Pesquisar

Dicas de como preparar seu site ou loja virtual para a Black Friday

Dicas de como preparar seu site ou loja virtual para a Black Friday
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

Em uma das datas mais badaladas do ano para as vendas, estar com sua loja virtual ou site preparados para receber um grande número de visitas é importantíssimo.  

Os cuidados podem te ajudar a não perder vendas e evitar problemas desnecessários durante a campanha. 

Para isso, existem algumas dicas e ações que você pode programar! Quer saber quais são? Separamos algumas delas neste artigo para você.  

1 – Prepare a infraestrutura do seu site ou e-commerce 

A infraestrutura do seu site ou loja virtual precisa estar adequada e preparada para o dia.  

Para isso, deixe informado ao seu hosting (empresa que oferece a sua hospedagem) a quantidade de tráfego estimado e qual será sua necessidade de servidor para o dia. 

Tenha também à disposição um monitoramento dos recursos do servidor que é essencial para que você preveja excessos de recursos. 

Outro ponto importante é a validação do seu domínio. Caso seu domínio expire no meio da campanha de Black Friday, seu site pode ficar fora do ar, por isso, você não deve se esquecer de fazer essa verificação com antecedência. 

2 – Tenha certeza de que seu site é um ambiente seguro 

A segurança do ambiente também é muito importante, tanto para esse dia quanto qualquer outro. Imagina sua loja virtual sendo invadida no meio de uma Black Friday? Melhor nem pensar. 

Por isso, é importante que seu site tenha uma CDN para entregar o conteúdo mais rápido, além de evitar ataques. Fique atento ao backup, caso o pior aconteça, faça a restauração o mais rápido possível. 

Passe credibilidade e confiança aos seus clientes. Para isso, tenha instalado e configurado o Certificado SSL em todas as páginas e informe os selos de segurança no rodapé, junto ao selo do Procon e o CNPJ da empresa. 

3 – Faça um planejamento para seu estoque de produtos 

Um bom planejamento pode ser o divisor entre o sucesso e o fracasso desse dia. 

Então preparar estoque, fornecedores, descontos e traçar uma expectativa de vendas, é essencial neste momento.  

E nada de Black Fraude, dê descontos reais que causem efeito ao consumidor. É imprescindível, mais do que nunca, que sua marca demonstre transparência e honestidade. 

Não esqueça de priorizar entregas rápidas, pois é um fator decisório para a satisfação dos clientes e muitos deles podem estar fazendo a primeira compra virtual, ou seja, sua marca ganhará muitos pontos se os surpreenderem positivamente nesse momento. 

4 – Ofereça canais e atendimento de qualidade 

Ofereça atendimento em tempo real, pois atualmente a jornada de compra dos consumidores é muito rápida, se você demorar muito para dar um retorno, é bem provável que perca muitas vendas. 

Tenha também um atendimento humanizado e sincero. Caso algum erro aconteça, não hesite em informar ao cliente e se disponibilizar com suporte e resolução o mais rápido possível. 

Faça com que seu time de atendimento conheça a fundo seus produtos, pois um atendente sem preparo causa insegurança ao consumidor e pode simplesmente fazer com que ele não realize a compra. 

Um treinamento com sua equipe, informando todas as condições de descontos, especificidades de cada um do produto, entregas, prazos, formas de pagamento, devoluções, trocas e canais de atendimento, pode ser ótimo para evitar problemas e garantir mais eficiência.  

Não esqueça do pós-venda, de nada adianta você fazer um ótimo atendimento no dia da Black Friday e abandonar o cliente nos atendimentos posteriores. 

Checklist para Black Friday 2022 

  • Planeje e prepare os produtos em oferta; 
  • Tenha Hospedagem de Sites otimizada para a Black Friday; 
  • Verifique a disponibilidade do seu domínio; 
  • Tenha ativada uma CDN; 
  • Tenha ativado o Certificado SSL; 
  • Mantenha visíveis os selos de segurança e confiança; 
  • Garanta margem de lucro com os fornecedores; 
  • Ofereça descontos por categoria; 
  • Invista em Google Ads e Facebook Ads
  • Ofereça treinamento e alinhamento entre seus times; 
  • Ofereça o máximo de possibilidades na forma de pagamento; 
  • Invista em uma página inicial do seu site customizada. 

Se você chegou até aqui, entendeu quais são as principais dicas para preparar seu site ou loja virtual para a Black Friday 2022! Mas, certamente viu que não é algo tão simples, certo? Então, comece o quanto antes! 

Se precisar de uma ajudinha nesse processo, conte com a SECTNET! Faça uma demonstração gratuita e prepare-se para a Black Friday 

*Este post foi escrito pelo time SECTNET 

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis