Os benefícios do uso de um workflow na gestão do seu marketing digital

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Então você está tentando fazer um negócio decolar conseguindo mais clientes? Show! É uma tarefa desafiadora, mas vale muito a pena. Desde que você saiba fazer a gestão do marketing digital corretamente, é claro. E, já que você quer resultados, é bom começar a trabalhar com um workflow.

“Mas o que é isso?”, você pergunta. Simples: é um mapa de todas as tarefas que devem ser executadas para que um projeto atinja seus objetivos. Em bom português, você pode chamar de “fluxo de trabalho”. Ok, não é tão simples assim na prática. É bem provável que tudo pareça uma grande teia, mas você entendeu o princípio. O objetivo aqui é guiar uma equipe multidisciplinar em um projeto de longo prazo, mantendo o ritmo até o final.

Desenvolver um workflow deve ser o primeiro passo na gestão do marketing digital, especialmente para campanhas mais complexas. Você não vai querer chegar na metade do caminho e descobrir que não tem a menor ideia do que deveria fazer, não é?

Ainda não está convencido? Sem problema, trouxemos aqui 3 bons motivos para você pensar no workflow da sua campanha antes de começar. Veja só:

1. Organização das ações de marketing

Marketing é uma arte. Se você discorda, talvez essa não seja bem a sua área, mas isso é outro assunto. A questão é: arte não precisa ser caótica e desorganizada. Ela pode ser bem direcionada, ter procedimentos e estratégias definidos e, por que não, um resultado fácil de entender. Seu objetivo é esse, afinal.

Ao criar um workflow, você também investirá nessa organização. Uma boa gestão do marketing digital envolve o entendimento das tarefas e foco nos resultados. Se a sua equipe souber qual é o caminho a ser seguido, isso se torna muito mais simples e prático.

2. Tempo de trabalho otimizado

Outra vantagem de ter todas as suas tarefas em uma linha do tempo é saber onde estão os buracos do seu horário. É bom ter 10 minutos de intervalo entre uma tarefa e outra, mas se esse tempo passa para 1 hora, 2 dias, 3 semanas, aí você vai ficar no prejuízo!

Descobrir tarefas interdependentes e organizar sua agenda para minimizar o tempo ocioso pode reduzir o prazo de entrega de resultados, por exemplo. E como tempo é dinheiro (com o perdão do clichê), cada hora economizada conta.

3. Encontrar oportunidades de automação

Você já deve ter notado como certas tarefas na gestão do marketing digital podem ser bem chatas, monótonas e nada gratificantes. Coisas como: passar horas enviando e-mails para leads, organizar relatórios, gerir redes sociais, etc. Seria muito bom se outra pessoa pudesse fazer tudo isso por você, não é? Bem, não uma pessoa, mas algo bem melhor! Uma máquina.

Com um software de automação, você pode deixar o trabalho robótico para um robô, ganhando tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas. Contato com clientes, análise de dados, entre outras coisas que só um ser humano pode fazer direito.

Falando nisso, que tal começar a investir na otimização do workflow de gestão do marketing digital agora mesmo? Entre na página da mLabs e faça um teste gratuito do nosso software de gestão de redes sociais. Temos uma funcionalidade exclusiva que controla todo fluxo de criação e aprovação dos posts com os clientes. Você não vai se arrepender!