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    12 livros de marketing que você precisa ter na estante! 

    Marketing Digital
    20 de agosto de 2024
    12 livros de marketing que você precisa ter na estante! 
    Avatar de Raphael Alves

    Por

    Raphael Alves

    Publicado em

    20 de agosto de 2024

    Sumário:

    Listas de melhores livros de marketing são sempre controversas. Títulos que hoje são considerados indispensáveis podem ser superados em pouco tempo. 

    Esta nossa lista, por exemplo, foi atualizada recentemente para incluir novos títulos que refletem as discussões mais atuais do marketing. E, mesmo com essa atualização, sabemos que daqui um ano, ela pode estar desatualizada. 

    Apesar disso, alguns clássicos resistiram ao teste do tempo e continuam sendo referências para quem quer entender as bases do marketing. 

    A nossa lista inclui tanto esses clássicos indispensáveis quanto os títulos mais atuais que tratam de temas do momento. Veja só! 

    1. “A Vaca Roxa: como transformar o seu negócio e se destacar dos concorrentes” — Seth Godin 

    livros-de-marketing-1: capa livro

    Fonte: Grupo Editorial Record 

    Lançado pela primeira vez em 2006, “A Vaca Roxa” (título original: “Purple Cow”) é um livro escrito por Seth Godin, um dos nomes mais influentes no campo do marketing e da inovação, que propõe um pressuposto atemporal no marketing: para chamar a atenção e conquistar a lealdade dos consumidores, é preciso ser verdadeiramente inovador. 

    A metáfora da vaca roxa ilustra que, em meio à monotonia de produtos e campanhas convencionais, o que realmente se destaca é aquilo que é único e inesperado. O livro ensina como criar produtos e estratégias de marketing que capturem o interesse do público. 

    Onde comprar? 

    Para quem deseja adquirir “A Vaca Roxa”, o livro está disponível na Amazon e também no site do Grupo Editorial Record, que é a editora responsável pela publicação em português. 

    2. “UNBOUND MARKETING: como construir uma estratégia exponencial usando o marketing em ambiente digital” — Rafael Kiso 

    livros-de-marketing-2: capa livro

    Fonte: DVS Editora 

    Em “Unbound Marketing”,o fundador e CMO da mLabs –a plataforma líder de gestão de mídias sociais no Brasil– compartilha sua vasta experiência de mais de 23 anos no mercado digital. Rafael Kiso apresenta uma metodologia revolucionária que une as principais estratégias de marketing digital em um framework integrado.  

    Você vai encontrar trata de Inbound, Outbound, Marketing de Referência, Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, Marketing de Influência e Marketing de Experiência, com insights para enfrentar os desafios do marketing no cenário atual. 

    O livro fornece cinco passos essenciais para implementar uma estratégia verdadeiramente centrada no cliente, mostrando como transformar clientes em promotores entusiásticos de sua marca com a ajuda das mídias sociais. 

    Onde comprar? 

    Você pode adquirir “Unbound Marketing” na Amazon e no site da DVS Editora. 

    3. “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade” — Iwan Setiawan, Hermawan Kartajaya e Philip Kotler 

    livros-de-marketing-3: capa livro

    Fonte: ‎ Editora Sextante 

    Em “Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade”, Philip Kotler, renomado professor, PhD em Economia e considerado o pai do marketing moderno, explica a tese por trás do marketing 5.0: o poder da tecnologia a favor da qualidade de vida e do bem-estar da humanidade. 

    Com a colaboração de Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya , Kotler desenvolve uma análise das transformações sociais e tecnológicas que marcaram a última década.  

    O livro explica como integrar a evolução digital às mudanças no comportamento dos consumidores, a partir de temas como o futuro da experiência do cliente, o uso da inteligência artificial para automação de marketing e o ativismo corporativo. 

    Onde comprar? 

    O livro “Marketing 5.0” está disponível na Amazon e no site da Editora Sextante. 

    4. “Marketing 6.0: The Future Is Immersive” — Iwan Setiawan, Hermawan Kartajaya e Philip Kotler 

    livros-de-marketing-4: capa livro

    Fonte: Amazon 

    Enquanto o Marketing 5.0 se concentra na personalização em massa e na compreensão das necessidades gerais dos consumidores, o Marketing 6.0 eleva essa personalização para entender e atender às necessidades individuais das pessoas. 

    Lançado em dezembro de 2023, o livro, escrito por Iwan Setiawan, Hermawan Kartajaya e Philip Kotler, desenvolve uma visão sobre como as tecnologias atuais estão transformando a experiência do cliente. 

    Kotler explica os novos blocos de construção do meta marketing e como usar metaversos e realidade estendida. O livro ainda aborda a interação com a Geração Z e Geração Alfa, suas tecnologias diárias, e soluções para criar experiências mais imersivas. 

    Onde comprar? 

    O livro “Marketing 6.0” está disponível na sua versão original em inglês na Amazon. Até a publicação da nossa lista de livros sobre marketing, esse título não tem sua versão em português. 

    5. “As armas da persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar” — Robert Cialdini 

    livros-de-marketing-5: capa livro

    Fonte: Editora Sextante 

    Um clássico no campo da psicologia da persuasão! O Dr. Robert Cialdini, renomado especialista em influência, mostra em “As Armas da Persuasão”, publicado em 2012, os motivos pelos quais as pessoas dizem “sim” e como aplicar esses entendimentos. 

    Com trinta e cinco anos de pesquisa e um programa de estudo de três anos sobre o que leva as pessoas a mudar seu comportamento, Cialdini desenvolve neste livro os seis princípios universais da persuasão, como utilizá-los para se tornar um persuasor e também como se proteger contra técnicas de persuasão.  

    Onde comprar? 

    O livro “As Armas da Persuasão” em português está disponível para comprar na Amazon e no site da Editora Sextante. 

    6. “Marketing de permissão” — Seth Godin 

    livros-de-marketing-6: capa livro

    Se você já se perguntou como transformar estranhos em amigos e amigos em clientes leais, “Marketing de Permissão”de Seth Godin, publicado em 1999, é a resposta. 

    No best-seller visionário que popularizou o conceito de marketing baseado em permissão, Godin explica como as empresas podem se conectar com os consumidores que optam, por livre e espontânea vontade, em receber ofertas e anúncios. 

    Segundo Godin, “o Marketing de Permissão é o privilégio (não o direito) de entregar mensagens antecipadas, pessoais e relevantes para as pessoas que realmente querem recebê-las“.  

    Ele argumenta que os consumidores devem ter o controle sobre como são abordados pelas marcas. Quando os consumidores concordam em receber comunicações de marketing, os profissionais têm a oportunidade de compreender melhor seus interesses e oferecer mensagens que atendam às suas necessidades. 

    Onde comprar? 

    Que tal dar uma olhada e começar a aplicar essas estratégias? O livro “Marketing de permissão” em português está disponível para comprar na Amazon e no site da H1 Editora. 

    7. “Confissões de um publicitário” — David Ogilvy 

    livros-de-marketing-7: capa livro

    Fonte: Grupo Editorial Record 

    Se você já ouviu falar do mestre da publicidade David Ogilvy, “Confissões de um Publicitário” é um livro que você não pode deixar de conhecer.  

    Publicado em 1963, apenas quatorze anos após Ogilvy fundar sua agência de publicidade de sucesso, este livro rapidamente se tornou um best-seller internacional. 

    Mas não se engane achando que se trata de uma biografia tradicional. Confissões usa a vida e carreira de Ogilvy como pano de fundo para compartilhar valiosas lições sobre liderança, aquisição e gerenciamento de clientes, redação e, claro, publicidade.  

    O que você encontra são os segredos e estratégias que ajudaram Ogilvy a alcançar o sucesso no competitivo mundo da publicidade. Apesar de ter sido publicado há mais de 60 anos, o livro é repleto de princípios que continuam a ser relevantes. 

    Onde comprar? 

    O livro “Confissões de um Publicitário” em português está disponível para comprar na Amazon e no site do Grupo Editorial Record. 

    8. “Storybrand: Crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca” — Donald Miller 

    livros-de-marketing-8: capa livro

    Fonte: Alta Books 

    Se você está no mercado de marketing, sabe que a verdadeira dificuldade está em capturar a atenção dos clientes e, mais importante, em falar de um jeito que eles realmente queiram ouvir.  

    É disso que trata o livro “StoryBrand: Crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca” de Donald Miller, lançado em 2017. 

    A grande sacada da obra é entender que seus clientes não estão interessados na sua história, mas na deles. Em vez de colocar sua marca no centro do palco, você deve posicionar o cliente como o herói da história. 

    Isso significa que, ao invés de falar sobre o que sua empresa faz, você deve focar em como sua empresa pode contribuir com a jornada do cliente, ajudá-lo a alcançar seus objetivos e resolver seus problemas. 

    Donald Miller apresenta a estrutura StoryBrand, uma abordagem de 7 partes que organiza sua mensagem de marketing de forma clara e envolvente. Essa estrutura se baseia no poder comprovado da narrativa para facilitar a compreensão do seu cliente.  

    O objetivo é garantir que sua mensagem não se perca no meio de um mar de informações e distrações, e que seu público não tenha dificuldade em entender o que você está oferecendo. 

    “StoryBrand” não é apenas uma leitura obrigatória para profissionais de marketing, mas também para qualquer pessoa envolvida na comunicação de uma marca. 

    Onde comprar? 

    “StoryBrand” em português está disponível para comprar na Amazon e no site da editora Alta Books. 

    9. “Isso é Marketing: Para ser Visto é Preciso Aprender a Enxergar” — Seth Godin 

    livros-de-marketing-9: capa livro

    Fonte: Alta Books 

    Fazer marketing hoje em dia é muito mais do que empurrar produtos para o maior número possível de pessoas. Em “Isso é Marketing: Para ser Visto é Preciso Aprender a Enxergar”, lançado em 2018, Seth Godin aborda essa mudança na maneira de fazer marketing.  

    Segundo Godin, o marketing bem-sucedido não se trata apenas de vender, mas de criar valor, instigar mudanças, promover confiança e, principalmente, conectar-se com as pessoas com histórias. 

    Esse livro não é um manual técnico ou uma pesquisa acadêmica sobre o marketing tradicional. Na verdade, “Isso é Marketing” é uma coleção de reflexões e insights práticos sobre temas que Godin domina. 

    Como um bom contador de histórias, ele usa parábolas e exemplos para comunicar suas ideias, com capítulos curtos que deixam claro o que quer transmitir. 

    A mensagem de Godin é simples: 

    • conheça a si mesmo – entenda quem você é e o que você representa; 
    • conheça seu produto – saiba exatamente o valor que você está oferecendo; 
    • conheça seu cliente – compreenda as necessidades e desejos de quem você quer alcançar. 

    Godin argumenta que o marketing pode e deve ter um propósito real. Ele defende que o marketing não apenas atende às necessidades dos clientes, mas também gera orgulho em quem o faz, por estar promovendo algo que realmente importa. 

    “Isso é Marketing” é mais do que um livro sobre técnicas de venda. É um convite para enxergar o marketing como uma força positiva, capaz de mudar o mundo, uma ideia de cada vez. 

    Onde comprar? 

    Disponível para comprar na Amazon e no site da editora Alta Books em português, esse best-seller é leitura para quem deseja fazer um marketing mais humano. 

    10. “Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores” — Darren Bridger 

    livros-de-marketing-10: capa livro

    Fonte: Grupo Autêntica 

    Entender como o cérebro humano reage a estímulos visuais é a chave para criar designs que atraem e engajam os consumidores.  

    No livro “Neuromarketing: Como a Neurociência Aliada ao Design Pode Aumentar o Engajamento e a Influência Sobre os Consumidores”, Darren Bridger apresenta esse campo onde a neurociência encontra o design.  

    Lançado originalmente em inglês com o título “Neuro Design: Neuromarketing Insights to Boost Engagement and Profitability” em 2017 e traduzido para o português em 2018, o livro revela como nossa percepção visual é moldada por padrões de beleza e influências inconscientes. 

    Bridger, um neurocientista de renome internacional e referência em técnicas de pesquisa psicológica aplicadas ao marketing, apresenta nessa obra como o design pode ser otimizado para melhorar o engajamento e a lucratividade.  

    Estruturado em 12 capítulos, o livro é repleto de ilustrações e exemplos práticos do mundo do neuromarketing, com uma visão de como as técnicas de neurociência podem ser aplicadas para criar uma estética disruptiva. 

    Onde comprar? 

    “Neuromarketing” é um livro disponível para comprar na sua versão em português na Amazon e no site do Grupo Autêntica. 

    11. “Transformando palavras em dinheiro” — Ícaro de Carvalho 

    livros-de-marketing-11: capa livro

    Fonte: Buzz Editora 

    Transformar palavras em dinheiro pode soar como mágica, mas é exatamente isso que Ícaro de Carvalho ensina em seu livro “Transformando Palavras em Dinheiro”, lançado em 2020.  

    Ao longo de 42 lições de copywriting e marketing digital, Ícaro revela os segredos e estratégias que desenvolveu ao longo de sua carreira, atendendo empresas de renome como Avenue Securities e Brasil Paralelo. 

    O que torna esse livro especial é o fato de que Ícaro não se limita a teorizar sobre o assunto. Ao longo das páginas, ele demonstra como aplicou cada uma dessas lições em suas campanhas publicitárias reais. 

    Copywriting, na visão de Ícaro, vai muito além de simplesmente escrever textos persuasivos. Trata-se de produzir interesse genuíno, de conectar-se com o público de forma tão autêntica que as palavras se transformam em ações concretas, em vendas reais 

    Onde comprar? 

    “Transformando Palavras em Dinheiro” está disponível para comprar na Amazon e no site da editora Buzz Editora. 

    12. “Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido” — Sean Ellis e Morgan Brown  

    livros-de-marketing-12: capa livro

    Fonte: Alta Books 

    Ao contrário do que muitos pensam, o sucesso meteórico de algumas das maiores empresas do mundo não aconteceu porque elas criaram produtos incríveis e ficaram esperando que eles se popularizassem. Por trás de cada uma dessas histórias de sucesso, existe uma estratégia chamada Growth Hacking.  

    Essa metodologia, que virou o jogo para startups inovadoras e gigantes como IBM, Walmart e Microsoft, é o tema central do livro “Hacking Growth: A Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento Mais Rápido”, escrito por Sean Ellis e Morgan Brown e lançado em 2017. 

    No livro, Ellis e Brown desvendam os segredos por trás do crescimento acelerado dessas empresas. Eles mostram que o Growth Hacking vai muito além de técnicas de marketing tradicionais e envolvem uma abordagem que integra dados, experimentação rápida e ajustes constantes para encontrar as estratégias mais eficazes de crescimento. 

    Onde comprar? 

    O livro “Hacking Growth” em português está disponível para comprar na Amazon e no site da editora Alta Books. 

    Gostou das nossas recomendações de livros de marketing? Espero que você encontre neles o mesmo valor e inspiração que muitos profissionais da área já descobriram. 😉  

    Quer saber outros materiais que falam de marketing? Confira o Papo Social Media, o Podcast criado pela mLabs! Acesse aqui os episódios do nosso podcast de marketing e mídias sociais feito para você! 

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