Pesquisar

Como as empresas podem fazer marketing no Twitter?

Como as empresas podem fazer marketing no Twitter?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Você já deve saber que as redes sociais são hoje essenciais quando o assunto é marketing digital, certo? E, junto com o FacebookInstagram e LinkedIn, o Twitter encabeça um dos canais mais importantes para as empresas que querem se relacionar com seu público, ganhar visibilidade e gerar novos negócios.

E, antes que você grite “mas o Twitter está morto! Não cresceu em número de usuários no último trimestre”, eu te convido a pensar por outro lado.

Por encontrarem no Twitter um formato de rede social único, os 300 milhões de amantes da plataforma continuam lá, firmes e fortes. E aí, eu te pergunto: serão eles seus clientes em potencial?

Se a resposta é sim, continue esse texto.

Por ser um lugar onde o público interage sobre os diversos acontecimentos praticamente em tempo real, o Twitter é também o lugar perfeito para as empresas travarem conversas com seus públicos nos momentos em que eles estão mais abertos a isso.

E se você até acredita no potencial da rede, mas ainda não sabe como começar a fazer marketing por lá, fique com a gente nesse post! Além de te ensinar a montar sua estratégia, daremos dicas fundamentais para extrair do Twitter os melhores resultados e se comunicar nessa rede estando sempre e destaque e conseguindo engajamento.

Como fazer marketing no Twitter e gerar novos negócios?

Como toda rede social, o Twitter também tem suas peculiaridades – que vão muito além dos posts de no máximo 280 caracteres.

Para ter uma comunicação eficiente por lá, é preciso ser estratégico e, claro, ter uma boa noção de como sua persona usa a rede.

Isso significa, em primeiro lugar, saber se seu público está no Twitter, quais assuntos ele acompanha e o quê interessa a ele. A partir daí, é hora de conversar com ele (calma que a parte de gerar novos negócios vem mais na frente).

Trace linhas editoriais e organize a distribuição dos temas dos seus posts

Sabendo se a sua persona usa a rede e como ela faz isso (quais temas interessa a ela?), já é possível traçar linhas editoriais para o Twitter e montar um calendário básico.

Digamos, por exemplo, que sua empresa seja uma agência de turismo. Você pode pensar em linhas editoriais como:

Destino: onde você divulga links para os posts no seu blog que descrevem os melhores lugares para viajar, além de vídeos e fotos desses locais;

Dicas de viagem: posts com indicações, dicas de como se organizar para viajar ou mesmo boas práticas no exterior. O link desses posts pode ser para textos no seu blog ou mesmo páginas de conversão;

Sazonais: post sobre datas importantes para o seu público, como carnaval, dia das mães, dia das crianças, etc…

Humor: post que tragam situações comuns – e engraçadas – em viagens como gafes, piadas de viajantes, histórias que só acontecem com quem viaja, etc. OBS.: Isso só vale se o humor for uma coisa atraente para a sua persona, obviamente.

Enfim, traçar essas linhas editoriais é o primeiro passo para começar seu plano de ação no Twitter.

Crie um calendário de postagens para o Twitter

Linhas editoriais traçadas, é hora de definir o volume de postagens e como essas editorias estarão distribuídas no tempo. Pense no volume diário ou semanal, de acordo com a sua estratégia e viabilidade de produção.

Lembre-se sempre da regra 80/20, ou seja, 80% de tudo o que você posta entrega valor para o seu público sem necessariamente falar dos seus produtos ou serviços e 20% trata do seu negócio.

E como não é recomendável floodar a timeline dos seus seguidores com dezenas de posts em sequência (especialmente sobre o mesmo assunto), é importante postar estrategicamente. Isso significa ter um objetivo claro para cada post, entregar valor dentro do limite de texto, inserir o link certo (caso você queira levar o usuário para outro canal), postar com constância e frequência e, claro, monitorar tudo.

Acompanhe métricas com o Twitter Analytics

Como dissemos acima, para cada objetivo, uma (ou mais) métrica deve ser traçada.

Se o objetivo é gerar novos negócios e você criar um post com link para uma landing page de conversão em seu site, por exemplo, você inevitavelmente terá que acompanhar sua taxa de conversão (número de cliques no link do post sobre as conversões oriundas desse acesso).

Agora, se o objetivo é gerar interação nos posts, o número de impressões, menções e taxa de engajamento dão uma boa noção da performance. Para acompanhar tudo isso, o Twitter Analytics (ferramenta do Twitter para empresas) é fundamental.

Com o Analytics do Twitter você poderá acompanhar também quem são seus principais seguidores (aqueles que têm mais relevância em termos de seguidores), quais foram seus melhores tweets, como está o crescimento da sua base, como performaram seus anúncios, entre outros.

Anuncie com o Twitter Ads

Assim como em outras redes sociais, o Twitter também permite a divulgação de campanhas de marketing, com postagens pagas por meio da plataforma Twitter Ads.

Com ela é possível veicular anúncios pagos, segmentados e com grande possibilidade de chegar ao seu público ideal.

Entre os objetivos possíveis para uma campanha estão: vender um produto, conseguir seguidores e aumentar o engajamento do público com a marca. Tudo isso pode ser feito por meio do formato tradicionais de posts de texto ou conteúdos de imagens e vídeos.

