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Impressões no Instagram: entenda a fundo essa métrica!

Impressões no Instagram: entenda a fundo essa métrica!
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As impressões no Instagram fazem parte de um conjunto de métricas essenciais para o sucesso da atuação de uma marca na rede social.

Embora seja considerada uma “métrica de vaidade” por muitos profissionais — por não estar diretamente relacionada à conversão — ela revela dados sobre a visibilidade da marca na rede social, uma informação importante para quem está investindo em branding e quer entender a entrega dos seus posts.

Mas para avaliar o seu real impacto nos resultados de uma marca, essa métrica precisa ser analisada em conjunto com os outros indicadores. Parece simples, mas buga o cérebro várias vezes!

Qual a importância das métricas de vaidade? 

Como falamos, as impressões no Instagram são consideradas por alguns como métrica de vaidade. Isso, porém, não reduz a sua importância. 

As métricas de vaidade podem ajudar a indicar caminhos positivos, influenciando em toda a estratégia. Em alguns casos, é um efeito dominó, no qual o número de impressões aumentando, pode refletir no aumento de tráfego e, ajudar a direcionar ações para elevar as conversões.

As impressões nas redes sociais costumam ser consideradas uma das métricas de vaidade, assim como os likes e o número de seguidoresAfinal, elas não trazem resultado efetivo para a marca, não é? 

Bom, não é bem assim… Essas métricas, sozinhas, não mostram resultados em conversões ou engajamento, mas, se avaliadas em conjunto com outros indicadores, ajudam a entender o desempenho da marcaMais adiante você vai entender como fazer essa avaliação.

O que são as impressões no Instagram?

As impressões no Instagram revelam o número de vezes que um post ou o perfil apareceu na tela dos usuários. Não importa se um mesmo usuário viu aquele post várias vezes — todas essas exibições serão contabilizadas nas impressões. 

Nos relatórios, você pode visualizar o número de impressões do perfil como um todo ou de cada conteúdo que a conta compartilhou no período, entre posts do Feed, dos Stories e do IGTV

Mas na hora de visualizar as métricas de impressões, costuma surgir uma dúvida: qual é a diferença entre impressões, alcance e visualizações, que também aparecem nos relatórios de desempenho? Vamos explicar agora: 

  • impressões: informam o número total de vezes que um perfil ou uma publicação foi exibida aos usuários dentro de um determinado período de tempo;
  • alcance: contabiliza apenas o número de usuários únicos alcançados. Se uma pessoa viu o seu post 5 vezes, o Instagram conta 5 impressões e apenas 1 alcance; 
  • visualizações: são exclusivas para vídeos e stories e revelam a quantidade de vezes que o conteúdo foi visto. O Instagram considera 1 visualização quando o vídeo postado no feed for visto por, pelo menos, 3 segundos. No caso dos stories, não existe essa regra de tempo. Se o usuário visualizar o conteúdo por 1 segundo já conta na métrica. 

Conseguiu entender a diferença entre eles? Na prática, é tudo muito parecido. Mas, dependendo dos objetivos da marca, cada métrica gera um insight diferente para suas estratégias de marketing

Como acessar dados de impressões no Instagram?

As métricas do Instagram só estão disponíveis para perfis comerciais do Instagram para empresas. Então, se a sua marca ainda tem um perfil pessoal, migre o quanto antes para um perfil comercial para visualizar os dados de performance e poder fazer anúncios na rede social. 

Depois de criar a sua conta comercial, você deve ir até o Instagram Insights. Essa aba só está disponível no aplicativo mobile, então não adianta procurá-la pelo navegador, ok? 

No app, vá até o menu que se encontra no canto superior direito da tela e selecione “Informações”. Ali, você vai encontrar todas as métricas do Instagram, divididas em duas seções: primeiramente, um overview da conta, com dados de alcance, interações e seguidores do perfil; depois, dados sobre conteúdos que você compartilhou no feed, stories e IGTV. 

Impressões no Instagram: imagem da tela de configurações do Instagram.

No overview, as métricas informam dados do perfil em geral. As impressões ficam dentro de “Contas alcançadas” e revelam o número total de vezes que todas as suas publicações foram vistas dentro do período selecionado, bem como o crescimento ou queda em relação à semana anterior. 

