Saiba o que é e como utilizar o Close Friends de forma estratégica!

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13 min. de leitura

imagem: capa close friends
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Por Redator da mLabs

Publicado em 17 de maio de 2022 | Atualizado em 17 de maio de 2022

Close Friends no Instagram foi criado para que os usuários do Instagram compartilhem momentos só com os “bests” ou, como falamos aqui no Brasil, os ”amigos do peito”. 

Apesar do recurso ter sido pensado para perfis pessoais, marcas e influenciadores digitais também podem explorar suas possibilidades e se aproximarem ainda mais dos seguidores.

Quer saber mais? Neste post, vamos mostrar tudo sobre como usar a lista de Close Friends do Instagram nas suas estratégias de marketing. Vem com a gente!

O que é o recurso Close Friends do Instagram?

Close friends é um recurso do Instagram que permite que o usuário selecione seguidores específicos para compartilhar Stories.

Existem três opções ao publicar um story:

  • compartilhar para um usuário específico;
  • compartilhar para todos os amigos;
  • compartilhar somente para os melhores amigos.

Ao publicar um conteúdo para melhores amigos, o círculo do story ficará verde, é uma forma de diferenciação para que os usuários saibam que se trata de um conteúdo exclusivo.

No início, apenas usuários de perfis pessoais utilizavam o recurso. Mas, com o tempo, muitas marcas começaram a usar a novidade em suas estratégias de marketing.

imagem: banner publicitário com chamada para teste grátis do agendamento para Instagram

 

Como criar uma lista de melhores amigos no Instagram?


Agora que você entendeu o que é esse recurso valioso do Instagram, vamos aprender como criar uma lista de Close Friends!

Faça login no aplicativo do Instagram. Se você já está logado, bora para o próximo passo!

Vá ao seu perfil, toque nos três tracinhos, no canto inferior direito da tela e selecione a opção “Amigos Próximos”. Hoje em dia, é assim que o Insta chama essa lista, mas ela já foi conhecida como “Melhores Amigos”.

Close Friends: imagem da tela do Instagram indicando onde se localiza o recurso Close Friends

Na sequência, defina quem vai fazer parte da lista. Para isso, clique no ícone com símbolo de “+” e acesso o campo “pesquisar” ou adicione com base nas “sugestões” que a plataforma irá fazer.

Close Friends: imagem da tela do Instagram apresentando a lista selecionada de amigos no recurso close friends

Vale lembrar que faz um tempo que o Instagram não notifica mais as pessoas quando elas passam a fazer parte da sua lista.

Para remover seus amigos do Close Friends, você pode clicar em “Remover” ao lado da foto e do nome do perfil ou, se quiser apagar a lista toda de uma vez, clicar em “Remover tudo”.

Como compartilhar Stories com a lista de Close Friends?

Chegou a hora de saber como compartilhar conteúdo somente para seus amigos mais próximos

Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Faça login no aplicativo do Instagram; 
  2. Clique no ícone de câmera no canto superior esquerdo da tela;
  3. Crie o seu Story normalmente, em foto, vídeo ou o formato de sua preferência;
  4. Na hora de enviar, clique no ícone verde com uma estrela branca na parte inferior da tela.
Close Friends: imagem da tela do Instagram indicando onde tocar para compartilhar o story com a lista de close friends

Como usar o recurso nas suas estratégias de marketing?

Por que utilizar o recurso de Melhores Amigos em estratégias de marketing?

Com este recurso é possível estreitar relacionamentos com clientes, gerar autoridade para a marca e direcionar o conteúdo para o público certo.

Mas a questão principal é: como fazer isso? 

Selecionamos algumas práticas que mostram como utilizar o recurso nas estratégias de marketing.

Compartilhe conteúdo exclusivo

Foi-se o tempo em que todos os seguidores tinham o mesmo peso. 

A verdade é que existem usuários super engajados, que interagem e compartilham seus posts, e outros que passam direto por suas publicações.

Que tal dar um tratamento VIP para quem realmente é leal à marca?

Você pode, por exemplo, postar novidades exclusivas para esse grupo de pessoas. Há ainda a possibilidade de realizar campanhas para quem está na lista.

Ofereça recompensas aos seguidores

Como você pôde perceber, o recurso funciona como uma maneira de distinguir seguidores. Então, nada melhor que presentear aqueles que merecem uma atenção especial.

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, pode divulgar cupons de descontos exclusivos para sua lista de Close Friends .

Recompensar as pessoas que estão na lista gera sensação de exclusividade e faz com que mais usuários queiram pertencer ao grupo.

Ofereça ofertas especiais (cursos, webinars, consultorias)

Outro ponto a ser levado em consideração é que o Story permite diversos formatos de publicação, inclusive a inserção de links externos. Então, aproveite para oferecer conteúdo aprofundado, como: cursos, webinars e consultorias, entre outros.

Veja o exemplo a seguir:

Jonatas é professor de um curso online. Ele divulga várias dicas úteis em seu perfil do Instagram. Porém, para o público em geral ele divulga somente dicas parciais. Apenas aqueles que compraram as lições têm acesso ao conteúdo mais aprofundado, divulgado por meio da lista de Melhores Amigos.

Viu só como fazer o usuário se sentir privilegiado na lista privada no Instagram? 

Isso é muito importante, pois gera aproximação com os consumidores e aumenta a chance de fidelizá-los.

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Aproxime-se do seu cliente

Também é possível utilizar a sua lista de melhores amigos para impactar somente pessoas que já são clientes. 

Essa é uma vantagem e tanto. Afinal, vender para alguém que já comprou antes é bem mais fácil do que vender para alguém que não te conhece.

Além de gerar benefícios para o seu negócio, o cliente se sentirá exclusivo e diferente do restante da sua audiência, criando um relacionamento mais próximo.

E essa proximidade é fundamental para a saúde do seu negócio.

Você pode utilizar os melhores amigos dos stories para:

  • convidar essas pessoas a testarem um novo produto antes das outras;
  • realizar pesquisas, já que elas materializam o seu “consumidor ideal”;
  • enviar mimos da marca;
  • mandar vouchers e descontos de produtos.

Em outras palavras, é uma chance de ouro de selecionar um grupo e compreender do que eles gostam, agradando essas pessoas e, por que não, transformando-as em promotores da marca. #brandlovers ❤️

Preste suporte e atendimento ao cliente

Por falar em proximidade, se tem uma coisa que cativa qualquer consumidor é suporte rápido e humanizado.

O Close Friends do Insta pode ajudar muito nisso. 

Se você atribui um valor diferenciado para alguém no seu perfil, pode se colocar à disposição dele para ajudar no uso dos seus produtos ou serviços.

Infelizmente, se você tentasse oferecer essa opção para todo mundo, dependendo da quantidade de clientes que têm, iria enlouquecer! 😱 

Por isso que reforçamos: a exclusividade do Close Friends deve sempre ser vista como um enorme diferencial.

Como deu para perceber, são muitas as situações em que a lista de amigos próximos serve para personalizar e aproximar. Cabe a você escolher as que melhores se encaixam no escopo do seu negócio.

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Dá para ganhar dinheiro com a lista de close friends?

Sim! A sua lista de Close Friends pode ser fonte de monetização - mas isso deve ser planejado nos mínimos detalhes para que possa dar certo, ok?

O material ou conteúdo oferecido precisa fazer a diferença na vida das pessoas

Caso contrário, a marca poderá sofrer críticas negativas por gerar frustração no público – aquela famosa propaganda enganosa, sabe?

Porém, se realizado da maneira correta, a oferta de conteúdo para a monetização gera uma sensação de pertencimento no grupo e instiga outros seguidores a consumir os produtos que permitem o acesso a essa lista seleta.

É uma mão na roda também para aumentar o senso de urgência nas pessoas para a compra de outros produtos.

Afinal, a ideia de um grupo de amigos próximos é que seja para poucas pessoas, e é aí que entram as divulgações do tipo “vagas limitadas”. 😉

Agora, você já sabe todas as informações necessárias para usar o Close Friends na sua estratégia de marketing, veja também nosso artigo sobre Instagram Reels e use mais formatos no seu perfil!

Dicas para monetizar os Melhores Amigos

Já deu para entender que é possível ganhar dinheiro com a sua lista de melhores amigos, certo?

Porém, é preciso ter organização e constância como pilares para gerar valor para quem decidir entrar na sua lista exclusiva. 

Abaixo, reunimos algumas dicas que aumentarão a percepção positiva dos participantes e farão com que a sua lista seja divulgada organicamente.

Faça o planejamento e gestão do seu conteúdo para os amigos próximos

Independente do tipo de conteúdo produzido, é necessário ter organização e planejamento para que o conteúdo seja pensado com antecedência e atenda à expectativa dos seus seguidores.

Assim como é recomendado que você tenha um calendário editorial para o uso das funções públicas do Instagram, a lista de melhores amigos também demandará esse cuidado.

Não deixe de fazer pesquisas com a audiência e implementar dentro do close friends materiais e dinâmicas que trarão valor ao assinante.

Não se esqueça que seus seguidores percebem quando um conteúdo é feito sem gestão ou cuidado. Por isso, se prepare para levar o melhor para eles.

Produza conteúdo de valor com originalidade

Além do planejamento e da gestão, o conteúdo produzido para a lista de melhores amigos deve ser original e agregar valor à rotina dos seguidores.

Pense bem: uma pessoa que pagou para estar ali pode rapidamente decidir não continuar sua assinatura caso perceba que o conteúdo divulgado pode ser obtido facilmente por outros meios gratuitos.

