Quem investe em qualquer estratégia de marketing digital sabe a importância dos dados. Sim, eles mesmos. Aqueles números que às vezes nos dão nós na cabeça, mas sem os quais estaríamos mais perdidos que o Matt Damon em Marte (uma bela referência cinematográfica, por sinal).
E grande parte das redes sociais têm plataformas específicas para isso: o Facebook Insights, o Twitter Analytics, o LinkedIn Page Analytics, o YouTube Analytics, etc. E no Insta não é diferente! O Instagram Analytics é a ferramenta nativa do Instagram que permite que você mensure seus resultados na rede.
Em outras palavras, é uma benção dos deuses da web para profissionais de social media.
Tá legal, mas o que é esse troço? Como mexer nele? #Comofaz para acessá-lo? Guenta a mão! A seguir, você terá todas as respostas para essas perguntas e aprenderá, de uma vez por todas, a utilizar o Instagram Analytics para bombar seu perfil!
Mas antes, o que é o Instagram Analytics?
O Instagram Analytics é uma ferramenta que fornece dados valiosos para análise de performance de um perfil empresarial no aplicativo.
A ideia é trazer inspiração ao profissional responsável pelo account, novas ideias ou ajustes e modificações que precisam ser realizados. Ou seja, direcionar as ações na plataforma.
Tanto que é chamado por muitos de Instagram Insights, justamente por sua capacidade de trazer à luz ações que, sem as métricas, seriam inviáveis.
Portanto, não é nenhum exagero dizer que o Instagram Analytics é a bússola que aponta o Norte de todas as atividades (ou a tocha que ilumina o caminho) de um social media.
Sem ela, você estará caminhando em uma floresta escura como nos filmes do Harry Potter, e sem feitiço de Lumos.
Como acessar o Instagram Analytics?
Para ter acesso a essa ferramenta, você precisará ter um perfil corporativo. Se o seu ainda for pessoal, basta migrá-lo de maneira rápida e simples.
Feito isso, abra o seu perfil e clique no menu no canto superior direito. A seguir, acesse “Informações”.
Pronto! A partir de agora você só precisará utilizar o potencial máximo do seu lado analítico para obter insights valiosos às suas ações de redes sociais.
Quais são as informações contidas na ferramenta?
A ferramenta é bastante intuitiva, então você não deve ter muitos problemas para utilizá-la. Há três abas que contêm informações relativas a diferentes elementos analíticos do seu perfil comercial.
Vamos falar um pouco sobre cada um a seguir.
Atividade
Na primeira aba estão os dados relacionados às atividades de usuários no perfil, não levando em conta as ações realizadas diretamente nas postagens.
Em “Interações” você pode observar o número de vezes que o seu perfil foi visualizado.
Aqui não há muitas informações sobre aquisição. Ou seja, a origem do tráfego é em sua maioria desconhecida. Ela pode ser oriunda de links em blogs e sites, busca no mecanismo de busca da plataforma, tags sociais em outras postagens ou digitada diretamente na caixa de pesquisa.
Outra informação disponível é o número de cliques que o site descrito na biografia recebeu, levando o usuário a uma página externa ao aplicativo.
Já em “Descoberta”, é possível perceber quantas pessoas chegaram ao seu perfil por meio da aba “Explorar”, buscando hashtags, localizações ou perfis.
Conteúdo
A aba conteúdo traz dados sobre as publicações veiculadas na página nos últimos sete dias. Ela também traça um paralelo relacionando a semana atual com a passada, traduzida por meio de um + e o número de acessos a mais.
As informações estão divididas em formatos de posts:
- publicações: formato regular no feed de atualizações que ficam no álbum de fotos;
- stories: formato que some após 24 horas de publicação;
- promoções: formato de anúncios feitos no Instagram por meio do Facebook Ads.
Esses dados são muito valiosos, pois dizem muito sobre o comportamento do usuário e suas preferências por meio da análise individual de posts.
Por meio deles você pode adaptar elementos do conteúdo como linguagem, frequência, tipo de post e imagem.
Público
Há um pré-requisito para acessar essa aba, que é ter pelo menos 100 seguidores. Aqui concentram-se todos os dados relacionados aos seus seguidores.
São muito importantes, pois mostram, entre outras especificações, se você está atingindo o público ideal ou precisa realizar ajustes estratégicos.
Uma pizzaria em São Paulo, por exemplo, deve rever suas ações se o seu público for composto majoritariamente por pessoas que moram em Porto Alegre, concorda?
Os dados são segmentados da seguinte maneira:
- gênero;
- faixa etária;
- e localização.
Há também uma seção especialmente voltada ao comportamento dos followers, ou seja, horários e dias em que ficam online. Como você deve imaginar, esse é um prato cheio para sua estratégia de mídias sociais.
Stories
Essa aba é quase um “easter egg”, já que não fica na mesma divisão que as demais. Para ter acesso a esses dados, você precisará visualizar a sua própria publicação no Stories e puxar a tela para cima.
Assim, essa “aba secreta” se abrirá. Note que, para tal, é preciso que a sua história esteja ativa.
Nessa funcionalidade, você terá acesso a dados como:
- alcance: o número total de contas individuais alcançadas pelo Storie;
- impressões: o número total de vezes que os seguidores visualizaram o Storie (lembre-se que ele pode ser visto mais de uma vez);
- navegação: quantas pessoas pularam suas histórias, viram a próxima, retornaram à anterior ou abandonaram o formato durante a visualização.
- respostas: quantas pessoas responderam aos stories;
- interações: quantas contas interagiram de alguma maneira com a publicação, por meio das etiquetas, enquetes, perguntas ou barras de avaliação.
Por enquanto ainda não há meios para medir a performance dos links inseridos nas histórias, mas espera-se que o recurso seja adicionado ao app em breve. De toda forma, recomendamos que você inclua parâmetros UTM do Google nos seus links de Stories. Fazendo isso você conseguirá acompanhar o tráfego vindo desses links, pelo Google Analytics.
O Instagram Analytics é um aliado poderoso para qualquer um que queira se destacar no mercado. É ele que diferencia os leigos dos especialistas, os novatos dos experientes, os noobs dos prós… Bom, você entendeu, né?
Mas agora, diz aí, você já usou essa ferramenta para elaborar alguma ação nas suas redes sociais? Acha que essas informações realmente foram úteis para isso? Que tipo de dados são os mais valiosos nesse caso? Comenta aí! Aguardamos ansiosos pela sua participação!