Impressões no Instagram: entenda a fundo essa métrica!

Impressões no Instagram: imagem de uma mão mexendo no celular.

As impressões no Instagram fazem parte de um conjunto de métricas essenciais para o sucesso da atuação de uma marca na rede social.

Embora seja considerada uma “métrica de vaidade” por muitos profissionais – por não estar diretamente relacionada à conversão – ela revela dados sobre a visibilidade da marca na rede social, uma informação importante para quem está investindo em branding e quer entender a entrega dos seus posts.

Mas, para avaliar o seu real impacto nos resultados de uma marca, essa métrica precisa ser analisada em conjunto com os outros indicadores. Parece simples, mas buga o cérebro várias vezes!

Por isso, neste post, vamos falar especificamente sobre as impressões no Instagram: o que são, como visualizá-las e porque acompanhá-las nos relatórios da rede.

O que são as impressões no Instagram?

Antes de explicar o que são as impressões, vamos esclarecer uma dúvida clássica: qual é a diferença entre impressões, alcance e visualizações, que também aparecem nos relatórios de desempenho?

Impressões: informam o número total de vezes que um perfil ou uma publicação (no Feed, nos Stories ou no IGTV)  foi exibida aos usuários dentro de um determinado período de tempo.

Alcance: contabiliza apenas o número de usuários únicos alcançados. Se uma pessoa viu o seu post por 5 vezes, o Instagram conta 5 impressões e apenas 1 alcance.

Visualizações: são exclusivas para vídeos e Stories, e revelam a quantidade de vezes que o conteúdo foi visto. O Instagram considera 1 visualização quando o vídeo postado no feed for visto por, pelo menos, 3 segundos. No caso dos Stories, não existe essa regra de tempo. Se o usuário visualizar o conteúdo por 1 segundo já conta na métrica.

Conseguiu entender a diferença entre eles? Na prática, é tudo muito parecido. Mas, dependendo dos objetivos da marca, cada métrica gera um insight diferente para suas estratégias de marketing.

Como acessar dados de impressões no Instagram?

As métricas do Instagram só estão disponíveis para perfis comerciais do Instagram para empresas. Se a sua marca ainda tem um perfil pessoal, migre o quanto antes para um perfil comercial para visualizar os dados de performance e poder fazer anúncios na rede social.

Depois de criar a sua conta comercial, você deve ir até o Instagram Insights. Essa aba só está disponível no aplicativo mobile, então não adianta procurá-la pelo navegador, ok?

No app, vá até o menu que se encontra no canto superior direito da tela e selecione “Informações”. Ali, você vai encontrar todas as métricas disponíveis no Instagram, divididas em três seções: “Conteúdo”, “Atividade” e “Público”. Você pode encontrar dados sobre impressões no Instagram dentro das duas primeiras seções.

Impressões no Instagram: imagem da tela de configurações do Instagram.

Em “Atividade”, as métricas informam dados do perfil em geral. As impressões ficam dentro de “Descoberta”, elas revelam o número total de vezes que todas as suas publicações foram vistas dentro do período selecionado.

Impressões no Instagram: imagem da tela de configurações do Instagram.

Já em Conteúdo, é possível ver as métricas detalhadas de cada post do feed, Story ou vídeo do IGTV.  Aqui é possível saber quantas vezes cada publicação foi exibida.

Para visualizar as impressões das publicações do feed, selecione a publicação, que tem interesse em ver os dados, e toque em “Ver informações”, localizado na parte inferior. Pronto, você já pode ver as impressões do post.

Impressões no Instagram: imagem da tela de configurações do Instagram.

Agora, para ver as impressões de post dos Stories, selecione o Story, que tem interesse em ver os dados, e arraste para cima. O Instagram vai mostrar o número total de impressões desse post.

Impressões no Instagram: imagem da tela de configurações do Instagram.

Vale a pena acompanhar as impressões do Instagram?

métrica impressões no Instagram pode ser considerada um número vazio, certo? A quantidade de impressões de um post não garante nem mesmo que o usuário viu, de fato, o conteúdo.

Mas, ela tem seu valor.

De fato, as impressões, por si só, não revelam o sucesso de uma estratégia. Por isso, é preciso analisar essa métrica no contexto, ou seja, em conjunto com outros indicadores que correspondem aos objetivos da marca.

Se o objetivo é gerar brand awareness (visibilidade e reconhecimento da marca), as impressões podem ser analisadas junto com os dados de alcance e revelar se o post teve uma boa entrega.

Digamos, por exemplo, que a publicação teve um número expressivo de impressões, mas não tanto de alcance, o que significa que as mesmas pessoas viram várias vezes o mesmo post. Isso pode ser positivo, pois a lembrança de marca provavelmente será maior entre essas pessoas, embora não tenha alcançado tanta gente. Mas, se o seu objetivo com a mídia era alcance, esse pode ser um ponto de atenção.

Agora, se o objetivo for engajamento, é importante relacionar as impressões com as interações (curtir, comentar, clicar etc.). Você pode identificar, assim, a taxa de engajamento em relação ao número de impressões e comparar com o histórico de outros posts da marca.

Quando a intenção é gerar leads ou vendas com o Instagram, as impressões devem ser relacionadas aos dados de conversão. Assim, você pode identificar, por exemplo, quantas vezes o post precisa ser entregue para atingir o seu objetivo de conversão.

Tenha em mente que o mais improntante não é saber como identificar ou extrair os dados, e sim definir o foco.

Com objetivos bem definidos você consegue tornar essas informações úteis para as suas estratégias de marketing.

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