É inspiração que você quer, @? Então é isso que você vai ter! As propagandas criativas nas redes sociais se tornam memoráveis e marcam a história, servindo como verdadeiras fontes inspiracionais.
Campanhas criativas têm o poder de gerar engajamento porque fogem do comum. As pessoas se surpreendem quando as marcas conseguem sair da caixinha e criar soluções diferenciadas
Ao conhecer as mais criativas, dá para trazer vários insights para as suas estratégias de social media!
O que são propagandas criativas?
Criatividade é tudo aquilo que consegue surpreender e mostrar uma abordagem diferente e não tradicional para uma ideia.
Por sua vez, propagada é um conteúdo que apresenta um produto ou serviço da empresa. Unir esses dois conceitos é fundamental para aumentar as vendas e conseguir fazer o seu público alvo ficar falando sobre você por dias!
Mas nem sempre é fácil ter criatividade, há dias que a cabeça parece barrar e as ideias não vem, não é mesmo? Para esses momentos, nada melhor do que buscar inspirações em ações que já foram um sucesso!
1. Fisher-PriceToy Museum
Para comemorar seus 90 anos, a Fisher-Price mirou no marketing de nostalgia e criou um museu virtual no Instagram com brinquedos que marcaram época.
A experiência é como num museu tradicional: os visitantes são recebidos, navegam entre os 90 produtos da marca, divididos por décadas, e ainda podem comprar lembranças do museu na Gift Shop ao final.
2. De quem é a vez? — Leroy Merlin
Está difícil dividir as tarefas da casa? A Leroy Merlin ajuda nessa.
A marca lançou um filtro no Instagram que aponta quem deve limpar a geladeira, lavar a louça, cozinhar ou passar pano no chão. Uma maneira divertida de colocar a marca no dia a dia do seu público.
3. Algoritmo da Vida — Rolling Stone
A Rolling Stone soube usar o monitoramento e a inteligência de dados das redes sociais para ajudar as pessoas.
O “Algoritmo da Vida” identifica tweets que indicam situações de depressão. Então, um perfil amigável entra em contato com o usuário e o direciona para Centro de Valorização da Vida. Uma propaganda criativa que salva vidas. 😊
4. Emoji invisível — Adidas
A Adidas lançou o tênis Nite Jogger, que reflete a luz e se ilumina no escuro. Para divulgar o lançamento, a marca criou um “emoji invisível” no Twitter, que só aparece quando o app é usado no modo escuro. Isso permitiu que a Adidas aumentasse as conversas sobre a marca em 5.000% de um mês para outro.
One look by day, another at night. Keep creating, even after dark. #NITEJOGGER pic.twitter.com/LyJFAcaUe0
— adidas Originals (@adidasoriginals) April 9, 2019
5. 2019 Wrapped — Spotify
Todo final de ano, o Spotify compartilha com cada usuário o que eles mais ouviram naquele ano.
Em 2019, a marca fez diferente: além de mostrar dados da década inteira, o Spotify Wraped forneceu o resumo personalizado em formatos de imagens compartilháveis nas redes sociais. Perfeito para fazer a marca ser promovida pelos próprios usuários.
6. Autocuidado — Johnson & Johnson Brasil
Em alusão ao Outubro Rosa 2020, mês de conscientização sobre o câncer de mama, a Johnson & Johnson Brasil lançou um filtro no Instagram que orienta sobre o autoexame.
A ideia é guiar o usuário passo a passo em um ambiente seguro, com todas as informações para ajudar a fazer um diagnóstico precoce. Mais uma propaganda criativa que pode salvar vidas.
7. #Hungerithm — Snickers Australia
Não há nada que um chocolate não amenize, não é? Pensando nisso, a Snickers monitorou o sentimento positivo e negativo dos usuários do Twitter. Quando aparecia um sentimento de raiva, o algoritmo oferecia chocolate com desconto para o usuário.
A campanha alcançou 30 milhões de impressões de earned media, as menções à marca aumentaram 120% e os acessos ao site subiram 400%. Não por acaso, também ganhou o Cannes Lions 2017.
SNICKERS #Hungerithm. When online anger goes up, SNICKERS prices go down. Get yours now. https://t.co/vXiyTICGp9
— SNICKERS® Australia (@SnickersAU) May 23, 2016
8. #BreakTheGame —UnderArmour
A Under Armour contratou Steph Curry, mas as pessoas ainda não associavam a marca ao jogador de basquete.
Então, ao perceber que os tweets aumentavam bastante quando Curry fazia cestas de três pontos, a marca passou a inserir anúncios de vídeo de 3s em meio às conversas.
A campanha venceu o Cannes Lions e mostrou como usar mídia paga de maneira criativa e eficiente.
In the playoffs, we are dropping a 3-second Curry ad every time @StephenCurry30 drops a 3. #BreakTheGamehttps://t.co/V2ar9GMFh1
— Under Armour Basketball (@UAbasketball) April 16, 2016
9. ConfettiTweets — NFL
A NFL, liga de futebol americano dos EUA, pediu que os torcedores escrevessem tweets sobre os seus times para que fossem transformados em confetes na celebração dos campeões do Super Bowl.
Integrar experiências on-line e offl-ine é sempre um desafio no mundo omnichannel. Nessa campanha, a NFL conseguiu surpreender os fãs do esporte!
10. TikTok— Ocean Spray
Você já se perguntou sobre como aproveitar o buzz que a sua marca ganhou por meio do conteúdo de um usuário?
A marca de sucos Ocean Spray viu seu nome bombar na internet depois que Nathan Apodaca viralizou um vídeo com o produto no TikTok. Foram mais de 10 milhões de views.
Então, a marca presenteou Nathan com um carro e o convidou para mostrar o seu novo presente.
Ver essa foto no InstagramGlad to see you’re enjoying the ride @doggface208! 🚗 #cranberrydreams #dreamschallenge
Uma publicação compartilhada por Ocean Spray (@oceansprayinc) em
11. #AdoteUmCV —PremierPet
E o LinkedIn, será que é lugar para criar propagandas criativas? A PremierPet mostrou que sim!
A marca lançou uma campanha de adoção com currículos de animais no LinkedIn. Vai dizer que não dá vontade de contratar todos esses funcionários?
12. #LiveInTheOscars —AirBnb
Em 2017, o AirBnb tinha o desafio de entrar nas conversas sobre o Oscar, sem citar o nome do evento ou qualquer filme ou artista.
Então, a marca perguntou no Twitter: em qual filme você gostaria de viver? Para cada resposta, o Airbnb trazia uma hospedagem que tivesse um cenário parecido com o filme.
A ação gerou 63 milhões de impressões e alcançou o segundo lugar em visibilidade no Twitter, batendo até as marcas patrocinadoras do evento.
What movie would you want to live in?
Tweet us with #LiveInTheMovies pic.twitter.com/GBqBhj9IeF
— Airbnb (@Airbnb) February 26, 2017
13. Dia do Dublador — CCXP
Para comemorar o Dia do Dublador, o perfil da CCXP no Instagram lançou um filtro para que os usuários dublassem a voz de personagens famosos de filmes, games e desenhos, como Bob Esponja, Cebolinha e Scooby-Doo. Uma ação que literalmente fala a língua do público da marca.
Fonte: Geek Publicitário
14. EndlessLetter — RANEPA
Na celebração do 75º aniversário do dia da vitória contra a Alemanha nazista, um grupo de designers russos publicou no Instagram cartas de soldados soviéticos que viviam a guerra entre 1941 e 1945.
As cartas, guardadas pelas famílias, receberam ilustrações e trilhas sonoras e se tornaram posts e stories no Instagram. As histórias e a sensibilidade do projeto são tocantes.
15. Twitter Sports e NBA
Na temporada 2020, em que os torcedores não puderam estar presentes nos jogos da NBA, o Twitter levou os fãs para os jogos em Orlando em forma de tweets.
A curadoria dos posts levou algumas mensagens de incentivo, mas também de provocação, que tornaram a torcida mais próxima dos jogadores em tempos de pandemia.
Your Tweets had the best seats in the bubble. pic.twitter.com/4fIwrcx5Cz
— Twitter Sports (@TwitterSports) July 31, 2020
16. RedBull Stratos
Em 2012, o Red Bull, em parceria com a GoPro, transmitiu ao vivo o salto de um paraquedista a partir de um balão estratosférico.
Além de quebrar recordes, a missão também quebrou a internet: foram mais de 8 milhões de pessoas assistindo no YouTube, 900 mil interações no Facebook e 20 mil menções no Twitter no dia do salto. Só a foto da aterrissagem teve quase 500 mil reações… Criatividade com ousadia dá bastante repercussão!
17. StrangerThings com a Xuxa — Netflix
O que acha de unir a sua imagem com a de uma influenciadora?
Foi o que a Netflix fez com a apresentadora Xuxa Meneguel para anunciar a estreia da série Stranger Things. A plataforma de streaming resgatou toda a estética dos anos 90 para colocar a apresentadora recebendo cartinha dos fãs.
Além de apresentar a sinopse da série e gerar engajamento nas redes sociais — YouTube, Twitter e Instagram —, o vídeo brincou com uma das lendas urbanas brasileiras mais antigas: ouvir o disco da Xuxa ao contrário!
18. Mamíferos da Parmalat
Nos anos 90 os fofos mamíferos da Parmalat marcaram a história da TV com muita criança vestida com roupinhas de animais.
E é aquele negócio, se você não ficou tocado pela propaganda, provavelmente o seu coração está no lugar errado! (brincadeira).
Depois do sucesso estrondoso em 1996, a empresa fez um novo anúncio em 2013 — quando retornaram ao mercado após declarar falência — com a mesma abordagem.
https://www.youtube.com/watch?v=tL-LJdX9Ur8
O sucesso foi tamanho que o impacto foi sentido diretamente nas redes sociais com mais de 30 milhões de menções e 150 mil fotos de pelucia da Parmalat espalhadas pelo Twitter, Instagram e Facebook.
19. A disputa entre McDonad’s e Bob’s
Em 2016, o McDonald’s resolveu investir em um produto que outra rede de fast food tinha como um dos carros chefes: o milk-shake de Ovomaltine.
Com um vídeo divulgado no Facebook, o Mc gerou uma grande expectativa no público e atiçou a atenção do Bob’s que também aproveitou as redes sociais para falar que o “verdadeiro milk-shake de Ovomaltine” era o dele, não dos criadores do Big Mac.
A disputa para saber quem tinha o melhor milk-shake foi tamanha que outras marcas entraram na brincadeira para dar uma alfinetada, como Pizza Hut, Burger King e Girafas.
20. O Storytelling da Coca-Cola
Contar histórias se tornou extremamente poderoso nas estratégias de marketing digital. Nas redes sociais, compartilhar momentos com os clientes ficou mais fácil.
A Coca-Cola percebeu isso e investiu pesado na construção de um storytelling que mostra como a bebida está presente na rotina das pessoas.
A empresa mostrou que quando “você ama muito tudo isso”, você está amando compartilhar momentos com uma “Coca-Cola geladinha”.
Então, gostou das ideias? Agora já pode pensar em como fazer uma propaganda criativa para a sua marca e surpreender a audiência das redes sociais!
Se quer mais inspiração, leia também o nosso post sobre como vender nas redes sociais.