Site Mlabs
Teste Grátis
Entrar
 
 
 
mLabs: Gerenciamento de Redes Sociais em um só lugar!
  • Mlabs
    • Funcionalidades
    • Dúvidas
    • Contato
  • Marketing Digital
    • Gerenciamento de redes sociaisFazer uma boa gestão de redes sociais não é uma tarefa simples! Além de muita organização, estratégia e ferramentas, é preciso estar sempre atualizado! Nesta seção, você irá encontrar posts com: Dicas para gerenciamento de redes sociais Melhores estratégias para mídias sociais Ferramentas indispensáveis para gerenciar redes sociais Entre outros!
    • Google AdsO Google Ads é uma ferramenta essencial para fazer o seu negócio crescer no mecanismo de busca! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para criar uma campanha de impulsionamento; Melhores estratégias considerando os tipos de anúncios; Passo a passo de como criar a sua conta; As principais métricas para monitoramento. Entre outros!
    • Google AnalyticsO Google Analytics é uma ferramenta essencial para monitorar a sua atuação online e traçar estratégias consistentes! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para análise completa da sua presença online; Explicações sobre as principais métricas do Google Analytics; Estratégias indispensáveis para melhorar a sua performance. Entre outros!
    • Marketing DigitalMarketing Digital é o conjunto de ações que uma marca pratica visando atrair novos clientes, relacionar-se com eles e fidelizá-los através do ambiente digital. As redes sociais, blogs e sites são os principais canais para isso. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Estratégias de Marketing Digital (Inbound e Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, e-mail marketing e redes sociais) Dicas de como otimizar suas ações de Marketing Digital Hacks, tutoriais e cases de Marketing Digital Novidades sobre Marketing Digital Entre outros!
    • Social MediaSocial media ou mídias sociais são os canais de comunicação online que visam promover o relacionamento entre as marcas e seu público no ambiente digital. Mas, não se confunda: redes sociais, blogs e sites são apenas plataformas! Quem faz desses ambientes canais de comunicação efetivos para uma marca são os profissionais por trás dos posts! E, justamente por isso, eles são conhecidos como “social media”. Nesta seção você encontrará posts sobre: O que faz um social media Cursos para social media Dicas de carreira e produtividade Fontes de estudo Ferramentas de trabalho nas redes sociais Entre outros!
  • Redes sociais
    • FacebookO Facebook é a maior rede social do mundo e, por isso, um canal indispensável para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o Facebook Guias e tutorias das principais funcionalidades do Facebook para marcas Notícias e novidades dessa rede social Hacks e estratégias de social media para Facebook E muito mais!
    • InstagramA mais famosa rede social para compartilhamento de fotos, vídeos e Stories, o Instagram é líder em engajamento! Nesta categoria, você encontrará posts exclusivos com: Dicas para ganhar mais seguidores no Instagram Estratégias de marketing no Instagram Guias e tutorias sobre as funcionalidades do Instagram para empresas Novidades e atualizações do Instagram (e Instagram Stories!) Entre outros!
    • TwitterCriado como serviço de microblogging, o Twitter evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social completa para empresas! Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing no Twitter Estratégias e dicas para Twitter Atualizações, novidades e tutoriais para Twitter E muito mais!
    • LinkedInO LinkedIn é a maior rede social para negócios da atualidade! Nesta seção, você descobrirá como o LinkedIn pode ser usado em uma estratégia de marketing e também encontrará posts com: Dicas e estratégias de marketing digital com o LinkedIn Novidades e atualizações da rede social Guias e tutoriais das funcionalidades do LinkedIn Entre outros!
    • PinterestCriar imagens e templates para publicação de conteúdos nas redes sociais! Uma rede social para reservar as melhores imagens e publicar conteúdos de inspiração para todos os usuários. Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para utilizar o Pinterest da melhor maneira possível; Melhores estratégias para adotar com o Pinterest para empresas; Guias de publicação e compreensão das funcionalidades da rede social; Passo a passo de como criar e publicar. Entre outros!
    • TikTokO TikTok tornou-se um fenômeno internacional, conquistando milhares de usuários! Você não pode deixar de incluir um perfil nessa rede social na sua estratégia de Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o TikTok; Guias e tutorias para as principais funcionalidades do TikTok para empresas; Notícias e atualizações da rede social; Hacks e estratégias para de social media para TikTock; Como fazer engajamento no TikTok. E muito mais!
    • TelegramO Telegram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos, fundamental para o Marketing Digital! Nesta categoria você encontrará: dicas de como fazer marketing digital com o Telegram; guias e tutorias das principais funcionalidades do Telegram; notícias e novidades dessa rede social; hacks e estratégias de social media para o Telegram. E muito mais!
    • WhatsAppWhatsApp Messenger é um app de mensagens instantâneas e chamadas de voz criado para usuários de dispositivos móveis. Mas, ele também é uma plataforma incrível para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing com o WhatsApp Novidades do WhatsApp Dicas e estratégias para WhatsApp Entre outros!
    • YouTubeO YouTube é maior rede de compartilhamento de vídeos do mundo! Criada para ser um canal pessoal de vídeos, o YouTube evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social valiosa para as marcas que querem construir seu posicionamento digital. Nesta categoria você verá posts sobre: Estratégias de marketing digital para YouTube; Dicas, tutorias e guias para produção de vídeos no YouTube; Novidades e funcionalidades do YouTube. Entre outros!
  • Materiais Gratuitos
  • Templates
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • LinkedIn
    • YouTube
  • Ferramentas Grátis
    • Calendário

    Pesquisar

    Impressões no Instagram: entenda a fundo essa métrica!

    Instagram
    10 de novembro de 2020
    Impressões no Instagram: entenda a fundo essa métrica!
    Avatar de mLabs

    Por

    mLabs

    Publicado em

    10 de novembro de 2020

    Sumário:

    As impressões no Instagram fazem parte de um conjunto de métricas essenciais para o sucesso da atuação de uma marca na rede social.

    Embora seja considerada uma “métrica de vaidade” por muitos profissionais — por não estar diretamente relacionada à conversão — ela revela dados sobre a visibilidade da marca na rede social, uma informação importante para quem está investindo em branding e quer entender a entrega dos seus posts.

    Mas para avaliar o seu real impacto nos resultados de uma marca, essa métrica precisa ser analisada em conjunto com os outros indicadores. Parece simples, mas buga o cérebro várias vezes!

    Qual a importância das métricas de vaidade? 

    Como falamos, as impressões no Instagram são consideradas por alguns como métrica de vaidade. Isso, porém, não reduz a sua importância. 

    As métricas de vaidade podem ajudar a indicar caminhos positivos, influenciando em toda a estratégia. Em alguns casos, é um efeito dominó, no qual o número de impressões aumentando, pode refletir no aumento de tráfego e, ajudar a direcionar ações para elevar as conversões.

    As impressões nas redes sociais costumam ser consideradas uma das métricas de vaidade, assim como os likes e o número de seguidores. Afinal, elas não trazem resultado efetivo para a marca, não é? 

    Bom, não é bem assim… Essas métricas, sozinhas, não mostram resultados em conversões ou engajamento, mas, se avaliadas em conjunto com outros indicadores, ajudam a entender o desempenho da marca. Mais adiante você vai entender como fazer essa avaliação.

    O que são as impressões no Instagram?

    As impressões no Instagram revelam o número de vezes que um post ou o perfil apareceu na tela dos usuários. Não importa se um mesmo usuário viu aquele post várias vezes — todas essas exibições serão contabilizadas nas impressões. 

    Nos relatórios, você pode visualizar o número de impressões do perfil como um todo ou de cada conteúdo que a conta compartilhou no período, entre posts do Feed, dos Stories e do IGTV. 

