Conheça as redes sociais novas que prometem bombar em 2021! 

Redes Sociais Novas: imagem de um jovem sentado ao ar livre, segurando um tablete e sorrindo e olhando para a tela.

Após a crise causada pelo novo Coronavírus todo mundo espera por mudanças para a chegada do novo ano. Mas uma coisa é certa: as redes sociais continuarão tendo um papel importante na sociedade, principalmente para marcas e empresas. 

Afinal, foram as redes sociais que ajudaram a salvar muitos negócios. Em um momento na qual as interações físicas estavam limitadas, a saída foi investir nas interações online. 

O uso da internet cresceu, as redes ganharam novos usuários, as lives se tornaram o tipo de entretenimento mais popular de 2020 e até mesmo as vendas online aumentaram 110% em relação ao ano passado, segundo dados do MCC-ENET — Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). 

A tendência é que tudo isso se mantenha e que as mídias sociais continuem representando boa parte do tráfego e das oportunidades de negócio neste novo ano.  

Entender mais sobre as redes sociais novas que prometem bombar em 2021 pode te ajudar a planejar suas estratégias e garantir o sucesso da sua marca! 

As redes sociais que você deve ficar de olho em 2021

A seguir, listamos as redes sociais que prometem ser tendência nesse novo ano. Fique ligado e já comece a pensar no seu plano de marketing digital. 

Vero

Redes Sociais Novas: imagem da tela inicial do aplicativo Vero.

A rede nasceu em 2015, mas começou a ganhar notoriedade em 2018, quando famosos e influenciadores digitais passaram a utilizá-la. 

Ela oferece uma excelente vantagem: não tem anúncios e não usa algoritmos. Motivos pelos quais ela tem se tornado a aposta de muita gente. 

Mas engana-se quem acha que as empresas não podem aproveitá-la. Apesar de não permitir anúncios, é possível sim vender produtos e, para isso, a rede social cobra uma taxa sobre a venda. 

A rede social pode ser utilizada apenas na versão mobile, como aplicativo! O site da marca contém apenas informações institucionais. 

TikTok

Redes Sociais Novas: imagem da tela inicial do site Tik Tok

Não há dúvidas que o TikTok foi a rede social mais importante de 2020.  

Segundo um relatório da empresa We Are Social são 800 milhões de perfis ativos no mundo e quase 2 bilhões de downloads do app no total. 

A agência de notícias Bloomberg informou também que o TikTok chegou a ter um valor estimado em 100 bilhões de dólares! 

A facilidade em criar conteúdo alavancou diversas pessoas ao patamar de influencers e isso também chamou a atenção de marcas que estão começando a investir em marketing no TikTok e a anunciar na rede. 

Vale lembrar que o sucesso do TikTok foi tão grande que até o Instagram resolveu criar um rival: o Reels.

WeChat

Imagem: Rede Social Wechat

Este aplicativo é o queridinho na China. E como tudo que bomba na China, algum momento se espalha para o resto do mundo, é de se esperar que ele comece a se popularizar por estes lados, principalmente quando todas as funcionalidades que estão presentes por lá, aparecerem por aqui. 

Hoje, o WeChat é apenas mais um mensageiro para nós. Mas na China ele é conhecido como um Super App, com diversas funções essenciais para o dia a dia. Veja algumas: 

  • acesso a serviços públicos; 
  • agenda consultas médicas; 
  • transfere dinheiro pelo WeChat Pay; 
  • aluguel de bicicletas e serviços de táxis;  
  • uso de transporte público;  
  • agendamento de voos; 
  • compra ingressos de cinema; 
  • pedir comida; 
  • adquirir produtos de grandes redes ou de comércios locais; 
  • reserva de hotéis; 
  • encontrar liquidações relâmpagos; 
  • fazer compras compartilhadas com outros amigos; 
  • pesquisar por produtos usados; 
  • descobrir casas para alugar ou vender. 
imagem de um banner publicitário com chamada para baixar gratuitamente o material produzido pela mLabs sobre Kit de Planejamento de Conteúdo para as redes sociais

A Tencent, desenvolvedora do app já afirmou que a intenção é espalhar boa parte dessas funcionalidades para o resto do mundo. Se for assim, será que em breve poderemos ter um aplicativo para substituir o Whatsapp e muitos outros de uma vez só? 

Telegram

imagem: aplicativo telegram

Se você ainda não usa com frequência este mensageiro, com certeza já foi convidado pra entrar em algum grupo que utilizava esta plataforma como canal principal. 

Os grupos do Telegram explodiram durante este ano de 2020 e prometem continuar em alta para 2021 por conta de suas vantagens: limite de até 200 mil pessoas em um grupo e possibilidade de personalizar as permissões de administradores e usuários. 

Para manter esse crescimento, a rede social anunciou uma novidade no final de 2020: a possibilidade de chamada de voz!  

Agora, o grupo que você fez com os seus potenciais clientes ou amantes da marca também podem interagir por meio de uma sala de conversa

Além disso, o app conta com outras vantagens como a facilidade para integrar bots em conversas, opções de games dentro do aplicativo, envio de arquivos de até 1,5 GB, possibilidade de alternar entre várias contas do telegram no mesmo dispositivo, agendar o envio de mensagens, controlar a frequência de mensagens nos grupos, enviar uma mensagem sem notificação de som e até a possibilidade de criar enquetes. 

Twitch TV 

imagem: Twitch TV

Mais uma rede social que teve um crescimento enorme durante a pandemia, atraindo usuários que estavam de saco cheio da TV e das mídias sociais tradicionais. 

A Twitch TV surgiu como uma plataforma que permite que qualquer pessoa crie seu canal de streaming. Os gamers tomaram conta e são a maioria por lá, transmitindo suas partidas ao vivo.  

No entanto, a plataforma permite diversos tipos de conteúdo, sendo um prato cheio para marcas que desejem criar streamings e conteúdos on demand em canais próprios

Com a previsão de que o isolamento social se manterá por algum tempo — em menor escala, é verdade — durante 2021, a Twitch TV deve se manter como uma alternativa também para artistas que estão fazendo shows e programação exclusivas. 

Medium 

Imagem: rede social Medium

Se você tem um blog, cria conteúdo em texto, quer ser lido pelo seu público, certo? É aqui que o Medium se difere de outras redes. 

Nesta plataforma existe uma mistura entre Wordpress e Twitter, onde é possível criar blogposts, participar de grupos de discussão e acumular seguidores, que podem se inscrever para receber todos os conteúdos lançados. 

Se sua marca cria conteúdos em texto e deseja formar uma comunidade fiel, que consome o que você publica, o Medium pode ser uma ótima escolha. 

Reddit 

imagem: rede social Reddit

O Reddit é uma daquelas redes que faz sucesso estrondoso internacionalmente, mas ainda não deslanchou por aqui, o que pode ser uma ótima oportunidade para quem chegar primeiro por lá. 

A rede possui uma base de 52 milhões de usuários ativos diariamente e cresceu 44% em relação a 2019, ao contrário de outras plataformas que perdem usuários e relevância ao passar dos anos.  

Lá o usuário pode participar de fóruns de temas diversos, criando votações e encontrando espaço para debater sobre qualquer coisa. Um excelente lugar para marcas buscarem tendências e ver o que seu público está pensando. 

Houseparty 

Imagem: rede social Houseparty

Mais um que explodiu durante o período da pandemia. O Houseparty permite algo que não existia em aplicativos como Instagram, Messenger e Whatsapp: chamadas em vídeo entre até 8 pessoas. 

Com essa possibilidade e contando com jogos e interações dinâmicas, o app virou febre entre os jovens, que puderam se aproximar de outras pessoas, mas mantendo o distanciamento. 

Threads do Instagram

Redes Sociais Novas: imagem da tela inicial do aplicativo Threads do Instagram

O Threads é um app que complementa o Instagram, especialmente para os usuários que têm uma lista de Melhores Amigos.

Por meio dele você pode interagir apenas com a sua lista de Close Friends, de maneira direta, rápida e fácil.

O novo app foi lançado recentemente, em 3 de outubro de 2019, e tem como foco a privacidade, assim como muitos grupos de Facebook que também já aderiram a tendência.

Além disso, o CEO do Instagram Adam Mosseri, declarou ter a intenção de fazer com que o Threads funcione de maneira integrada com o Messenger e o WhatsApp no ​​futuro.

MeWe

Redes Sociais Novas: imagem da tela inicial do aplicativo MeWe


Uma das grandes preocupações dos usuários hoje em dia é quanto à privacidade e à segurança dos dados.

Os últimos problemas com o Facebook relacionados à candidatura do atual presidente Donald Trump trouxe esse assunto à tona.

Então, o MeWe trouxe uma inovação que é o não armazenamento de cookies. Isso quer dizer que os seus dados não ficarão 100% armazenados no aplicativo, apenas aqueles que você mesmo oferecer.

A interface é muito parecida com o Facebook, bastante intuitiva. Agora, quem quiser usar algumas funções extras da rede precisa pagar uma taxa cujo valor depende do plano escolhido.

Quora

Redes Sociais Novas: imagem da tela inicial do aplicativo Quora


Quando você faz alguma pergunta no Google é muito comum aparecer como resultado o Yahoo Respostas, não é mesmo?

O Quora é bastante parecido com o Yahoo Respostas, só que é voltado para fins profissionais.

Portanto, se você está começando em uma carreira e não entende muito bem sobre alguns termos ou conceitos, por exemplo, você pode pesquisá-los ou pedir ajuda pelo Quora.

Dele fazem parte grandes nomes e personalidades como o ex-presidente Barack Obama. Já pensou ter uma dúvida respondida por ele? E, se você acha que o Quora é novidade no Brasil, saiba que ele está ativo por aqui desde 2009.

Como o marketing nas redes sociais está em constante atualização, com lançamentos de recursos e ferramentas, é sempre bom dar uma olhada no que as pessoas estão conversando por lá a esse respeito.

Hello

Redes Sociais Novas: imagem da tela inicial do aplicativo Hello


O responsável pela criação do Hello é, ninguém mais ninguém menos, que o mesmo fundador do Orkut, em conjunto com um grupo de engenheiros do Google.

A ideia é proporcionar um ambiente seguro para amizades realmente sinceras e criar um espaço onde o “medo e ódio não têm lugar”.

Uma das metas é bater de frente com o Facebook e atrair os usuários da rede, principalmente porque o Hello não permite anúncios na sua plataforma.

Além disso, o algoritmo é baseado em personas. Isso quer dizer que a rede social visa aproximar pessoas com interesses em comum e não necessariamente que tenham amigos em comum.

A Hello já está disponível no Brasil e, de acordo com o próprio desenvolvedor, os principais interesses dos brasileiros são: música, animais, café, carros, jogos e futebol.

Caffeine

Redes Sociais Novas: imagem da tela inicial do aplicativo Caffeine


Antigos designers da Apple se uniram e criaram a Caffeine.tv, uma rede social que tem como objetivo proporcionar experiências em tempo real para usuários.

O app surgiu com base no sucesso das lives, muito utilizadas em outras redes sociais por pessoas comuns até influencers e celebridades.

O diferencial da rede é que ela promete a dar maior visibilidade para as transmissões com maior engajamento. Isso quer dizer que o número de visualizações e inscritos não serão as principais métricas.

Como planejar ações nas redes sociais? 

Agora que você já conhece as redes sociais novas que prometem bombar em 2021, chegou a hora de planejar as ações que serão executadas em cada uma delas. 

Por isso criamos um superkit de redes sociais considerando o nicho de mercadoapresentando ferramentas e recursos que ajudarão você a planejar e executar campanhas. 

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