Twitter para empresas: saiba como usar e ter melhores resultados

Twitter para empresas: saiba como usar e ter melhores resultados

A rede social de 280 caracteres vem crescendo ano após ano – tendo, segundo dados do começo de 2019, 330 milhões de usuários na plataforma (um aumento de 9 milhões em relação ao trimestre anterior). Pensando neste cenário, parece que usar o Twitter para empresas pode ser uma ótima estratégia!

Mas, calma, não estamos falando que o Twitter é uma rede social interessante para qualquer empresa. 

A escolha das redes sociais de uma marca depende do público (ela deve estar onde seu público está), dos objetivos da marca e, obviamente, da sua capacidade de trabalhar naquela rede social do jeito certo. 

O Twitter, por exemplo, tem uma pegada mais rápida. Os usuários da rede compartilham opiniões, notícias e momentos com muita velocidade. 

Assim, uma marca no Twitter precisa garantir essa frequência e timing, senão seus posts simplesmente vão desaparecer no meio da avalanche de Tweets. 

Essa é apenas uma dica do que é preciso olhar para que o Twitter seja, de fato, um canal que traga resultados para empresas. Fique com a gente e veja mais! 

Como usar o Twitter para empresas?

O primeiro passo é ter uma conta da marca no Twitter. Crie seu perfil, adicione uma bio bacana, insira seu site, coloque uma foto de perfil e capa que representem a marca e pronto. Você já deu o primeiro passo.

Ter seguidores no Twitter também é fundamental, então, recomendamos que, além de criar um calendário editorial interessante para seu público, interaja com potenciais seguidores, siga outros perfis importantes do seu segmento e faça boas parcerias com influenciadores.

Os tweets de 280 caracteres precisam ser objetivos e diretos, e é importante que você não tente replicar conteúdos postados nas outras redes, como o Facebook, por exemplo, para sua plataforma no Twitter.

Isso porque são perfis diferentes, além do que, há um limite de tamanho do conteúdo da rede. 

Veja outras dicas de como usar com maestria o Twitter para empresas:

Atente-se ao trending topics

O trending topics é o lugar onde você verá quais são os assuntos do momento dentro do Twitter. Ou seja, sobre o que as pessoas mais estão falando por lá.

É ali que você conseguirá tirar insights para suas publicações. 

Fale sobre os assuntos do momento (quando tiver relação com a sua marca, é claro) e tente trazê-los o mais próximo para o seu segmento.

Você pode também tentar entrar no trending topics lançando uma # que todos usem. Não precisa necessariamente ser o nome da sua marca, mas também algum conceito ou campanha.

Use hashtags

Você também pode usar hashtags no Twitter para tornar seu tweet mais fácil de ser achado e comentando pelas pessoas certas. 

Não se esqueça de ter uma periodicidade em seus posts e, claro, interagir com comentários. Ter conteúdo atualizado é uma premissa para o Twitter dar certo para empresas. 

Tenha personalidade própria e use um tom mais informal. 

Interaja com o público e com famosos

Uma das coisas mais fortes do Twitter é a interação e como as pessoas se conectam, encontram pontos em comum e fazem amizades. 

Por isso, responda tweets, monitore o que as pessoas estão falando sobre você e interaja com elas (tanto seu público quanto famosos). 

Em uma pesquisa rápida dentro da rede, é possível visualizar as menções que estão fazendo sobre uma marca. Além disso, também dá para conhecer um pouco mais sobre os interesses da galera que segue sua marca e ajustar o conteúdo para agradar ainda mais.

Você pode curtir os tweets e até dar RT. Isso fará com que os usuários se sintam próximos de você e engatem uma conversa, que possivelmente chamará a atenção de outras pessoas também. 

Sobre estar em contato com famosos, é importante para a visibilidade. Um exemplo que aconteceu com marcas foi a disputa dos bancos pelo padre Fábio de Melo.

Ele twittou que sobre um acontecimento que teve com o Bradesco e, logo em seguida, o Nubank aproveitou a situação para indicar seu cartão – fazendo, é claro, trocadilhos com o padre.

Logo em seguida, Banco do Brasil, Banco Inter, Itaú e Santander fizeram o mesmo, respondendo o tweet e causando barulho na rede social. 

twitter para empresas: interaja com famosos

Use os recursos do Twitter para empresas

Há alguns recursos que a plataforma criou pensando especificamente nas empresas. 

Algumas opções disponíveis e que ajudam a aumentar o reconhecimento de marca são: 

  • fazer campanhas pelo Twitter Ads: elas podem ser de conversão, criação de público, engajamento ou campanhas para aplicativos. Permitem segmentar o público e oferecem relatórios sobre o desempenho; 
  • use o Twitter Analytics: recolha os dados do seu perfil por meio dessa opção do Twitter para empresas. É possível conferir diversas informações, veja:

Página inicial da conta

Você terá acesso às estatísticas do seu perfil, quais os tweets com melhor desempenho e quem são os perfis que influenciam sua rede. 

Painel de atividades do Tweet

Aqui serão recolhidos dados sobre índices de cada um de seus tweets, quantas vezes eles foram vistos, retweetados, curtidos e respondidos. 

Painel Insights de público

Por fim, você consegue conferir informações das pessoas que te seguem, analisando o crescimento de seguidores e quais são os interesses dos usuários, bem como seus dados demográficos. 

Gere mais tráfego para o site

Você quer atenção dos clientes nas redes sociais? Tenho certeza que sim! Mas o que quer ainda mais – e vai conseguir com o Twitter –  é conduzir as pessoas até o site da empresa, acertei?

Faça dos seus tweets mais uma forma de levar a audiência até onde o negócio pode ser fechado – a página da web.

Por conta da limitação de 280 caracteres, você não vai ter muito espaço para aprofundar o conteúdo dentro da rede social. Então, para não parecer superficial com frases rasas e pouco informativas, utilize o CTA de forma que o cliente saia do Twitter e acesse o site para obter toda a informação. Você pode levar seus seguidores para posts do Blog, Landing Pages, vídeos no YouTube, etc.

Uma boa prática é inserir alguns termos, como “saiba mais”, “confira aqui” e “ver mais” no call to action.

Agora que você já tem uma visão panorâmica do Twitter para empresas, não perca mais tempo e faça uma conta hoje mesmo para garantir vários negócios vindos do ambiente digital.

Se você gostou deste post e quer entender melhor como o Twitter pode ser usado em sua estratégia de marketing, baixe nosso ebook grátis!

Aproveite e siga a mLabs lá no Twitter!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!