Pesquisar

Marketing pessoal do personal trainer: confira estratégias de sucesso!

Marketing pessoal do personal trainer: confira estratégias de sucesso!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Muitos profissionais novos na área cometem o erro de supor que, uma vez certificados, os clientes começarão a aparecer. Infelizmente, a realidade não é essa.

Sem um plano de marketing específico para personal trainer, ninguém saberá dos seus serviços, não importa o quão bom você seja é preciso desenvolver estratégias eficientes!

Isso, independente do crescimento desenfreado da indústria fitness no Brasil, que ocupa a quarta posição no ranking global em números de clientes de academias, ao todo são mais de 9 milhões e 600 mil pessoas, segundo o International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) de 2019.

Marketing para personal trainer: gráfico que aponta o ranking dos países com mais usuários de academia, ao lado do gráfico tem um mapa indicando as localidades.


Imagem extraída da pesquisa: International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) de 2019.

Quando olhamos para o continente americano, a indústria brasileira de atividades físicas é a vice-campeã e movimenta cerca de 2 bilhões de dólares ao ano, perdendo apenas para a terra do Tio Sam 🇺🇸.

Marketing para personal trainer: gráfico que aponta o ranking dos países do continente americano com mais usuários de academia, ao lado do gráfico tem um mapa indicando as localidades.

Imagem extraída da pesquisa: International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) de 2019.

Se compararmos com os nossos vizinhos latino-americanos então, a nossa superioridade é gigantesca. Ok, que a nossa população é bem maior que a deles, mas existe outro fator que prevalece: a nossa cultura.

Temos uma cultura que valoriza, além da saúde e bem-estar, o corpo sarado 💪.

Uma “faca de dois gumes” para os educadores físicos que por um lado possuem uma enorme oportunidade para atuar, mas por outro, encaram uma competição acirradíssima de concorrentes – e, diga-se de passagem, tem até app disputando uma fatia desse bolo.

Diante de tamanha rivalidade, investir em estratégias de marketing para personal trainer se faz mais que necessário para conquistar destaque no mercado e atrair mais clientes. Mas como fazer isso?

1 – Conheça bem a sua persona e suas dores

Agora, deixando a estética de lado – que é um dos principais motivos pela procura de um personal trainer – vamos abordar questões de saúde.

De 2006 a 2018, a taxa de obesidade aumentou 67%, segundo o Ministério da Saúde. Somado ao sedentarismo, diabetes, hipertensão e problemas de coluna, a obesidade é um dos grandes fatores que também leva o brasileiro a procurar ajuda para se exercitar.

Seja por status, aparência ou saúde, conhecer as motivações e os problemas do seu público ajuda a planejar uma estratégia que gere identificação e, consequentemente, conquiste sua atenção.

Ao se familiarizar com as necessidades da persona – personagem semi fictício que representa o cliente ideal – você terá um norte para escolher os melhores canais para se comunicar, a abordagem mais assertiva e a identidade visual que mais atrai o seu público.

Afinal, quem está interessado em dicas de exercícios e emagrecimento, dificilmente procurará por conteúdo desse tipo no LinkedIn, por exemplo. 💡 Para esses casos, redes sociais como Instagram e YouTube costumam performar melhor.

2 – Crie uma imagem profissional

Por ser um “microempresário”, você precisa ter o um planejamento de marca e desenvolver uma imagem profissional com logotipo, conteúdo e canais de comunicação.

Isso tudo facilitará a identificação por parte do público ao encontrar o seu perfil nas redes sociais, sites ou blogs, por exemplo.

Cada canal tem a sua particularidade e deve ser analisado de acordo com alguns critérios como a sua capacidade de produzir de alimentar conteúdos na plataforma, budget para investir em anúncios, objetivos de marketing, entre outros.

Blog

Ter um blog, por exemplo, ajuda a aumentar a visibilidade da marca, claro se utilizadas estratégias de posicionamento nas buscas orgânicas do Google.

Nele você pode explorar o conteúdo de várias maneiras: dicas de treinos, curiosidades, esclarecer dúvidas e quebrar tabus do mundo fitness.

Ele pode, inclusive, ser inserido dentro do site, como uma parte do menu, um espaço no qual o visitante entra e confere uma lista de conteúdos informativos.

Site

Já o site funciona como cartão de visita, no qual os seus clientes poderão acessar fotos, vídeos das suas aulas, eventos e avisos.

Ter um site para profissional de educação física, incorporará à sua imagem ainda mais credibilidade, profissionalismo e confiança.

Além disso, existem diversas outras características e funcionalidades que devem ser analisadas, como ter uma página com template bonito e profissional, e-mails personalizados, domínio próprio etc.

Redes Sociais

As redes sociais, além de servirem como uma vitrine para seus projetos, são excelentes canais de relacionamento com o público.

Por isso, é tão importante que elas sejam atualizadas frequentemente e que você responda aos comentários dos seus seguidores com prontidão.

Sem contar que elas possuem uma série de recursos e possibilidades que podem devem ser explorados pela marca, como a criação de anúncios, transmissão de vídeos ao vivo, parceria com influenciadores digitais, campanhas, sorteios e até chances de monetização.

Por meio delas, você consegue divulgar o seu trabalho, gerar novos negócios e, até mesmo, criar uma comunidade em torno da marca.

E-mail

Ter um e-mail profissional ajuda a passar mais credibilidade, sem contar que ele é uma ferramenta muito utilizada nas estratégias de marketing.

Afinal, ele permite contato direto e a longo prazo com pessoas interessadas no seu serviço e até com quem já é cliente.

Além de possuir inúmeras vantagens, como ser de fácil acesso, disponibilizar métricas de abertura, clique e erros, não interromper a rotina do usuário e ser segmentado!