Essas ações aparecem como tweets normais na timeline das pessoas, com uma marcação no post indicando que o conteúdo é publicitário.

– – – – –

Agora que você já entendeu o básico do marketing no Twitter, vamos às dicas fundamentais para a comunicação nessa rede social. É aliando elas à estratégia traçada que você conseguirá realmente gerar novos negócios com a rede social.

Boas práticas para fazer do Twitter uma ferramenta de Marketing

Seja objetivo ao postar

A limitação de 280 caracteres faz com que os textos utilizados no Twitter sejam obrigatoriamente sucintos. Com frases mais curtas, é importante transmitir uma mensagem precisa e objetiva, sem enrolação. Diga o que deve dizer dentro do limite, sempre completando um pensamento.

Ainda que você precise de mais um tweet para falar sobre o assunto, é fundamental que cada um dos posts sejam independentes e concluam um raciocínio, pois isso deixa a atuação do perfil mais dinâmica.

Interaja e atenda seu público (de olho nas menções)

Assim como outras plataformas, o Twitter é fundamental para manter um relacionamento mais estreito com o público. Para isso, a funcionalidade de menções é peça chave. Ela permite que o usuário direcione um tweet para a sua conta, e isso se torna ainda mais importante quando se trata de uma dúvida ou questionamento acerca dos serviços ou produtos de uma empresa.

É fundamental aproveitar essas oportunidades e realizar o atendimento, afinal, hoje em dia as redes sociais podem (e devem!) funcionar como extensões do SAC. Isso transmite ao consumidor a ideia de que ele está coberto em todos os ambientes em que tem contato com a empresa. Se necessário, solicite dados do cliente por DM, para manter a integridade dessas informações.

A interação também pode ser feita de uma maneira mais divertida, respondendo aos tweets que mencionam sua página de forma bem-humorada. Mas é importante só fazer isso se o perfil do negócio em questão se adequar a essa abordagem. De toda forma, solicitude e simpatia são sempre bem-vindos.

Use vídeos e imagens

Apesar da limitação de caracteres, hoje em dia o Twitter permite anexar imagens e vídeos aos posts, o que permite uma mensagem bem mais completa. Junto a essas mídias é possível ainda escrever os 280 caracteres, que podem ser usados para ótimas chamadas para ação (CTA).

Esse recurso é bem interessante e pode ser usado, inclusive, para veicular memes. Se sua empresa tem uma abordagem mais descolada, não dispense o uso deles, sempre contextualizando com seu negócio e usando para divulgar alguma campanha.

Poste sobre os trending topics

Timing é tudo, certo? E, no Twitter é bem mais fácil não perder o timing.

Isso porquê todo assunto que está sendo falado por um grande número de usuários vai para os trending topics. É possível acessar todos os tweets de determinado assunto dessa lista clicando no link do tema, que fica no canto esquerdo do dashboard de cada usuário.

Mas, aqui, uma observação importante: não é porque um assunto está nos trending topics que ele é relevante para o seu público, certo? Então, avalie cada tópico com cuidado, analisando se ele é realmente algo que a sua persona estaria comentando e, se for, manda bala! Alinhe a linguagem do post com a da sua brand persona e poste!

Use as hashtags

As hashtags são famosas nas redes sociais, especialmente no Instagram. E (oba!) no Twitter elas também tem vez! Além de uma forma prática de te ajudar a acompanhar assuntos específicos do seu nicho, elas funcionam da mesma forma para o seu público.

Se você usa a hashtag #marketing, por exemplo, está claramente indicando que sua postagem fala sobre aquele assunto e, quando o usuário clicar ou buscar essa marcação, será redirecionado para todas as postagens recentes que usaram a hashtag. Essa ferramenta é fundamental para segmentar seus posts para quem realmente está procurando conteúdos sobre um assunto específico.

Empresas que mandam bem no Twitter

Tudo o que dissemos aqui são hacks muito bem usados por algumas das empresas que se destacam nas redes sociais, especialmente no Twitter. Eles se viram muito bem nos 280 caracteres e criam conteúdos que se tornam verdadeiros “cases” de como se relacionar com o público nessa plataforma.

Uma das marcas que é referência nessa abordagem é a Netflix. Constantemente seus tweets viralizam, mostrando como a empresa usa o bom humor e uma pegada mais descolada nos tanto para para divulgar seus conteúdos quanto para responder a dúvidas, questionamentos e até mesmo reclamações dos seus clientes.

marketing no twitter - netflix

A Coca-Cola é também uma empresa que capricha nas campanhas e na interação com o público, se valendo sempre do bom humor.

post coca cola - marketing no twitter

No quesito atendimento, o Itaú se destaca por seu suporte constante e abrangente de acordo com as demandas do cliente.

sac itau - marketing no twitter

Utilizar as estratégias adequadas no Twitter (e em todas as outras redes sociais) é fundamental para que a marca se torne referência, aumentando sua visibilidade e relevância.

E, se você chegou até aqui, já deve ter entendido que para gerar novos negócios você precisará se relacionar com seu público, certo? E o que tentamos te mostrar, até aqui, é como fazer isso a melhor maneira possível.

E você, já enxerga no Twitter uma ferramenta de marketing digital? Conte para a gente como você estrutura sua estratégia de marketing por lá!

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis