14 melhores cursos de marketing digital online que você precisa conhecer

melhores cursos de marketing digital online

Não é necessário sair de casa para aprender marketing digital. Pensando bem, faz bastante sentido que uma área aliada à tecnologia se adéque às necessidades do consumidor. E, acredite: os melhores cursos de marketing digital que você pode encontrar estão na Internet.

Cursos de marketing digital online são uma excelente maneira de conseguir qualificação atual e específica. Mais do que isso, representam uma alavanca na carreira de profissionais que querem promoções ou desejam conquistar aquela tão sonhada vaga.

Há casos de colaboradores ou mesmo agências que cursam aulas online e conquistam inúmeros certificados importantes em apenas um ano. Se precisassem se deslocar até um lugar para se sentar e ouvir pessoalmente de um professor, isso não teria sido possível.

E convenhamos, cursos presenciais sofrem uma certa dificuldade de atualização, já as modalidades online ganham vantagem nesse quesito. Por outro lado, a Internet também está povoada de conteúdo — e cursos — ruins.

Então, como separar o joio do trigo em meio a tanta oferta de estudos na Internet? Por onde começar a desbravar esse mar de conhecimentos que é o marketing digital?

A gente responde: lendo a nossa seleção (curadoria by mLabs) dos melhores cursos de marketing digital online! Bora lá?

1. Curso Social Media Exponencial (mLabs)

Gratuito? Não.

Nível do curso: Intermediário/Avançado (indicado para pessoas que possuem um conhecimento mínimo de marketing digital e redes sociais).

Você deve estar pensando que isso é um JABÁ, né?

Mas, calma! Não se trata de uma propaganda oportunista, ao longo deste artigo você verá vários cursos excelentes de diferentes escolas e empresas para se matricular.

Só que não podemos deixar de falar do curso para social media mais completo de todos: o Social Media Exponencial – pelo nome já dá para imaginar o nível do aprendizado que você terá!

Criado pelo nosso fundador e CMO, Rafael Kiso, o Social Media Exponencial é mais que um curso: é uma jornada de aprendizado profunda 100% online e ao vivo, baseada nos resultados dos 20 anos de experiência no mercado digital do nosso big boss.

Idealizado com foco na gestão das agências de marketing e na maior – e mais amada 🧡 – ferramenta de gestão de redes sociais do Brasil, o treinamento possui conteúdos práticos de forma didática e interativa. Assim, você aprende tudo que precisa para executar a sua estratégia de redes sociais e ter resultados exponencias!

Embora, seja voltado à profissionalização do social media, o curso se encaixa bem nas expectativas de outros profissionais de marketing das redes sociais, por tratar temas como fundamentos do marketing nas redes sociais, estratégias de resultados para marcas de diferentes portes e geração de conteúdos que atraem, engajam e convertem seguidores em clientes!

A essência do curso é baseada naquilo que o nosso CMO aprendeu a fazer de melhor durante a sua trajetória: o planejamento estratégico de redes sociais, não é à toa que ele foi eleito o melhor Profissional de Planejamento Digital do Brasil pela ABRADi, em 2017.

Enfim, se optar por fazer esse curso você participará de aulas teóricas e práticas com direito a certificação, entenderá os fundamentos por trás do planejamento elaborado para o crescimento da mLabs – que se aplicam para qualquer negócio – e ainda terá um ano de acesso grátis à todas as aulas. Quer mais o que dessa vida?

2. Curso Inbound Marketing (Rock University)

Gratuito? Sim.

Nível do curso: Básico (indicado para iniciantes em marketing digital).

A Rock Content é uma das grandes — senão a maior — referências em conteúdo e marketing digital no cenário brasileiro.

Seu crescimento foi estratosférico mesmo para o padrão de uma startup, e ele se baseou na noção de que a alma da comunicação entre empresas e clientes é o conteúdo. Assim, a Rock se especializou na entrega de textos, elaboração de Storytelling para organizações e hoje tem atuação internacional.

Em sua plataforma de cursos, a Rock University, é possível encontrar opções gratuitas e pagas. O curso de Inbound Marketing dura aproximadamente 5 horas, e detalha o funcionamento de uma das mais importantes técnicas para atrair clientes na Internet.

Como o Inbound tem um pressuposto conceitual que envolve o conteúdo como motor das suas máquinas, ele é uma ótima opção para quem está começando no universo do marketing digital.

Segundo a página do próprio curso, o Inbound é “toda estratégia de marketing digital com o objetivo de atrair o interesse das pessoas […] por meio de conteúdo relevante, que gere valor para ele, no momento certo”.

Então, o seu primeiro passo rumo ao aprendizado da psicologia de um potencial consumidor é entender a estrutura por trás do Inbound Marketing. E sabe o que mais? Ele é grátis.

