Como Utilizar Influenciadores Digitais em Sua Estratégia Para YouTube

Como Utilizar Influenciadores Digitais em Sua Estratégia Para YouTube

Os influenciadores digitais estão em alta e podem ser bastante benéficos para suas campanhas de marketing, principalmente quando falamos de uma estratégia para YouTube.

Também chamado marketing de influência, aliar-se a figuras públicas, conhecidas e que já contam com uma legião de fãs, pode impulsionar uma marca e trazer ótimos resultados!

Mas não basta contratar as maiores celebridades da rede para ter retorno. Para não se frustrar, você precisará usar esse recurso estrategicamente e, se você tem dúvidas sobre como fazer isso, esse post é pra você!

A importância dos influenciadores digitais

Os influencers estão presentes em diferentes ambientes da internet. Mas, foi no YouTube que se tornaram figuras altamente conhecidas na atualidade, graças à sua habilidade de produzir conteúdo de qualidade e ao carisma de sobra para interagirem com seus fãs.

Tendo em vista todo esse sucesso, muitas marcas começaram a apostar em parcerias com esses influenciadores, e vimos a era dos publiposts e ostentação de brindes incríveis em ascensão.

Basicamente, todas as marcas passaram a “pegar emprestado” um pouco da audiência daquele influenciador.

Há, inclusive, estudos que mostram o poder dos influenciadores digitais na tomada de decisão de compra. De acordo com levantamento do Instituto Qualibest, essas figuras são hoje a segunda fonte de maior influência para as decisões de compra dos entrevistados.

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O poder dos digital influencers é tão surpreendente que eles ganharam até um campo no marketing, o chamado marketing de influência.

Mas, afinal, como usar os digital influencers em uma estratégia para YouTube?

1. Saiba como escolher os digital influencers certos

O primeiro passo é pensar quem serão as personalidades da ação da sua marca. Existem diversas opções, com novos influenciadores surgindo todos os dias. Você pode optar por um só ou vários, dependendo de como pretende organizar sua estratégia no YouTube.

Uma boa dica é: invista em diferentes perfis de influenciadores para os diferentes estágios do funil do marketing.

Exemplo: se você está lançando um produto ou serviço (ou marca) que ninguém conhece ainda, foque em alcance! Então, escolha influenciadores que têm MUITOS seguidores. Essa é aquela fase em que você precisa ser visto.

Para meio e fundo de funil, opte por microinfluenciadores, mas que tenham bastante autoridade junto ao seu público. Aqui, você precisará analisar o engajamento e, claro, os assuntos que esses influencers tratam em seus canais.

Ah, e se você não tem $$$ para investir nessas figuras em todos os estágios, foque nos microinfluenciadores, no meio e fundo do funil. Lembra que eles são a segunda fonte com maior peso para a decisão de compra? 😉

2. Estabeleça as metas da sua ação

O que vai determinar o sucesso da sua campanha com os influenciadores digitais? Para saber quais números representam uma ação bem-sucedida, você deve determinar quais são os seus objetivos e os KPIs da estratégia para YouTube.

Avalie de que forma você pretende que os vídeos do influenciador ajudem a sua marca. O foco é trazer mais visibilidade? Meça alcance! Mais comentários e compartilhamentos? Foque no engajamento!

Seja qual for a sua meta, ela precisa ser numérica para que você consiga mensurar seus resultados depois.

Será o seu objetivo que vai determinar de que maneira o digital influencer irá contribuir para a sua ação nas redes sociais. Leve em conta as habilidades dessa personalidade e de que forma ela trabalha para que seja possível produzir vídeos que atinjam o alvo que você deseja.

3. Determine que tipo de conteúdo será gerado

Ao utilizar os influenciadores em sua estratégia de YouTube, você terá que determinar muito bem o tipo de vídeo que será gerado pela personalidade escolhida. Para que tudo seja natural, não é recomendado fugir muito do tipo de material que já é criado no canal dela. Mescle com o perfil dos vídeos da marca e torne o momento algo leve, interativo, com bom-humor e que ofereça algo de relevante ao público.

Aqui também entra o momento da negociação é quando você deve especificar em um contrato qual será a entrega desse influenciador. Quantos vídeos ele vai criar? Ou ele vai participar de algum conteúdo produzido por você? Todo esse escopo precisa estar previsto e documentado para que não ocorram problemas depois.

É nessa etapa que você deve levar em conta o preço da parceria. Certos digital influencers são mais caros do que outros, portanto opte por aqueles que conseguirão trazer um melhor retorno à sua marca no YouTube e se encaixam no seu orçamento.

É possível também investir em lives, aparecendo ao vivo para seus seguidores e, claro, divulgando toda a ação em ambos os canais do YouTube.

Agora é só colocar a mão na massa!

Ao considerar estes três pontos principais, você contará com tudo o que precisa para iniciar o planejamento da sua ação com digital influencers no YouTube. Trata-se de um terreno bastante fértil para atingir mais públicos para as suas estratégias de marketing, bastando escolher bem qual personalidade emprestará sua exposição à marca e de que forma essa parceria será desenvolvida.

Restou alguma dúvida sobre como utilizar digital influencers em sua estratégia no YouTube? Então deixe a sua pergunta nos comentários e interaja conosco!

Continue acompanhando o blog da mLabs para mais conteúdos como este. Aproveite e veja aqui como começar um canal no YouTube.

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