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Outbound Marketing: o que é e como as redes sociais podem ajudar

Outbound Marketing: o que é e como as redes sociais podem ajudar
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Você já ouviu o termo Outbound Marketing, não é mesmo? Certamente já foi impactado por campanhas e anúncios desse tipo de estratégia.

Pensa naquele comercial que passa bem no meio na novela das nove, sabe? É Outbound.

O Outdoor na estrada? Outbound.

O anúncio chato no meio do vídeo do YouTube? Outbound também.

Como você pode perceber, o Outbound é uma estratégia de marketing ativa e interruptiva que visa alcançar um público-alvo.

Ele se valeu, por muito tempo, das mídias de massa tradicionais e, com o surgimento das redes sociais, evoluiu para o Outbound 2.0. Em essência, ele se opõe ao Inbound Marketing, e tem como foco a atração de um público muito mais segmentado.

Bom, já deu para te introduzir no tema, mas calma que temos muitos detalhes para aprofundar!

Neste post você vai entender:

  • o que é Outbound Marketing;
  • qual é a diferença entre Inbound e Outbound Marketing;
  • qual é o papel das redes sociais no Outbound Marketing.

Vamos lá?

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing tem como objetivo captar clientes de forma tradicional, utilizando, por exemplo, anúncios de TV, rádio, propagandas de revista, outdoors, flyers, telemarketing, entre outros.

Todas essas ações têm em comum o fato de serem interruptivas. Aquele Jequiti básico no meio do programa do SBT, sabe?

Ele se opõe ao Inbound Marketing (falaremos adiante) e, apesar de muita gente acreditar que é uma estratégia ultrapassada, o Outbound evoluiu e continua trazendo resultados para as empresas.

A verdade é que, se você souber alinhar as duas estratégias (Inbound e Outbound), terá muito mais a ganhar! Além de engajar o público, conseguirá aumentar a visibilidade da marca e, é claro, converter novos clientes mais rápido!

Sabemos que, dependendo do nicho, o Inbound faz muito sentido e merece uma parcela maior dos esforços, mas isso não quer dizer que essas empresas não possam se beneficiar de ações Outbound.

Inclusive, aqui na mLabs já fizemos Outbound Marketing e com um ótimo retorno! Stands em feiras, mídia paga, remarketing e plantão de vendas via telefone são apenas algumas das nossas iniciativas. E, é claro, fazemos Inbound também.

Inbound e Outbound Marketing: quais as diferenças? 

Antes de falarmos do papel das redes sociais no Outbound, vamos entender, de fato, a diferença entre o Outbound e o Inbound Marketing.

Enquanto no Outbound Marketing a empresa tem a missão de buscar potenciais clientes e impactá-los com propaganda, o Inbound tem uma estratégia oposta, que visa atrair através de conteúdo relevante e útil.

No conceito de Marketing de Atração (Inbound) há uma dedicação maior à produção de conteúdo (especialmente para blogs) e SEO, de forma que a marca consiga se posicionar como autoridade em um nicho.

A ideia é que esse material seja útil ao público para que ele enxergue, naturalmente, valor na marca e queira se relacionar com ela.

Uma diferença essencial entre Inbound e Outbound são as estratégias na forma de lidar com o público

Enquanto o Outbound visa impactar um público-alvo de forma massiva, o Inbound quer atrair um nicho muito específico. Justamente por isso, direciona suas ações não para um target, mas para buyer personas.

Além disso, o Inbound Marketing permite um acompanhamento profundo das ações por meio da análise das métricas digitais. Esse monitoramento traz insights valiosos que guiam a otimização da estratégia. 

Ao contrário disso, muitas das ações Outbound são impossíveis de serem medidas. Ou você sabe quantas das pessoas impactadas por uma propaganda na TV converteram em clientes?

Outra diferença entre Inbound e Outbound Marketing é o custo. Dependendo dos canais escolhidos, o Outbound Marketing pode ser mais caro. Caso duvide, faça um orçamento de 30 segundos de uma campanha na TV aberta  e fique de boca aberta :O!

O que é Outbound Marketing 2.0? 

O surgimento e a popularização das mídias sociais transformou o Outbound Marketing tradicional.

Com as massas cada vez mais conectadas nas redes sociais, ficou muito mais fácil — e barato — impactar o público potencial de uma marca. YEY!

Nas redes sociais é possível criar campanhas segmentadas não apenas por perfil demográfico, mas também interesses. 

É possível criar anúncios no Instagram e Facebook que aparecem apenas para pessoas com determinados interesses e características. Remarketing, Dark Posts e anúncios no Stories são algumas das possibilidades nesse sentido.

As redes sociais trouxeram também uma série de métricas que permitem o acompanhamento das estratégias Outbound.

E tudo isso compõe o chamado Outbound 2.0. Ele continua sendo uma metodologia interruptiva, mas que se aproveita dos recursos e tecnologias digitais para ampliar sua assertividade.

Qual é o papel das redes sociais no Outbound Marketing?

Se você leu o tópico anterior, já tem grande parte das respostas para essa pergunta. Com as redes sociais, o Outbound ganhou novas ferramentas e possibilidades.

E, de fato, ficou muito mais viável e assertivo. Comparado à mídia tradicional, anunciar nas redes sociais é bem mais barato e, é claro, o retorno é muito maior, mas não dá para sair criando anúncios de forma aleatória e em qualquer canal.

Uma estratégia digital de resultados inclui planejamento e inteligência. Entender personas, investir em marketing de relacionamento e fazer SAC nas redes sociais são parte do trabalho de qualquer marca que deseja construir uma presença digital.

Anúncios são incríveis, mas não podem existir sozinhos, ok?

O mais indicado é que você tenha uma estratégia multicanal integrada e que aproveite Inbound e Outbound Marketing concomitantemente.

É possível, também, usar as redes sociais e integrar essas duas frentes. É o conceito de Unbound Marketing.

A seguir, damos algumas dicas práticas de como usar as redes sociais em sua estratégia Outbound.

Divulgação de eventos e feiras

Uma das grandes oportunidades de gerar novos leads para as empresas é a participação em eventos, palestras, seminários e feiras.

Mas, para ter uma boa adesão, o público precisa saber que a marca estará presente, e é aqui que entram as redes sociais.

Seu uso amplia a divulgação desses eventos. É possível criar uma página de evento no Facebook com informações importantes, como programação, convidados, horário e local.

No LinkedIn, por exemplo, você pode criar grupos direcionados para as feiras, conferências e eventos variados que contam com a credibilidade do perfil profissional dessa rede. Assim como no Facebook, os grupos podem ser abertos ou fechados, com publicações livres ou moderadas pelos administradores.

Ter anúncios para essa divulgação também é uma forma excelente de ampliar a visibilidade do evento.

Descontos exclusivos 

Várias empresas já usam essa tática para atrair novos clientes e também fidelizar os atuais.

Você pode, por exemplo, trocar descontos em um estabelecimento por um check-in no Facebook ou mesmo pedir para o público postar uma foto do produto no Instagram em troca de vantagens, como um brinde ou o próprio desconto.

Isso estimula as pessoas a compartilharem suas experiências, contribuindo para a divulgação da marca e, o melhor, gerando provas sociais (indicações explícitas nas redes) para o negócio. ♥

Sorteios 

Sorteios são ações de altíssimo engajamento nas redes sociais. E eles podem ser feitos de diferentes formas. Se você quiser aprofundar nesse item, veja abaixo dois posts dedicados ao assunto:

A única preocupação que a empresa precisa ter é com relação isso são às leis de sorteios. 

A maior parte deles precisa de autorização da Caixa Econômica Federal e, além disso, é necessário ficar atento às políticas internas de cada rede social.

Cuidado, também, para não inserir o pedido de “marcar amigos”, “curtir” ou “comentar” no texto do post. O Facebook está penalizando essa prática (AFF), então, o ideal é usar formatos como vídeos para isso.

Parcerias 

Utilizar parcerias para unir Inbound com Outbound é muito eficiente. É preciso encontrar nichos complementares com o seu para que um indique o outro e dê descontos e demais benefícios exclusivos para quem é cliente de ambos.

As indicações ocorrem no meio off, mas pode-se usar as redes sociais para divulgar a novidade.

Ficou alguma dúvida sobre como aproveitar as redes sociais para fazer Outbound Marketing? Utilize os comentários para perguntar sobre o tema e confira o blog da mLabs para novidades da área!

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