3. Curso Marketing de Conteúdo (Rock University)

Gratuito? Sim.

Nível do curso: Básico (indicado para iniciantes em marketing digital).

Mais um curso gratuito e, dessa vez, orientado àquilo que a Rock faz de melhor: o conteúdo. Então, você vai aprender como e em que tom falar com as pessoas no seu blog, canal do YouTube e nas suas redes sociais.

Mais que isso, vai entender como os copywriters colocam os pingos nos is (literalmente em alguns casos, já que algumas aulas abordam ortografia e gramática) para dar sentido à experiência de atração, reconhecimento de marca e compra.

As videoaulas desse curso foram organizadas em torno daquilo que a Rock Content chama de “os pilares do Marketing de Conteúdo” e o professor do curso é o cofundador da empresa, Vitor Peçanha.

O conteúdo é um pouco menor que o do Inbound, somando aproximadamente 4 horas. É um misto de teoria, opiniões de especialistas e cases reais. Ao final, assim como acontece com qualquer curso da Rock, você realiza o teste final e, se aprovado, ganha um certificado.

Vamos recomendar apenas esses dois cursos dessa empresa nesta lista, mas é bom que você saiba que uma série de cursos gratuitos e pagos podem ser encontrados por lá:

  • Produção de Conteúdo para Web;
  • Outbound Marketing & Sales;
  • Customer Success;
  • Searching Engine Optimization (SEO);
  • Blogs Corporativos;
  • Mídias Sociais;
  • Inside Sales;
  • E-mail Marketing e;
  • Branding & Buzz.

4. Curso Marketing Digital para Empreendedores (Endeavor)

Gratuito? Sim.

Nível do curso: Básico (indicado para iniciantes em marketing digital).

Mais uma opção gratuita. Esse curso é voltado para empreendedores que querem aplicar o marketing digital em suas empresas ou, pelo menos, compreender o funcionamento das estratégias online para observar de perto a evolução de suas equipes.

É um pouco mais curto que as outras opções desta lista, mas o sacrifício de tempo se faz em nome da concisão: com duração de 2 horas, tem como professor o mesmo Vitor Peçanha, agora com uma abordagem diferente.

Como o nome diz, é voltado para o gestor da empresa. Isso significa um conteúdo mais adaptado à realidade de quem está no comando, e deve conciliar a supervisão do marketing com financeiro, propostas comerciais, gestão do time de vendas e por aí vai.

A Endeavor vem se tornando referência em temas relacionados ao empreendedorismo e todos os anos ela promove debates, eventos e aulas online. Eles sabem tudo de aceleração de negócios, políticas públicas para o crescimento das empresas e outras questões institucionais.

5. Curso Como criar um blog do zero (Viver de Blog)

Gratuito? Sim.

Nível do curso: Básico (indicado para iniciantes em marketing digital e criação de blogs).

Você já tentou fazer um blog em WordPress? Se tentou, sabe que não é a coisa mais simples do mundo, embora seja completamente possível se dedicar a essa tarefa sem ser programador.

O curso Blog do Zero é para aqueles que estão cansados de dar murros em ponta de faca com seus códigos HTML, plugins e outras opções de customização no ambiente do chamado “WP”, mas as aulas não se resumem a dicas técnicas.

Elaborado por Henrique Carvalho, uma das maiores referências no ramo de marketing de conteúdo em caráter nacional, o curso tem o objetivo de acompanhar o profissional iniciante na criação do seu blog, levando em conta que desafios de marketing digital ele se propõe resolver.

Ao longo de apenas sete aulas, o aluno aprende conceitos básicos como a escolha do nicho e nome, definição de público, servidor e hospedagem, além de detalhes como backups do WordPress, registro de domínio e técnicas de SEO.

Ah, e ainda tem aquelas coisas que tiram o sono de quem vai fazer o site sozinho: escolha de template, layouts, formulários, calls-to-action etc.

6. Curso de Facebook Ads (Facebook)

Gratuito? Sim.

Nível do curso: Intermediário (indicado para pessoas que possuem um conhecimento mínimo de marketing digital e Inglês).

Se trata de um guia completo do próprio Facebook que aborda todos os passos para que você aprenda como realizar um anúncio de sucesso.

Além do curso de Facebook Ads, a rede social de Mark Zuckerberg oferece mais de 90 cursos gratuitos para quem quer aplicar o marketing no Facebook.

Eles são voltados para o social media que trabalha para empresas de qualquer segmento ou tamanho. São muitas as opções, com aulas bastante específicas para cada objetivo de negócio, mas, infelizmente, ainda em inglês.

