Impressões no Instagram: entenda a fundo essa métrica!

Impressões no Instagram: imagem de uma mão mexendo no celular.

As impressões no Instagram fazem parte de um conjunto de métricas essenciais para o sucesso da atuação de uma marca na rede social.

Embora seja considerada uma “métrica de vaidade” por muitos profissionais — por não estar diretamente relacionada à conversão — ela revela dados sobre a visibilidade da marca na rede social, uma informação importante para quem está investindo em branding e quer entender a entrega dos seus posts.

Mas para avaliar o seu real impacto nos resultados de uma marca, essa métrica precisa ser analisada em conjunto com os outros indicadores. Parece simples, mas buga o cérebro várias vezes!

Qual a importância das métricas de vaidade? 

Como falamos, as impressões no Instagram são consideradas por alguns como métrica de vaidade. Isso, porém, não reduz a sua importância. 

As métricas de vaidade podem ajudar a indicar caminhos positivos, influenciando em toda a estratégia. Em alguns casos, é um efeito dominó, no qual o número de impressões aumentando, pode refletir no aumento de tráfego e, ajudar a direcionar ações para elevar as conversões.

As impressões nas redes sociais costumam ser consideradas uma das métricas de vaidade, assim como os likes e o número de seguidoresAfinal, elas não trazem resultado efetivo para a marca, não é? 

Bom, não é bem assim… Essas métricas, sozinhas, não mostram resultados em conversões ou engajamento, mas, se avaliadas em conjunto com outros indicadores, ajudam a entender o desempenho da marcaMais adiante você vai entender como fazer essa avaliação.

impressoes-no-instagram

O que são as impressões no Instagram?

As impressões no Instagram revelam o número de vezes que um post ou o perfil apareceu na tela dos usuários. Não importa se um mesmo usuário viu aquele post várias vezes — todas essas exibições serão contabilizadas nas impressões. 

Nos relatórios, você pode visualizar o número de impressões do perfil como um todo ou de cada conteúdo que a conta compartilhou no período, entre posts do Feed, dos Stories e do IGTV

Mas na hora de visualizar as métricas de impressões, costuma surgir uma dúvida: qual é a diferença entre impressões, alcance e visualizações, que também aparecem nos relatórios de desempenho? Vamos explicar agora: 

  • impressões: informam o número total de vezes que um perfil ou uma publicação foi exibida aos usuários dentro de um determinado período de tempo;
  • alcance: contabiliza apenas o número de usuários únicos alcançados. Se uma pessoa viu o seu post 5 vezes, o Instagram conta 5 impressões e apenas 1 alcance; 
  • visualizações: são exclusivas para vídeos e stories e revelam a quantidade de vezes que o conteúdo foi visto. O Instagram considera 1 visualização quando o vídeo postado no feed for visto por, pelo menos, 3 segundos. No caso dos stories, não existe essa regra de tempo. Se o usuário visualizar o conteúdo por 1 segundo já conta na métrica. 

Conseguiu entender a diferença entre eles? Na prática, é tudo muito parecido. Mas, dependendo dos objetivos da marca, cada métrica gera um insight diferente para suas estratégias de marketing

imagem de um banner publicitário com chamada para testar o gerenciamento do instagram pela mlabs

Como acessar dados de impressões no Instagram?

As métricas do Instagram só estão disponíveis para perfis comerciais do Instagram para empresas. Então, se a sua marca ainda tem um perfil pessoal, migre o quanto antes para um perfil comercial para visualizar os dados de performance e poder fazer anúncios na rede social. 

Depois de criar a sua conta comercial, você deve ir até o Instagram Insights. Essa aba só está disponível no aplicativo mobile, então não adianta procurá-la pelo navegador, ok? 

No app, vá até o menu que se encontra no canto superior direito da tela e selecione “Informações”. Ali, você vai encontrar todas as métricas do Instagram, divididas em duas seções: primeiramente, um overview da conta, com dados de alcance, interações e seguidores do perfil; depois, dados sobre conteúdos que você compartilhou no feed, stories e IGTV. 

Impressões no Instagram: imagem da tela de configurações do Instagram.

No overview, as métricas informam dados do perfil em geral. As impressões ficam dentro de “Contas alcançadas” e revelam o número total de vezes que todas as suas publicações foram vistas dentro do período selecionado, bem como o crescimento ou queda em relação à semana anterior. 

Em “Atividade”, as métricas informam dados do perfil em geral. As impressões ficam dentro de “Descoberta”, elas revelam o número total de vezes que todas as suas publicações foram vistas dentro do período selecionado.

