Pesquisar

Confira as principais Trends do momento nas redes sociais!  

Confira as principais Trends do momento nas redes sociais!  
Avatar de Lucas Amaral

Por

Publicado em

Um social media que se preze acompanha as principais trends nas redes sociais. Afinal, trata-se de um ambiente dinâmico, em constante mutação.  

Tendências surgem e se tornam antiquadas de um dia para o outro e, quando não há o acompanhamento, os perfis sociais podem perder oportunidades únicas de gerar engajamento

Memes, hashtags, desafios, formatos, tecnologias, mudanças no algoritmo, comportamento do usuário. São muitos os fatores que influenciam as alterações na maneira de se fazer marketing nas mídias sociais.  

A boa notícia é que é possível prever algumas dessas tendências e encantar a sua audiência.  

Se você deseja surfar na crista da onda e ser o primeiro a conhecer as Trends nas redes sociais, continue a leitura. Neste artigo, veja quais são as práticas que estarão em alta em 2024 para bombar os seus perfis nas principais plataformas de interação no Brasil e no mundo. Bora lá? 

O que são trends nas redes sociais? 

Trends nas redes sociais (social media trends, em inglês) são tendências em destaque do universo digital. Podem se referir a temas, formatos, termos, eventos, acontecimentos, notícias, inovações, produtos, plataformas, hábitos ou qualquer outro assunto em voga.  

Normalmente são efêmeras. Ou seja, mudam conforme surgem novas disposições. Contudo, existem aquelas que se mantêm no topo durante um longo tempo.  

Um bom exemplo disso são os stories (formato de publicação que desaparece após algum tempo visível), que se tornaram febre no Brasil com o Snapchat e, posteriormente, foram implementadas no Instagram, Facebook e até mesmo no Google. 

Qual é a vantagem de acompanhar trends nas redes sociais? 

Já está bem claro para os profissionais de marketing, que as redes sociais são um verdadeiro oásis para a geração de novos negócios no ambiente online. E que o combustível para alimentar os algoritmos sociais são as interações.  

O engajamento acelera o crescimento de perfis corporativos e os conecta com seus públicos, estabelecendo laços que, posteriormente, se tornam oportunidades. Contudo, nem sempre é fácil criar conteúdo.  

O acompanhamento das tendências é uma forma de adaptação ao comportamento do usuário na internet. As redes sociais são o principal ponto de encontro entre pessoas reais no mundo virtual.  

Portanto, saber o que está em voga para atrair likes, comentários e compartilhamentos é como abrir portas que reafirmam laços e geram novas conexões. ALCANCE.

Trends que estão em alta no Instagram 

No ano de 2024, o Instagram continua como uma das mais populares redes sociais do mercado. De acordo com a Statista (2024), a previsão é que o app continue a crescer entre 2024 e 2028 com a adição de cerca de quase 27 milhões de novos usuários.  

1 – POV (Point of View) 

Os POV’s são uma febre, normalmente é um conteúdo feito em vídeo para Reels do Instagram e TikTok. Essa Trend viral nada mais é que uma forma de contar uma história por um “ponto de vista”.  

A Stone fez isso em um vídeo em seu Instagram, onde trouxe a visão de um dono de bar ao usar a maquininha da Stone em várias funções do comércio!  

Neste outro POV, eles levaram os usuários a se verem como um morador de São Paulo que visitou um bar diferenciado, saca só: 

Esse tipo de conteúdo é incrível para quem deseja estabelecer uma conexão por meio da identificação do público com a situação retratada.

2 – Templates “Sua vez” 

A possibilidade de criar modelos prontos para Stories que sejam compartilháveis, fez com que os usuários entrassem na onda de um tipo de “corrente” na rede – aquelas bem conhecidas na época do orkut. 

Com esse recurso, os usuários criam modelos de stories com perguntas, desafios ou jogos, e disponibiliza para que outras pessoas, seguidores ou não, compartilhem.   

Veja só alguns exemplos de modelos usados: 

trends-2

3 – Compartilhar conteúdo do X (antigo Twitter)  

Esse formato de conteúdo tem sido muito reproduzido, um formato simples, que não gera tanto trabalho de criação visual, mas tem se tornado bem interessante para conexão com o público.  

O X ou Twitter, é reconhecido por seus elementos capazes de promover diálogos e interações entre usuários. Basicamente as pessoas compartilham no X o que estão pensando, vivendo ou sentindo.  

Trazer um print de uma publicação do X pro Instagram, parece bobo, mas tem sido feito por muita gente que busca trazer essa característica tão estratégica para os posts do Insta! 

Abaixo, está um exemplo prático feito por um criador de conteúdo: 

trends-3

Trends que estão em alta no TikTok 

A plataforma de vídeos curtos TikTok ficou tão popular que alcançou um feito inimaginável: tornou-se uma ameaça ao Google e outros mecanismos de busca. Atualmente, cerca de 74% dos jovens da geração Z utilizam o aplicativo para realizar pesquisas na web (Insider Intelligence, 2024). 

Em fevereiro, viralizou o vídeo de uma marca de bolsas e papelaria em que usaram uma forma humorada para promover seus produtos.

O vídeo começa de um jeito e termina de uma forma totalmente diferente, quebrando a expectativa do público e deixando a propaganda divertida, veja: 

@criativa_bolsaspapelaria

Se sua carteira foi de arrasta para cima não perca tempo e vem para a CRIATIVA ! Nossas carteiras são a partir de de R$ 29,90

♬ som original - Pernalonga__Videos

Depois desse perfil viralizar, várias outras marcas produziram vídeos parecidos e muitos deles também fizeram sucesso. O vídeo em questão apresenta cerca de 14 milhões de visualizações!  

No TikTok, cenas e temáticas que envolvem os bastidores de um local de trabalho também fazem muito sucesso e o humor é sempre bem visto e engajado.  

Trends que estão em alta no LinkedIn 

Com membros em mais de 200 países, o LinkedIn é a maior rede social voltada ao universo dos negócios. Tanto que nada menos que 71% dos adultos entre 30 e 64 anos utilizam a plataforma (Pew Research, 2023).  

Mais do que ferramenta de vagas, é utilizada para a realização de negócios B2B (de negócio para negócio), já que boa parte dos empreendedores, líderes e empresas mantêm seus perfis ativos. 

O compartilhamento de certificados nunca saiu de moda no LinkedIn e é uma prática que está cada vez mais em alta.

Seja um curso de longa ou curta duração, um certificado de participação ou conclusão, existe uma grande chance de obter engajamento por esse tipo de publicação. 

trends-1

Quais são os cuidados que devem ser tomados ao entrar em trends nas redes sociais? 

Apesar da vantagem competitiva adquirida ao acompanhar as trends nas redes sociais, não é qualquer tendência que deve ser seguida. É o que alerta Rafael Kiso, CMO da mLabs. “Você tem que entrar nos diálogos já existentes, desde que tenham a ver com aquilo que você faz como negócio”, ele alerta.  

O que faz todo o sentido. Na busca pelo aumento no alcance, muitos social medias adentram territórios não relacionados ao seu nicho de mercado. Não é raro vermos postagens incoerentes com baixo engajamento, mesmo quando seguem os temas mais quentes.  

Isso ocorre devido à falta de pesquisas ou entendimento do ramo. É aí que entra a capacidade de análise dos profissionais da área, que precisam considerar a aderência do público aos assuntos do momento.  

Tendências nas redes sociais para 2024 

Quem trabalha com redes sociais sabe que cada rede possui suas peculiaridades. Muitas vezes, o que bomba no Instagram pode não gerar tanto bafafá no LinkedIn ou no X, por exemplo, e vice-versa. 

No entanto, existem algumas tendências que são transversais. Isso quer dizer que se aplicam a múltiplas redes e são tidas como previsões gerais do que pode se tornar moda nas redes sociais no futuro.  

1. Realidade aumentada 

A realidade aumentada (AR) mescla elementos reais com os virtuais. Nesse processo, objetos, sons e cenários são criados digitalmente, proporcionando uma experiência imersiva ao usuário.  

Diferentemente da realidade virtual, em que há a completa sobreposição dos componentes virtuais à realidade, esse sistema mantém partes do ambiente físico. Esse é, possivelmente, o motivo pelo qual sua penetração é tão veloz.  

Uma pesquisa da Insider Intelligence (2023) prevê que o número de usuários da tecnologia deve chegar a 78,5 milhões em 2027.  

Essa é uma ótima oportunidade para a área de produtos, já que com a tecnologia é possível simular a experimentação de roupas e maquiagens, por exemplo. O uso de filtros tornou-se uma prática comum e sua disseminação deve conquistar ainda mais espaço nos próximos anos.  

trends-5: realidade aumentada

2. Inteligência artificial generativa 

A partir do lançamento do ChatGPT em 2022, a inteligência artificial generativa tomou conta de blogs e tabloides virtuais. Desde então, a tecnologia ganhou mais força, foi moldada para diferentes nichos e incorporada aos mais diversos softwares digitais.  

