Site Mlabs
Teste Grátis
Entrar
 
 
 
mLabs: Gerenciamento de Redes Sociais em um só lugar!
  • Mlabs
    • Funcionalidades
    • Dúvidas
    • Contato
  • Marketing Digital
    • Gerenciamento de redes sociaisFazer uma boa gestão de redes sociais não é uma tarefa simples! Além de muita organização, estratégia e ferramentas, é preciso estar sempre atualizado! Nesta seção, você irá encontrar posts com: Dicas para gerenciamento de redes sociais Melhores estratégias para mídias sociais Ferramentas indispensáveis para gerenciar redes sociais Entre outros!
    • Google AdsO Google Ads é uma ferramenta essencial para fazer o seu negócio crescer no mecanismo de busca! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para criar uma campanha de impulsionamento; Melhores estratégias considerando os tipos de anúncios; Passo a passo de como criar a sua conta; As principais métricas para monitoramento. Entre outros!
    • Google AnalyticsO Google Analytics é uma ferramenta essencial para monitorar a sua atuação online e traçar estratégias consistentes! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para análise completa da sua presença online; Explicações sobre as principais métricas do Google Analytics; Estratégias indispensáveis para melhorar a sua performance. Entre outros!
    • Marketing DigitalMarketing Digital é o conjunto de ações que uma marca pratica visando atrair novos clientes, relacionar-se com eles e fidelizá-los através do ambiente digital. As redes sociais, blogs e sites são os principais canais para isso. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Estratégias de Marketing Digital (Inbound e Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, e-mail marketing e redes sociais) Dicas de como otimizar suas ações de Marketing Digital Hacks, tutoriais e cases de Marketing Digital Novidades sobre Marketing Digital Entre outros!
    • Social MediaSocial media ou mídias sociais são os canais de comunicação online que visam promover o relacionamento entre as marcas e seu público no ambiente digital. Mas, não se confunda: redes sociais, blogs e sites são apenas plataformas! Quem faz desses ambientes canais de comunicação efetivos para uma marca são os profissionais por trás dos posts! E, justamente por isso, eles são conhecidos como “social media”. Nesta seção você encontrará posts sobre: O que faz um social media Cursos para social media Dicas de carreira e produtividade Fontes de estudo Ferramentas de trabalho nas redes sociais Entre outros!
  • Redes sociais
    • FacebookO Facebook é a maior rede social do mundo e, por isso, um canal indispensável para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o Facebook Guias e tutorias das principais funcionalidades do Facebook para marcas Notícias e novidades dessa rede social Hacks e estratégias de social media para Facebook E muito mais!
    • InstagramA mais famosa rede social para compartilhamento de fotos, vídeos e Stories, o Instagram é líder em engajamento! Nesta categoria, você encontrará posts exclusivos com: Dicas para ganhar mais seguidores no Instagram Estratégias de marketing no Instagram Guias e tutorias sobre as funcionalidades do Instagram para empresas Novidades e atualizações do Instagram (e Instagram Stories!) Entre outros!
    • TwitterCriado como serviço de microblogging, o Twitter evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social completa para empresas! Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing no Twitter Estratégias e dicas para Twitter Atualizações, novidades e tutoriais para Twitter E muito mais!
    • LinkedInO LinkedIn é a maior rede social para negócios da atualidade! Nesta seção, você descobrirá como o LinkedIn pode ser usado em uma estratégia de marketing e também encontrará posts com: Dicas e estratégias de marketing digital com o LinkedIn Novidades e atualizações da rede social Guias e tutoriais das funcionalidades do LinkedIn Entre outros!
    • PinterestCriar imagens e templates para publicação de conteúdos nas redes sociais! Uma rede social para reservar as melhores imagens e publicar conteúdos de inspiração para todos os usuários. Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para utilizar o Pinterest da melhor maneira possível; Melhores estratégias para adotar com o Pinterest para empresas; Guias de publicação e compreensão das funcionalidades da rede social; Passo a passo de como criar e publicar. Entre outros!
    • TikTokO TikTok tornou-se um fenômeno internacional, conquistando milhares de usuários! Você não pode deixar de incluir um perfil nessa rede social na sua estratégia de Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o TikTok; Guias e tutorias para as principais funcionalidades do TikTok para empresas; Notícias e atualizações da rede social; Hacks e estratégias para de social media para TikTock; Como fazer engajamento no TikTok. E muito mais!
    • TelegramO Telegram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos, fundamental para o Marketing Digital! Nesta categoria você encontrará: dicas de como fazer marketing digital com o Telegram; guias e tutorias das principais funcionalidades do Telegram; notícias e novidades dessa rede social; hacks e estratégias de social media para o Telegram. E muito mais!
    • WhatsAppWhatsApp Messenger é um app de mensagens instantâneas e chamadas de voz criado para usuários de dispositivos móveis. Mas, ele também é uma plataforma incrível para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing com o WhatsApp Novidades do WhatsApp Dicas e estratégias para WhatsApp Entre outros!
    • YouTubeO YouTube é maior rede de compartilhamento de vídeos do mundo! Criada para ser um canal pessoal de vídeos, o YouTube evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social valiosa para as marcas que querem construir seu posicionamento digital. Nesta categoria você verá posts sobre: Estratégias de marketing digital para YouTube; Dicas, tutorias e guias para produção de vídeos no YouTube; Novidades e funcionalidades do YouTube. Entre outros!
  • Materiais Gratuitos
  • Templates
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • LinkedIn
    • YouTube
  • Ferramentas Grátis
    • Calendário

