Pesquisar

Passo a passo para parcerias de sucesso com Collabs do Instagram!

Passo a passo para parcerias de sucesso com Collabs do Instagram!
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

Não é novidade que o Instagram tem investido em criar ferramentas para favorecer as empresas e os criadores de conteúdo. Um exemplo disso são as chamadas collabs no Instagram. Lançada em 2021, esse modelo de publicação tem sido um dos queridinhos entre marcas, influenciadores e todos aqueles que trabalham com marketing de influência

Compreender e dominar esse modelo de postagem é indispensável para ter engajamento, alcançar os objetivos traçados no planejamento e conquistar uma boa performance nas campanhas conjuntas. 

Nesse texto vamos te contar tudo sobre esse modo de publicação e te dar o passo a passo para fazer uma collab estratégica! Bora?! 😉  

O Que é um Collab no Instagram? 

O Instagram Collab é o meio de criar posts em conjunto com um ou mais perfis no Instagram.  

Em outras palavras, realizar um “collab” no Instagram é fazer uma publicação entre mais de um perfil na plataforma, seja entre influenciadores digitais, marcas ou empreendedores. Sendo assim, essa opção tende a aumentar o alcance do conteúdo publicado, uma vez que os públicos de todos os perfis da collab irão ver a publicação. Ou seja, uma única postagem vai aparecer simultaneamente nos perfis dos usuários que colaboraram para a publicação, e ambos os perfis poderão receber curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Por conta disso do aumento do alcance, as parcerias focam também em engajar seguidores, promover produtos, serviços ou simplesmente fortalecer a presença online. 

A importância de fazer Collabs no Instagram 

Os motivos para se fazer parceiras de sucesso no Instagram são diversos, mas os mais significativos são a possibilidade de explorar públicos novos e o poder de gerar mais confiança e credibilidade à marca, ou produto/serviço ou influenciador digital. 

Vamos elaborar melhor aqui sobre esses dois aspectos. 

Adquirir novos públicos 

Nas collabs, como já falamos acima, as marcas e influenciadores podem ser coautores de diversas publicações e assim ampliar a visibilidade de seus produtos, serviços e conteúdos, além de criar associações positivas com outros perfis, ou seja, ganhar boas referências. Nas collabs, todo mundo sai ganhando: influenciadores, marcas e inclusive o público

Para influenciadores, as collabs oferecem oportunidades de diversificar o conteúdo, aumentar seguidores e a possibilidade de gerar mais receita através de parcerias comerciais, mais conhecidas como publis.  

Para as marcas, as collabs dão a chance de atrelar a imagem da marca (ou de algum produto/serviço) à imagem de influenciadores que são referência para o público. O que pode gerar uma identificação do público do influenciador, com a marca da publi. 

E claro, para o público, as collabs proporcionam a descoberta de novas marcas, produtos e influenciadores para seguir e consumir. Com certeza você já passou por isso: começou a seguir e consumir os conteúdos de uma marca/influenciador que você descobriu por meio de uma collab no Instagram, né?! 

Confiança e credibilidade 

Para além de explorar novos públicos, outro ótimo motivo para realizar collabs no Instagram é o poder de gerar confiança e credibilidade.  

Conforme a pesquisa de opinião, Social Commercer 3.0/2023, realizada pela empresa Opinion Box, 74% dos consumidores utilizam das mídias sociais para pesquisar sobre produtos. Além disso, 62% deles utilizam para saber avaliações de outros clientes e 54% pesquisam para saber se não é um golpe, sabe o que isso significa? Isso quer dizer que estar presente em outros perfis mostra que a marca é confiável, além obter boas avaliações de pessoas influentes. 

Ao unir forças, os colaboradores combinam suas audiências, maximizando o alcance e o impacto das publicações. As parcerias geram confiança, credibilidade e, muitas vezes, resultam em uma troca de seguidores e engajamento, contribuindo para um crescimento mútuo e orgânico. 

4 passos para fazer uma Collab no Instagram 

Fazer uma collab no Instagram é algo super fácil, mas lembre-se que é importante seguir alguns parâmetros para conseguir realizar um post collab: ter um perfil público, com foto, biografia e ter mais de 18 anos.  

Agora bora para o passo a passo super simples?! 

  1. Faça login na conta que deseja realizar a collab e clique no ícone de mais (+) para realizar uma nova publicação, escolha se será reels ou post no feed. Selecionada a mídia da publicação, clique em avançar; 
collab-no-instagram-1: print da tela do instagram com enfâse do ícone de + para criar novo post
  1. Se você tiver escolhido um post no feed ou um reels, o procedimento é o mesmo: clique em “marcar pessoas” e depois em “convidar colaboradores”; 
collab-no-instagram-2: print da tela do instagram no processo de publicação de novo post com ênfase em "marcar pessoas" e depois em "convidar colaboradores"
  1. Agora é só digitar o nome do perfil ou perfis que vão ser colaborares e depois clicar em “concluir”. Você consegue conferir os perfis que você selecionou abaixo de “Colaboradores”; 
collab-no-instagram-3: print da tela instagram na parte de convidar colaborador
  1. Para finalizar, é só clicar em “compartilhar” e deixar sua publicação no ar! 
collab-no-instagram-4: print instagram na finalização do post para publicar com ênfase nas pessoas marcadas

Após este procedimento, os outros perfis da collab serão notificados tanto por e-mail e/ou no aplicativo informando sobre o convite. Assim, ao clicar na opção de aceitar ao convite, a outra conta também será marcada na publicação e as interações serão em ambos os perfis. Depois de aceito o convite e postada a colaboração em todos os perfis colaboradores, as contas participantes poderão compartilhar e interagir com a publicação normalmente. 

Como Fazer uma Collab no Instagram pela mLabs? 

Além da opção de realizar as collabs diretamente no Instagram é possível criá-las diretamente da mLabs. Realizando as collabs dentro da mLabs, você consegue também já deixar todas as outras configurações feitas, como legenda, redes sociais a serem publicados o post, marcações, colaboradores e também deixar agendado o post! O que já facilita um pouquinho a rotina do social media que tem vários posts para fazer por dia, né?! 

Agora vamos para o passo a passo simples de como realizar as collabs pela plataforma da mLabs: 

  1. Efetue seu login na mLabs. Caso não tenha ainda uma conta, aproveite para testar por 14 dias grátis! Depois de efetuado o login, clique em “Agendar Post” no menu superior”. Selecione a mídia, insira a legenda e a mídia da publicação, e depois clique em “Configurações” na parte inferior da tela; 
collab-no-instagram-5: print pela inicial mLabs com foco no agendamento de posts
  1. Uma tela irá abrir e nela basta clicar em “Colaborador” e inserir o “@” dos perfis que você deseja que sejam colaboradores do post; 
collab-no-instagram-6: print tela de agendamento de post mLabs mostrando como adicionar colaborador no post
  1. Inserido os colaboradores que você deseja, clique em “Salvar a voltar” para retornar a tela inicial de agendamento;  
collab-no-instagram-7: print tela de agendamento de post mLabs mostrando como adicionar colaborador no post
  1. Feito todo o processo e preenchido todas as informações, é só clicar em “Agendar” e pronto! 
collab-no-instagram-8: print tela de agendamento de post mLabs

Lembre-se que contas marcadas como colaboradores na publicação só terão as postagens em seus feeds após aceitarem o convite por meio do Instagram, hein?! 

30-DIAS-GRATIS-MLABS: BANNER

6 passos de como fazer uma Collab no Instagram de forma mais estratégica 

Agora que você já domina como programar as collabs, chegou a hora de receber dicas valiosas para melhorar o desempenho das suas parcerias. 

Por isso, é importante que você esteja atento às possibilidades e coloque em prática. Lembre-se que para ter bom engajamento e bons resultado é preciso ousar e mostrar aos seus futuros parceiros que você está aberto a este modelo de criação de conteúdo. 

1. Identificação de parceiros estratégicos 

Tanto para as marcas, quanto para os influenciadores, é necessário que haja compatibilidade de público. Isto é, não tem como você criar um conteúdo sobre futebol para aqueles que buscam pelo assunto de plantas ornamentais. Por isso, identifique e alinhe quais são os perfis compatíveis com os propósitos da sua marca e dos seus seguidores. 

Para fazer isso, primeiro é preciso identificar o seu público, sua Brand Persona, analisar o tom de voz usado, estilo de conteúdo publicado, e analisar também esses mesmos aspectos dos perfis que você tem interesse em realizar uma collab. Observe se as características da sua marca/perfil batem com as características e fazem sentido com o dos perfis que você traçou. 

2. Abordagens para iniciar uma Collab 

Após saber quem você deseja como um parceiro, você deve abordá-lo de maneira clara e com transparência. Por isso, evite criar complexidades na comunicação, transmita o desejo de fazer a parceria e apresente os motivos que tornam essa ação interessante para ambos. 

Não se esqueça que as mensagens diretas são uma ótima alternativa e fazer uma abordagem personalizada é sempre melhor do que abordagens padrões. Uma comunicação por e-mail, se for uma grande marca, pode ser mais assertiva pois geralmente grandes marcas e influenciadores possuem um e-mail institucional mais adequado para propostas comerciais e parcerias. 

Além disso, no momento de fazer a sua proposta, crie uma boa estratégia apresentando os pontos que vão beneficiar cada uma das partes. 

3. Análise de métricas  

Quando se projeta um planejamento de parceria é muito importante que se tenha atenção às métricas que serão analisadas. 

Ou seja, quando for propor a sua collab tenha em mente quais são suas métricas e use delas para trazer autoridade. Você também pode usar seus dados como uma forma de metrificar e ilustrar justamente o objetivo a ser alcançado por meio da parceria com outros perfis. 

4. Definição de objetivos 

Apesar do processo de analisar a compatibilidade entre os colaboradores ajudar a definir os objetivos, é preciso ir além.  

Ao decidir quem serão as parcerias, é preciso alinhar as metas de cada uma das partes. Afinal, se você fizer uma colaboração no Instagram sem saber o que quer com ela, não terá como saber se ela foi efetiva. 

Por isso, faça uma lista clara com as metas, expectativas e os resultados desejados de cada um dos envolvidos. Não se esqueça de usá-la para conferir as métricas. Além disso, estabeleça também um prazo para validar o desempenho. 

5. Estratégias de divulgação 

Após todo o processo de parceria, é preciso criar estratégias eficazes na hora de realizar o planejamento de divulgação da collab, ou seja, definir adequadamente como irá divulgar antes, durante e depois de fazer a collab. A criação de conteúdo exclusivo e a oferta de promoções durante a parceria podem ser um adicional para atrair e envolver o público na ação dos perfis colaboradores.  

Além disso, a consistência na divulgação, mantendo uma presença ativa nas mídias sociais e utilizando ferramentas de automação, dão o impulso para o sucesso contínuo.  

Estabelecer um calendário editorial também é uma prática que ajuda a otimizar a divulgação e impulsionar o crescimento mútuo das marcas envolvidas! 

6. Seja Criativo! 

Competir com tantas publicações, stories e reels no Instagram é bem difícil, né?! 

Para captar a atenção do público e fazer com que eles consumam o conteúdo, é sempre um desafio. Por isso, seja criativo!  

No caso de uma publicação, por que não apostar numa identidade visual legal para o post? Seja claro na mensagem a ser transmitida para que o público tenha facilidade de entender e nada de blocos de texto muito grandes, hein?! Apostar no post carrossel com as informações necessárias para não deixar a legenda muito grande é uma excelente alternativa, visto que legendas grandes retêm pouquíssima atenção. Lembre-se que quanto mais claro, simples e objetiva for a informação, melhor! As pessoas no Instagram querem consumir um conteúdo fácil e rápido. 

Se a collab for um reels, lembre-se de ser assertivo nos primeiros três segundos para se conectar direto com a buyer persona das marcas envolvidas. Apostar também no storytelling é um mecanismo excelente para captar mais olhares. Olha só que legal esses exemplos: 

Se você estiver sem inspiração, sem ideia de conteúdos, a gente te ajuda! Veja só o vídeo abaixo: 

E aí, curtiu o texto? Que tal conferir conteúdos parecidos sobre Instagram? Confira: Neuromarketing para estratégia | Como divulgar no Instagram | Tudo sobre Post Carrossel do Instagram | Post Carrossel Instagram e Estratégias 

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis