo para os seus clientes especiais “lovers”

Em qualquer perfil comercial, há sempre alguns usuários que são mais engajados do que outros.

Esses, é claro, devem ser tratados com atenção especial, pois são os chamados “advogados da marca”, seguidores fiéis que fazem questão de estar sempre em contato com a empresa.

Nesse caso, uma boa ideia é enviar conteúdo exclusivo para eles, como notícias em primeira mão, imagens e vídeos sobre o que acontece no dia a dia da empresa, oportunidades de parceria, etc.

Acredite, essa é uma ótima maneira de estreitar os laços com aqueles que vão falar bem da empresa para outros usuários. Enviar mensagens diretas traz uma aproximação muito maior do que um comentário aberto, por exemplo.

Imagine só um exemplo contrário. Você é um superfã de uma marca e ela te envia um Direct no Insta… Você vai ou não surtar de felicidade com as possibilidades daquele contato?

Se for para receber algo exclusivo, então, vai se sentir mega especial. Certamente seu carinho pela marca só vai aumentar. ♥

3. Reconhecer, relacionar e premiar os seguidores mais leais

Continuando na mesma linha de raciocínio do tópico anterior, outra forma de usar o Direct do Instagram a seu favor é para reconhecer os seguidores mais leais e premiá-los.

Pense bem: se eles já curtem, compartilham e comentam os seus posts gratuitamente, aumentando assim a efetividade das campanhas, imagine quais serão os efeitos se você passa a reconhecê-los com prêmios.

As recompensas não precisam ser necessariamente físicas, embora enviar brindes da marca ou até mesmo produtos comercializados também sejam boas ideias.

Você pode, por exemplo, enviar cupons de desconto, convites para visitar a empresa ou participar de um Webinar, usar a gamificação para enaltecer os mais ativos, entre diversas outras ações. Tudo isso pelo Direct do Instagram! Bem legal, né?

Isso ajuda até mesmo na divulgação da empresa, pois certamente o usuário vai querer mostrar para o mundo tooodo que ele recebeu um mimo da marca que ama.

4. Coletar feedback de conteúdo, produtos e serviços

Muitas pessoas utilizam o Instagram Direct para divulgar produtos, mas esquecem que essa também pode ser uma ótima ferramenta para fazer testes e pesquisas.

É possível, por exemplo, enviar as postagens a um grupo de seguidores e pedir opinião para ter uma estimativa de validação do conteúdo. Assim, você pode ter um feedback honesto para decidir por uma ou outra postagem.

Inclusive, a própria enquete do Instagram é uma boa maneira de solicitar feedback (ou apenas acariciar seu ego),  e você pode usá-la sem a obrigação de compartilhar os resultados com absolutamente todos os seus seguidores.

Os adesivos de enquete estão disponíveis também para mensagens diretas, tornando mais fácil entender a opinião de seus seguidores sem transmiti-lo como um Story. Você pode pedir o feedback sobre o um produto, serviço e até mesmo uma publicação!

5. Como usar o Direct do Instagram para apoiar sorteios 

O Direct do Instagram também pode ser utilizado para apoiar sorteios.

Esse tipo de ação é superinteressante para aumentar a interação dos seguidores com a marca, mas também é um ótimo recurso para coletar leads, divulgar produtos e até mesmo realizar vendas diretas.

Um bom exemplo de uso das mensagens diretas é o seguinte: você pode fazer alguma pergunta no Instagram Stories da marca, como “qual foi o último lançamento que fizemos?”. Assim, as primeiras X pessoas que enviarem a resposta correta pelo Direct ganham um prêmio — que pode ser um desconto, uma amostra grátis ou o que for mais conveniente para a estratégia.

6. Comunicar ofertas e lançamentos e novidades da marca

Bom, mas isso não é tudo. Também é possível enviar mensagens privadas para usuários informando de uma promoção relâmpago no site, por exemplo.