Impressões no Instagram: imagem da tela de configurações do Instagram.

Já nos “Conteúdo” que você compartilhou, é possível ver as métricas detalhadas de cada post do feed, stories ou vídeos do IGTV.  Aqui é possível saber quantas vezes cada publicação foi exibida. 

Para visualizar as impressões das publicações do feed, selecione a publicação que você deseja e toque no link “Ver informações”, localizado na parte inferior. Pronto, você já pode ver as impressões do post. 

Agora, para ver as impressões de post dos stories, selecione o story desejado e arraste para cima. O Instagram vai mostrar o número total de impressões desse post

Impressões no Instagram: imagem da tela de configurações do Instagram.

Agora, para ver as impressões de post dos Stories, selecione o Story, que tem interesse em ver os dados, e arraste para cima. O Instagram vai mostrar o número total de impressões desse post.

Impressões no Instagram: imagem da tela de configurações do Instagram.

O Instagram ainda não incluiu os dados dos Reels nesses relatórios. Se você quiser visualizar os dados, precisa ir até a guia Reels no seu perfil e clicar em cada post para ver quem curtiu o vídeo e comentou nele, quantas vezes o vídeo foi reproduzido e se ele foi escolhido para ser mostrado em destaque no Reels. 

Imagem de um banner publicitário com chamada para baixar o relatório de engajamento do instagram e facebook realizado pela mLabs em 2021

Como acessar esses dados na mLabs? 

A ferramenta de gestão de redes sociais da mLabs também traz os dados de impressões dos seus posts e perfil e muitas outras métricas sobre a sua conta do Instagram. 

Elas estão nos “Relatórios” da ferramenta. Para acessar os dados do Instagram, basta clicar no ícone da rede social na aba de Relatórios e escolher os dados que você deseja visualizar. 

Impressões Instagram 7: na imagem está um print da plataforma da mLabs, com a aba "Relatórios" selecionada, com as opções disponíveis para personalizar os gráficos e dados.

Esses relatórios permitem visualizar e avaliar o seu desempenho nas redes sociais com gráficos personalizados. É possível, por exemplo, criar um gráfico que relacione as impressões e o alcance da conta, as impressões e as interações, entre outros cruzamentos. 

Aproveite também para analisar os Melhores Posts do seu perfil, de acordo com a métrica que você quiser avaliar, que pode ser as impressões. Assim, dá para extrair insights mais interessantes para a sua estratégia! 

Além disso, a plataforma da mLabs mostra dados do período que você quiser, não limitado aos últimos 7 dias, como acontece no Instagram Insights. Dessa maneira, você pode criar relatórios comparativos com todo o histórico da sua conta.

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Vale a pena acompanhar as impressões do Instagram?

métrica impressões no Instagram pode ser considerada um número vazio, certo? A quantidade de impressões de um post não garante nem mesmo que o usuário viu, de fato, o conteúdo.

Mas, ela tem seu valor.

De fato, as impressões, por si só, não revelam o sucesso de uma estratégia. Por isso, é preciso analisar essa métrica no contexto, ou seja, em conjunto com outros indicadores que correspondem aos objetivos da marca.

Se o objetivo é gerar brand awareness (visibilidade e reconhecimento da marca), as impressões podem ser analisadas junto com os dados de alcance e revelar se o post teve uma boa entrega.

Digamos, por exemplo, que a publicação teve um número expressivo de impressões, mas não tanto de alcance, o que significa que as mesmas pessoas viram várias vezes o mesmo post. Isso pode ser positivo, pois a lembrança de marca provavelmente será maior entre essas pessoas, embora não tenha alcançado tanta gente. Mas, se o seu objetivo com a mídia era alcance, esse pode ser um ponto de atenção.

Agora, se o objetivo for engajamento, é importante relacionar as impressões com as interações (curtir, comentar, clicar etc.). Você pode identificar, assim, a taxa de engajamento em relação ao número de impressões e comparar com o histórico de outros posts da marca.

Quando a intenção é gerar leads ou vendas com o Instagram, as impressões devem ser relacionadas aos dados de conversão. Assim, você pode identificar, por exemplo, quantas vezes o post precisa ser entregue para atingir o seu objetivo de conversão.

Tenha em mente que o mais importante não é saber como identificar ou extrair os dados, e sim definir o foco.

Com objetivos bem definidos você consegue tornar essas informações úteis para as suas estratégias de marketing.

Agora, se você quer acessar todas as métricas do Instagram e ainda receber insights valiosos a partir delas, conheça a mLabs! Experimente por 7 dias grátis!

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