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Aumente seu engajamento com insights de relatórios do Stories do Instagram! 

Aumente seu engajamento com insights de relatórios do Stories do Instagram! 
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A gente sabe que para ser social media especialista em Stories do Instagram, não basta criar um layout lindão e caprichar no copy, é preciso provar que a produção do conteúdo realmente dá resultado.  

E sabemos que mostrar isso aos seus clientes é um desafio, é preciso entender o que dizem as métricas do Instagram, selecionar os dados que realmente importam e fazer uma apresentação de resultados que informe e encante. 

Não é uma tarefa fácil, mas por isso que estamos aqui! Neste post, você saberá onde encontrar as métricas de Stories no Instagram, o que elas querem dizer e como montar um relatório perfeito para os seus clientes. 

Por que analisar as métricas de relatório Stories Instagram? 

Pode parecer óbvia a importância de acompanhar as métricas do Instagram Stories, mas muita gente não aproveita todo o potencial que um bom relatório pode ter na estratégia de conteúdo para mídias sociais e para o negócio.  

Compreender as métricas e informações relevantes fornecidas nos relatórios pode não só ajudar você a tomar decisões para otimizar suas estratégias de conteúdo, como também extrair dados relevantes da experiência do usuário, de produtos/serviços e muito mais. 

Além disso, identificar padrões de bons resultados em determinados posts, pode ser uma forma de replicar o mesmo conteúdo em outros canais e testar! 

Como visualizar as métricas do Instagram Stories? 

Você tem um perfil no Instagram e não consegue encontrar a parte de análise de dados? Ok, então vamos começar por aí! 

Primeiramente, você precisa migrar para um perfil comercial 

A rede social oferece relatórios no Instagram Analytics, mas apenas para as contas business.  

Essa ferramenta informa as métricas de stories que você precisa para avaliar seu desempenho e montar seus relatórios. 

Você pode acessar essas informações de diferentes maneiras: 

Analisando métricas pelo próprio Story 

Você pode ir até a publicação enquanto ela estiver ativa, deslizar a imagem para cima e clicar no ícone do gráfico em barras.  

relatorio-stories-instagram-1: tela do stories do instagram com as métricas de contas alcançadas
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Porém, aqui você só visualiza dados de posts individuais.  

Analisando métricas pelas informações 

No seu celular, acesse o menu no canto superior direito e clique em Informações (ou Insights, em inglês). Lá estão todas as métricas da sua atuação no Instagram. 

relatorio-stories-instagram-2: tela do instagram insights mostrando a visão geral das métricas do perfil
relatorio-stories-instagram-3: tela do instagram insights mostrando as contas alcançadas de acordo com o post

Essa opção também só está disponível no app mobile.  

Analisando métricas pelo Creator Studio 

Se você prefere visualizar os dados no desktop, pode ainda utilizar o Creator Studio. Na barra superior, clique no ícone do Instagram, é preciso ter a conta integrada.  

Então, acesse a Biblioteca de Conteúdo para ver os dados dos stories. 

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Qual é a diferença entre alcance e impressões no Instagram Stories? 

Antes de mostrar quais métricas você deve olhar no Instagram Analytics, vamos esclarecer uma dúvida muito comum do social media: a diferença entre alcance e impressões. 

  • Alcance é o número de contas únicas que viram os seus stories; 
  • Impressões é o número total de vezes que os seus stories foram exibidos. 

Portanto, se uma única conta visualizou cinco vezes o mesmo story, você alcançou 1 pessoa, mas teve 5 impressões. Por isso, as impressões tendem a ser sempre maiores que o alcance, mas o contrário não acontece – ou, pelo menos, não deveria acontecer. 

Quando você acessa os dados de “Descoberta” ou de cada Story em “Conteúdo”, essas métricas estão lá. Mas o que elas querem dizer? 

Um número grande de alcance pode significar que você está atingindo mais pessoas, em vez de impactar um mesmo usuário várias vezes.  

Por outro lado, se a quantidade de impressões é alta, é sinal de que os seus stories estão gerando bastante interesse! 

O ideal é que as duas métricas cresçam juntas. Mas, se você perceber que elas estão caindo, talvez seja hora de repensar a sua estratégia de conteúdo. 

Além disso, você pode cruzar essas métricas com o a contagem de seguidores. Assim, você identifica o percentual do seu público que está assistindo aos seus stories. 

Quais métricas devem ser analisadas nos Stories do Instagram? 