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Em “Atividade”, as métricas informam dados do perfil em geral. As impressões ficam dentro de “Descoberta”, elas revelam o número total de vezes que todas as suas publicações foram vistas dentro do período selecionado.

Impressões no Instagram: imagem da tela de configurações do Instagram.

Já nos “Conteúdo” que você compartilhou, é possível ver as métricas detalhadas de cada post do feed, stories ou vídeos do IGTV.  Aqui é possível saber quantas vezes cada publicação foi exibida. 

Para visualizar as impressões das publicações do feed, selecione a publicação que você deseja e toque no link “Ver informações”, localizado na parte inferior. Pronto, você já pode ver as impressões do post. 

Agora, para ver as impressões de post dos stories, selecione o story desejado e arraste para cima. O Instagram vai mostrar o número total de impressões desse post

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Agora, para ver as impressões de post dos Stories, selecione o Story, que tem interesse em ver os dados, e arraste para cima. O Instagram vai mostrar o número total de impressões desse post.

Impressões no Instagram: imagem da tela de configurações do Instagram.

O Instagram ainda não incluiu os dados dos Reels nesses relatórios. Se você quiser visualizar os dados, precisa ir até a guia Reels no seu perfil e clicar em cada post para ver quem curtiu o vídeo e comentou nele, quantas vezes o vídeo foi reproduzido e se ele foi escolhido para ser mostrado em destaque no Reels. 

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

Como acessar esses dados na mLabs? 

A ferramenta de gestão de redes sociais da mLabs também traz os dados de impressões dos seus posts e perfil e muitas outras métricas sobre a sua conta do Instagram. 

Elas estão nos “Relatórios” da ferramenta. Para acessar os dados do Instagram, basta clicar no ícone da rede social na aba de Relatórios e escolher os dados que você deseja visualizar. 

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Esses relatórios permitem visualizar e avaliar o seu desempenho nas redes sociais com gráficos personalizados. É possível, por exemplo, criar um gráfico que relacione as impressões e o alcance da conta, as impressões e as interações, entre outros cruzamentos. 

Aproveite também para analisar os Melhores Posts do seu perfil, de acordo com a métrica que você quiser avaliar, que pode ser as impressões. Assim, dá para extrair insights mais interessantes para a sua estratégia! 

Além disso, a plataforma da mLabs mostra dados do período que você quiser, não limitado aos últimos 14 dias, como acontece no Instagram Insights. Dessa maneira, você pode criar relatórios comparativos com todo o histórico da sua conta.

Vale a pena acompanhar as impressões do Instagram?

métrica impressões no Instagram pode ser considerada um número vazio, certo? A quantidade de impressões de um post não garante nem mesmo que o usuário viu, de fato, o conteúdo.

Mas, ela tem seu valor.

De fato, as impressões, por si só, não revelam o sucesso de uma estratégia. Por isso, é preciso analisar essa métrica no contexto, ou seja, em conjunto com outros indicadores que correspondem aos objetivos da marca.

Se o objetivo é gerar brand awareness (visibilidade e reconhecimento da marca), as impressões podem ser analisadas junto com os dados de alcance e revelar se o post teve uma boa entrega.

Digamos, por exemplo, que a publicação teve um número expressivo de impressões, mas não tanto de alcance, o que significa que as mesmas pessoas viram várias vezes o mesmo post. Isso pode ser positivo, pois a lembrança de marca provavelmente será maior entre essas pessoas, embora não tenha alcançado tanta gente. Mas, se o seu objetivo com a mídia era alcance, esse pode ser um ponto de atenção.

Agora, se o objetivo for engajamento, é importante relacionar as impressões com as interações (curtir, comentar, clicar etc.). Você pode identificar, assim, a taxa de engajamento em relação ao número de impressões e comparar com o histórico de outros posts da marca.

Quando a intenção é gerar leads ou vendas com o Instagram, as impressões devem ser relacionadas aos dados de conversão. Assim, você pode identificar, por exemplo, quantas vezes o post precisa ser entregue para atingir o seu objetivo de conversão.

Tenha em mente que o mais importante não é saber como identificar ou extrair os dados, e sim definir o foco.

Com objetivos bem definidos você consegue tornar essas informações úteis para as suas estratégias de marketing.

Agora, se você quer acessar todas as métricas do Instagram e ainda receber insights valiosos a partir delas, conheça a mLabs! Experimente por 14 dias grátis!

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