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Confira quais são as redes sociais mais usadas entre os brasileiros

Confira quais são as redes sociais mais usadas entre os brasileiros
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Brasileiros gastam, em média, 3h42 nas redes sociais mais usadas no país. 

O dado foi levantado pela agência de marketing digital Sortlist, que revelou que somos o segundo país que mais passa tempo nas redes

É inegável o poder que essas plataformas possuem na nossa sociedade – e a importância que as marcas e os profissionais de áreas como marketing, social media e publicidade precisam dar para esses espaços de interação. 

Mas quais são as redes sociais mais usadas pelos brasileiros? Em quais delas é importante estar presente? Essas são apenas algumas das perguntas cujas respostas você encontrará no texto a seguir. 

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Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil?  

As dez redes sociais mais usadas no Brasil são: 

  1. WhatsApp: 169 milhões de usuários 
  1. YouTube: 142 milhões de usuários 
  1. Instagram: 113 milhões de usuários 
  1. Facebook: 109 milhões de usuários 
  1. TikTok: 82 milhões de usuários 
  1. LinkedIn: 63 milhões de usuários 
  1. Messenger: 62 milhões de usuários 
  1. Kwai: 48 milhões de usuários 
  1. Pinterest: 28 milhões de usuários 
  1. Twitter: 24 milhões de usuários 

Agora que você já descobriu quais são as redes sociais mais usadas no Brasil, veja os motivos pelos quais essas plataformas estão na rotina dos brasileiros. 

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WhatsApp – 169 milhões de usuários 

Com operadoras que oferecem uso ilimitado da plataforma e empresas que se comunicam com clientes e fornecedores, ninguém fica surpreso em descobrir que o WhatsApp é a rede social mais usada no Brasil! 

Os apelidos carinhosos “zapzap” e “zap” só confirmam o que dizem números como os divulgados pela We Are Social e Meltwater: 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, escolheram a plataforma para se comunicar. 

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YouTube – 142 milhões de usuários 

Se você tem entre 15 e 35 anos, provavelmente tem uma conta no YouTube.  

De acordo com dados mundiais da SproutSocial, as mulheres são maioria: 51,4% contra 48,6%. Já o tempo diário gasto nela é alto: 45,6 minutos. 

Esses números não são por acaso: a plataforma investiu no YouTube Shorts para explorar os vídeos de curta duração – e o público jovem que consome esse tipo de conteúdo.  

Entretanto, a maioria dos usuários afirma usar o YouTube para entretenimento ao invés de procurar marcas e produtos. Isso significa que marcas que desejam participar desse espaço precisam investir em uma comunicação mais próxima com seu público.  

Um exemplo disso é o que faz o canal Coisa Nossa, um canal da marca Guaraná Antárica que ao juntar diversos influenciadores para criar conteúdo, tornaram seus vídeos um sucesso!   

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Instagram – 113 milhões de usuários 

Queridinho pelos Millennials e Gen Z, o Instagram segue crescendo mesmo após a chegada do polêmico TikTok.  

Um dos motivos é o Instagram Reels, que possui a maior taxa de engajamento na plataforma. 

Entre os usuários, a maior faixa etária é entre 18 e 24 anos, com os homens como maioria (51,8%), segundo dados mundiais da SproutSocial.  

Já o tempo gasto por dia pode surpreender: 30,1 minutos, quase o mesmo que a… rede vizinha. 

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Facebook – 109 milhões de usuários 

Surpreso em ver o Facebook tão alto no ranking de redes sociais mais usadas? Pois saiba que essa rede social ainda é a principal fonte de renda da Meta (58%) e a maior em número de usuários mundiais. 

E quem são os maiores grupos do Facebook? Os homens (56%) e as pessoas com a idade entre 25 e 34 anos (29,9%).  

Entretanto, o tempo gasto pelos usuários não é muito: apenas 30 minutos por dia. E uma das razões por trás desse número é a migração dos usuários jovens, que investem horas em redes sociais, para o TikTok e o Snapchat.  

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TikTok – 82 milhões de usuários 

Não é nenhum segredo que o TikTok é a rede social do momento.Em poucos anos, ela conquistou espaço de destaque em rankings das redes sociais mais usadas.  

E não é à toa: essa plataforma tem uma das maiores médias diárias de uso, de 45,8 minutos. 

Apesar do principal grupo etário ser o mesmo do Instagram, de 18 a 24 anos, aqui as mulheres são maioria: 54% contra 46%.  

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LinkedIn – 63 milhões de usuários 

A maior rede social entre profissionais também está entre as mais usadas no Brasil, que buscam criar conexões com colegas de área e expandir o networking.  

Com um crescimento de mais de 25% entre 2020 e 2023, o LinkedIn investiu em uma expansão de suas possibilidades. Hoje, já é possível compartilhar fotos e vídeos, criar transmissões ao vivo e até grupos. 

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Facebook Messenger – 62 milhões de usuários 

Ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook, ela agora possui um app separado e conquistou seu próprio espaço na lista de redes sociais mais usadas. 

Entre os principais usuários estão as empresas, que podem responder dúvidas e ajudar seus consumidores com o auxílio de bots e respostas inteligentes. 

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Kwai – 48 milhões de usuários 

O brasileiro gosta de assistir novelas na televisão… e nos apps? Sim, um dos diferenciais que fez com que o Kwai crescesse no Brasil são as novelas criadas pelos usuários, assim como os vídeos curtos.  

Um dos diferenciais da plataforma é a remuneração aos seus criadores de conteúdo, que é distribuído de forma mais democrática. 

O algoritmo também atua para amplificar mesmo quem não tem muitos seguidores, desde que entregue entretenimento. 

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Pinterest – 28 milhões de usuários 

Ótimo espaço para quem busca se inspirar, o Pinterest é usado principalmente por interessados em áreas como moda, casamento, arquitetura e gastronomia.  

As mulheres são maioria (69% segundo o Pinterest Audience Insights), mas essa plataforma pode alcançar diversas personas com pins patrocinados. 

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Twitter – 24 milhões de usuários 

Apesar do Twitter ter se tornado uma figurinha carimbada nos sites de notícias nos últimos meses, a plataforma também faz sucesso entre quem busca procurar notícias de forma mais rápida. 

Inclusive, a plataforma está ativamente combatendo as fakes news, problema comum por lá. 

Quais são as redes sociais mais usadas no mundo?  

Quer saber quais redes sociais usadas pelos brasileiros também são populares ao redor do mundo? Confira abaixo as redes sociais mais usadas em 2022, segundo o Statista

  1. Facebook: 2,9 bilhões de usuários 
  1. YouTube: 2,56 bilhões de usuários 
  1. WhatsApp: 2 bilhões de usuários 
  1. Instagram: 1,4 bilhão de usuários 
  1. WeChat: 1,26 bilhão de usuários 
  1. TikTok: 1 bilhão de usuários 
  1. Facebook Messenger: 988 milhões de usuários 
  1. Douyin: 600 milhões de usuários 
  1. QQ: 574 milhões de usuários 
  1. Weibo: 573 milhões de usuários 

Como escolher os canais em que uma marca deve atuar?  

Surtou após descobrir que WhatsApp, Facebook e Instagram não são as únicas redes sociais de sucesso no Brasil? Está tendo uma crise de ansiedade só de pensar em todos os conteúdos que você terá que preparar para os seus clientes? 

Calma que temos uma boa notícia: uma marca não precisa estar presente em dez redes sociais para ter sucesso. Pelo contrário, é importante analisar uma série de tópicos para entender quais canais trarão o retorno escolhido. Alguns desses tópicos são: 

  • Análise de jornada de compra: se existe um caminho que a persona percorre até se tornar um cliente, como cada uma dessas redes sociais podem ajudar a engajar e “prender” a persona nesse percurso?  
  • Análise de usuários das redes: se uma rede social possui mais mulheres de 18 a 24 anos, uma marca de fraldas geriátricas não encontrará seu público-alvo nela. É importante estar nos mesmos espaços virtuais que a sua persona; 
  • Análise de concorrência: se destacar diante da concorrência é impossível se você não ocupar os mesmos espaços que ela. Com um benchmarking é possível entender quais redes sociais sua marca precisa participar; 
  • Análise de capacidade de produção: além de entender quantos conteúdos uma marca pode criar por semana ou mês, é importante avaliar a criação de peças “master”, que podem ser aplicadas em diferentes formatos. Um exemplo é transformar um trecho de um vídeo de YouTube em um Instagram Reels. 

Investir em ferramentas também deve ser considerado para entender como maximizar a produção de conteúdos e o uso de cada plataforma de acordo com os objetivos do cliente. 

Um exemplo é o mLabs, ferramenta de gestão de redes sociais que ajuda profissionais de diversas áreas a aumentar a capacidade e a qualidade das produções, além de agregar mais organização e foco nessa rotina. Com esses benefícios, é possível até mesmo adotar mais canais para alcançar um público ainda maior. 

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