    Pesquisar

    Campanha no Instagram: como fazer e 7 ideias para se inspirar!

    Instagram
    12 de agosto de 2020
    Campanha no Instagram: como fazer e 7 ideias para se inspirar!
    Avatar de mLabs

    Por

    mLabs

    Publicado em

    12 de agosto de 2020

    Sumário:

    Se você usou o Instagram hoje, provavelmente foi impactado por algum anúncio no Feed ou nos Stories e talvez nem tenha percebido.

    Isso acontece porque o algoritmo do Instagram apresenta anúncios de forma natural em sua plataforma, atribuindo uma confiança maior para as marcas que investem em publicidade na rede social.

    E não é só isso!

    As campanhas no Instagram contam com segmentações assertivas. Elas permitem o alcance de usuários que possuem afinidade com o produto ou serviço apresentado e, sendo assim, maior tendência de adquiri-lo.

    Mesmo que um consumidor não clique logo de primeira no anúncio, só pelo fato de ver algo relacionado à marca na rede social, ele começa a se familiarizar e confiar mais na empresa.

    Mas por onde começar?

    Segue a leitura para saber mais sobre como fazer campanhas no Instagram de forma prática e veja também ideias que vão inspirar os seus anúncios!

    O que é Instagram Ads?

    Começando pelo básico, afinal, o que é esse Instagram Ads que tanto falam?

    Instagram Ads é a ferramenta disponibilizada pelo próprio Instagram para veiculação de anúncios em sua plataforma.

    A ferramenta na verdade é unificada, sendo funcional para anúncios tanto no Facebook quanto Instagram e é oficialmente chamada de Gerenciador de Anúncios.

    Agora veja algumas motivações para começar a criar seus anúncios na ferramenta!

    Por que anunciar no Instagram?

    Bom, nem precisamos falar que não dá para depender apenas dos posts orgânicos no Instagram, devido a limitação de alcance do algoritmo, né?

    Ufa… Ainda bem que já passamos dessa fase!

    Então, vamos começar por uma das vantagens mais relevantes: o custo-benefício.

    Você tem controle total sobre seu orçamento para investir em anúncios com amplo alcance. Se bem feito, o anúncio pode dar um retorno positivo, mesmo com orçamento mais baixo.