Resumindo, trata-se de uma inovação para criação de conteúdo, essencial nas redes sociais. A partir de um prompt (solicitação), tais ferramentas entregam peças prontas em formatos como som, texto, imagem e vídeo.  

Isso facilita e acelera o trabalho de social medias. Tanto que, segundo um estudo da Salesforce (2023), 51% dos profissionais de marketing já a utilizam, enquanto 22% planejam ingressar nessa iniciativa em breve.  

Nunca foi tão fácil criar conteúdo. Contudo, é preciso tomar cuidado, pois trata-se de um tema polêmico quando o assunto é a ética de uso e direitos autorais.  

3. Responsabilidade social e transparência no uso de dados 

Em 2024, as empresas precisam se lembrar que as redes sociais são ambientes de interação entre pessoas. As marcas conquistaram seu espaço, mas em um cenário onde há cada vez mais preocupação social, é preciso agir com responsabilidade.  

Essa é mais uma tendência para o futuro. Práticas voltadas à sustentabilidade e bem-estar de comunidades são valiosas para fazer com que os compradores se tornem clientes leais.  

A transparência é outro pilar do ambiente digital atualmente. Cada vez mais, as pessoas querem saber o que será feito com seus dados, sendo suportadas inclusive pela legislação, que encurta as rédeas para o uso regulado das informações pessoais.  

4. Predominância de público millenial e Geração Z 

Não é novidade para ninguém que o Instagram é um dos locais favoritos da geração Y (ou millenials). Contudo, a Gen Z ocupa uma fatia tão significativa quanto a anterior.  

Segundo a Statista (2023), 30,8% dos usuários possuem entre 25 e 34 anos, ao passo que 30,8% estão na faixa entre 18 e 24 anos. Somadas, as duas faixas etárias representam mais de 60% dos participantes ativos da comunidade virtual.  

Isso não quer dizer que negócios centrados em outras gerações não devem se arriscar em publicar no Instagram, mas é um alerta que pode trazer insights valiosos para empresas cujo público se encaixa nas gerações supracitadas.  

5. Collabs e parcerias com influenciadores 

A criação de conteúdo colaborativo é mais uma tendência de impacto para 2024. Nesse sentido, as parcerias com influenciadores emergem como verdadeiros tesouros para quem trabalha com redes sociais.  

Isso reflete a própria essência dessas plataformas: os relacionamentos. É claro que as peças produzidas devem ser úteis à persona, mas isso não é nenhuma novidade.  

Contudo, a participação de pessoas e marcas influentes faz com que haja cada vez mais qualidade e adequação ao público. Além disso, é uma excelente maneira de alcançar novos usuários e dialogar diretamente com os consumidores certos.  

6. Instagram Reels 

O Instagram Reels é uma funcionalidade que permite o compartilhamento de vídeos curtos. Ela oferece um editor próprio para acelerar ainda mais o processo de produção de peças.  

O aplicativo tem investido bastante no formato, trazendo novos filtros, templates e acesso a dados. Essa é uma adequação ao público, cada vez mais sedento por alternativas de publicação. 

Ao contrário dos stories, os reels permanecem visíveis permanentemente. Mudanças no algoritmo indicam que a recência pode deixar de ser um fator primordial, fazendo com que vídeos antigos possam performar mesmo após algum tempo de publicação. 

7. Conteúdo feito por pessoas para pessoas 

Uma das principais tendências entre o público do TikTok é o envolvimento de pessoas nas campanhas de marketing para redes sociais. Aqui, a palavra-chave é autenticidade.  

O X da questão reside no fato de que rostos, vozes e trejeitos fazem parte da construção de uma marca. Qualquer negócio é composto por gente, e é isso que as novas gerações do mundo virtual querem assistir.  

Isso traz a oportunidade de trazer para o fronte quem faz parte da equipe. Seja por meio de criadores de conteúdo, influenciadores ou colaboradores do negócio, a utilização da imagem pessoal é capaz de gerar vínculos aprofundados. Essa é a preferência para reviews e recomendações na opinião de 65% dos usuários (TikTok, 2023). 

8. Adaptação rápida 

A velocidade de circulação da informação bate recordes a cada dia. Isso faz com que novas tendências surjam todos os dias, especialmente em plataformas como o TikTok. 