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

3 – Planeje uma estratégia de conteúdo matadora

“O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie…”

Se você nunca criou conteúdo antes, saiba que ter planejamento de conteúdo é fundamental, ele será o alicerce para que as estratégias funcionem de maneira efetiva.

Portanto, desenvolva um plano que inclua todos os detalhes, desde tipo do conteúdo, objetivo do post até os dias e horários das publicações. Tenha um calendário de postagens e organize a sua rotina em todos os canais.

Uma dica valiosa para produzir conteúdo relevante é acompanhar as redes sociais dos concorrentes e consultar o Google Trends para descobrir quais são os assuntos mais comentados no mundo fitness. Isso dará Insights para criação de posts.

Beleza, mas o que postar? 🤔

Desde que haja bom senso, você pode explorar quase tudo de saúde&fitness, mas para quem está começando temos um direcionamento que é  sempre válido, procure criar conteúdo que:

  • inspire;
  • divirta;
  • eduque;
  • aumente a interação;
  • promova seu trabalho;
  • convença;
  • estimule o networking.

Exemplos de posts com essas finalidades não faltam, você pode explorar memes, cases de sucesso, dicas e enquetes sobre treinos. Também é importante compartilhar  informações sobre os benefícios de se ter um personal trainer e depoimentos dos alunos.

E, o network? Imagine quantos contatos vai conquistar só ao compartilhar conteúdo de profissionais de áreas relacionadas, como nutricionistas, cardiologistas, comerciantes de comida natural e produtos de academia.

Outra dica para ter um perfil “monstro” nas redes sociais é fazer lives de treinos indoor para que o usuário possa acompanhar e interagir de casa. Pense que a live de um treino básico pode ser o gatilho que ele precisava para se motivar e adquirir um pacote mais completo.

Lembre-se de usar #hashtags para posicionar seu negócio e ser encontrado facilmente. Clique aqui para aprender como utilizar as hashtags.

4 – Segmente o seu público e gaste menos

Seus treinos têm qualidade e você produz ótimos conteúdo nas redes sociais, mas ainda tem dificuldade de atingir o público-alvo? Provavelmente, você está falhando na segmentação.

Vou te contar uma verdade que, se você ainda não sabe, vai doer um pouco. O alcance das suas publicações nas redes sociais é limitado. Logo, para ter mais visibilidade e alcançar mais pessoas você precisa investir em anúncios.

Só que, além de alcançar mais pessoas, você precisa alcançar a pessoas certas e para isso a segmentação de anúncios é crucial. Uma boa segmentação abre mais possibilidades de otimizar os resultados com um orçamento que cabe no bolso. Isso mesmo: você gasta menos e ganha mais!

Se você está começando a trabalhar com as redes sociais agora e não faz a mínima ideia de como criar anúncios que funcionem, dá uma olhada neste post, nele explicamos os fundamentos básicos para criar campanhas pelo Facebook.

5 – Ofereça treinamento diferenciado e proponha parcerias

Um conselho recorrente para toda estratégia de marketing, independente do nicho de mercado, é pensar no que te destaca da concorrência. Conheça a si mesmo e aos concorrentes, e exercite a criatividade!

De acordo com pesquisa da revista ACSM’s Health & Fitness Journal, as tendências de fitness do momento na América Latina são:

  • exercícios para perda de peso;
  • medicina do estilo de vida;
  • treinos para idosos;
  • personal training para pequenos grupos;
  • treino online;
  • treino para esporte específico.

Qualquer modalidade dessas pode levar às parcerias, desde que você pratique o networking de maneira assertiva.

O leque de parceiros de outros nichos, mas que combinam com o seu, é enorme: nutricionistas, terapeutas ocupacionais, massagistas, coaches, lojistas etc.

Logo abaixo, temos um exemplo de parceria clássica com vantagem para todos os lados: exercícios físicos + suco detox!

Marketing para personal trainer: imagem de um peça de publicidade no facebook escrito "profissional detox" com fotos de suco ver e folhas verdes na parte inferior direita do anúncio

Imagem extreída da página do Personal Trainer @alexdallastrapersonal no Facebook.

6 – Use a avaliação física como tática de marketing para personal trainer

A essa altura do campeonato, você já notou que muitos concorrentes utilizam a avaliação física gratuita para atrair clientes, e não é à toa.

Esta estratégia estimula o potencial aluno a ter o primeiro contato com você, situação que te dará a chance de se apresentar e mostrar a que veio!

A avaliação física grátis não é só uma forma de agregar valor ao serviço, mas também uma alternativa ao famigerado desconto. Além dos descontos, você pode criar campanhas que envolvam a atuação de parceiros, como primeira sessão grátis ou um vale compras.

O grande lance é explorar a criatividade para atrair clientes com táticas de baixo custo para eles, mas com alto valor agregado. 😉

7 – Foque no relacionamento com o público

Manter o relacionamento com o público vale a pena não só para conquistar novos clientes como para manter os antigos.

Quais as chances de você comprar algo de uma marca que não conhece suas necessidades e que chega de supetão sem que você jamais tenha ouvido falar dela? São baixas, não é mesmo?

Pois é! No quesito relacionamento com o público, as redes sociais são como o whey. Ao usá-las para fazer pesquisas de satisfação, oferecer conteúdo de qualidade e tirar dúvidas do usuário, elas oferecem uma dose extra de eficácia à sua estratégia de marketing digital.

Desta forma, você se aproxima do público e passa ser visto com outros olhos, deixa de ser apenas mais uma marca querendo divulgar seus serviços, e passa a ser alguém de confiança que quer ajudá-lo a fazer exercícios da maneira certa.

Além do que, a interação com o público pelas redes socais fornecerá Insights relevantes para produção de novos conteúdos, ou ainda para melhorias em campanhas e estratégias.

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis