Outbound marketing: saiba como as redes sociais podem ajudar

outbound marketing e redes sociais

Volta e meia vemos afirmações apocalípticas do tipo: o “outbound marketing, ou marketing tradicional, está morto” e, no dia seguinte, “o inbound marketing vai morrer”.

O mesmo acontece quando se fala em e-mail marketing, marketing de conteúdo e tantos outros braços do marketing.

Mas, o que temos visto entre as empresas que estão no topo da cadeia é todas essas estratégias se tocando em diversos momentos.

É claro que, dependendo do nicho, o inbound faz muito mais sentido e merece uma parcela maior dos esforços, mas isso não quer dizer que as empresas não possam se beneficiar de ações outbound.

Aqui na mLabs mesmo, já fizemos ações de outbound com ótimo retorno! Stands em feiras e plantão de vendas via telefone (sim! para prospects muito bem segmentados, claro!) são apenas algumas das nossas iniciativas outbound.

E, nem por isso, deixamos de lado nossa estratégia digital. Enquanto a gente ligava daqui, o blog e nossos Ads iam a todo vapor, o Facebook também!

O fato é que com o avanço da tecnologia, a barreira entre o inbound marketing e o outbound marketing na jornada de compra do cliente está só diminuindo.

Para uma empresa conseguir se manter no mercado de forma competitiva, ela precisa encarar as novidades e tendências como verdadeiros aliados nas estratégias de marketing. E colocá-los para dançar juntos a mesma música!

E como as redes sociais fazem parte de tudo isso? Por terem um papel importante na decisão dos consumidores, elas podem contribuir diretamente para estratégias on e offline! Isso mesmo: dá pra usar as redes sociais também em sua estratégia de Outbound!

Neste post a gente te conta como!

Afinal, o que é outbound marketing?

Se você leu a introdução inteira sem saber o que é outbound marketing, só podemos te agradecer pela paciência. E, antes de continuar, te explicar o que significa o termo.

O outbound marketing – chamado por muitos de marketing tradicional – remete à conquista de potenciais clientes por intermédio de meios tradicionais, como anúncios de TV, rádio, propagandas de revista, outdoors, entre outras mídias. Isso sempre de forma interruptiva, ou seja, sem que o cliente em potencial tem buscado ativamente pela empresa.

Justamente pelo aspecto passivo e interruptivo do formato (como uma propaganda no meio do filme), ele recebe tantas críticas.

E, embora pareça que tudo que é aplicado ao marketing, hoje em dia, tenha uma cara de inbound, não se engane, viu? O engajamento da marca por meio do outbound ainda é uma opção.

Se for bem ajustada, essa estratégia pode engajar o público, aumentar a visibilidade de uma marca e, claro, converter novos clientes!

No entanto, tudo vai depender de como a empresa pretende realçar a sua presença e tornar-se referência no mercado que atua.

Inbound e Outbound Marketing: quais as principais diferenças?

Enquanto no outbound markeing a empresa tem a missão de correr atrás dos clientes, o inbound tem um conceito um pouco diferente, sendo que a intenção é atrair os prováveis consumidores para que eles procurem a empresa quando estiverem prontos para se tornar clientes.

Nesse conceito de marketing de atração há uma dedicação maior ao conteúdo apresentado,  que visa entregar valor para as pessoas que realmente importam ao negócio.

A maneira com que o consumidor será impactado é que determina a efetividade de uma estratégia ou de outra. Enquanto uma tem o objetivo e uma comunicação direta, o outro lado da moeda conta com um jeito indireto de chegar aos clientes.

No inbound é possível identificar, através do acompanhamento e análise das métricas, quais são os resultados mais relevantes e, a partir desses dados, extrair insights para otimizar a estratégia, criar campanhas, alinhar o planejamento financeiro e etc.

Outra diferença que podemos notar entre os dois métodos é o custo. O Outbound, dependendo dos canais escolhidos, pode sair muito caro para a empresa. Se você duvida, faça um orçamento de 30 segundos de uma campanha na TV aberta!