    Mas na hora de visualizar as métricas de impressões, costuma surgir uma dúvida: qual é a diferença entre impressões, alcance e visualizações, que também aparecem nos relatórios de desempenho? Vamos explicar agora: 

    • impressões: informam o número total de vezes que um perfil ou uma publicação foi exibida aos usuários dentro de um determinado período de tempo;
    • alcance: contabiliza apenas o número de usuários únicos alcançados. Se uma pessoa viu o seu post 5 vezes, o Instagram conta 5 impressões e apenas 1 alcance; 
    • visualizações: são exclusivas para vídeos e stories e revelam a quantidade de vezes que o conteúdo foi visto. O Instagram considera 1 visualização quando o vídeo postado no feed for visto por, pelo menos, 3 segundos. No caso dos stories, não existe essa regra de tempo. Se o usuário visualizar o conteúdo por 1 segundo já conta na métrica. 

    Conseguiu entender a diferença entre eles? Na prática, é tudo muito parecido. Mas, dependendo dos objetivos da marca, cada métrica gera um insight diferente para suas estratégias de marketing. 

    Como acessar dados de impressões no Instagram?

    As métricas do Instagram só estão disponíveis para perfis comerciais do Instagram para empresas. Então, se a sua marca ainda tem um perfil pessoal, migre o quanto antes para um perfil comercial para visualizar os dados de performance e poder fazer anúncios na rede social. 

    Depois de criar a sua conta comercial, você deve ir até o Instagram Insights. Essa aba só está disponível no aplicativo mobile, então não adianta procurá-la pelo navegador, ok? 

    No app, vá até o menu que se encontra no canto superior direito da tela e selecione “Informações”. Ali, você vai encontrar todas as métricas do Instagram, divididas em duas seções: primeiramente, um overview da conta, com dados de alcance, interações e seguidores do perfil; depois, dados sobre conteúdos que você compartilhou no feed, stories e IGTV. 

    Impressões no Instagram: imagem da tela de configurações do Instagram.

    No overview, as métricas informam dados do perfil em geral. As impressões ficam dentro de “Contas alcançadas” e revelam o número total de vezes que todas as suas publicações foram vistas dentro do período selecionado, bem como o crescimento ou queda em relação à semana anterior. 

    imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

    Em “Atividade”, as métricas informam dados do perfil em geral. As impressões ficam dentro de “Descoberta”, elas revelam o número total de vezes que todas as suas publicações foram vistas dentro do período selecionado.

    Impressões no Instagram: imagem da tela de configurações do Instagram.

    Já nos “Conteúdo” que você compartilhou, é possível ver as métricas detalhadas de cada post do feed, stories ou vídeos do IGTV.  Aqui é possível saber quantas vezes cada publicação foi exibida. 

    Para visualizar as impressões das publicações do feed, selecione a publicação que você deseja e toque no link “Ver informações”, localizado na parte inferior. Pronto, você já pode ver as impressões do post. 

    Agora, para ver as impressões de post dos stories, selecione o story desejado e arraste para cima. O Instagram vai mostrar o número total de impressões desse post. 

    impressoes-no-instagram-3

    Agora, para ver as impressões de post dos Stories, selecione o Story, que tem interesse em ver os dados, e arraste para cima. O Instagram vai mostrar o número total de impressões desse post.

    Impressões no Instagram: imagem da tela de configurações do Instagram.

    O Instagram ainda não incluiu os dados dos Reels nesses relatórios. Se você quiser visualizar os dados, precisa ir até a guia Reels no seu perfil e clicar em cada post para ver quem curtiu o vídeo e comentou nele, quantas vezes o vídeo foi reproduzido e se ele foi escolhido para ser mostrado em destaque no Reels. 

    Como acessar esses dados na mLabs? 

    A ferramenta de gestão de redes sociais da mLabs também traz os dados de impressões dos seus posts e perfil e muitas outras métricas sobre a sua conta do Instagram. 

    Elas estão nos “Relatórios” da ferramenta. Para acessar os dados do Instagram, basta clicar no ícone da rede social na aba de Relatórios e escolher os dados que você deseja visualizar. 

    Impressoes_Instagram_7

    Esses relatórios permitem visualizar e avaliar o seu desempenho nas redes sociais com gráficos personalizados. É possível, por exemplo, criar um gráfico que relacione as impressões e o alcance da conta, as impressões e as interações, entre outros cruzamentos. 

