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Campanha de matrícula: como criar uma para prospectar e reter alunos?

Campanha de matrícula: como criar uma para prospectar e reter alunos?
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Sempre que um novo semestre se inicia, junto com ele surgem muitas expectativas. Mas a realidade pode ser bem diferente do esperado, muitas vezes, para cada aluno que entra, saem dois e a escola passa a enfrentar um novo desafio: a retenção de alunos.

Se a realidade da sua instituição tem sido essa, uma das maneiras de solucionar o problema é planejar uma campanha de matrícula diferenciada que envolva a captação e a retenção de alunos no seu escopo.

É isso mesmo, além de fomentar a captação de novos alunos, incluindo as transferências, boas campanhas de matrículas incluem estratégias para fidelização de alunos, assim diminuindo as chances de cancelamentos e inadimplências.

Continue a leitura e veja como acertar a mão na sua campanha de matrícula, unindo o útil ao agradável!

Como funciona uma campanha de matrícula escolar?

Um campanha de matrícula escolar envolve todo o processo de gestão educacional, como a análise do número de cursos, turmas e períodos que serão divulgados, oportunidades de rematrículas, taxas de transferências e de cancelamentos.

Esse planejamento é importante para definir uma estratégia de marketing assertiva, que consiga abranger ambos os cenários (matrículas, rematrículas, transferências e cancelamentos).

Depois da análise da gestão educacional, entra o planejamento de marketing que envolve outros fatores, como análise de concorrentes, estudo das “dores da persona” (alunos e pais de alunos), valorização dos diferenciais da instituição, escolha do período e segmentação do público para a divulgação da campanha, entre outros detalhes.

Sem o planejamento adequado, a instituição pode esbarrar na falta de procura e não ter demanda suficiente para fechar suas turmas, e mesmo se conseguir fechá-las, precisará que lidar com alto índice de cancelamentos de matrículas.

O que pode gerar frustrações tanto para a escola quanto aos alunos e um grande problema para a imagem da marca.

Como sensibilizar alunos antigos e novos na campanha de matrícula?

O momento em que as vagas são abertas é aquele em que a comunicação da campanha tem que bombar. É gente de todo tipo querendo saber se vale a pena matricular os filhos ou se matricular, e essas pessoas vão perguntar isso sabe pra quem? Para os alunos atuais ou ex alunos da instituição!

No marketing, existe um nome para as campanhas que espalham opiniões positivas, motivando as outras pessoas a se matricularem: prova social, uma das ações que você deve incluir nas suas estratégias para sensibilizar os alunos antigos e novos na campanha.

Com campanhas que incluem prova social você conseguirá:

  • conquistar novos alunos que serão convencidos pela opinião de terceiros;
  • fortalecer a fidelidade com os alunos já matriculados, pela sensação de pertencimento a um grupo;
  •  aumentar o alcance e o conhecimento da marca;
  • usar as adversidades (leia-se: reclamações) para promover seus diferenciais. 

Para aplicá-la na prática é simples!

Você pode começar fazendo parcerias com formadores de opinião nas redes sociais. Busque por influenciadores digitais do seu nicho e ofereça algo em troca – que não precisa ser necessariamente dinheiro – um curso da instituição, a divulgação da imagem do influenciador no material impresso da campanha, entre outros.

Além da parceria com digitais influencers, você pode deve trabalhar com o público que realmente consome os seus serviços, compartilhando suas opiniões nas redes sociais. Essa ação também tem um nome: UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário).

Então, ao receber opiniões dos clientes no WhatsApp ou nas redes sociais, “printe” a tela, salve, peça autorização para publicar em suas mídias!

E, se você ainda está em duvida se deve apostar na opinião dos seus alunos, saiba que de acordo com uma pesquisa do Instituto QualiBest, os influenciadores digitais já são a segunda maior influência na tomada de decisão de compra, perdendo apenas para indicação de amigos, que alcançaram 57%.

Ou seja, a opinião de amigos e parentes importa muito! E, seguindo nessa linha você conseguirá criar campanhas de matrícula que trabalhem o reconhecimento da marca nas redes sociais, transmitindo para o consumidor uma experiência que vai além do serviço prestado na escola.

Como criar uma campanha para prospectar e reter?

Ao trabalhar ações de marketing de influência você conseguirá inspirar os alunos antigos e ainda prospectar novos. E tem mais, ao mostrar esses rostinhos inteligentes para o mundo, você une os estudantes, formando uma comunidade em torno da marca.

Confira, algumas dicas que separamos para você criar uma campanha de sucesso que consiga reter e prospectar ao mesmo tempo.

Não tem nenhum milagre nem discurso motivacional, são estratégias comprovadas mesmo, por instituições que atravessam o período de matrículas como se fosse uma passarela.

Torne a marca mais humanizada

Quando você vende produtos, as imagens deles são um grande atrativo. Agora, quando vende serviços, principalmente na área de educação, o que as pessoas querem ver são sonhos e felicidade estampados no rosto das pessoas.

Vale falar mais uma vez: não é qualquer pessoa. Tem que ser gente de verdade. Os seus alunos devem ser a nova cara da sua marca, de agora em diante.

Para se inspirar, você pode pensar em campanhas como a da Nubank, que costuma enviar presentinhos aos seus clientes em situações específicas, estimulando o compartilhamento – por parte do usuário – dessas ações nas redes sociais aumentando assim o reconhecimento da marca.

Essas ações funcionam muito para quem vende serviços, e não produtos. Afinal, nesses casos, o objetivo é a felicidade e satisfação do cliente ou aluno, no seu caso.

Aposte no digital e nas redes sociais

Você já deve saber que estar presente nas redes sociais é muito importante, talvez só não tenha descoberto como. No caso das matrículas, é preciso dar importância para várias coisas, em especial para duas: conteúdo e senso de urgência.

Aproveite a visibilidade que as redes sociais proporcionam para mostrar o que você sabe fazer de melhor: ensinar! Veja como você pode colocar em prática:

  • compartilhe informações sobre o mercado de trabalho para ajudar quem está se formando;
  • divulgue uma lista das profissões que estão em alta;
  • crie guias e materiais esclarecendo as principais duvidas sobre os cursos.

Esse tipo de conteúdo mostra que a instituição tem conhecimento do nicho e aumenta a sua autoridade.

Já o senso de urgência serve pra criar uma certa ansiedade (uma ansiedade do bem, tá? 😜). Use suas redes sociais para mostrar que estudar é mais que uma opção: é uma necessidade. Alivie um pouco a tensão exibindo seus alunos que se dedicaram e agora conseguiram aquele empregão de dar inveja!

Mensure os resultados e otimize novas ações

Para organizar suas ações de marketing digital você precisará de ferramentas específicas de redes sociais, como a mLabs, para fazer todos o processo de uma forma mais prática, desde o agendamento dos posts, até a extração dos relatórios de redes sociais para medir as métricas como engajamento, alcance, visualizações,  entre outras.

Ao programar as postagens nos melhores dias e horários, monitorar o comportamento dos usuários e analisar os indicadores, você conseguirá descobrir o que os seus alunos potenciais andam falando sobre a instituição e de quais publicações mais gostaram.

A partir daí, você poderá traçar ações em busca de melhorias na qualidade do conteúdo e na performance da campanha como um todo.

Aproveite as dicas que listamos neste post e crie campanhas de matrículas nas redes sociais com a mLabs. Veja, como gerenciar as redes sociais pode ser uma tarefa rápida e sem dor de cabeça.

Faça um teste grátis para conhecer melhor as inúmeras as funcionalidades da ferramenta e conta pra gente o que achou!

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