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Veja o passo a passo para adicionar concorrentes na mLabs!

Veja o passo a passo para adicionar concorrentes na mLabs!
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Acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo nas redes sociais é uma ótima forma de obter informações relevantes para seu negócio. 

Além disso, você consegue ter uma visão melhor dos movimentos que acontecem no mercado. 

Ao adicionar concorrentes na mLabs, você automatiza a coleta de dados, concentra as informações em um único espaço e conta com relatórios personalizados para acompanhar o crescimento dos principais competidores. Entenda como você pode fazer tudo isso! 

O que é o recurso Concorrentes na mLabs?

Imagina acompanhar os dados de crescimento dos seus principais concorrentes manualmente? Seriam extensas planilhas e horas de verificação perfil por perfil das marcas. 

Confesso que só de pensar, já fico cansado.

Por isso, a plataforma da mLabs conta com o recurso “Concorrentes”, permitindo que você faça o cadastro de até cinco perfis — por canal — para acompanhar a evolução deles.

Dá para ser incrivelmente estratégico na escolha das marcas concorrentes, escolhendo aquelas que se destacam em cada uma das redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e YouTube.

A partir do cadastro, a plataforma acompanha as marcas selecionadas automaticamente, gerando dados pelo período que quiser analisar.

Por que adicionar concorrentes na mLabs?

Quando você acompanha seus concorrentes, as abordagens podem ficar mais eficientes. 

Por exemplo, ao perceber um pico no engajamento do perfil concorrente, você pode consultar quais foram as ações responsáveis por esse resultado para tentar aplicar na sua marca também.  

Não como uma cópia, tá? É mais como uma inspiração!  

Mas vamos falar um pouquinho mais sobre os benefícios de investir no acompanhamento dos concorrentes pela mLabs! Veja só:

Monitorar o número de seguidores e engajamento

Muitas pessoas acreditam que o número de seguidores é uma métrica de vaidade quando se trata das redes sociais. Mas não é bem por aí!

O aumento da base de seguidores e do engajamento ajuda a compreender se o canal do concorrente está em ascendência ou em queda. Ou seja, é uma das métricas das redes sociais que precisam ser monitoradas.

Acompanhar esses números é uma maneira de, por exemplo, entender se uma campanha do concorrente está gerando resultados positivos ou um crescimento de seguidores.

Ter Insights para estratégia de conteúdo 

O crescimento dos indicadores citados acima pode apontar para vários caminhos. Um deles é para a possibilidade de o concorrente ter conseguido fazer um conteúdo que seja altamente relevante para o público.

Assim, você pode aprender mais sobre o comportamento da persona, compreendendo quais as abordagens dialogam melhor com suas necessidades e dores. 

O contrário também pode acontecer. Uma queda repentina no número de seguidores pode significar uma reação negativa do público em relação a um conteúdo considerado ofensivo.

Esse tipo de aprendizado é fundamental, afinal, você não quer cometer falhas graves na sua estratégia, né?

Acompanhar as discussões com o público

Nas redes sociais estar atualizado é fundamental. São tantas conversas simultâneas que é fácil se perder em meio a tantas questões.

Monitorar os dados dos concorrentes, por meio da plataforma da mLabs, ajuda a entender se um tópico levantado por eles foi capaz de gerar engajamento com o público.

A partir daí, você pode tomar uma decisão mais efetiva sobre quais assuntos vale a pena ou não interagir.

Personalizar relatórios com dados dos concorrentes

Concentrar em uma plataforma as informações sobre os concorrentes possibilita desenvolver relatórios personalizados com os dados em gráficos autoexplicativos.

Dentro da mLabs você acompanha os números de seguidores e engajamento dos concorrentes e pode até gerar um arquivo com todas as informações em gráficos separados por canal.

Dessa forma, é possível enxergar os dados de forma objetiva e ter ideias de atuações em cada uma das redes sociais.

Como cadastrar, adicionar ou excluir concorrentes na mLabs?

Agora que você conheceu os benefícios de acompanhar os concorrentes pela mLabs, veja como adicionar, cadastrar e excluir os perfis na plataforma.

São quatro passos bem simples para que os dados passem a ser computados automaticamente, confira:

1. Selecione o perfil que você deseja analisar os concorrentes

Se você utiliza a mLabs para gerenciar mais de uma conta (de clientes ou marcas), é importante ter atenção a esse primeiro passo.

Selecione o perfil ao qual você pretende fazer a análise de concorrentes no menu principal clicando na setinha que fica na parte centralizada do menu principal na parte de cima da tela:

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2. Acesse as configurações de Canais no menu lateral direito

Depois de selecionar o perfil que você pretende fazer a análise de concorrente, chegou o momento de acessar os canais que estão cadastrados dentro desse perfil.

Para isso, clique no desenho da engrenagem que fica no canto superior direito da tela. Uma barra será aberta e, na sequência, você escolherá a opção “Canais”.

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3. Selecione o canal para editar os concorrentes

Dentro da tela de configurações de canais você verá todas as redes sociais cadastradas para esse perfil.

A lista aparecerá com o nome da rede social e uma menção para “concorrentes”, que indica a quantidade de perfis concorrentes já cadastrados para determinada rede social.

Ao selecionar uma das redes sociais , aparecerá no canto direito da tela a opção “Concorrentes”.

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4. Adicione o perfil dos concorrentes

Conforme mostra a imagem anterior, dentro do espaço “Concorrentes” há um botão em cinza com “Adicionar concorrente”. 

Ao clicar, você colocará a “@” do perfil que será adicionado como concorrente.  

Clique no em “adicionar” e o perfil será adicionado a sua lista de concorrentes. Lembrando que para cada rede social, você pode acrescentar até cinco perfis para serem acompanhados. 

Clique no perfil da marca concorrente e ela será adicionada a sua lista. Lembrando que para cada rede social, você pode acrescentar até cinco perfis para serem acompanhados.

Depois que finalizar o processo, basta clicar no botão vermelho escrito “Salvar”.

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Pronto!

Agora, os perfis das marcas cadastradas já estão sendo acompanhadas você terá acesso aos dados nas funções “Acompanhamento” e “Relatórios”.

O que é possível analisar com o recurso?

Os dados coletados na plataforma mLabs são destrinchados em dois: “Concorrentes” e “Comparação Direta” — esta pode ser configurada conforme o período que você julgar necessário. 

Em “Concorrentes” você terá a lista de todas as marcas que você selecionou para determinada rede social. 

Já em “Comparação Direta” é possível ver dois gráficos — número de seguidores e engajamento — que comparam os números dos concorrentes aos da marca que você trabalha. 

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Como acessar as informações dos concorrentes?

Pela aba “Acompanhamento”, você confere não apenas os dados gráficos em relação às marcas concorrentes, mas também toda a performance na sua rede social.

É possível alterar as informações conforme o período que deseja analisar. E, outro ponto positivo, é que cada rede social tem a sua aba específica. Dessa forma, as informações não ficam confusas e embaralhadas.

Para ir direto aos dados dos concorrentes, basta clicar na aba “Concorrentes” no menu principal da página “Acompanhamento”.

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Como criar relatórios personalizados sobre os concorrentes da marca

Se você não pretende apenas visualizar as informações, mas também as extrair, o melhor a se fazer é criar um relatório personalizado!

Na aba “Relatórios” você pode confeccionar um arquivo apenas com os dados e indicadores gráficos que deseja visualizar.

Quer saber como fazer isso? Siga o passo a passo:

1 – Clique na aba relatórios e depois “Gerar Relatório”.

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2 – Clique no botão “Novo Relatório na cor cinza.  

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3 – Selecione “personalizado”, a rede que você deseja e após isso quais itens que você quer que apareça. No caso dos dados de concorrentes, o nome para a rede Instagram é “comparação direta”. 

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Dá para acrescentar as informações de todas as redes sociais em um mesmo arquivo. Desse modo, no momento da apresentação, os dados ficam concentrados em uma única tela. 

Conheça a DashGoo by mLabs!

Se você precisa de ainda mais inteligência para os seus relatórios de Google Analytics, Google Ads, Youtube, Instagram, Facebook e Facebook Ads, a DashGoo by mLabs é para você.  

Com essa plataforma da mLabs, você consegue acessar ferramentas avançadas de criação de relatórios, templates prontos, dashboard e widgets personalizáveis e muito mais!

Quer saber mais sobre a DashGoo by mLabs? Se liga neste artigo: “Entenda tudo sobre a DashGoo by mLabs”.

Gere relatórios e acompanhe seus concorrentes com a mLabs 

Contar com uma ferramenta que permite fazer análises gráficas comparativas — não apenas com os concorrentes, mas com toda a performance da rede social — é fundamental para conseguir ter uma estratégia de eficiência. 

Na mLabs, além de acessar suas métricas e exportar relatórios, você pode: 

  • agendar post nas mídias sociais; 
  • criar landing pages e páginas de link na bio ilimitadas; 
  • acompanhar e filtrar postagens através do calendário de posts; 
  • responder as mensagens do inbox do Facebook e Instagram; 
  • impulsionar postagens do Facebook e Instagram antecipadamente.  
  • gerar links de aprovação para mandar pelo WhatsApp;  
  • e muiiito mais! 

Tá mais do que claro que fazer toda a gestão das redes sociais fica muito mais fácil quando você conta com o suporte de uma ferramenta de gerenciamento como a mLabs, né?  

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