Novos memes e desafios são lançados rotineiramente. O que faz com que o monitoramento constante seja ainda mais importante.  

9. Humor em primeiro lugar 

Em um relatório divulgado pelo TikTok, foi revelado que os usuários acessam a plataforma para se sentirem bem. A positividade ganha forma em um mundo que exige cada vez mais das pessoas. E a plataforma enxerga-se como uma alternativa para ter bons momentos.  

A equipe de pesquisa do app afirma que seus utilizadores “querem criar um espaço real e significativo para si. Muito disso virá da prioridade à alegria em todas as suas formas”.  

Para chegar aos sorrisos, muitos criadores de conteúdo recorrem ao humor, ao dinamismo e à gratidão. Esses são sentimentos que estimulam o engajamento e auxiliam no crescimento das marcas na plataforma. 

10. SEO para LinkedIn 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (em português, otimização para mecanismos de buscas). Esses dispositivos estão presentes em sites e redes sociais, por exemplo. É por meio delas que as pessoas realizam pesquisas para encontrar o que buscam.  

O LinkedIn oferece sua própria plataforma de artigos, conhecida como Pulse. A aplicação das técnicas de otimização, portanto, também pode aparecer em motores de busca, como o Google, Bing e Yahoo.  

O uso de palavras-chave estratégicas surge como uma tendência, especialmente pela abertura de funcionalidades que permitem a alteração de títulos, meta descrições e subtítulos. Isso gera a possibilidade de atrair novas pessoas por meio do marketing de conteúdo.  

11. C-levels como parte integrante da marca no LinkedIn

Assim como no TikTok, a imagem pessoal tem muito a agregar para dar um boost nos negócios. Os consumidores desejam interagir e conhecer quem faz parte da marca, incluindo suas principais lideranças.  

Em uma rede social corporativa, isso significa que a percepção do público diante de especialistas representa a geração de novos negócios. Em outras palavras, trata-se da assimilação da imagem como autoridade para que o público tenha a confiança necessária para comprar.  

Isso é particularmente importante no mercado B2B, onde múltiplas pessoas participam das tomadas de decisões.  

12. Grupos de nicho 

Uma das principais características do LinkedIn é seu público altamente qualificado. Afinal, quem está por lá tem interesse em fechar novos negócios.  

Os grupos do LinkedIn permitem que sejam criadas comunidades com intenções corporativas. Algo que tem menor aderência nas demais redes sociais.  

Além das interações constantes e do aprendizado, é possível utilizar o recurso para atrair potenciais clientes e firmar-se como uma referência em diferentes áreas de atuação. 

3 redes sociais para ficar de olho em 2024 

As redes sociais são adaptáveis ao público. Disso ninguém duvida. Todos os dias as principais plataformas de interação sofrem alterações para se adequar às preferências de seus usuários.  

Porém, existem casos em que outras redes sociais ganham força. Assim, ocorre a migração para novas ferramentas. A seguir, conheça algumas mídias sociais que podem ganhar espaço em 2024.  

1. Threads 

O aplicativo Threads é uma rede social independente, mas conectada diretamente ao Instagram. Graças a isso, pode aparecer como elemento surpresa nos próximos anos.  

Utilizando-se da extensa base de usuários já existente e algumas funcionalidades integradas, é uma oportunidade para alcançar novos voos.   

2. Pinterest 

Focada em imagens, o Pinterest é uma plataforma de interação que é tida como uma rede de inspiração.  

Por isso, pode ser muito útil para produtos com apelo visual, como moda, viagens, gastronomia, entretenimento e decoração.  

3. X 

O antigo Twitter, atualmente nomeado X, é uma rede de microblogs cuja principal peculiaridade é a limitação de caracteres.  

Porém, essa restrição é também sua grande força, já que as pessoas conseguem utilizar o tempo disponível para ver mais publicações do que em outras redes.  

Como consequência, as marcas podem se aproveitar da rede, que ainda possui um amplo público fiel.  

Não há dúvidas que acompanhar as principais trends nas redes sociais gera muitas oportunidades para alcançar o público e, com isso, aumentar as vendas em negócios.  

Apesar disso, pode apresentar grandes desafios quando não há planejamento. Foi pensando nisso que Rafael Kiso criou o curso Planejamento de Conteúdo para Mídias Sociais 2024.  

Nele, você aprenderá das premissas básicas às atividades avançadas para elaborar um plano estratégico de conteúdo para manter-se um passo à frente da concorrência. Se interessou? Então assista gratuitamente às aulas agora mesmo

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis