Post carrossel Instagram: tudo o que você precisa saber sobre o formato!

Post carrossel Instagram header: Na foto, uma pessoa segura o celular e vai escolhendo uma série de imagens para publicar no Instagram.

Você já teve a percepção de que os posts carrossel no Instagram estão cada vez mais na moda?  

Isso não é só uma sensação, é um fato! Pelo menos é o que aponta uma pesquisa da SocialInsider que examinou mais de 22 milhões de postagens na rede social.  

Se liga nesses dados:  

  • em 2017, em torno de 4% dos posts eram em formato carrossel. Em 2020, esse número chega a quase 20%;   
  • a taxa média de engajamento dos carrosséis é de 1,92%, em comparação com 1,74% das imagens e 1,45% dos vídeos.  
  • essa taxa de engajamento passa de 2% quando o carrossel tem 10 imagens;  
  • ao fazer um conteúdo do tipo carrossel mesmo que um seguidor passe e não veja a primeira vez, o Instagram mostrará a mesma postagem uma segunda vez, normalmente com a segunda foto ou vídeo. Por isso, a chance de engajamento aumenta!  

Esses são só alguns dados que mostram que os carrosséis estão fazendo sucesso e trazendo ótimos resultados.  

A seguir, você vai entender melhor como eles funcionam, como criar e patrocinar estes posts e, claro, como começar agora mesmo a incluir estas postagens em seu planejamento de mídia 

O que é post carrossel Instagram?  

O post carrossel no Instagram é aquele que funciona como uma espécie de álbum, no qual é possível inserir até 10 itens no mesmo post, bastando arrastar para o lado pra ver as imagens ou vídeos da sequência.  

Ao colocar imagens você pode organizá-las como preferir, escolher sua ordem e aplicar filtros em todas ou individualmente.   

Além de post carrossel com imagens, é possível fazer apenas com vídeos ou ainda mesclar os dois, imagens e vídeos.  

Esse tipo de formato é ideal para que você exercite sua criatividade e prenda a atenção dos seguidores por mais tempo em seus conteúdos.  

Além disso, permite que você possa inserir muito mais informações, detalhes, pontos de vistas alternativos, etc. Se usado da maneira correta, pode te ajudar a ganhar muitos seguidores.   

Como fazer carrossel no Instagram?  

Para fazer um carrossel no Instagram o procedimento é simples. Se estiver utilizando o aplicativo para smartphones, basta clicar no ícone “+” para criar uma nova postagem.  

Agora, pressione sobre uma imagem ou vídeo da galeria e aparecerá um número no canto superior direito das miniaturas. A partir daí é só selecionar as imagens e vídeos que você deseja adicionar.  

Você também pode selecionar a opção de carrossel ao clicar sobre o ícone de dois quadrados sobrepostos. 

Se você utiliza o Instagram Creator Studio na versão para desktop, também é possível inserir um carrossel.  

Basta fazer o upload das imagens e/ou vídeos em seu computador, selecionando-as todas de uma vez.  

imagem de um banner publicitário com chamada para testar função de relatórios personalizados da mLabs

Como patrocinar o carrossel no Instagram?  

Para patrocinar seu carrossel no Instagram e aparecer para mais pessoas, você pode fazer o mesmo processo padrão para inserir anúncios no Instagram.  

É possível utilizar o Gerenciador de Anúncios para criar campanhas altamente personalizadas e direcionadas ou simplesmente promover um post.   

Para isso, é só ter uma conta comercial, escolher o post a ser patrocinado e clicar no botão “promover”.

Post carrossel Instagram: a imagem é um print da tela do celular do aplicativo do Instagram, nesse print temos no canto superior direito escrito "Ver informações" e no extremo oposto um botão azul com os dizeres "Promover" dentro.

Também é possível acessar a aba “promoções” em seu perfil e iniciar o anúncio por lá.  

Post carrossel Instagram: novamente um print da tela do celular do Instagram. Há três botões: na direita um com "Edital Perfil", no meio um com "Promoções" e na esquerda um com "Informações". Em torno do "Promoções" está uma linha quadrada em vermelho dando destaque ao botão.
Post carrossel Instagram: Um print da tela de promoções do Instagram. A tela é dividida em duas, na direita temos uma prévia do conteúdo que será publicado e na esquerda é possível escolher o destino da publicação entre três opções: “seu perfil”, “seu site” e “suas mensagens diretas”.

Exemplos de posts carrossel no Instagram  

A seguir trouxemos três exemplos de post carrossel no Instagram pra você se inspirar e entender quais tipos de conteúdo você pode criar para engajar seu público.  

Insights  

Você pode aproveitar os slides para trazer vários insights sobre determinado tema. Neste post trouxemos hacks de marketing digital coletados durante o evento Social Media Week.  

Educativo  

Aproveite este espaço para ensinar algo novo para o seu público. Dá pra fazer um tutorial mesclando imagens e vídeos, como neste post.   

imagem de um banner publicitário com chamada para baixar um guia gratuito de templates para as redes sociais da mLabs

Institucional  

Dá pra aproveitar esse espaço e criar uma publicação institucional, contando uma história, explicando mais sobre o seu trabalho, sobre a empresa, etc.  

Hacks para ter resultado com o formato carrossel  

A seguir trouxemos alguns hacks e dicas que podem aumentar bastante o sucesso dos seus posts em carrossel no Instagram. A maioria destes dados vêm da já citada pesquisa desenvolvida pela SocialInsider.  

Faça carrossel com 8 ou mais slides   

A partir de 8 slides o engajamento do post carrossel aumenta significativamente. Quando são 10 itens no post o engajamento passa de 2%, bem mais que o valor médio de posts comuns com imagens únicas, que fica em 1,74%.  

Misture vídeo e imagem no mesmo post  

Carrosséis com imagens têm taxa de engajamento média de 1,80%. Já os vídeos chegam a 1,86%. Agora, quando mistura os dois, parça, o engajamento salta pra 2,33%!  

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

Carrosséis com vídeo geram mais comentários  

Investir em vídeos é a onda do momento! Os posts comuns do tipo carrossel costumam receber, em média, 7,99 comentários. Já os carrosséis que contêm vídeos recebem quase 4 vezes mais: 26,07 comentários!  

Use o termo “arraste” nos seus posts   

Usar o termo “arraste” (ou similares) em postagens aumenta a taxa média de engajamento: passa de 1,83% para 2%. Muita gente, às vezes, passa batido e não percebe que se trata de um post em formato carrossel, por isso esse estímulo é importante para incentivar o usuário a ver mais.  

Agora que você já sabe tuuuudo sobre post carrossel no Instagram, dá uma olhada neste nosso outro post e confira quais são os melhores horários para postar nesta rede social!

Facebook Comments
Quer mais conteúdo como esse? Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Posts relacionados