Como as redes sociais podem ajudar o outbound marketing?

É inegável que a relação entre empresa e cliente alcançou um outro patamar com a presença das inúmeras redes sociais que temos atualmente.

Porém, cada rede tem suas particularidades e, por isso, é preciso ter uma estratégia única para chamar a atenção das pessoas.

*Veja neste e-book gratuito como atuar em cada rede social!

Então, seja qual for a rede que você venha a usar, vale se lembrar que é fundamental saber como são os perfis que frequentam cada uma delas e como aplicar sua estratégia em cada canal.

Tendo isso claro, você poderá começar a usá-las também em suas ações outbound. Veja agora, como as redes sociais podem ajudar nisso.

Divulgação de eventos e feiras

Uma das grandes oportunidades de gerar novas leads para as empresas é a participação do público em eventos, como palestras, seminários, feiras estudantis, feiras voltadas para os empreendedores e outras ocasiões.

Mas, para ter uma boa adesão, o público precisa saber que a marca estará presente. E é aqui que entram as redes sociais.

Seu uso facilita o processo de divulgação desses eventos! É possível criar uma página de evento no Facebook com a programação, convidados, além, é claro, da interação que surge entre as pessoas antes mesmo do dia marcado.

No LinkedIn é possível criar grupos direcionados para a apresentar feiras, conferências e eventos variados que contam com a credibilidade do perfil profissional dessa rede. Assim como no Facebook, os grupos podem ser abertos ou fechados, com publicações livres ou moderadas pelos administradores.

Descontos exclusivos

Várias empresas já usam essa tática para atrair novos clientes e também fidelizar os atuais.

Você pode, por exemplo, trocar descontos em um estabelecimento por um check-in no Facebook ou, até mesmo, pedir para o público postar uma foto do produto no Instagram  em troca de vantagens.

Isso estimula as pessoas que frequentam seu estabelecimento ou consomem seus produtos a compartilharem suas experiências, contribuindo para a divulgação da sua marca e, o melhor, gerando provas sociais (indicações explícitas nas redes) para o seu negócio.

Sorteios de produtos ou serviços

Sabe quando uma empresa divulga um produto ou serviço e pede para que cada seguidor marque de um a três amigos nos comentários? Depois disso um sistema de sorteio escolhe os ganhadores? Essa é uma forma super efetiva de usar as redes sociais para ganhar visibilidade e, em seguida, trazer o cliente para a loja!

No Twitter também é possível fazer sorteios de brindes, vale-compras, entre outras opções, usando tweets simples para divulgar e redirecionar os seguidores para o seu site ou uma página específica para a realização do sorteio.

A única preocupação que a empresa precisa ter é com relação às leis de sorteios, a maior parte deles precisa de autorização da Caixa Econômica Federal, além disso é preciso ficar atento às políticas internas de cada rede social.

Cuidado também para não inserir o pedido de “marcar amigos”, “curtir” ou “comentar” no texto do post. O Facebook está penalizando essa prática, então, o ideal é usar formatos como vídeos para isso.

Divulgação de produtos

Provavelmente, no YouTube você já deve ter visto algum canal em que determinado momento do vídeo, o(a) youtuber começa a divulgar alguma empresa parceira e descrever as vantagens em adquirir aquele produto específico.

A união entre empresas e canais influentes nas redes sociais é uma forma de mostrar a sua empresa para um público fiel àqueles youtubers (ou instagramers), fazendo com que eles tenham o interesse de conhecer as suas soluções por conta de quem divulgou.

Por fim, o que é claro na hora de traçar os planos para outbound marketing é compreender quais são os objetivos que a empresa deseja atingir e as metas designadas para os times de vendas. Com essa conversa entre setores a empresa só tem a ganhar.

Você curtiu as informações do post? Então continue a visita em nosso blog, leia agora mesmo sobre “dicas para ter engajamento nas redes sociais” e fique fera no assunto!

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