#SMWSP: Do real time marketing à comunicação estratégica de contexto

blog_dani

Na última palestra de nossa trilha no Social Media Week 2016, Dani Rodrigues, que é Estrategista de Comunicação Digital e Pesquisadora da USP, envolveu o público com o tema “Do real time marketing à comunicação estratégica de contexto”.

O real time marketing nada mais é do que executar ações estratégicas aproveitando situações esporádicas para atingir algum resultado de marketing. E para que isso funcione, é preciso contar histórias.

Há 3 questões a serem compreendidas antes de iniciar uma ação real time:

1) A cultura da conexão – todos estão conectados a todo momento;
2) O consumidor quem manda – as pessoas assumem o controle das experiências e obtêm o que precisam;
3) Micro-momentos – é necessário ser útil e não invadir, mas sim participar da jornada do consumidor.

A palestrante também destaca que o consumidor é protagonista. “O grande desafio das marcas é entender esse jogo pautado pelos consumidores e criar histórias que se conectem aos públicos de modo estratégico”.

Depois de compreender o cenário do real time marketing, o plano de ação deve saber qual é o problema, a mensagem e a estratégia a ser adotada. Uma dica para a mensagem é permitir que as pessoas gerem conteúdo com base no seu conteúdo: comece um diálogo e deixe as pessoas seguirem com ele.

Definir o apelo de comunicação também é essencial. Afinal, o que você quer com a mensagem? Instigar? Trazer perspectivas? Quebrar padrões? Ser útil? As possibilidades são diversas, cabe apenas à essência do seu negócio dizer qual será o apelo.

E sabe o que a sua marca ganha com isso? As principais vantagens da aplicação correta do real time marketing são a criação de proximidade, o aprimoramento no relacionamento e a construção de ligações com interesses dos consumidores.

E esse foi o conteúdo da última palestra que a mLabs trouxe até você! Gostou das dicas da Dani? Deixe aqui nos comentários como funciona na sua agência ou empresa. Ah, lembre-se que também estamos no Instagram. Siga @socialmLabs