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Social Media Manager: conheça 5 competências da profissão

Social Media Manager: conheça 5 competências da profissão
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Já ouviu o termo Social Media Manager? Não?! Tudo bem, nós vamos te ajudar! Esse profissional tem um papel muito importante e estratégico no Marketing Digital.

Bora entender qual a função desse especialista e quais são suas competências essenciais? Leia mais sobre o assunto a seguir e descubra se você tem perfil para seguir carreira.

O que faz um Social Media Manager?

Antes de descobrir as principais competências desse profissional, é essencial entender por completo qual a sua função.

O Social Media Manager, traduzindo para o português Gerente de Mídia Social é responsável por criar e liderar toda a estratégia digital de uma marca.

Ou seja, antes de vermos aquele post maravilhoso no Instagram ou no Facebook, diferentes profissionais, inclusive o SMM, já trabalharam muito planejando, pensando e executando o criativo.

A mLabs é um ótimo exemplo. Dá só uma olhada nesse nosso post!

Social Media Manager: imagem de uma post do instagram da mLabs

Antes dele subir no Insta, nós pesquisamos e entendemos o perfil do nosso público, fizemos todo um planejamento de comunicação e executamos o post com a imagem e texto mais adequado para os nossos usuários.

Viu só?! É um baita trabalho em equipe e o Social Media Manager é essencial nesse processo.

Diferença entre Social Media Manager e Community Manager

Claro que o SMM é uma profissão supernova no mercado, até porque há alguns anos, nem as redes sociais existiam.

Mas junto com essa nova carreira muitas outras surgiram como a de Community Manager.

Por se tratar de funções recentes, é comum que as pessoas confundam esses dois tipos de profissionais. Então, para acabar com essa confusão, listamos os diferenciais de cada uma. Confira!

Social Media Manager ComparaçãoMesmo sendo funções com foco diferente, uma marca que busca consolidar seu nome nas redes sociais pode deve ter esses dois profissionais na equipe.

O trabalho em conjunto pode trazer ótimos resultados para as estratégias de marketing nas redes sociais.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

5 competências que um Social Media Manager precisa ter

Tá, agora que você já entendeu melhor as funções e os diferenciais desse profissional, dá uma olhada nas principais competências que um Social Media Manager  precisa ter para mandar bem no seu trabalho.

1 – Saber como gerir um projeto

Uma das competências mais importantes para um bom Social Media Manager é saber como organizar e gerenciar um projeto de marketing digital.

Sim, é fundamental que o SMM conheça os fluxos de trabalho e consiga organizar todas as suas demandas de maneira estratégica, pensando sempre nos objetivos da marca.

Quer um exemplo?

Quando uma marca lança um novo produto, ela precisa de uma divulgação estruturada nas redes sociais e para que todas as peças, canais e públicos estejam planejados de acordo com seu objetivos de marketing.

Para isso, é necessário que um profissional, como SMM, gerencie o projeto e ajude estrategicamente.

2 – Entender de redação e direção de arte

É claro, que o trabalho do SMM também envolve mão na massa. Esse profissional também vai precisar auxiliar na criação de posts para os mais diferentes canais.

E, muito mais do que saber trabalhar como copywriting ou tratar uma imagem, o Social Media Manager precisa olhar para os canais com uma visão estratégica.

É preciso entender qual é o tom de voz, formato, legenda, dia e horário mais adequado para postar em cada rede social. Quer outro exemplo?

Dá uma olhada nesses dois criativos da marca Renner. Observe que cada um foi realizado em uma rede social diferente.

Publicação realizada no FacebookSocial Media Manager: imagem de uma publicação da Renner do FacebookPublicação realizada no InstagramSocial Media Manager: imagem de uma publicação da Renner no InstagramViu só? Cada post segue as características da rede social específica.

O primeiro exemplo foi postado no Facebook. Ele usa texto na imagem, para  destacar o tema do post na própria arte e conta com um call to action, ou seja, chama o usuário para ação.

Já o segundo exemplo foi postado no Instagram, um canal muito mais visual e direito. Por isso, ele tem uma imagem mais “limpa”, um texto com a mensagem mais completa e diferentes hashtags.

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

3 – Mandar bem em SEO para redes sociais

Está cada vez mais difícil ter um bom posicionamento orgânico nas redes sociais. Como os algorítimos desses canais vivem mudando, os fatores que hoje fazem com que seus posts cheguem até mais pessoas, amanhã podem não funcionar mais.

Por isso, é superimportante que o Social Media Manager tenha conhecimento em SEO, Search Engine Optimization, e saiba como usar essa estratégia a favor da marca.

Quando um profissional conhece as técnicas de SEO, as chances de aumentar o tráfego para o site ou página da marca aumentam consideravelmente.

4 – Ter domínio de Social Analytics

Conhecer o Social Analytics também é uma das “skills” obrigatórias para um Social Media Manager. Afinal, não tem como planejar os próximos passos sem saber o ponto de partida, certo?

Então, esse profissional precisa olhar para a tela e saber analisar os números de clique, alcance, visualização, menção, seguidores novos e muitos outros dados.

Muito mais do que somente colher diferentes respostas, o Social Media Manager precisa usar os dados do Analytics como uma ferramenta para interpretação da saúde da marca nas redes sociais.

5 – Ter disposição para aprender sempre

Pare e reflita: quanto as redes sociais mudaram ao longo dos últimos 12 meses? Muito, não é mesmo? Então, para acompanhar todo esse progresso, é preciso estar sempre aprendendo.

Pois é, não dá para trabalhar como Social Media Manager se o profissional não tiver disposição em buscar conhecimento e participar constantemente de workshops e cursos específicos da área.

Essa pode até parecer a competência mais difícil de todas, mas não é! Uma dica, para entender a evolução desses canais, é sempre testar as novas funcionalidades e recursos disponíveis nas redes sociais.

Além dessas 5 importantes competências, também é interessante que o Social Media Manager saiba falar em público, criar e gerir orçamento, ter bom relacionamento interpessoal e trabalhar sobre pressão.

Quanto mais características de liderança ele tiver, melhor será a sua carreira e o desempenho das suas atividades!

E, pra você que está interessado no assunto, saiba que estão abertas as inscrições para o clube Social Media Exponencial. A maior plataforma interativa de ensino de marketing para mídias sociais.

É uma ótima oportunidade para quem busca paerfeiçoamento na carreira. No clube, você tem acesso ao conhecimento estratégico para ter resultados exponenciais. Dá uma olhada no que você encontrará por lá:

  • curso Social Media Exponencial com 60h de aulas, 8 módulos e certificado de conclusão, ministrado por quem entende do assunto, Rafael Kiso, CMO da mLabs;
  • masterclasses mensais com profissionais referências no mercado;
  • comunidade exclusiva para trocar conhecimentos;
  • biblioteca com pesquisas, relatórios inéditos, kits, templates, webinars, e-books e outros materiais complementares.

E aí, gostou de conhecer as principais competências de um Social Media Manager? Deixa a sua opinião nos comentários, vamos adorar saber a sua opinião!

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