4 vantagens de fazer monitoramento de marca na internet

Monitoramento de macra: como e por que fazer

O monitoramento de marca é uma prática fundamental para o sucesso de qualquer empresa na internet hoje. Afinal, não tem termômetro melhor do que a opinião dos consumidores para uma marca.

Além disso, o monitoramento permite que uma marca conheça seu público, descubra suas necessidades, antecipe crises e preveja tendências. Mas, não é só isso. Existem muitas vantagens de se investir no monitoramento de marca.
Neste post, vamos te contar algumas delas!

O que significa monitorar a minha marca?

Fazer o monitoramento de marca significa estar consciente de tudo o que o público diz sobre a empresa, produto ou serviços na internet.

Entender o posicionamento do público contribui para um bom direcionamento estratégico, além de refletir no posicionamento da marca, o que se torna um fator de inteligência competitiva no mercado.

Com o novo comportamento do consumidor e a alta competitividade, estar atento aos anseios e dúvidas do público é fundamental. Por isso, responder às menções e utilizar essas opiniões para melhorias é essencial. 

Um dos piores cenários para uma marca na internet é a viralização de insatisfações, por exemplo, que poderiam ser sanadas com uma simples argumentação. Isso fará com que a reputação da marca seja fortalecida, além de mudar a perspectiva sobre o atendimento da sua empresa junto aos clientes.

O monitoramento de marca na internet é a base da humanização e deve fazer parte da sua estratégia de marketing de relacionamento.  

  • humanização e relacionamento;
  • amenização das repercussões negativas;
  • aumento da confiança do cliente;
  • melhora na experiência e satisfação do consumidor. 

E mais: as informações são de grande valia para a estruturação do posicionamento estratégico e valem até mesmo para compor ideias de melhorias e criação de produtos e serviços.

No monitoramento é possível encontrar não apenas as falhas e necessidades de melhorias, mas também identificar o perfil do público e os canais mais efetivos de comunicação com seus consumidores, além de saber exatamente o que eles mais precisam e anseiam.

Dito isso, selecionamentos as principais vantagens de apostar no monitoramento de marca na internet:

Por que fazer monitoramento de marca na internet?

A principal razão para você apostar no monitoramento de marca na web é que poderá reagir às menções de seus clientes em tempo hábil, o que contribui para:

1. Percepção da marca

Acompanhando o que falam sobre a marca, você poderá identificar a percepção dela no mercado. É possível ter acesso, também, às citações negativas e positivas. 

Ao compilar esses dados, você estará munido de informações que vão te ajudar a identificar como a marca tem sido vista e, consequentemente, o que precisa ser melhorado na experiência do consumidor.

2. Otimização de produtos e serviços

O monitoramento de marca te ajudará a entender como os clientes percebem seus produtos ou serviços. Falhas de execução e até mesmo sugestões sobre resoluções de problemas podem ser encontradas em meio às citações.

Isso lhe dará uma ideia melhor sobre os aspectos positivos e os que precisam ser melhorados, contribuindo, assim, nas mudanças que irão satisfazer os clientes em potencial.

3. Geração de novas ideias

Com o monitoramento fica mais fácil entender as necessidades dos consumidores. Quando utilizadas de forma estratégica, as críticas e sugestões encontradas auxiliam no desenvolvimento de novos produtos e serviços, sempre com foco em surpreender e encantar os seus consumidores.

Algumas empresas, inclusive, já realizam ações em que o consumidor sugere novos negócios em troca de benefícios ou bonificações. Além de utilizar a informação de quem tem experiência com a marca, a empresa aproveita o gancho para estreitar o relacionamento com os consumidores.

4. Acompanhar as tendências

Outra vantagem do monitoramento de marca on-line é que ele ajuda a acompanhar as novidades e mudanças no setor e até mesmo dos concorrentes.

Ao acompanhar essas tendências, é possível aprender sobre as necessidades da base de clientes e promover alterações de posicionamento estratégico de mercado, além de buscar a inovação.
Percebeu a importância de, mais do que estar com a presença on-line em dia, monitorar sua marca na internet?

Existem, no mercado, excelentes ferramentas de monitoramento de termos. Mention e HiPlatform são algumas bem interessantes.  

Mas, lembre-se também de monitorar as ações da concorrência para entender como está o crescimento e desempenho da sua marca em relação à eles. Verificar o tipo de conteúdo que mais engaja em sua página, saber quem são os principais influenciadores e como o seu público interage com seus conteúdos é muito importante. Para isso, conheça a mLabs e teste 7 dias grátis

Matérias relacionadas:

Como identificar um conteúdo atraente ou dispensável?

Como gerar oportunidade de negócios com conteúdo

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados