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    Emojis no marketing digital: bora engajar com “gente como a gente”

    Marketing Digital
    17 de dezembro de 2024
    Emojis no marketing digital: bora engajar com “gente como a gente”
    Avatar de mLabs

    Por

    mLabs

    Publicado em

    17 de dezembro de 2024

    Sumário:

    Interagir com a audiência é parte fundamental da estratégia de comunicação das marcas.

    Quando essa interação acontece nas redes sociais então, logo pensamos em uma comunicação mais descontraída. É aí que o uso de emojis no marketing entra em ação! 👊

    Eles tornam a conversa mais atrativa, humanizam o contato e, consequentemente, geram mais engajamento, permitindo que a marca fique mais próxima do seu público.

    Atualmente, existem 3.790 emojis no padrão Unicode (Emojipedia, 2024), incluindo variações de gênero, tons de pele, bandeiras e composições especiais, o que amplia ainda mais as possibilidades de comunicação visual. Quer aprender a usar os emojis com leveza, na hora certa e sem exageros? Continue lendo e aproveite nossas dicas práticas!

    Quer saber como usar emojis em uma estratégia de marketing digital com humor e leveza, sem forçar a barra? Continue lendo nosso post, vamos mostrar tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo esse elemento.

    Bora?

    Os emojis e as redes sociais

    Os emojis são nativos do digital, tiveram o seu “boom” no WhatsApp e, a partir daí, as empresas têm refletido sobre a possibilidade de incluí-los na sua comunicação.

    É claro que, para isso, é importante usá-los sempre da melhor maneira, respeitando os diferentes tons, públicos e assuntos abordados.

    A galera que usa diariamente as redes sociais não abre mão de um emoji, mas, na maioria das vezes, eles são usados como complemento de uma frase para expressar sentimentos: alegria 🙂, surpresa 😱, tristeza 😞, decepção 🤦‍♀, entre outros.

    O uso dos emojis no marketing é parte integrante da comunicação e, pelo que acompanhamos, não vai cair em desuso tão cedo!

    A possibilidade de humanizar o contato

    Hoje, com tantos recursos e plataformas para se comunicar à distância, o que as marcas mais querem é se diferenciar de uma “máquina” na hora de fazer contato com o público.

    O próprio e-mail, muitas vezes, parece ter sido escrito por robôs, de maneira muito formal e impessoal. 

    Com esse modelo de comunicação, fica chato recebê-los e perceber que a marca não se deu o trabalho em fazer algo para que não parecesse automático.

    Nessas horas que os emojis entram em cena! Ao inserir “as carinhas” na conversa, o texto fica mais leve e humorado.

    Mas é claro que não são apenas eles que vão fazer a diferença na comunicação.

    Além dos emojis, as marcas podem usar outros elementos para tornar a conversa mais humanizada como uma linguagem mais natural e a personalização do conteúdo.

    Até mesmo no atendimento por chats, em que o usuário sabe que fala com um robô, é possível humanizar a escrita e deixá-la mais próxima do usuário, e os emojis são um ótimo recurso para isso.

    Quando usar emojis no marketing digital

    Os emojis podem ser grandes aliados na comunicação digital, mas o segredo está em saber usá-los no timing certo e no contexto adequado.

    Quando aplicados de forma estratégica, eles reforçam o tom da mensagem, humanizam o atendimento e deixam a marca mais próxima da audiência.

    Por outro lado, o uso em situações delicadas, como atendimentos de clientes insatisfeitos ou mensagens sobre assuntos sérios, pode gerar ruído e até prejudicar a imagem da empresa.

    Quando usarQuando não usar
    Assunto de e-mailsAssuntos sérios ou sensíveis
    Atendimento humanizadoClientes insatisfeitos ou irritados
    Publicações nas redes sociaisExagero no uso
    Anúncios com tom leveEmojis com conotação inadequada
    Títulos e subtítulos criativos de postsComunicação formal com parceiros B2B
    Respostas em comentáriosRespostas automáticas que não soem naturais
    Promoções sazonais e comemorativasMensagens sobre crises ou problemas graves
    Posts descontraídos sobre storytellingConteúdos técnicos que exigem seriedade

    Lembre-se: menos é mais! A chave é manter a moderação, a coerência com o público e garantir que os emojis complementem, e não distraiam, a mensagem principal.

    As empresas que já usam os emojis

    Percebendo essa oportunidade, muitas marcas já começaram a usar os emojis nas suas estratégias de marketing nas redes sociais.

    Veja alguns cases de marcas conhecidas para se inspirar!

    Itaú

    Ei, você está em uma página oficial Itaú.😉

    O selo azul garante a autenticidade do perfil. Veio até aqui tirar dúvida, deixar uma opinião ou ir atrás do que você está #buscando ? É só clicar no botão aqui embaixo e mandar uma mensagem pra gente. ⬇https://t.co/xaHiLDIXks

    — Itaú (@itau) August 23, 2019

    Não dá para negar que o Itaú manda muito bem na comunicação nas redes sociais, né? Eles são uma das empresas que já entenderam que os emojis podem ser uma forma leve e divertida de se aproximar do público.

