Site Mlabs
Teste Grátis
Entrar
 
 
 
mLabs: Gerenciamento de Redes Sociais em um só lugar!
  • Mlabs
    • Funcionalidades
    • Dúvidas
    • Contato
  • Marketing Digital
    • Gerenciamento de redes sociaisFazer uma boa gestão de redes sociais não é uma tarefa simples! Além de muita organização, estratégia e ferramentas, é preciso estar sempre atualizado! Nesta seção, você irá encontrar posts com: Dicas para gerenciamento de redes sociais Melhores estratégias para mídias sociais Ferramentas indispensáveis para gerenciar redes sociais Entre outros!
    • Google AdsO Google Ads é uma ferramenta essencial para fazer o seu negócio crescer no mecanismo de busca! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para criar uma campanha de impulsionamento; Melhores estratégias considerando os tipos de anúncios; Passo a passo de como criar a sua conta; As principais métricas para monitoramento. Entre outros!
    • Google AnalyticsO Google Analytics é uma ferramenta essencial para monitorar a sua atuação online e traçar estratégias consistentes! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para análise completa da sua presença online; Explicações sobre as principais métricas do Google Analytics; Estratégias indispensáveis para melhorar a sua performance. Entre outros!
    • Marketing DigitalMarketing Digital é o conjunto de ações que uma marca pratica visando atrair novos clientes, relacionar-se com eles e fidelizá-los através do ambiente digital. As redes sociais, blogs e sites são os principais canais para isso. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Estratégias de Marketing Digital (Inbound e Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, e-mail marketing e redes sociais) Dicas de como otimizar suas ações de Marketing Digital Hacks, tutoriais e cases de Marketing Digital Novidades sobre Marketing Digital Entre outros!
    • Social MediaSocial media ou mídias sociais são os canais de comunicação online que visam promover o relacionamento entre as marcas e seu público no ambiente digital. Mas, não se confunda: redes sociais, blogs e sites são apenas plataformas! Quem faz desses ambientes canais de comunicação efetivos para uma marca são os profissionais por trás dos posts! E, justamente por isso, eles são conhecidos como “social media”. Nesta seção você encontrará posts sobre: O que faz um social media Cursos para social media Dicas de carreira e produtividade Fontes de estudo Ferramentas de trabalho nas redes sociais Entre outros!
  • Redes sociais
    • FacebookO Facebook é a maior rede social do mundo e, por isso, um canal indispensável para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o Facebook Guias e tutorias das principais funcionalidades do Facebook para marcas Notícias e novidades dessa rede social Hacks e estratégias de social media para Facebook E muito mais!
    • InstagramA mais famosa rede social para compartilhamento de fotos, vídeos e Stories, o Instagram é líder em engajamento! Nesta categoria, você encontrará posts exclusivos com: Dicas para ganhar mais seguidores no Instagram Estratégias de marketing no Instagram Guias e tutorias sobre as funcionalidades do Instagram para empresas Novidades e atualizações do Instagram (e Instagram Stories!) Entre outros!
    • TwitterCriado como serviço de microblogging, o Twitter evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social completa para empresas! Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing no Twitter Estratégias e dicas para Twitter Atualizações, novidades e tutoriais para Twitter E muito mais!
    • LinkedInO LinkedIn é a maior rede social para negócios da atualidade! Nesta seção, você descobrirá como o LinkedIn pode ser usado em uma estratégia de marketing e também encontrará posts com: Dicas e estratégias de marketing digital com o LinkedIn Novidades e atualizações da rede social Guias e tutoriais das funcionalidades do LinkedIn Entre outros!
    • PinterestCriar imagens e templates para publicação de conteúdos nas redes sociais! Uma rede social para reservar as melhores imagens e publicar conteúdos de inspiração para todos os usuários. Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para utilizar o Pinterest da melhor maneira possível; Melhores estratégias para adotar com o Pinterest para empresas; Guias de publicação e compreensão das funcionalidades da rede social; Passo a passo de como criar e publicar. Entre outros!
    • TikTokO TikTok tornou-se um fenômeno internacional, conquistando milhares de usuários! Você não pode deixar de incluir um perfil nessa rede social na sua estratégia de Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o TikTok; Guias e tutorias para as principais funcionalidades do TikTok para empresas; Notícias e atualizações da rede social; Hacks e estratégias para de social media para TikTock; Como fazer engajamento no TikTok. E muito mais!
    • TelegramO Telegram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos, fundamental para o Marketing Digital! Nesta categoria você encontrará: dicas de como fazer marketing digital com o Telegram; guias e tutorias das principais funcionalidades do Telegram; notícias e novidades dessa rede social; hacks e estratégias de social media para o Telegram. E muito mais!
    • WhatsAppWhatsApp Messenger é um app de mensagens instantâneas e chamadas de voz criado para usuários de dispositivos móveis. Mas, ele também é uma plataforma incrível para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing com o WhatsApp Novidades do WhatsApp Dicas e estratégias para WhatsApp Entre outros!
    • YouTubeO YouTube é maior rede de compartilhamento de vídeos do mundo! Criada para ser um canal pessoal de vídeos, o YouTube evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social valiosa para as marcas que querem construir seu posicionamento digital. Nesta categoria você verá posts sobre: Estratégias de marketing digital para YouTube; Dicas, tutorias e guias para produção de vídeos no YouTube; Novidades e funcionalidades do YouTube. Entre outros!
  • Materiais Gratuitos
  • Templates
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • LinkedIn
    • YouTube
  • Ferramentas Grátis
    • Calendário

