Administração de redes sociais: aprenda como lidar com mais de um perfil

administração de redes sociais

Muitas vezes, pelo simples fato de estarmos presentes no Facebook, Instagram – e outras redes sociais – como pessoa física, achamos que fazer isso de forma profissional é fácil, basta ter tempo e dedicação. Mas. não é bem assim. A administração de redes sociais para marcas exige conhecimento técnico, estratégia e, claro, recursos.

Mas, calma. Neste post a gente vai te ajudar.

Por quê administrar redes sociais é desafiador?

Primeiro, é preciso ter em mente que você terá o desafio de alcançar pessoas.

Infelizmente, não é porquê você têm um perfil comercial nas redes sociais que seu público está que você conseguirá, de maneira orgânica, chegar até ele.

Na verdade, isso está cada vez mais difícil.

alcance orgânico do Facebook

Mas, ainda assim, é possível chegar às pessoas orgânicamente. E uma das chaves por trás de tudo isso é o conteúdo de qualidade.

Para ser visto você precisará:

  • investir em conteúdos atrativos – alinhados tanto à sua persona quanto ao estilo de cada rede social que atua;
  • interagir com seus os seguidores rapidamente (criando uma onda de engajamento que tem como consequência o aumento do alcance orgânico);
  •  postar com frequência e acompanhar os resultados para otimizar sua estratégia.

Mas, não é só isso. Você também precisará de:

Definir uma estratégia de gerenciamento de redes sociais

Antes criar perfis nas redes sociais, é importante que você defina uma estratégia.

As empresas não estão nas mídias e redes sociais sem algum motivo, não é mesmo? Então, é necessário saber qual é o objetivo e aonde você quer chegar com essa presença. Só assim você poderá tomar decisões inteligentes durante o trajeto até o objetivo final.

Mas não se esqueça: a estratégia deve ir além dos objetivos. É importante definir também um calendário de postagens para cada rede social, qual é o estilo e a linguagem usada em cada uma delas, quais métricas acompanhar, quem irá cuidar de cada uma dessas coisas e, claro, quais ferramentas te darão suporte nisso tudo.

Parece complicado? Não se preocupe! Confira os principais detalhes a se considerar na hora de fazer isso.

Objetivo

As redes socais são canais que podem te ajudar a alcançar diferentes objetivos. E, claro, você só saberá se está tendo ou não sucesso nelas se tiver clareza do quê está buscando.

Seus objetivos podem envolver:

  • aumento de tráfego para um site ou blog;
  • conversão de leads;
  • ganho de visibilidade;
  • fidelização de clientes, entre outros.

Dependendo de quais são esses objetivos você saberá melhor o quê fazer. Se a ideia é gerar tráfego, você precisará produzir conteúdo para o blog e, claro, divulgá-los nesses canais! Esse, por exemplo, é um dos nossos principais objetivos em nossa Fan Page no Facebook.

Quer fidelizar clientes? Então não se esqueça de usar as redes sociais para SAC!

Se o objetivo é ganhar visibilidade, aposte nas campanhas de marca! Busque parcerias com influenciadores digitais, incentive o engajamento e as interações!

Ficou claro?

Obviamente, você pode ter mais de um objetivo! O importante aqui é ter clareza de quais são eles, ok?

Conteúdo

Definiu o seu objetivo? Então chegou a hora de criar um conteúdo de qualidade que vai inspirar e engajar o seu público. Isso significa, basicamente três coisas:

  • Crie conteúdo para sua persona (que ajude ela, mesmo que seja, apenas, fazendo-a rir!)
  • Quando se trata de redes sociais, produza também conteúdos nativos (aqueles que você faz só para aquela rede social, que não leva o usuário para fora da página – isso aumentará seu alcance)
  • Crie conteúdo ORIGINAL (nada de copiar! Se vai falar algo que alguém já disse, traga uma contribuição a mais, uma reflexão, um posicionamento seu.)

Escolha os conteúdos que estimulem a participação e que levem os clientes a escrever sobre a sua marca.

O formato desses conteúdos também é importante! Alguns deles trazem mais alcance, por exemplo:

melhores formatos para redes sociais

Uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais poderá te ajudar a entender quais são os melhores formatos para sua estratégia, analisando quais dos seus posts deram melhor resultado.