Ou, mais uma vez citando a gamificação, criar campanhas em que os primeiros a encontrarem determinados itens no site ganham algumas vantagens.

Os recursos estão aí. Agora, cabe a você utilizar a criatividade para extrair o máximo potencial dessa ferramenta. Dá pra fazer muuuiita coisa legal, né?

7. Receber UGC (conteúdo gerado pelo usuário) para compartilhar

Como sabemos, o Instagram é uma rede social caracterizada pela alegria dos momentos. Pessoas em viagens, festas, restaurantes, histórias curtas de reuniões em família, pratos deliciosos, belas paisagens, enfim, tudo aquilo que nos remete a boas experiências.

Toda marca deseja ser associada a essas ocasiões e divulgada, gratuitamente, não é mesmo? Além disso, o UGC (conteúdo gerado pelo usuário) é, certamente, um dos tipos de conteúdo mais importantes para a sua estratégia.

Ele é, na verdade, um endorso de satisfação, segurança e qualidade para as marcas, considerado uma prova social que possui forte influência na tomada de decisão de compra dos consumidores.

A geração de conteúdo e sua divulgação no perfil dos clientes pode acontecer espontaneamente, quando o usuário posta uma foto utilizando um produto, por exemplo. Porém, nada impede que você estimule essa atitude.

Uma dica MARA é criar uma hashtag da marca para que os clientes utilizem ao publicar a foto no feed. Isso salva a vida, já que a função da # é agrupar imagens.

Já no Instagram Stories, o melhor mesmo é estimular seu cliente a utilizar o @ do perfil corporativo da marca, pois facilita demaaais o compartilhamento!

Ah! Só não vai se esquecer de solicitar a permissão, por meio do Direct, para o repost nos canais oficiais da marca, tá? Assim você evita qualquer confusão judicial no futuro.

Esse recurso também pode ser utilizado para sugerir postagens relacionadas a lançamentos e novidades, aumentando assim a exposição daquilo que é vendido pela empresa.

8. Dar suporte e prestar o atendimento ao cliente

Talvez a função mais valiosa do Direct do Instagram seja o suporte ao consumidor.

Tradicionalmente, muitas empresas optam pelos serviços de atendimento pelo telefone. Apesar disso, na atualidade, a preferência é pelos canais digitais. Não por acaso, pois é onde os usuários passam a maior parte do tempo.

Sendo assim, é muito importante abrir esse canal para responder as dúvidas, solucionar problemas e fidelizar aqueles que já são clientes. É claro que, ao abrir essas portas, deve-se priorizar a agilidade e confiança do canal.

Além disso, hoje já existe o recurso de respostas rápidas na plataforma. Aquelas mensagens rotineiras que você precisa digitar sempre para responder dúvidas frequentes de seus clientes, sabe?

Agora você pode deixá-las salvas em um recurso do Direct do Instagram e enviar aos seus clientes rapidamente, sempre que necessário. Isso ajuda a diminuir o tempo com as respostas e torna o processo mais ágil.

Para utilizá-las, é preciso ter um perfil empresarial.

Vale ressaltar que essas mensagens não são automáticas, tipo aquelas que vemos nos chatbots. Elas apenas ficam salvas para que, manualmente, você possa selecioná-las para o envio

9. Criar comunidades em torno da marca

O Instagram permite que você convide seguidores para participar de grupos de conversa por meio de um recurso disponível como “adesivo” nos Stories. Assim você consegue criar comunidades no Direct. É superfácil!

Vá aos Stories, tire ou selecione uma foto e clique no lugar que ficam os stickers de menção, enquetes, hashtags, etc. Lá você vai achar também o adesivo “Bate-Papo” para divulgar aos seguidores da marca.

Assim, quem tem o desejo de entrar no grupo, vai clicar e se tornará um participante.

Direct no Instagram: recurso bate-papo

Isso é muito bacana para você entender quais seguidores têm real interesse em ficar ainda mais próximos da marca.