O Facebook Blueprint tem uma proposta interessante: ser uma espécie de escola do Face para empresas. No entanto, ela deixa a desejar em alguns aspectos, o que faz com que a gente não ache que ela é a melhor opção para iniciantes.

O primeiro é que muitos cursos não têm legenda em português, o que certamente afasta boa parte do público. Outro problema é que muitos conteúdos são genéricos, oferecendo aspectos que são largamente discutidos em outros sites na Internet.

No entanto, há diversas vantagens de acompanhar o conteúdo do Blueprint. Ele é uma espécie de marco zero do conhecimento sobre as redes sociais de Zuckerberg, e sempre que o conteúdo online sobre esse tema parecer confuso, é lá que você vai encontrar a informação mais fidedigna.

7. Curso Primer (Google)

Gratuito? Sim.

Nível do curso: Básico (indicado para iniciantes em marketing digital).

O Primer tem uma proposta um pouco diferente dos outros cursos desta lista. Ele funciona apenas em smartphones e tablets, e está disponível para Android e iOS.

De uma forma cômoda, os alunos têm acesso a dicas rápidas sobre estratégias de marketing digital oferecidas pela Google.

Todos os cursos são certificados. Alguns exemplos de especializações são em Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Analytics, Redes Sociais, Mobile Marketing, Experiência do Usuário, Sites e Engajamento.

Na nossa opinião, esses cursos são ideais para quando você está com uma dúvida prática no meio de um job e quer informações organizadas sobre aquele tópico. Então, basta pegar o smartphone e fazer a busca.

Uma leitura rápida e simples, bem ao estilo verbete de dicionário.

8. Curso Skill Shop (Google)

Gratuito? Sim.

Nível do curso: Intermediário/Avançado (indicado para pessoas que possuem um conhecimento mínimo de marketing digital).

O Google também oferece uma série de aulas para aqueles que pretendem investir na maior plataforma de mídia paga online do mundo. Provavelmente, você conheceu o Google Skill Shop pelo seu nome antigo: Google Academy For Ads.

De um tempo para cá, a gigante do Vale do Silício dividiu as lições, deixando todas as certificações no Skill Shop e abrindo espaço no Academy For Ads apenas para aulas com profissionais de renome mundial.

Nesse curso, são apresentados desde conceitos básicos da publicidade digital até técnicas avançadas de links patrocinados. Há cursos em português e inglês, e é desejável que você tenha pelo menos algum conhecimento de marketing antes de começar.

O fato de não recomendarmos essas lições para iniciantes não é uma desvantagem do curso. O que acontece é que ele começa do básico, mas se aprofunda bastante em cada tópico, o que pode não ser a melhor opção se você está começando.

9. Curso Inbound Marketing (HubSpot)

Gratuito? Sim.

Nível do curso: Básico (indicado para iniciantes em marketing digital).

Há alguns motivos para considerarmos esse um dos mais completos e melhores cursos desta lista. O primeiro é que a Hubspot é uma das maiores autoridades no cenário de marketing digital global.

O segundo pouca gente sabe: foi essa empresa que criou o conceito de Inbound Marketing, encarregando-se de divulgá-lo pelo mundo. Sério, esse vai ser talvez o melhor curso de marketing digital online que você vai encontrar.

Com a expertise de profissionais que adaptaram ensinamentos de especialistas consagrados como Philip Kotler a uma perspectiva mais atual, a Hubspot tem um corpo didático completo. São muitas videoaulas em inglês (com legenda em português).

Foi o Inbound que popularizou a noção de funil de marketing e vendas, assim como a ideia de que, na Internet, o conteúdo aproxima as pessoas da empresa de uma forma não comercial. Dá para imaginar o caráter disruptivo do que essa empresa criou?

Vale lembrar que há, na plataforma da Hubspot Academy, uma grande diversidade de outros cursos que exigem investimento financeiro.

10. Curso de Introdução ao Inbound Marketing (RD University)

Gratuito? Sim.

Nível do curso: Básico (indicado para iniciantes em marketing digital).

Visando preparar pessoas de todos os segmentos e nichos para o ambiente de marketing digital, a RD University oferece cursos em diversas áreas.

Um deles é gratuito: o curso de Introdução ao Inbound Marketing, que conduz os aspirantes a profissionais de marketing pelas etapas iniciais dessa atmosfera.

O curso é ministrado por um dos cofundadores da RD e responsável pela criação da área de Marketing dentro da empresa, André Siqueira.

Nele você aprenderá sobre metodologia de Inbound Marketing, etapas do funil de marketing e ainda terá conselhos sobre estratégias aplicadas a cada uma das etapas do funil.

Ao final do treinamento você participará de uma prova online e, caso atinja a pontuação mínima do curso, receberá o certificado de conclusão.

11. Curso de SEO (Mestre Academy)

Gratuito? Não.

Nível do curso: Básico/Intermediário (indicado para iniciantes em marketing digital).

Você aprenderá a utilizar estratégias de SEO para aumentar visitas orgânicas e conversões no seu site.

Os módulos do curso variam bastante, no geral você verá como enxergar oportunidades online, como fazer com que o Google compreenda bem o seu site, como avaliar os seus resultados e obter Insights para melhorias, entre outros.

A Mestre Academy é a plataforma de cursos da Agência Mestre, principal fornecedora de serviços de otimização para mecanismos de buscas no Brasil.

Além do curso de , a plataforma possiu vários outros treinamentos são voltados para SEO (cada um deles para segmentos específicos) e Google Analytics com foco na conversão. Apesar de serem pagos, nós garantimos que valem cada centavo!

E você ainda vai conhecer Fábio Ricotta, CEO da Agência e figura conhecida pelos profissionais de marketing digital no Brasil. Afinal, a história dos líderes e das empresas sempre se cruzam, e vale muito a pena conhecê-las.

12. Curso Essencial de Marketing Digital (Nova Escola de Marketing)

Gratuito? Não.

Nível do curso: Básico/Intermediário (indicado para iniciantes em marketing digital).

Ministrados por Maurício Zane e Rafael Rez, o curso Essencial de Marketing Digital possui diferentes níveis de conhecimento e é indicado para os profissionais que estão começando e desejam atrair mais clientes através da Internet.

Ao todo são mais de 100 aulas disponíveis, 4 aulas novas todo mês e você ainda terá acesso ao grupo de alunos, suporte às dúvidas na plataforma e encontro online e ao vivo mensal com os professores.

Algumas das opções de aprendizado são: Produção de Conteúdo, Checklist de SEO, Passo a Passo para um Plano de Marketing e Marketing Hacks.

Existem tópicos específicos sobre Marketing Local para os pequenos empreendedores com negócios locais, uma estratégias muito valiosa que ainda é pouco explorada por educadores e agências.

13. Curso de Fundamentos de Marketing Digital (Goobec)

Gratuito? Não.

Nível do curso: Básico/Intermediário (indicado para pessoas que possuem um conhecimento mínimo de marketing digital e redes sociais).

Neste curso você aprenderá como é importante ter presença digital usando as ferramentos do Google e
as redes sociais. Ah!

Com foco nas principais ferramentas das plataformas mais importantes da web, Google e Facebook, a Goobec foca na praticidade para ensinar.

Parceira oficial do Google, disponibiliza cursos para iniciantes ou especialistas, indo a fundo nas funcionalidades de ferramentas como Google Ads, Google Analytics, Facebook e Instagram.

Além disso, oferece outras aulas em ramos mais genéricos, mas que incluem apenas conceitos básicos em suas explanações.

14. Curso Social Media Quickstarter (Constant Contact)

Gratuito? Sim.

Nível do curso: Básico (indicado para iniciantes em marketing digital).

Se você manja dos paranauês em inglês, esse pode ser o curso que estava esperando. Nele, você aprende sobre as principais redes sociais e táticas de marketing específicas para cada uma.

Isso inclui Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest, YouTube e SnapChat. Para profissionais de mídias sociais é o próprio paraíso.

Além dos cursos, o site da Constant Contact está organizado por temas. Você escolhe o tópico sobre o qual deseja estudar e tem acesso a uma sequência de blog posts em ordem didática.

Assim, por exemplo, os tópicos relacionados ao Insta são:

  • uma Introdução ao Instagram;
  • começando no Instagram;
  • segredos para um Instagram de Sucesso;
  • como aumentar o seu engajamento do Instagram etc.

Na seção Marketing Advice (Dicas de Marketing), há matérias completas com estudos de mercado por tópicos. A Constant Contact também promove eventos com certa frequência.

Se você gosta de aliar guias de estudos com autodidatismo, vai tirar bom proveito de uma viagem por essa simples, porém efetiva, plataforma de aprendizado.

Pronto! Com esse apanhado dos melhores cursos de marketing digital online, você tem material de estudos para um bom tempo. Ou seja, está preparado para pisar no acelerador e fazer a sua carreira decolar por meio do conhecimento e sua aplicação.

Lembre-se que o marketing digital é uma área muito estratégica, e sobressai-se quem consegue reunir o conhecimento macro com ações cotidianas focadas no objetivo do negócio.

Já que estamos falando de conhecimento, fique ligado no nosso blog e acompanhe mais conteúdos de grande relevância para sua formação profissional!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!

Posts relacionados