Social Media Manager: conheça 5 competências da profissão

Social Media Manager: Um homem jovem, em uma cafeteria, segurando com o celular no ouvido, com o notebook aberto na mesa ao lado de uma caneca de café.

Já ouviu o termo Social Media Manager? Não?! Tudo bem, nós vamos te ajudar! Esse profissional tem um papel muito importante e estratégico no Marketing Digital. Bora entender qual a função desse especialista e quais são suas competências essenciais?

Leia mais sobre o assunto a seguir e descubra se você tem perfil para seguir carreira.

O que faz um Social Media Manager?

Antes de descobrir as principais competências desse profissional, é essencial entender por completo qual a sua função. O Social Media Manager, traduzindo para o português, Gerente de Mídia Social é responsável por criar e liderar toda a estratégia digital de uma marca.

Ou seja, antes de vermos aquele post maravilhoso no Instagram ou no Facebook, diferentes profissionais, inclusive o SMM, já trabalharam muito planejando, pensando e executando o criativo.

A mLabs é um ótimo exemplo. Dá só uma olhada nesse nosso post!

Social Media Manager: imagem de uma post do instagram da mLabs

Antes dele subir no Insta, nós pesquisamos e entendemos o perfil do nosso público, fizemos todo um planejamento de comunicação e executamos o post com a imagem e texto mais adequado para os nossos usuários.

Viu só?! É um baita trabalho em equipe e o Social Media Manager é essencial nesse processo.

Diferença entre Social Media Manager e Community Manager

Claro que o SMM é uma profissão supernova no mercado, até porque há alguns anos, nem as redes sociais existiam. Mas junto com essa nova carreira, muitas outras surgiram, como, por exemplo, o Community Manager.

Por se tratar de funções MUITO recentes, é comum que as pessoas confundam esses dois tipos de profissionais. Para acabar com essa confusão por definitivo, vamos listar os diferenciais de cada uma dessas carreiras.

Social Media Manager ComparaçãoMesmo sendo funções com foco diferente, uma marca que busca consolidar seu nome nas redes sociais pode deve ter esses dois profissionais na equipe. O trabalho em conjunto pode trazer ótimos resultados online.

5 competências que um Social Media Manager precisa ter

Tá, agora que você já entendeu melhor as funções e os diferenciais desse profissional, dá uma olhada nas principais competências que um SMM precisa ter para executar seu trabalho com qualidade.

1º Saber como gerir um projeto

Uma das competências mais importantes para um bom Social Media Manager é saber como organizar e gerenciar um projeto de marketing digital.

Sim, é fundamental que o SMM conheça os fluxos de trabalho e consiga organizar todas as suas demandas de maneira estratégica, pensando sempre nos resultados para a marca.

Quer um exemplo? Quando uma marca lança um novo produto, ela precisa de uma divulgação estruturada nas redes sociais e para que todas as peças, canais e públicos sejam planejados, é necessário que um profissional, como SMM, gerencie o projeto e ajude estrategicamente.

2º Entender de redação e direção de arte

É claro, que o trabalho do SMM também envolve mão na massa. Esse profissional também vai precisar auxiliar na criação de posts e peças para os mais diferentes canais.

E, muito mais do que saber trabalhar como copywriting ou tratar uma imagem, o Social Media Manager precisa olhar para os canais com uma visão estratégica, para entender qual é o tom de voz, formato, legenda, dia e horário mais adequado para postar em cada rede social.

Dá só uma olhada nesses dois criativos da marca Renner.

Publicação realizada no FacebookSocial Media Manager: imagem de uma publicação da Renner do FacebookPublicação realizada no InstagramSocial Media Manager: imagem de uma publicação da Renner no InstagramCada post segue as características da rede social específica. O primeiro exemplo foi postado no Facebook. Ela usa texto na imagem e conta com um call to action, ou seja, chama o usuário para ação e já destaca o tema do post na arte.

Já o segundo exemplo foi postado no Instagram, um canal muito mais visual e direito. Por isso, ele tem uma imagem mais “limpa”, um texto com a mensagem completa e que diferentes hashtags.

3º Mandar bem em SEO para redes sociais

Está, cada vez mais, difícil ter um bom posicionamento orgânico nos buscadores. Por isso, é superimportante que o Social Media Manager tenha conhecimento em SEO, Search Engine Optimization, e saiba como usar essa estratégia a favor da marca.

Quando um profissional conhece as técnicas de SEO, as chances de aumentar o tráfego para o site ou página da marca aumentam consideravelmente.

4º Ter domínio de Social Analytics

Analisar os resultados é uma das etapas do trabalho online, por esse motivo, conhecer o Social Analytics também é uma das “skills” obrigatórias para um Social Media Manager.

Ele precisa olhar para a tela e saber analisar o número de cliques, o alcance de alguma menção específica, a quantidade de seguidores novos, entre muitos outros dados.

Muito mais do que somente colher diferentes respostas, o Social Media Manager precisa usar os dados do Analytics como uma ferramenta para interpretação da saúde da marca nas redes sociais.

5º Ter disposição para aprender sempre

Pare e reflita o quanto as redes sociais mudaram ao longo dos últimos 12 meses. Para acompanhar todo esse progresso, é preciso estar sempre aprendendo.

Pois é, não dá para trabalhar como Social Media Manager se o profissional não tiver disposição em buscar conhecimento e participar constantemente de workshops e cursos específicos da área.

Essa pode até parecer a competência mais difícil de todas, mas não é! Uma dica, para entender a evolução desses canais, é sempre testar as novas funcionalidades e recursos disponíveis nas redes sociais.

Além dessas 5 importantes competências, também é interessante que o Social Media Manager saiba falar em público, fazer e gerir um orçamento, ter bom relacionamento interpessoal e trabalhar sobre pressão.

Quanto mais características de liderança ele tiver, melhor será a sua carreira e os trabalhos desenvolvidos.

E aí, gostou de conhecer as principais competências de um Social Media Manager? Se você tem aptidão para exercer o cargo, invista nessa profissão! Agora, se você tem dúvidas se vai conseguir se encaixar nesse perfil, leia também nosso post sobre social media e entenda a diferença entre eles.

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