    Outro ponto positivo além do custo-benefício é o fato dos anúncios no Instagram serem “disfarçados”, ou seja, eles se camuflam melhor em meio aos outros posts na rede social, parecendo mais naturais aos usuários.

    Além disso há vários formatos de anúncios para atingir os usuários com mais eficácia, como o próprio “arrasta para cima” do Stories, que aparece de forma natural e intuitiva.

    Sem contar que, de acordo com os dados do Facebook Business, 60% das pessoas afirmam que descobrem novos produtos no Instagram, ou seja, é uma ótima maneira para conquistar mais visibilidade.

    Além de aumentar a visibilidade, os anúncios permitem melhorar a sua taxa de engajamento com o público e o reconhecimento da marca na rede social.

    Quais são os tipos de anúncios disponíveis no Instagram?

    Agora que você já sabe o que é o Instagram Ads e porque deve investir na plataforma, veja os principais formatos de anúncio disponíveis na rede social.

    Carrossel

    Nos anúncios de carrossel você pode disponibilizar mais de uma foto ou vídeo para que o usuário deslize e encontre outros produtos relacionados, por exemplo.

    Esse é um formato muito utilizado no Instagram e pode ser feito de maneira criativa, para conta histórias, apresentar uma “vitrine” de produtos, coleções novas e mais!

    Campanha Instagram: imagem de um celular com um anúncio de carrossel na tela

    Imagem única

    Nos anúncios de imagem única, como o próprio nome já indica, você apresenta uma imagem para o usuário.

    Essa imagem pode ser breve e simples, mas passar uma mensagem marcante ao usuário, que o leve a compra.  Mais uma vez, use a criatividade para ter mais engajamento e conversões.

    Campanha Instagram: imagem de um celular com um anúncio de imagem única na tela

    Vídeo único

    Neste formato você pode utilizar o recurso de vídeos para apresentações mais completas e impactantes, ideal para apresentação de cases de sucesso por exemplo e serviços que requerem que uma visão 360º seja apresentada ao consumidor.

    Campanha Instagram: imagem de um celular com um anúncio de vídeo única na tela

    Coleção

    Por fim, os anúncios de coleção são ótimos para lojas com diversos produtos, proporcionando uma experiência de compra positiva para o consumidor, que pode ver todos seus produtos mais importantes em um só anúncio!

    Campanha Instagram: imagem de um celular com um anúncio no formato de coleção na tela

    Anúncios nos Stories

    Com anúncios nos Stories, é possível se conectar com mais de 600 milhões de contas que estão usando os stories diariamente.

    Campanha Instagram: imagem de um celular com um anúncio no formato de Stories na tela

    Confira todas as dimensões de fotos e vídeos do feed agora são suportadas (de 1:91 a 4: 5):

    Tipo de arquivo

    .mp4 ou .mov (Vídeo)

    .jpg ou .png (foto)

    Tamanho máximo do arquivo

    4 GB (vídeo)

    30 MB (foto)

    Duração do vídeo

    Máximo: 120 segundos

    Observe que as imagens serão exibidas por 5 segundos por padrão

    Dimensões

    Resolução recomendada: 1080 x 1920

    Mínimo: 600 x 1067

    Codecs Suportados

    Vídeo: H.264, VP8

    Áudio: AAC, Vorbis

    Para conhecer mais a fundo as políticas de anúncios do Instagram, visite o site de Políticas de Publicidade. Para especificações e informações adicionais, recomendamos que você consulte o Guia de Anúncios do Facebook.

    imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

    Como criar anúncios no Instagram do zero?

    Bem, agora que os formatos de anúncio já foram apresentados, vamos para a prática!

    Antes de mais nada, você deve acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

    Essa é uma ferramenta que você usará bastante, pois como falamos é por meio dela que você poderá criar, veicular e gerenciar as suas campanhas.

