Engajamento nas redes sociais: como a interação com o público ajuda?

engajamento nas redes sociais

O aumento da concorrência em todos os mercados impõe às empresas a busca por diferenciais cada vez mais legítimos. Não é à toa que, cada vez mais, elas investem no relacionamento com o público.  Conforme essa proximidade aumenta, também melhoram os seus resultados. E um indicador capaz de mensurar o sucesso das ações focadas em relacionamento com o cliente é o engajamento nas redes sociais.

A quantidade de pessoas falando no nome de uma marca e o tom dessas menções são algumas maneiras de medir a satisfação delas e contar com um diagnóstico preciso de quais caminhos seguir.

Não se trata de algo obtido na sorte. Uma boa estratégia de marketing é capaz de melhorar o engajamento nas redes sociais e trazer uma série de benefícios para a empresa. Para isso, é necessário comprometimento: trata-se de algo que precisa ser feito periodicamente para surtir os efeitos desejados.

Por que investir no engajamento nas redes sociais?

As interações conquistadas pela sua marca nas redes sociais podem ser comparadas ao relacionamento entre dois amigos. Para que permaneçam próximos, eles precisam se encontrar com regularidade, conversar bastante e manter contato. O mesmo conceito se aplica à sua marca. Ela conseguirá aproveitar diversos benefícios ao ter um bom engajamento nas redes sociais.

A evolução tecnológica e a revolução trazida pela internet fizeram com que o marketing passasse a se apoiar em reações mais ativas do público. Pense bem: assistir a um comercial de TV é uma atividade passiva. A marca não tem acesso à repercussão das pessoas, a não ser que realize uma pesquisa. Nas redes sociais, pode acompanhar de forma instantânea o feedback dos clientes.

Além disso, plataformas como o Facebook e o Twitter costumam impulsionar conteúdo que conquista bom engajamento. É um dos melhores caminhos para viralizar as suas publicações, já que elas são capazes de atingir até quem ainda não segue o perfil da sua empresa. Tudo isso é possível graças às interações dos amigos e contatos desse seguidores.

Como melhorar o engajamento nas redes sociais?

Tendo em vista os benefícios de valorizar o engajamento nas redes sociais, o próximo passo que você precisa adotar consiste em implementar as ações corretas para estimular reações positivas do seu público.

Veja a seguir 3 formas eficazes de aumentar o engajamento nas redes sociais:

1. Conheça o seu público

O que vai determinar o sucesso do seu conteúdo nas redes sociais é o quanto ele consegue gerar de identificação junto à sua audiência. Para acertar, portanto, você precisa conhecer essas pessoas. Entenda quais são as necessidades e motivações delas e leve isso em conta ao planejar as suas publicações.

2. Experimente diversos formatos

Você está insistindo apenas na publicação de fotos? Que tal tentar vídeos? Ou fazer transmissões ao vivo? As redes sociais contam com vários tipos de conteúdo que você pode explorar, basta experimentá-los. Para ter certeza de qual escolha é a correta, analise os resultados obtidos com suas tentativas.

3. Agregue valor com o seu conteúdo

Sejamos sinceros: o seu público não quer ouvir falar do seu produto o tempo inteiro. As pessoas já estão sobrecarregadas de mensagens publicitárias na internet. O caminho para o engajamento nas redes sociais está em oferecer um conteúdo de qualidade e que resolva os problemas delas ou consiga entretê-las. Dê a elas razões fortes para interagir com seus posts.

Vamos começar?

Agora você já conhece os principais motivos para implementar uma estratégia focada em engajamento nas redes sociais e tem dicas certeiras para acertar nessa missão, lembre-se de sempre estudar a evolução do comportamento do seu público e experimentar as novidades da área assim que surgirem. Fique de olho nos resultados para ter certeza de que está acertando.

Conte com a ajuda da tecnologia para melhorar os seus retornos. Veja no blog como escolher uma boa ferramenta de gestão de mídias sociais.

  • Melissa Lima

    No meu caso ajuda bastante porque sempre que alguém comenta nas minhas publicações, a mesma aparece para os amigos da pessoa que comentou ou curtiu e isso faz com que o post se dissemine de graça.

    • mLabs

      Com certeza, Melissa! É isso mesmo!