7 dicas de como se preparar para a Black Friday

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Já teve problemas com a Black Friday? Ouvimos muitas reclamações de donos de lojas virtuais não venderem por não estarem preparados para o grande dia.

Para vender na Black Friday é preciso planejamento, estratégia e, claro, estrutura. 

Como está o seu planejamento? Seu estoque? Suas ações de Marketing? Sua Hospedagem de Sites, está preparada?

Preparei esse conteúdo e reuni algumas dicas para você, que tem a missão de vender nesta data! Veja como se preparar para a Black Friday 2018.

Black Friday 2018

A Black Friday é uma data onde são oferecidos descontos e grandes ofertas. O termo conhecido também como “Sexa-feira Negra” foi criado nos Estados Unidos e vem sendo utilizado no mundo inteiro.

O Brasil adotou a data em 2010 com poucos varejistas incluídos. Segundo o Buscapé, em 2016 o faturamento da Black Friday foi de R$ 1.9 bilhões, somando 1.95 milhões de consumidores.

A Black Friday de 2018 acontecerá no dia 23 de novembro. Outra notícia é sobre a data, a partir de 2018 a Black Friday tem o risco de mudar de data.

Marketing

Faça um planejamento de Marketing para a data.

Como atrair esse público? Que tipo de conteúdo criar? Quais canais usar para isso?

Tenha um cronograma de postagens, envio de e-mails e ofertas. Invista em anúncios pagos e prepare seus canais próprios (site, e-commerce e blog) para a a melhor performance nos resultados de busca.

Nas redes sociais não esqueça das hashtags como #blackfriday #blackfridaybrasil #descontos #preçobaixo. Use e abuse dos gatilhos mentais.

Imagens e CTAs no site são essenciais. Você também pode investir em uma Landing Page especial para a data. Já no Youtube faça transmissão ao vivo informando os melhores preços.

Ofereça suporte e atendimento ao máximo de canais que o seu negócio permitir, WhatsApp, redes sociais, grupos do Facebook, fóruns…

Procure obter o máximo de informações dos usuários, como nome e e-mail, assim você pode criar suas listas segmentadas e trabalhar com promoções dicas de como se preparar para a Black Friday posteriormente.

Neste post, fizemos um apanhado das melhores – e mais inovadoras – estratégias de marketing para Black Friday 2017 nas redes sociais. Leia e tenha ideias incríveis.

Infraestrutura

Além de ter um bom planejamento em Marketing é importante você ter uma infraestrutura adequada e preparada para o dia. Invista forte na Hospedagem de Sites nesse dia.

Deixe informado ao seu hosting a quantidade de tráfego estimado, suas campanhas e qual será sua necessidade de servidor para o dia.

Tenha a disposição um monitoramento dos recursos do servidor. Ela é essencial para prevenir qualquer tipo de problema, como excesso de recursos.

Um ponto importante também é validar seu domínio. Seu site pode ficar fora do ar se seu domínio expirar. Verifique a validade do domínio para que não tenha problemas no dia.

Recomendo que solicite um Upgrade temporário via Ticket para o dia da Black Friday, garantindo estabilidade a sua infraestrutura. Também faça um levantamento de usuários atuais e uma estimativa para a Black Friday.

Segurança

A segurança do ambiente também é muito importante, tanto para esse dia quanto qualquer outro. Imagina sua loja virtual sendo invadida no meio de uma Black Friday? Melhor nem pensar.

É importante que seu site tenha uma CDN para entregar o conteúdo mais rápido, além de evitar ataques. Fique atento ao backup, caso o pior aconteça, faça a restauração o mais rápido possível.

Passe credibilidade e confiança aos seus clientes. Tenha instalado e configurado o Certificado SSL em todas as páginas. Informe os selos de segurança no rodapé das páginas, deixa a disposição também o selo do Procon e o seu CNPJ.

Produtos

Prepare estoque, fornecedores, descontos e trace uma expectativa de vendas. Um bom planejamento pode ser o divisor entre o sucesso e o fracasso desse dia.

Dê descontos reais, que causam efeito ao consumidor. Seja transparente e honesto.

Dobre a atenção do seu estoque. Faça uma análise de quais produtos entrarão em promoção.

Mas também não esqueça das formas de entregas, priorize entregas rápidas. Muitos dos clientes podem está fazendo a primeira compra virtual, e eles precisam ser positivamente surpreendidos nesse momento.

Atendimento

Ofereça atendimento em tempo real, muito importante já que tudo acontece em um dia.

Tenha um atendimento humanizado e seja sincero. Caso algum erro aconteça, não exite em informar ao cliente.

Faça com que seu time de atendimento conheçam fundo seus produtos. Um atendente sem preparo causa insegurança para o consumidor, até o afasta do site.

Não esqueça também do pós-venda, de nada adianta você fazer um ótimo atendimento no dia da Black Friday  e abandonar o cliente nos atendimentos posteriores. 

Sugiro que faça um treinamento com sua equipe, informando todas as condições de descontos, canais de atendimento, etc.

Checklist para Black Friday 2018

  • Selecione os produtos em oferta;
  • Tenha Hospedagem de Sites otimizada para a Black Friday;
  • Verifique a disponibilidade do seu domínio;
  • Tenha ativada uma CDN;
  • Tenha ativado o Certificado SSL;
  • Mantenha visíveis os selos de segurança e confiança;
  • Garanta margem de lucro com os fornecedores;
  • Ofereça descontos por categoria;
  • Invista em Google Ads e  Facebook Ads;
  • Ofereça treinamento e alinhamento entre seus times;
  • Ofereça o máximo de possibilidades na forma de pagamento;
  • Invista em uma página inicial do seu site customizada.

Se você chegou até aqui, já entendeu como se preparar Black Friday 2018! Mas, certamente viu que não é algo tão simples, certo? Então, comece o quanto antes!

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*Este post foi escrito pelo time SECTNET

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