    Para acessar a ferramenta, você deve estar logado no dispositivo que vai acessar e entrar direto na página.

    Após acessar você entrará em contato com a interface da ferramenta e poderá explorar à vontade, afinal, seus recursos são gratuitos!

    É recomendado fazer o tutorial guiado caso seja sua primeira vez, mas para te ajudar já montamos o passo a passo de como criar uma boa campanha aqui mesmo.

    Dá uma olhada!

    Defina o objetivo da campanha

    O objetivo da campanha é uma das partes mais simples, porém ao mesmo tempo mais difíceis de se chegar a um acordo.

    Isso porque o negócio pode ter vários objetivos secundários, que refletem outros objetivos.

    Para definir seu objetivo de campanha no Instagram é preciso entender as limitações na rede social e definir o que colabora com o objetivo macro do negócio.

    Temos um post que aborda quando usar cada um dos objetivos disponíveis do gerenciador de anúncios do Facebook, se você tem dúvidas nesta etapa, com certeza, ele vai te ajudar!

    Aqui estão os objetivos que o Instagram disponibiliza:

    Gerenciador de anúncios do Facebook: imagem da ferramenta de anúncios do Facebook mostrando os objetivos da campanha

    Nomeie a campanha e defina o orçamento

    Após escolher o objetivo é preciso nomear a sua campanha e definir um orçamento que poderá ser diário ou vitalício.

    No orçamento diário, você informa à plataforma quanto vai ser gasto por dia. Já no orçamento vitalício a campanha gastará o dinheiro ao longo de todo o dia por quantos dias você determinar, até que seu orçamento total se esgote.

    Nesse passo você também tem a opção de criar um teste A/B para testar duas diferentes campanhas/anúncios para um mesmo produto ou serviço.

    Campanha Instagram: imagem do gerenciador de anúncios

    Crie um público e escolha o posicionamento

    Esta é a hora de nomear o conjunto de anúncios que será veiculado dentro da campanha criada, escolher um público e o posicionamento.

    Calma! Vamos explicar cada uma dessas funcionalidades.

    A parte do público é uma das mais importantes, você pode tanto criar um público novo, quanto usar um já salvo na ferramenta. Escolha as opções que melhor correspondem a seu público e siga!

    Campanha Instagram: imagem do gerenciador de anúncios

    O posicionamento, consiste nos locais do Instagram onde seu anúncio será veiculado (feed, stories, parceiros, etc.).

    Ao optar pelo posicionamento automático você deixa essa função a cargo do gerenciador, que em verá quais locais seu anúncio tem melhor engajamento e testará ele em diferentes locais.

    Campanha Instagram: imagem do gerenciador de anúncios

    Já no posicionamento manual, você pode escolher exatamente onde quer que ele seja veiculado na plataforma.

    Campanha Instagram: imagem do gerenciador de anúncios

    Crie o anúncio e escolha a plataforma

    Agora, basta clicar em continuar e seguir para a área de criação de anúncios da ferramenta.

    Aqui você poderá escolher o formato do anúncio, enviar os arquivos de mídia criados para tais anúncios e escolher a plataforma onde eles serão veiculados.

    Campanha Instagram: imagem do gerenciador de anúncios

    Pronto seu anúncio será criado!

    Lembrando que geralmente, a cobrança do anúncio é feita de acordo com o objetivo de campanha, e existem três tipos de compra de anúncio:

    • CPA (Custo por Ação): você paga de acordo com a ação do usuário
    • CPC (Custo por clique): você paga por clique na sua chamada para ação
    • CPM (Custo por mil impressões): você paga a cada mil exibições do seu anúncio

    Você definir o valor do lance máximo de cada ação estipulando um teto para os gastos, ou optar por manter no automático, deixando à escolha do Facebook, que decidirá o teto do lance pensando sempre na otimização da sua campanha.

    7 ideias de anúncios para inspirar sua campanha no Instagram

    Agora que você sabe como criar seus anúncios, veja algumas ideias legais que podem ajudar no processo de criação!