    Pesquisar

    Branded Content: o que é e como fazer?

    Marketing Digital
    2 de março de 2020
    Branded Content: o que é e como fazer?
    Avatar de mLabs

    Por

    mLabs

    Publicado em

    2 de março de 2020

    Sumário:

    Sabemos que para fazer Branded Content é preciso encantar os consumidores, mas não está nada fácil conquistar a atenção deles atualmente. 

    Eles estão cada vez mais difíceis e não aceitam qualquer coisa!

    Basta pensar em nós mesmos como consumidores, quando queremos comprar um bem valioso como um celular, por exemplo, o que fazemos?

    • comparamos preços;
    • consultamos os concorrentes;
    • pesquisamos em blogs;
    • assistimos previews no YouTube. 

    Afinal, não queremos um celular meia boca, não é mesmo? 

    Um dos grandes desafios de quem faz marketing nas redes sociais é seguir o ritmo do consumidor em constante evolução, com formas inovadoras e respostas rápidas para encantá-los.

    Foi então que surgiu o Branded Content, uma estratégia relativamente nova que estourou nos últimos anos e tem trazido muitos benefícios para as marcas.

    E vai por mim, você não quer ficar de fora dessa!

    Neste post, vamos mostrar o que é Branded Content, quais são os seus benefícios e algumas formas de aplicar essa estratégia na prática. Dá uma olhada!

    O que é Branded Content?

    Ao traduzirmos o termo, chegamos a “conteúdo de marca”, mas o que isso significa?

    Conteúdo de marca consiste em ações, estratégias e conteúdos que focalizam totalmente na imagem da marca, sem necessariamente citar seus produtos ou serviços. 

    Ou seja, nada mais é que uma estratégia que trabalha a imagem da marca frente ao mercado e consumidores. 

    Grandes marcas como Heineken e Starbucks fazem isso muito bem, realizando ações de marketing que tem como  objetivo não as vendas em si, mas sim melhorar a imagem da marca.

    As ações em questão podem ser desde eventos com atividades para entreter o público, até conteúdos de blog, vídeos e anúncios em redes sociais. 

    Mas o Branded Content não poderia ser chamado de propaganda então? 🤔

    Não! Ele envolve a propaganda, porém o grande objetivo dessa estratégia não é a venda de produtos ou serviços. Portanto, os “conteúdos de marca” divergem muito de ações meramente promocionais. 

    Benefícios do Branded Content

    Os benefícios de fazer Branded Content são infinitos!

    Se bem feito, esse trabalho pode colaborar significativamente com o crescimento da marca, gerando reconhecimento, relevância e autoridade no mercado. 

