5 melhores práticas para ter sucesso no B2B com Linkedin Ads

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O LinkedIn é, sem dúvida alguma, uma das redes sociais mais importantes dentro de estratégias de marketing B2B. A possibilidade de chegar – através de conteúdos ou anúncios – aos tomadores de decisão dentro de empresas faz com que o LinkedIn seja uma ambiente extremamente rico de possibilidades para as empresas que vendem serviços ou produtos para outras empresas.

E, os anúncios dentro do LinkedIn – ou LinkedIn Ads – são praticamente obrigatórios para empresas B2B.

Se você possui uma empresa desse segmento ou gerencia os canais de marketing de uma empresa do tipo, veja neste artigo 6 dicas práticas para ter sucesso com LinkedIn Ads B2B.

1.  Defina os seus objetivos

Para ter sucesso no Linkedin Ads B2B, em primeiro lugar é necessário definir seus objetivos de marketing.

Os objetivos ideais para o Linkedin são:

  • Captar novos leads

Ofereça promoções ou demonstrações gratuitas do seu serviço/produto para capturar novos leads.

  • Construir uma lista de contatos

Além de capturar leads, você pode usar o LinkedIn criar uma lista de contatos. Essa lista pode ser de leads para uma estratégia Inbound ou mesmo para ações de Inside Sales e vendas Outbound.

Para que essa estratégia funcione, ofereça algum conteúdo informativo e nutra essa lista. Você acumulará dados e informações importantes para anunciar futuramente para esses perfis.

  • Gerar conhecimento de marca

Para reforçar a imagem da sua marca, use o objetivo de reconhecimento de marca. Ele é ideal para promover eventos ou conteúdos da empresa, como blog posts, vídeos institucionais, posts que reforcem a cultura e o propósito da marca, etc.

2.  Defina o público-alvo

Para profissionais de negócios, o Linkedin Ads fornece muitos filtros de segmentação para encontrar os usuários certos. Os principais filtros de segmentação são:

  • Informações demográficas

Selecione o público-alvo com base na idade, localização e interesses dos usuários.

  • Informações de trabalho

É possível filtrar sua audiência pelo cargo, nome da empresa, setor em que atua, tamanho da empresa, entre outras opções diretamente relacionadas ao local de trabalho.

  • Remarketing

Nesse filtro você pode anunciar apenas para usuários que já interagiram com o seu site, focando na estratégia de remarketing. Pode u

  • Lista de e-mails

É possível importar os dados da sua lista de e-mails para o LinkedIn e anunciar para esses usuários dentro do LinkedIn.

3.  Escolha o tipo certo de anúncio

Para atingir seus objetivos, escolha o melhor tipo de anúncio no Linkedin Ads B2B.

O conteúdo patrocinado é mais indicado para quem deseja criar uma lista de contatos, pois ele aparece no feed do usuário com uma imagem e texto, e permite a inserção de um formulário.

Os text ads são um formato menor que aparecem na barra lateral do LinkedIn, apenas com sua logo e uma mensagem curta. Eles são ideais para gerar reconhecimento de marca.

Por último, os InMails patrocinados são mensagens personalizadas e que sua audiência recebe direto na caixa de entrada da rede social. Vale a pena usar se você deseja fomentar uma relação mais próxima com contatos específicos.

4.  Continue fazendo testes

Dependendo do tamanho do seu público, é necessário ficar atento à frequência dos anúncios e fazer testes constantes de texto e criativo.

Isso porque quando um público é muito pequeno, um único usuário pode acabar vendo o mesmo anúncio várias vezes, o que deixa o anúncio saturado e diminui o CTR.

Portanto, uma boa prática para o Linkedin Ads B2B é criar uma rotatividade das peças veiculadas.

Para um público menor, faça a rotatividade toda semana. Para um público maior, duas vezes por mês é o suficiente.

5.  Monitore os lances constantemente

Com o LinkedIn tendo cada vez mais usuários, têm ficado mais caro anunciar nesta plataforma. O CPC do Linkedin Ads é em média 180% mais alto que o Google Ads. Em 2017, o CPC do LinkedIn estava com uma média de U$ 6,50 em comparação com U$ 2,32 do Google Ads.

Por isso, sempre monitore seus anúncios para obter altas taxas de conversão e não pagar um CPC alto.

Além disso, tenha em mente o segmento que você atua e direcione os seus anúncios para o o público desejado, para evitar o desperdício da verba.

Você também pode assinar o Sales Navigator, uma ferramenta do Linkedin para Ads B2B que oferece sugestões personalizadas para a sua empresa.

No menu do Sales Navigator você tem acesso a um feed com seus clientes em potencial e empresas sugeridas, todos já filtrados em sua caixa de mensagem, automatizando a coleta dos leads.

Conclusão

O LinkedIn Ads é um recurso valioso para empresas B2B. Mas, não é só isso. O sucesso de uma estratégia de marketing no LinkedIn depende de uma série de fatores que vão desde a criação e abastecimento de uma Company Page até a análise dos resultados para otimização do desempenho.

Investir no LinkedIn Ads B2B certamente trará os resultados que você procura, especialmente se você estiver atento aos detalhes que abordamos neste post. E, se você quer saber mais sobre como estruturar uma estratégia de marketing digital para atrair, converter e reter mais clientes, baixe gratuitamente este e-book.

 

***Este artigo foi escrito por Caio Nogueira, CEO da UpSites, agência de criação de sites em São Paulo.

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