    1 – Conte uma história

    Histórias bem contadas são sempre boas de ouvir, não é mesmo?

    A prática de Storytelling já não é segredo para ninguém, sendo muito utilizada em diferentes estratégias, o que prova o seu valor.

    As histórias têm um poder persuasivo muito forte, podendo fazer com que o público se identifique com elas e tenha empatia pelo que a marca tem a dizer.

    Ao gerar essa confiança, fica bem mais fácil apresentar uma solução para a dor desse consumidor, pois o mesmo confiará com mais facilidade e, com isso, terá mais propensão de realizar a ação solicitada, como a compra de um produto.

    Mas não se engane, contar boas histórias não é sinônimo de contar longas histórias.

    Principalmente em uma rede como o Instagram, onde as informações são consumidas de forma muito rápida, é importante ser breve e impactante com suas histórias.

    A Bem Mais Seguro (marca de seguros para celulares) fez isso muito bem com ao contar com imagem e pequeno trecho uma história que representa o que acontece com muitas pessoas, podendo gerar empatia.

    Campanha Instagram: imagem do anúncio da Bem Mais Seguro no Instagram

    2 – Interaja com o público

    A interação com o público é fundamental tanto para saber se o mesmo está gostando de seus anúncios, quanto para melhorar o engajamento e criar anúncios mais assertivos.

    Aqui alguns recursos do Instagram podem te ajudar bastante como as figurinhas, enquetes e outros stickers dos Stories.

    Lembre-se também de usar CTAs (chamadas para a ação) atrativas e mensagens que despertam a atenção, interesse e desejo nos usuários.

    Veja um exemplo bem interessante da Renner, em que a marca utiliza um CTA claro e incentiva a interação do público com o anúncio.

    Campanha Instagram: imagem do anúncio da Renner no Instagram

    3 – Gere autoridade com os anúncios

    Os anúncios terão amplo alcance, principalmente quando falamos em redes sociais, onde há tantos usuários ativos diariamente.

    Portanto, é uma ótima oportunidade para se tornar uma referência em seu segmento e ser uma autoridade no mercado.

    Para isso, você deve agir como tal. Um ótimo exemplo é a própria mLabs, que divulgou um estudo para ajudar muitos de seus potenciais consumidores e atribuir certa autoridade à marca.

    Campanha no Instagram: imagem do anúncio da mLabs no Instagram

    4 – Veicule ofertas limitadas

    A escassez é um gatilho mental poderoso para a conversão. Isto é, quando um usuário vê uma oferta limitada, a tendência é que tenha o sentimento de estar perdendo algo.

    Isso gera uma urgência na compra de produto ou serviço em promoções, o que pode levar a mais interações e conversões do usuário.

    Abaixo está um anúncio do iFood, onde a marca apresenta uma oferta do Ragazzo.

    Neste exemplo, aplicando o recurso da escassez, a marca poderia ter colocado uma data ou quantidade de pedidos limitados, para gerar ainda mais urgência na compra.

    Campanha no Instagram: imagem do anúncio do iFood no Instagram

    5 – Crie uma Brand Persona e transmita uma mensagem ao público

    A brand persona corresponde de forma concisa à personalidade de uma marca.

    É ela que define como a marca se comporta e se comunica com o seu público, é fundamental criar a sua para que a mensagem do anúncio esteja alinhada com os valores da empresa.

    Ao criar uma brand persona, você deve considerar diversos aspectos como a abordagem nas campanhas, identidade visual e valores.

    Afinal, ninguém quer que a marca seja vista como chata pelos consumidores, não é mesmo?

    Uma marca que trabalha muito bem sua brand persona é o Nubank.

    Ela mantém uma comunicação sempre clara e simples, para passar a mensagem de que os bancos não precisam ser complicados e chatos, fugindo do tradicional.

    Não só isso, o Nubank também investe bastante em uma identidade visual padronizada, que segue em todas suas campanhas para gerar reconhecimento e confiança nos usuários, passando a mensagem de uma marca sólida e consistente, características fundamentais para um banco.

    Campanha no Instagram: imagem do anúncio do Nubank no Instagram

    6 – Gere expectativas no público

    Criar expectativas para seus consumidores é uma das melhores estratégias para conseguir mais engajamento e alcance.

    Essa tática provou ser ótima para alcançar mais vendas com um negócio, pois faz com que os consumidores anseiam pelo que a marca tem a oferecer.

    Uma boa prática para gerar expectativa no público é divulgar produtos que serão lançados em breve, eventos que acontecerão ou até novas funcionalidade em um software.

    Para isso, a comunicação deve ser feita de forma a despertar o desejo no público pelo lançamento, por isso é importante investir em campanhas atrativas e com grande alcance.

    Um exemplo disso é a marca Bacio di Latte, que todos mês divulga novos sabores de sorvete que começará a vender.

    Isso gera uma expectativa no público para todos meses experimentar os novos sabores que a marca lançará.

    Campanha no Instagram: imagem do anúncio do Bacio di Latte no Instagram

    7 – Use o poder de influenciadores digitais

    Uma forma muito eficiente de ter mais sucesso com suas campanhas e atrair um público maior, é consolidando parcerias com influencers para divulgarem seus produtos.

    Os influencers costumam ter relações mais próximas com seus seguidores, os quais tendem a confiar nas dicas relacionadas à área de influenciador.

    Em marcas de moda, por exemplo, essa prática é muito comum. Ao consolidar parcerias com referências na moda e beleza, as marcas aumentam seu poder de influência e podem ter ótimos resultados.

    Um exemplo é a marca RoC Skincare, que fez uma parceria com a influencer Camila Coelho para divulgar um de seus produtos no Instagram.

    Campanha no Instagram: imagem do anúncio do Roc Skincare no Instagram

    E aí, curtiu nossas ideias para criar as suas campanhas no Instagram?

    Agora que você sabe como fazer, veja também algumas dicas específicas para criar bons anúncios nos Stories e se torne um expert no assunto!

    Posts Relacionados

    SEO para instagram
    26 de novembro de 2025

    SEO para Instagram: como otimizar seu perfil para aumentar o alcance

    repost do instagram
    9 de novembro de 2025

    Repost do Instagram: o novo ‘compartilhar’ que pode turbinar seu alcance

    Live no Instagram
    3 de novembro de 2025

    Live no Instagram: como usar transmissões ao vivo para engajar sua audiência

    • Agendamento de posts
    • Relatórios de Redes Sociais
    • Aprovação de Posts
    • Calendário
    • Ads
    • mLabs Analytics
    • mLabs Insights
    • Gerenciador do Facebook
    • Gerenciador do Instagram
    • Gerenciador do X (Twitter)
    • Gerenciador do LinkedIn
    • Gerenciador do Pinterest
    • Gerenciador do Youtube
    • Programar posts no Facebook
    • Programar posts no Instagram
    • Relatórios do Facebook
    • Relatórios do Instagram
    • Relatórios do LinkedIn
    • Planos e Preços
    • mLabs Partners
    • Programa de Afiliados
    • Blog
    • Central de ajuda
    • Fale Conosco
    • Acessibilidade
    • Mapa do site
    • Política de Privacidade
    • Portal da Privacidade
    • Termos de Uso
    • Preferência de Cookies
    • Carreiras

    Siga a mLabs

    • Instagram
    • Facebook
    • linkedin
    • Youtube

    Reconhecimentos

    © 2025 mLabs Software S.A. All Rights Reserved.

     Avenida Cassiano Ricardo, 601 – São José dos Campos, SP – Brasil – 12246-870

    Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

    Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

    redes-sociais-banner

    VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

    CRIAR CONTA