    Isso porque, ao associar a imagem da marca com experiências encantadoras para o público, a marca ganha muito mais relevância e passa a ser bem vista pelos consumidores. 

    Essa estratégia permite o desenvolvimento de uma relação de confiança mútua, que traz grandes vantagens competitivas para a marca. 

    Além disso, a marca fica na memória dos consumidores!

    Isso porque, devido à experiência e informação relevantes que receberam em ações de Branded Content, eles têm mais chances de lembrar da marca sempre que virem algo associado a ela.

    Pense no pode de influência que isso tem! 💥

    Ao relembrar da marca, o consumidor tem um senso de familiaridade com ela, isso está ligado à experiência anterior que ele teve com a marca. Um fator de fortíssima influência em decisões de compra, por exemplo. 

    Diferença entre Branded Content e Marketing de Conteúdo

    É comum que as pessoas se confundam entre as duas estratégias. Afinal, as duas não utilizam conteúdos?

    Apesar de ambas estratégias trabalharem com conteúdo e colaborarem com o reconhecimento da marca, o Marketing de Conteúdo tem outros focos, que o distancia de Branded Content. 

    Por exemplo, um dos principais objetivos do Marketing de Conteúdo é guiar o usuário corretamente através do funil de vendas, para então levá-lo à conversão. 

    Ou seja, um dois maiores focos do Marketing de Conteúdo é incentivar as vendas a longo prazo, atraindo consumidores qualificados e preparados para converter.

    Não só isso, o Marketing de Conteúdo também tem outros objetivos bem diferentes dos de Branded Content como estudar o público-alvo, fidelizar clientes, gerar leads, atrair parcerias e vários outros. 

    Como produzir o conteúdo de marca?

    Agora, que você já conheceu os benefícios do Branded Content e a diferença entre ele e o Marketing de Conteúdo. Veja como faço para produzir conteúdos de marca que trazem resultados!

    Faça conteúdos inspiradores

    Conteúdos inspiradores costumam ser muito cativantes. Através deles, é possível atrair muitas pessoas, e trabalhar para que elas se identifiquem com a mensagem que foi passada.

    Essa é uma das melhores formas de motivar os consumidores e deixá-los mais confiantes em relação à marca. 

    Um exemplo de ação de Branded Content muito positiva é a campanha Dove Real Beauty Sketches, da marca Dove.

    Em abril de 2013, a Dove desenvolveu um vídeo de Branded muito interessante, em que trouxe um artista forense para entrevistar individualmente um grupo de mulheres.

    No vídeo, ele pede para que as mulheres se descrevam, enquanto ele as desenhava como foi descrito. Na sequência, é pedido que outra pessoa descreva a mulher, e o artista também faz o desenho conforme a descrição. 

    O resultado é surpreendente, pois ambos retratos destoam muito. Enquanto o descrito pela própria mulher ressalta características negativas, o segundo apresenta uma versão mais bela e condizente com a realidade.

    https://www.youtube.com/watch?v=litXW91UauE

    Esse tipo de ação comove o público e é muito positivo para a marca, que é citada apenas ao final do vídeo.

    Não fale sobre você

    Apesar de o foco estratégico do Branded Content ser a marca, é importante evitar enfatizá-la durante a campanha. 

    Quanto mais natural for a aparição de seus produtos e serviços como soluções viáveis para problemas usuais, melhor! Tudo isso sem forçar muito a barra. 

    Falar só da marca e como ela é boa pode não ser tão relevante para grande parte do público. 

    Veja o exemplo de como a Nike usou estratégias de Branded Content em suas famosas campanhas “Just do it”.

    O foco da campanha não é marca em si, mas a mensagem que ela queria passar, apresentando personalidades motivadoras como esportistas para cativar o público.  Dá uma olhada em um dos seus vídeos!

    Crie personagens com quem o público se identifique

    Desenvolver um personagem que se aproxime do público é essencial para criar uma conexão com os consumidores, fazendo com que eles se identifiquem com a marca. 

    O documentário da marca de equipamentos para aventureiros e exploradores, Patagonia, é um bom exemplo disso.

    Ele conta a história de 7 aventureiros e mostra um senso de harmonia que eles possuem com os equipamentos da marca no dia a dia.