Agora sim vamos falar sobre as métricas. Você precisará passar por elas e entender o que elas dizem para montar o seu relatório de Stories do Instagram.  

São elas que vão provar que o seu conteúdo está trazendo bons resultados para os seus clientes! 

Perceba que a importância das métricas para o seu relatório vai depender dos objetivos da sua estratégia (engajamento, alcance, tráfego, seguidores etc.).  

As métricas específicas para cada objetivo apontarão se você está no caminho para atingi-los. 

A seguir, vamos ajudar você a perceber o que elas dizem! 

Na aba de “Conteúdo”, os dados sobre os Stories estão divididos em duas categorias: “Interações” e “Descoberta”. Veja agora quais métricas você pode visualizar em cada categoria e como interpretá-las. 

Interações 

As Interações mensuram as ações que os usuários executam quando veem seus Stories.  

Esses dados mostram que as pessoas não apenas viram os posts, mas também tomaram alguma ação depois da visualização.  

Então, se o seu objetivo é gerar engajamento, fique de olho nestes dados! 

Visitas ao Perfil 

A partir do Story, a pessoa pode clicar para ver o perfil.  

Talvez ela queira conhecer melhor a marca, buscar mais informações, ver outros conteúdos ou começar a seguir o perfil, caso ainda não siga. 

Então, é sinal de que o seu conteúdo conseguiu despertar interesse! 

Cliques no Site 

Depois de visitar o perfil, o usuário também pode clicar no link do site que está na bio.  

Os “Cliques no Site” são um sinal forte de engajamento, já que o usuário dá mais um passo para se informar sobre a marca ou até comprar um produto. 

E se, além de engajar, os stories também querem gerar tráfego, ponto para você! 

Email, Ligar, Mensagem, Como Chegar etc. 

Além de clicar no link da bio, o usuário também pode clicar nos botões de CTA do perfil (enviar email, fazer ligação, enviar mensagens, saber como chegar etc.). 

Essas interações demonstram um interesse em entrar em contato com a marca, o que provavelmente significa que o usuário está mais avançado na jornada de compra

Cliques no Link 

Se você inseriu um link no Story os “Cliques no Link” mostram quantos usuários clicaram nele. 

Aqui você também tem dados de geração de tráfego e um forte indicativo de engajamento com o conteúdo, já que ele motivou o usuário a acessar uma página externa para saber mais. 

Compartilhamentos 

Compartilhamentos acontecem quando o usuário clica no ícone do aviãozinho de papel e envia o Story para outras pessoas.  

Ao fazer isso, ele está dizendo: “ei, olha isso aqui!”, “acho que você vai gostar” ou “acho que você deveria saber disso”. Então, é sinal de que o conteúdo é tão bom que merece ser espalhado! 

Toques em Figurinhas 

Se você incluiu figurinhas (hashtag, menção, localização, produto, perguntas, enquete etc.), os Toques em Figurinhas mostram quantas interações elas geraram.  

Assim você pode identificar quão relevantes elas foram para os usuários. 

Respostas 

Respostas talvez sejam o maior sinal de engajamento dos usuários, já que mostram sua disposição em conversar com a marca, o que é essencial no marketing de relacionamento.  

Mas as respostas também precisam de uma análise qualitativa, para saber se foram positivas ou se trouxeram críticas e reclamações. 

Descoberta 

Os dados de “Descoberta” mensuram quantas pessoas veem os seus Stories e como encontram eles. 

Portanto, eles estão relacionados ao poder de alcance da publicação, mais do que o engajamento. 

Estas são as principais métricas que você pode ver nessa categoria: 

Contas alcançadas 

Como já explicamos, o “alcance” mostra quantas pessoas visualizaram seus stories.  

Mesmo que um usuário tenha visualizado os stories mais de uma vez, ele conta apenas como 1 pessoa alcançada.  

Esse é o número que você vê em destaque na seção “Descoberta”. 

Impressões 

Já as “Impressões” dizem quantas vezes seus stories foram exibidos, mesmo que tenha sido para uma mesma pessoa. 

Nesta métrica, o Instagram Analytics informa ainda quantas impressões aconteceram na página inicial do usuário, no perfil da marca ou ainda na aba “Explorar”, quando o usuário pesquisa por uma hashtag ou localização que está marcada no seu post.  

Assim você identifica de onde o público está vindo. 

Seguidores 

Essa métrica mostra quantas pessoas começaram a seguir o perfil depois de ver o Story. Se você tem o objetivo de aumentar a sua base de seguidores, esse é o dado mais importante!  

