Como utilizar as hashtags?

Como utilizar as hashtags

As hashtags já fazem parte da postagem de uma grande porcentagem das marcas. O problema é que apenas algumas sabem a forma certa de utilizar esse recurso nas redes sociais.

Se usado da maneira correta, as hashtags podem atrair fãs para a sua página, apresentar seu produto para novos internautas e aumentar o engajamento de suas postagens. Quer saber como? É só ver as nossas dicas!

Pesquise as hashtags

O primeiro passo para começar a usar as hashtags em suas postagens é pesquisar aquelas que mais combinam com sua marca e seu público. Essa busca é importante para que você utilize palavras realmente relevantes nas redes sociais.

Nunca esqueça do contexto

Uma ótima forma de determinar quais serão as hashtags que farão parte da sua postagem, é a partir da análise do contexto de cada publicação. Ou seja, se você está falando de festas, por exemplo, use aquelas palavras que tenham relação com esse tema, como por exemplo: #Festas #HappyHour

Caixa alta na primeira letra

Outra dica importante é o uso da caixa alta. Isso vale para hashtags com apenas uma palavra, mas principalmente para aquelas com mais de uma palavra. Essa estratégia facilita a leitura dos internautas, veja: #suamarca e #SuaMarca

Não se limite ao Twitter

Muitas marcas utilizam as hashtags apenas no Twitter, mas essa não é uma boa ideia. Facebook e Instagram também são ótimas plataformas para esse tipo de estratégia.

Mas vale ressaltar que cada rede social pode ter suas hashtags específicas, não necessariamente uma palavra usada no Facebook pode dar certo no Twitter ou no Instagram. O fundamental é entender as características do seu público em cada rede social e só depois determinar as hashtags que serão usadas em cada plataforma.

Nada de hashtags longas

#NãoUseHashtagsMuitoLongas, isso pode dificultar e muito a leitura, sem contar que dificilmente outra pessoa usará aquela mesma frase.

Crie sua própria hashtag

Algumas marcas já aderiram a essa estratégia e estão criando a sua própria hashtag. Isso é muito válido, pois instiga seu público a fazer uma postagem e incluir aquela palavra ou frase.

Essas são as nossas dicas, aplique e veja o resultado em suas publicações.

  • http://amocorrida.com/ Júnior Andrade

    Seria interessante mencionar no post a quantidade aceitável em cada rede social, como até 30 no insta, se passar nem é publicado o texto, e no facebook pelo que sei, mais de 5 não é indicado (procede essa do fb?)

    • mLabs

      Olá, Júnior. Tudo bom?
      Obrigado pela sugestão! Respondendo a sua pergunta, no Instagram a quantidade realmente é de até 30 hashtags. Já no Facebook, não existe um valor máximo, mas o recomendado é utilizar somente hashtags relevantes e que estão sendo usadas nessa rede social.