    Os personagens mostram as suas rotinas, suas dificuldades e, o principal, a paixão que ambos sentem pelo que fazem. Desta forma, o documentário se aproxima da realidade do público alvo.

    Destaque os benefícios do produto ou serviço

    É possível destacar benefícios do produto ou serviço da marca de forma discreta e, ao mesmo tempo, eficaz. 

    Para isso há uma técnica milenar que você provavelmente já ouviu falar: Storytelling, ou simplesmente contar histórias. 

    Ao contar uma história envolta do produto ou serviço, é possível fixar a atenção dos espectadores, além de despertar emoções e sentimentos positivos, que são então atrelados à marca. 

    Tá, mas cadê o exemplo?

    A Universidade de Phoenix fez uma campanha chamada “A Career Outside Football” (uma carreira fora do futebol americano).

    Na campanha um famoso jogador da NFL conta a história de quando estudava na universidade e teve que lidar com dificuldades familiares, viajando o mundo inteiro. 

    Mesmo assim, ele conta que conseguiu concluir seus estudos graças ao sistema online que a universidade proporciona a seus alunos, ele conseguiu se graduar e vencer muitos desafios. 

    Através dessa história, a marca põe em destaque o serviço de graduação online de forma discreta, através de uma história comovente e inspiradora. 

    Personifique os valores da marca

    Não adianta desenvolver valores maravilhosos e registrá-los como marca da empresa, mas não fazer nada para seguí-los. 

    Ao personificar os seus valores, a marca se aproxima do público alvo e deixa uma imagem mais “humana”. Além de, na maioria dos casos, receber feedbacks positivos.

    Um belo exemplo disso é o evento Urban Jungle que a Heineken criou para comunicar os seus valores relacionados à preservação ambiental e, de fato, colaborar com a causa. 

    Além de conscientizar o público sobre o desmatamento, a marca os convida para doar uma arvore para um projeto da Fundação SOS Mata Atlântica.🌱

    Branded Content: imagem do site da campanha Urban Jungle da Heineken

    Dessa forma, a Heineken se aproxima mais das pessoas que se identificam com os mesmos problemas. Pois ela demonstra que está no mesmo barco que os consumidores, assim, ganhando sua confiança. 

    E aí, gostou de conhecer mais sobre o Branded Content e já quer colocar em prática? Antes, veja quais são as tendências e apostas para o mercado digital e crie uma estratégia certeira!

    Posts Relacionados

    saudabilidade da marca
    24 de novembro de 2025

    Saudabilidade da marca: o que é e como medir essa métrica?

    recall de marca
    17 de novembro de 2025

    Recall de marca: quem não é visto, não é lembrado

    qualidade dos seguidores
    12 de novembro de 2025

    Qualidade dos seguidores: mais vale um seguidor engajado do que mil voando

    • Agendamento de posts
    • Relatórios de Redes Sociais
    • Aprovação de Posts
    • Calendário
    • Ads
    • mLabs Analytics
    • mLabs Insights
    • Gerenciador do Facebook
    • Gerenciador do Instagram
    • Gerenciador do X (Twitter)
    • Gerenciador do LinkedIn
    • Gerenciador do Pinterest
    • Gerenciador do Youtube
    • Programar posts no Facebook
    • Programar posts no Instagram
    • Relatórios do Facebook
    • Relatórios do Instagram
    • Relatórios do LinkedIn
    • Planos e Preços
    • mLabs Partners
    • Programa de Afiliados
    • Blog
    • Central de ajuda
    • Fale Conosco
    • Acessibilidade
    • Mapa do site
    • Política de Privacidade
    • Portal da Privacidade
    • Termos de Uso
    • Preferência de Cookies
    • Carreiras

    Siga a mLabs

    • Instagram
    • Facebook
    • linkedin
    • Youtube

    Reconhecimentos

    © 2025 mLabs Software S.A. All Rights Reserved.

     Avenida Cassiano Ricardo, 601 – São José dos Campos, SP – Brasil – 12246-870

    Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

    Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

    redes-sociais-banner

    VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

    CRIAR CONTA