    Em postagens em suas redes sociais, como nesse tweet, e até mesmo em conversas nos chats, é possível ver os emojis, sempre usados da maneira certa, para reforçar algo que foi falado e humanizar o contato.

    Disney

    Muitos caminhos serão percorridos em busca do desconhecido. Conta pra gente, como está a ansiedade pra assistir à #Frozen2, dia 2 de janeiro nos cinemas!? 😱 pic.twitter.com/F4RfhPLTEl

    — WaltDisneyStudiosBR (@DisneyStudiosBR) December 11, 2019

    Também de maneira precisa e delicada, a Disney faz ótimo uso dos emojis. Em sua conta do Twitter, na divulgação do filme Frozen 2, é possível perceber como eles têm o timing certo para tornar tudo mais divertido!

    Quer conhecer outro exemplo? Quando as postagens são sobre suas princesas, o emoji da coroa é utilizado. Simples, intuitivo e ilustrativo, exatamente como deve ser feito!

    McDonald’s


    View this post on Instagram

    De onde viemos? Para onde vamos? Sei lá.🤷 O importante mesmo é que o Picanha Bacon Crispy tá aqui no Méqui só esperando vc com muita carne de picanha, bacon crispy e maionese artesanal. ☄ #PicanhaDasGaláxias

    A post shared by McDonald's Brasil (@mcdonalds_br) on Dec 12, 2019 at 9:38am PST

    O McDonald’s tem em sua estratégia atual os memes como principal foco na comunicação. Essa pegada mais bem-humorada é uma ótima estratégia para conquistar o público mais joven. Por isso, os emojis são quase uma consequência.

    A marca tem mandado bem na hora de ilustrar suas postagens e tornar a comunicação ainda mais leve e engraçada. Uma prova é o post da campanha de divulgação do novo Picanha Bacon Crispy no seu perfil do Instagram.

    mLabs


    View this post on Instagram

    Gêneros musicais? QUE NADA! A gente sabe o que o social media maaaaais ouviu esse ano 😂🙈 Quem aí concorda? Valeu @spotifybrasil pela inspiração ✌️✨ #mlabs #socialmedia #redessociais #instagram #marketingdigital

    A post shared by mLabs (@socialmlabs) on Dec 12, 2019 at 4:00pm PST

    Nós também usamos os emojis no marketing de diversas formas, mais uma prova de como é possível aplicá-los em conteúdos e momentos diversos.

    Usamos no assunto dos nossos e-mails para ilustrar o tema, em posts nas redes sociais como esse do Instagram e, até mesmo, no SAC quando o tom é pertinente.

    O momento certo de usar emojis no marketing digital

    Por mais que os emojis sejam uma ótima ideia para melhorar a comunicação, é preciso saber a hora certa de usá-los.

    O “timing” preciso garante que o uso desse elemento valorize a mensagem, ou seja, ajude a compreendê-la, além de trazer a leveza necessária para os assuntos certos, sem perder a mão.

    Por mais que sejam bem-vistos, os emojis podem se tornar um problema se forem usados em momentos inadequados, ou até mesmo escolhidos de forma errada.

    Se não forem usados com cuidado podem passar a mensagem de maneira distorcida e gerar um problema de comunicação para a marca.

    Quando usar

    Os emojis são ótimos para reforçar o que está sendo escrito, ou até mesmo para expressar algum sentimento. Por isso, há momentos específicos em que eles fazem toda diferença, sendo os principais:

    • no assunto de um e-mail para reforçar o tema;
    • no atendimento para humanizar a fala e se aproximar do cliente;
    • em publicações de redes sociais para reforçar sentimentos;
    • em anúncios publicitários, sempre que o tema for leve.

    Quando não usar

    A escolha errada de um emoji ou o seu uso em um momento inadequado pode gerar confusão! Mas, calma, você só vai errar se utilizar desse recurso em ocasiões como essas:

    • assuntos sérios;
    • atendimento em que o cliente está muito insatisfeito;
    • referências inadequadas ao seu público, como em conotações sexuais ou gestos obscenos;
    • exagero, aplicando um emoji em toda frase ou várias vezes ao longo de um conteúdo.

    O uso do emoji no marketing com moderação, na hora certa e com relação direta ao assunto é certeza de sucesso! Aproveite para usar esses elementos que estão nos dedos do povo e chegaram para ficar!

    Agora, que você já sabe como usar o emoji para humanizar o conteúdo da marca, veja também qual é a frequência ideal de postagens nas deres sociais e não sobrecarregue o feed dos fãs e seguidores!

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