Interaja com os seguidores

Ninguém gosta de ficar falando sozinho, concorda? Os seus seguidores também não!

É muito bom quando podemos entrar em contato com uma marca que responde de forma rápida, tentando ajudar ou simplesmente agradecer por estar se comunicando com ela.

Mas, não é só isso! Interagir com seus seguidores rapidamente faz uma mágica em redes como o Facebook: aumenta o seu alcance orgânico.

Isso mesmo: quanto mais você responde e estimula os seguidores nos comentários, mais eles interagem e mais o algoritmo do Facebook entende que seu conteúdo é bom – e merce ser viralizado. 

Também esteja preparado para as críticas! Lembre-se de que os “haters” estão em todos os lugares.

Por isso, tenha sempre respostas prontas para direcionar as pessoas que estão insatisfeitas com a marca para uma conversa privada, seja levando para as mensagens ou fazendo uma ligação.

Fazer um bom gerenciamento de crises faz parte do trabalho de administração de redes sociais.

Lembre-se: um consumidor satisfeito nunca virá sozinho para a sua empresa, ele sempre trará mais clientes. Portanto, oferecer um produto de cortesia a fim de solucionar algum problema do cliente significa ganhar, pelo menos, mais três. Interessante, não é?

Nós fazemos isso por aqui e, acredite: funciona.

Monitore com frequência

Mantenha o controle de quantas pessoas estão sendo alcançadas, o quê elas falam sobre a sua marca e o quanto elas se engajam com o conteúdo e com a sua empresa.

Uma estratégia de monitoramento bem elaborada possibilita controlar e prever possíveis problemas, assim como reconhecer as tendências e as oportunidades do mercado.

Com um monitoramento eficaz, as suas ações de relacionamento, produto e conteúdo serão guiadas, tendo maiores chances de sucesso.

Organize um calendário editorial

Mas, afinal, o que é um calendário editorial? Bom, ele funciona como um cronograma ou programação de todo o conteúdo da sua estratégia. Dessa forma, com ele, a sua empresa vai conseguir controlar:

  • prazos para produção de conteúdos;
  • datas de publicação;
  • temas e pautas de conteúdos;
  • palavras-chave que estão sendo trabalhadas;
  • proporção de conteúdos de topo, meio e fundo de funil que estão sendo escritos e publicados, entre outros.

O desenvolvimento de um calendário editorial precisa ser uma das primeiras etapas da administração das redes sociais, e deve ser feito antes de criar uma página e começar a escrever.

Ah, e lembre-se de que o calendário deve fazer parte de uma estratégia maior. Assim, ele vai servir como um aliado para alcançar as metas da sua empresa, e não apenas como um sistema de planejamento e de organização.

Seja constante nas postagens

É importante que se publique constantemente. Mas é preciso escolher essa frequência com certo cuidado, sempre considerando o que você consegue cumprir! Não tente dar um passo maior do que a sua perna, ok?

Não vai adiantar publicar todos os dias em uma semana e, na próxima, não postar nenhuma vez. É preciso manter a qualidade dos conteúdos e ser constante.

Respeite as particularidades de cada rede social no momento de pensar as postagens. O LinkedIn, por exemplo, exige postagens mais específicas e mais espaçadas para não incomodar, já o Twitter é uma rede mais dinâmica que requer postagens constantes.

Então, tenha cuidado e conheça o perfil de cada rede social. Lembre-se também de definir linhas editoriais, ou seja, divida as publicações em posts que gerem tráfego, posts sazonais, posts de humor e posts motivacionais, de acordo com a persona.

Agende seus posts

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido que administrar redes sociais não é uma tarefa tão simples, né?

Mas, algumas ferramentas podem facilitar sua vida nesse sentido.

Uma plataforma de gerenciamento de redes sociais te ajudará MUITO nessa administração de vários perfis.

Além de agendar seus posts para as diversas redes sociais, você terá acesso a relatórios de desempenho, terá a possibilidade de responder o inbox e o direct em um só lugar, poderá acompanhar o feed e responder comentários, salvar respostas prontas, entre outros.

Se você quiser entender melhor como uma boa ferramenta de gestão de redes sociais pode te ajudar, veja este post.

Agora, se você quiser ver isso na prática, teste a mLabs gratuitamente e entenda porquê nós somos a escolhida por mais de 20 mil marcas brasileiras!

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