Invista em formas de passar as informações de jeitos criativos e inovadores e não se esqueça do básico, como sempre fazer conteúdos bonitos e nos tamanhos corretos

Crie estratégias que engajem seus seguidores

Além do conteúdo original, tem se valorizado cada vez mais experiências imersivas no mundo digital.

Por isso, permita que o participante de sua lista exclusiva se sinta parte daquilo que ele está assinando.

Além de responder dúvidas de maneira mais aprofundada, você pode determinar o direcionamento do planejamento semanal a partir daquilo que o público deseja ver.

Isso pode ser feito a partir da inserção de um Quiz ou caixa de perguntas no Instagram Stories, onde os assinantes podem escolher o tema relacionado aos seus interesses.

Outra maneira de manter os usuários engajados é disponibilizando o seu planejamento e permitindo que eles deem palpites, se programem para acompanhar o conteúdo e fiquem na expectativa de assistir materiais exclusivos. 

Utilize as métricas para otimizar suas ações

Por fim, NUNCA se esqueça de medir o desempenho dos melhores amigos do Instagram através das métricas disponíveis, além daquelas visíveis pelo Instagram Analytics

Visualizações

As visualizações indicam quem e quantas pessoas viram os seus Stories nas 24 horas que eles estiveram disponíveis.

Ele é um ótimo parâmetro para identificar o número de pessoas que estão acompanhando o conteúdo, comparada ao número de assinantes da lista exclusiva, e quais assuntos trazem uma maior visualização

Curtidas

As curtidas, ou reações, diretamente no Stories representam o início do engajamento. 

É uma etapa além da visualização, indicando que a pessoa não só viu, como prestou atenção e dedicou uma reação ao seu conteúdo.

Você também pode utilizar essa funcionalidade ao seu favor, pedindo que os assinantes reajam às postagens que eles viram valor, facilitando a sua identificação daquilo que mais interessa o seu público.

Respostas

Conseguir respostas e iniciar conversas dentro do Close Friends é digno de medalha de ouro para os criadores de conteúdo - e você nunca deve deixar essa oportunidade passar batida.

Preste atenção nas respostas que uma publicação recebeu e o que levou ela a fazer isso. 

Também não deixe de entender o que a fez não responder outros Stories.

Assim, você agregará ao seu conteúdo aquilo que o público realmente deseja ver, se baseando nas suas próprias respostas e não em achismos.

Principais dúvidas do Close Friends do Instagram que vão te ajudar!

Ainda ficou com dúvida sobre algo relacionado aos amigos próximos do Insta?

Se liga nas respostas para as principais dúvidas abaixo!

Como editar a lista de amigos no Close Friends?

Editar a lista exclusiva de melhores amigos é muito fácil e prático. 

Todas as edições acontecem na mesma tela que mostramos no início do texto, sobre como criar sua lista de Close Friends.

É nessa área do aplicativo que você pode remover, adicionar usuários ou remover todos de uma vez clicando em “remover tudo”.

Para adicionar novas pessoas basta clicar no “+” que aparece no canto superior direito e digitar o nome da conta que você deseja incluir.

Existe limite de membros na lista exclusiva do Instagram?

Não há limite de membros que podem ser incluídos na lista exclusiva do Instagram.

Ou seja, você pode incluir quantas pessoas quiser em sua sessão de melhores amigos para compartilhar conteúdos exclusivos.

É possível criar mais de uma lista exclusiva para melhores amigos?

Atualmente não é possível criar mais de uma lista exclusiva para melhores amigos, sendo liberada apenas uma por perfil.

Porém, as edições nessa lista também são ilimitadas, ficando livre a retirada e a inserção de pessoas em seu Close Friends.

É possível fazer o compartilhamento de Stories de amigos próximos pelo direct?

Não é possível fazer o compartilhamento de Stories de Close Friends pelo direct. 

O Instagram não permite o uso dessa função para preservar a privacidade de quem está usando o recurso.

Existem plataformas de assinaturas para os Stories exclusivos?

Sim, algumas empresas oferecem esse tipo de serviço, como a Lastlink

Através dela você conseguirá centralizar e gerenciar a assinatura dos usuários em apenas um lugar, podendo, além do Close Friends, monetizar comunidades pagas no WhatsApp e no Telegram.

O Instagram já anunciou que planeja adicionar à rede uma plataforma de assinatura paga, entretanto, ainda não há data definitiva para esse lançamento.

Por meio dessa funcionalidade, usuários poderão assinar e pagar por conteúdos exclusivos dentro do próprio aplicativo, excluindo a necessidade de que a cobrança seja feita por fora.

Além de Stories exclusivos, lives e emblemas para serem utilizados no chat farão parte dos serviços pagos ofertados. 

Agora que você já sabe todas as informações necessárias para usar o Close Friends na sua estratégia de marketing, que tal conferir nosso artigo sobre Instagram Reels e usar mais formatos no seu perfil? Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo! Até logo 😀

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