Além disso, é um excelente recurso para estimular conversas sobre temas variados e de interesse para a comunidade, estreitando ainda mais os laços entre cliente e marca.

Você também consegue criar esses grupos pelo próprio Direct. Basta selecionar o ícone de “Nova Mensagem” no canto superior direito do recurso e selecionar os seguidores que você deseja incluir na comunidade.

Criar grupo no Direct do Instagram

Esse grupo pode ajudar na hora de enviar as promoções, ofertas, novos produtos e até coletar aqueles feedbacks que falamos anteriormente.

10. Aplicar pesquisas qualitativas e entender melhor o seu público

O diálogo é a melhor maneira para chegar até a perfeição (frase bonita, né? :P). Por isso, o Direct do Instagram também pode ser uma poderosa ferramenta de pesquisa, principalmente qualitativa.

As reclamações e sugestões que chegam por meio das mensagens diretas podem (e devem) ser consideradas na hora de fazer ajustes no produto ou em processos.

Ninguém saberá melhor sobre as dores dos consumidores do que eles mesmos. Afinal, eles tiveram experiências com o que a marca vende, então podem falar sobre o tema com propriedade.

A entrega do produto ultrapassou o prazo? Então é hora de rever o processo. Um item quebrou depois de um mês de uso? Observe quais foram as causas disso. Um cliente reclamou do preço? Bom, talvez seja o momento de reconsiderar esse valor, né?

E esses são apenas alguns exemplos. Existem diversas outras formas para compreender as mudanças necessárias e conhecer o comportamento da persona.

Você não precisa ser um agente passivo. Se você quer conhecer melhor os seus seguidores, que tal perguntar aos mais engajados quais seriam as suas sugestões de melhoria?

Assim, a marca ganha em interação, relacionamento e desenvolvimento do produto ou serviço. E acredite: as duas partes saem satisfeitas.

Bônus: otimize a sua gestão de mensagens privadas com a mLabs!

Fala sério, ninguém merece cuidar de uma conta gigante e ter que ficar no celular respondendo as mensagens e comentários pela telinha, ou pulando de um aplicativo (Instagram) para outro (WhatsApp) para conseguir dar conta de todas as mensagens, não é mesmo?

Mas você sabia que dá pra responder o Instagram Direct Message direto do seu PC? E se você quiser otimizar a gestão das suas mensagens privadas, dá para ficar melhor ainda!

Pela mLabs você consegue integrar o atendimento das suas mídias sociais em um lugar só, essa funcionalidade é uma das que a gente mais ama por aqui! 🧡

Funciona assim: você conecta as suas redes sociais na nossa plataforma e visualiza na telona do seu computador as mensagens privadas que o seu público te manda das principais redes sociais Facebook e Instagram e avaliações do Google Meu Negócio!

Como usar mLabs: imagem da tela de inbox

Isso faz com que você tenha MUITO mais agilidade na resposta e ganhe MUITO mais tempo para realizar outras atividades de marketing que demandam mais esforço.

Com a mLabs você também consegue taguear conversas e organizar o atendimento nas mídias sociais, identificando-os muito mais facilmente depois.

Além de poder marcar conversas utilizando tags como “pendentes”, “concluídas”, “favoritas” ou “spam”, você também consegue atribuir uma conversa a outro atendente, isso não é incrível?

Outra funcionalidade que é um diferencial da mLabs é poder salvar as respostas que você usa o tempo todo. A intenção é agilizar o atendimento, mas também uniformizar a linguagem e as informações transmitidas.

Assim, sua comunicação se torna mais eficiente e você garante que qualquer pessoa que esteja à frente do atendimento passe as informações certas e com o mesmo tom.

Legal, né? E para completar, a gente desafia você a fazer um teste grátis e nos contar o que achou da ferramenta. Você não precisa nem cadastrar o cartão de crédito para usar todas essas funcionalidades durante o período de teste. E, de agora em diante, o céu será o limite paras as suas interações nas redes sociais! 🔥 🚀


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