Você consegue identificar quais posts trouxeram mais seguidores e investir mais nesse tipo de conteúdo. 

Navegação 

A “Navegação” mensura como os usuários estão navegando pelos seus Stories. Estas são as ações que eles podem executar: 

  • Toques para avançar (toque no lado direito): número de vezes que os usuários pularam para o próximo Story. 
  • Toques para voltar (toque no lado esquerdo): número de vezes que os usuários voltaram para o Story anterior. 
  • Próximo Story (deslizar para a esquerda): número de vezes que os usuários pularam para o Story da próxima conta. 
  • Toques para sair: número de vezes que os usuários tocaram na tela para sair dos Stories. 

Analisar esses dados é bom para saber o que está gerando interesse ou não e investir no que funciona melhor. 

Quando muitos usuários pulam para o Story da próxima conta, talvez seja sinal de que o seu conteúdo está chato.  

Toques para sair também podem indicar isso, mas também podem contabilizar usuários que simplesmente cansaram de navegar nos Stories ou deslizaram para cima para acessar o link que você incluiu. 

Um bom número de toques para voltar pode significar que o conteúdo era tão bom que precisava ser visto mais de uma vez, talvez valha a pena colocá-lo nos Destaques.  

Mas também podem indicar que o post estava confuso e precisava ser lido novamente. 

Já os toques para avançar podem significar que o conteúdo está interessante, mas que o usuário simplesmente quer passar mais rápido.  

Mas talvez os Stories estejam muitos lentos ou desinteressantes mesmo… 

Portanto, perceba que não dá para analisar os indicadores de navegação cegamente. Parece que eles dizem uma coisa, mas podem dizer outra.  

É preciso analisar cada conteúdo e combinar com outros indicadores de engajamento para entender o que funcionou ou não. 

Ferramenta para gerar relatório de stories Instagram!  

A mLabs fornece diversos recursos de análise e criação de relatórios, desde funções mais básicas às avançadas. 

Com nossas funções, você monitora todos os seus posts no Instagram, com métricas, relatórios e insights. 

Além dos dados que você pode ver no Instagram Analytics, apresentamos também gráficos úteis, como os Melhores Stories, que mostra a análise dos seus Stories de acordo com a métrica que você quer avaliar. 

relatorio-stories-instagram-4: gráfico com análise dos stories de acordo com a métrica que você quer avaliar (impressões, alcance, click avançar, click voltar, respostas e saídas)
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Outro gráfico útil é o Stories por Dia e Hora, que mostra os melhores dias e horários para postar, com base na média de visualizações dos Stories. 

relatorio-stories-instagram-5: gráfico com os melhores dias e horários para postar, com base na média de visualizações dos Stories
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Se você quer saber quais posts performam melhor, pode ver também os dados de Stories por Tipo (imagem, vídeo). 

relatorio-stories-instagram-6: número de interações por story
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E para quem precisa de recursos de relatórios mais avançados a integração da mLabs e DashGoo traz várias soluções para criar relatórios inteligentes 100% personalizáveis de mídias sociais. 

Além da possibilidade de personalização dos relatórios, com a DashGoo você pode inserir dados de fontes externas, como uma planilha de excel, por exemplo.  

relatorio-stories-instagram-7: página do DashGoo mostrando a parte "meus relatórios" e "meus dashboards"
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Assim, você pode criar vários tipos de relatórios com as informações que realmente interessam para o cliente ou para o seu negócio. 

Você ainda pode selecionar a frequência de envio e deixar o relatório automatizado, sem a necessidade de acessar a plataforma todo mês para refazer o documento.  

Dá só uma olhada na tabela abaixo com o detalhamento do que cada uma oferece: 

 mLabs Social mLabs  
Redes Sociais contempladas Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, Google Meu Negócio, LinkedIn e Google Analytics Facebook, Instagram, Facebook Ads, Instagram Ads,  Google Ads, Google Analytics. 
Relatórios personalizáveis  ✅ ✅ 
Dashboards com widgets personalizáveis 🚫 ✅ 
Templates prontos 🚫 ✅ 
Visão de Dashboards personalizáveis somente para clientes 🚫 ✅ 
Layouts em apresentação para exportar ✅ ✅ 
Melhores posts e horários por período ✅ 🚫 
Agendamento de envio de relatórios 🚫 ✅ 
Criação de rotina de tarefas 🚫 ✅ 

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