Como aumentar a interação com o Instagram Stories? Dicas infalíveis!

interações no instagram como aumentar isso

Ter interações no Instagram é importante, você sabe. E o Stories é um sucesso, você sabe disso também. #fatos

Nós até fizemos um estudo para provar o potencial do Instagram Stories para as marcas. Veja uma das nossas conclusões:

estudo mlabs visualizações instagram stories

Ou seja, o Instagram Stories é um formato fenomenal, especialmente para empresas pequenas, que tem até 10 mil seguidores!

E, não é só por seu maior potencial de visualizações.

Para as marcas, o Instagram Stories pode ser uma chance valiosa de se aproximar dos seguidores, com uma comunicação mais leve e descontraída.

Recursos como enquetes, votações e perguntas tornam as Stories um formato super “engajador”.

Mas, não basta sair postando #loucamente. Se você quer aumentar o seu engajamento nas redes sociais e ter mais interações com o Instagram Stories, é preciso estratégia e, claro, fazer o que realmente dá certo nesse formato!

Neste post, separamos algumas dicas simples e eficientes para bombar suas interações no Instagram Stories e te ajudar a se aproximar ainda mais do seu público! Se liga!

Para aumentar a interação no Instagram, responda todas as menções

Se você quer mais interações no Instagram, uma coisa é fundamental: não deixe os seus seguidores no vácuo!

Se eles estão citando o seu perfil nas Stories, significa que querem a sua atenção.

Então, responda todas as menções pelo direct, compartilhe essas Stories (se forem positivas, claro!) e valorize a intenção de cada usuário que citar a marca.

Se for uma menção positiva, vale a pena agradecer e estimular novas interações.

Porém, nem tudo são flores. Se você receber uma menção com uma crítica, tente entender o que aconteceu e encontrar uma solução. Mesmo nesses casos, é importante não deixar os usuários sem resposta, para demonstrar que você se importa com a opinião deles.

Use as enquetes do Instagram para saber a opinião do público

Quer saber o que se passa na mente dos seus seguidores? As marcas podem colher informações valiosas ao fazer perguntas para o público.

E você não precisa mais fazer grandes pesquisas de mercado para isso ― é só perguntar no Instagram Stories.

A rede social oferece uma ferramenta específica para isso: as enquetes. Para isso, basta selecionar a opção “Enquete” nos stickers das Stories, criar uma pergunta e definir as duas opções de resposta (por padrão, as respostas são “sim” ou “não”).

Outra opção para isso é o emoji deslizável, em que a resposta do usuário vem em forma de percentual. Ao selecionar esse sticker, você deve criar uma pergunta e escolher o emoji que o usuário irá deslizar para respondê-la.

emoji deslizável

Esses dois recursos podem ser usados para gerar mais interações no Instagram Stories, mas também obter respostas importantes para a empresa sobre os seus produtos e conteúdos ou sobre o perfil da sua audiência.

Você pode perguntar, por exemplo, se o público gostou do seu novo lançamento, qual a cor preferida para um produto ou o que fariam em determinada situação.

A HubSpot é um bom exemplo de marca que sabe usar as enquetes e o emoji deslizável para ter mais interações no Instagram Stories. Veja as publicações abaixo:

instagram hubspot

Use as Perguntas e compartilhe as interações no Instagram Stories

O Instagram Stories também oferece o recurso das Perguntas.

Ao selecionar esse sticker, você dá aos seus usuários a chance de te enviarem perguntas. Depois, é possível compartilhar nas suas Stories o que eles perguntaram + sua resposta!

Além de aumentar as interações no Instagram, esse recurso é útil para entender quais são as expectativas dos usuários sobre a marca. Aqui na mLabs, por exemplo, sempre recebemos perguntas como: “quando vão lançar a funcionalidade X?”.

Usamos essas informações inclusive para definir nosso roadmap de melhorias internas.

Mas você também pode usar as Perguntas como quiser. O campo é totalmente customizável.

Veja, por exemplo, o que o perfil do Mailchimp fez no Instagram Stories. No início de 2019, a marca pediu aos usuários bons conselhos para dar aos pequenos negócios que fazem parte do seu público. Então, as melhores sugestões dos usuários foram compartilhadas nos Stories.

perguntas instagram

Compartilhe Stories de seguidores como prova social

Você pode criar Stories falando bem da sua marca. Mas, se outros usuários fizerem isso, a palavra deles vale mais ainda! Por isso, quando alguém cita a sua marca nos Stories, compartilhe no seu perfil como prova social.

Isso pode ser feito com publicações de clientes que utilizam o seu produto ou elogiam a sua marca. Mas você também pode compartilhar posts de funcionários da empresa, como forma de apresentar os bastidores do negócio e mostrar como é trabalhar nesse local. Outra ideia é compartilhar posts de parceiros da marca, como os influenciadores digitais.

Isso fortalece a imagem da marca a partir do que outras pessoas falam sobre ela.

O perfil da Méliuz, por exemplo, tem nos Destaques dos Stories algumas publicações de usuários que citam o perfil. É uma ação bacana para valorizar as interações do público e ainda mostrar a opinião dos seguidores sobre a marca. Uma baita prova social!

perfil meliuz instagram

Use stickers de localização e hashtags para alcançar mais pessoas

Outra forma de conseguir mais interações no Instagram Stories é usar os stickers de localização e de hashtags. Ao utilizá-los nas histórias, as publicações aparecem nas buscas dos usuários por aquela localização ou por aquela hashtag.

Dessa forma, você consegue alcançar mais pessoas que ainda não conhecem o perfil e gerar mais visualizações e, consequentemente, mais interações.

Além disso, você também pode usar hashtags que identifiquem a marca ou uma campanha de marketing.

Não tenha medo também de estimular os seguidores a usarem essa hashtag nas suas Stories ― e aproveite para compartilhar essas publicações.

Se você chegou até aqui, já percebeu que todas as nossas dicas para ter mais interações no Instagram usando as Stories giram em torno do relacionamento com seguidores. É uma via de mão dupla e que requer muita estratégia – e mão na massa – para dar certo.

Mas, te garanto que todo esforço valerá a pena. E, se você quiser deixar todo o trabalho muito mais simples e efetivo, aprenda também a agendar suas Stories do Instagram!

 

 

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