    Aproveite também para analisar os Melhores Posts do seu perfil, de acordo com a métrica que você quiser avaliar, que pode ser as impressões. Assim, dá para extrair insights mais interessantes para a sua estratégia! 

    Além disso, a plataforma da mLabs mostra dados do período que você quiser, não limitado aos últimos 14 dias, como acontece no Instagram Insights. Dessa maneira, você pode criar relatórios comparativos com todo o histórico da sua conta.

    Vale a pena acompanhar as impressões do Instagram?

    A métrica impressões no Instagram pode ser considerada um número vazio, certo? A quantidade de impressões de um post não garante nem mesmo que o usuário viu, de fato, o conteúdo.

    Mas, ela tem seu valor.

    De fato, as impressões, por si só, não revelam o sucesso de uma estratégia. Por isso, é preciso analisar essa métrica no contexto, ou seja, em conjunto com outros indicadores que correspondem aos objetivos da marca.

    Se o objetivo é gerar brand awareness (visibilidade e reconhecimento da marca), as impressões podem ser analisadas junto com os dados de alcance e revelar se o post teve uma boa entrega.

    Digamos, por exemplo, que a publicação teve um número expressivo de impressões, mas não tanto de alcance, o que significa que as mesmas pessoas viram várias vezes o mesmo post. Isso pode ser positivo, pois a lembrança de marca provavelmente será maior entre essas pessoas, embora não tenha alcançado tanta gente. Mas, se o seu objetivo com a mídia era alcance, esse pode ser um ponto de atenção.

    Agora, se o objetivo for engajamento, é importante relacionar as impressões com as interações (curtir, comentar, clicar etc.). Você pode identificar, assim, a taxa de engajamento em relação ao número de impressões e comparar com o histórico de outros posts da marca.

    Quando a intenção é gerar leads ou vendas com o Instagram, as impressões devem ser relacionadas aos dados de conversão. Assim, você pode identificar, por exemplo, quantas vezes o post precisa ser entregue para atingir o seu objetivo de conversão.

    Tenha em mente que o mais importante não é saber como identificar ou extrair os dados, e sim definir o foco.

    Com objetivos bem definidos você consegue tornar essas informações úteis para as suas estratégias de marketing.

    Agora, se você quer acessar todas as métricas do Instagram e ainda receber insights valiosos a partir delas, conheça a mLabs! Experimente por 14 dias grátis!

    Posts Relacionados

    SEO para instagram
    26 de novembro de 2025

    SEO para Instagram: como otimizar seu perfil para aumentar o alcance

    repost do instagram
    9 de novembro de 2025

    Repost do Instagram: o novo ‘compartilhar’ que pode turbinar seu alcance

    Live no Instagram
    3 de novembro de 2025

    Live no Instagram: como usar transmissões ao vivo para engajar sua audiência

    • Agendamento de posts
    • Relatórios de Redes Sociais
    • Aprovação de Posts
    • Calendário
    • Ads
    • mLabs Analytics
    • mLabs Insights
    • Gerenciador do Facebook
    • Gerenciador do Instagram
    • Gerenciador do X (Twitter)
    • Gerenciador do LinkedIn
    • Gerenciador do Pinterest
    • Gerenciador do Youtube
    • Programar posts no Facebook
    • Programar posts no Instagram
    • Relatórios do Facebook
    • Relatórios do Instagram
    • Relatórios do LinkedIn
    • Planos e Preços
    • mLabs Partners
    • Programa de Afiliados
    • Blog
    • Central de ajuda
    • Fale Conosco
    • Acessibilidade
    • Mapa do site
    • Política de Privacidade
    • Portal da Privacidade
    • Termos de Uso
    • Preferência de Cookies
    • Carreiras

    Siga a mLabs

    • Instagram
    • Facebook
    • linkedin
    • Youtube

    Reconhecimentos

    © 2025 mLabs Software S.A. All Rights Reserved.

     Avenida Cassiano Ricardo, 601 – São José dos Campos, SP – Brasil – 12246-870

    Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

    Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

    redes-sociais-banner

    VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

    CRIAR CONTA